5 Formas Comprovadas De Potencializar o Desempenho Escolar Do Seu Filho

O seu filho está tendo dificuldades de acompanhar a turma, e você não sabe muito bem como proceder? Então leia essa matéria com muita atenção até o final.

Você vai descobrir, a partir dessas 5 dicas, o que os pais verdadeiramente comprometidos estão fazendo para contribuir com o futuro de seus filhos.

1 - Estabeleça uma rotina

Definir horários para as atividades de seu filho – separando o tempo dele entre estudo e entretenimento – é uma poderosa tática que o auxilia em seu desempenho escolar.

Nesse sentido, o seu papel, enquanto pai ou mãe, também é monitorar para que seu filho evite pular refeições e/ou durma muito tarde durante a semana.

Lembre-se: as poucas horas de sono, aliada à falta de nutrientes na alimentação podem fazer com que o funcionamento do cérebro seja afetado em suas funções essenciais, como a memória.

2 - Afaste elementos de distração

Crie um ambiente propício para a concentração. Existem diversas evidências científicas de que locais bagunçados atuam como barreiras para o funcionamento ótimo do cérebro humano.

Além disso, no momento dos estudos dos seus filhos, instrua-os a eliminar as possíveis distrações. As interrupções atrapalham o raciocínio e quebram o fluxo de estudos.

Uma prática interessante é, por exemplo, colocar o aparelho celular em modo avião.

3 - Reconheça os momentos de esforço dele

Pouquíssima gente sabe disso, mas as recompensas materiais são péssimos estimuladores dos estudos. Isso porque, ao fazer isso, você acaba criando uma associação negativa na mente do seu filho. A tentativa de estimulá-lo a partir de regalias acaba o fazendo acreditar que, no mundo real, existem gratificações materiais instantâneas pelos estudos.

Reconhecer os momentos de esforço dele, por outro lado, é um hábito extremamente saudável. Comemorar em família as pequenas conquistas dele é uma outra atitude que só traz frutos positivos.

4 - Convide-o a te ensinar o que ele aprendeu

Quando você convida o seu filho a compartilhar aquilo que foi aprendido na escola, você está, ao mesmo tempo, tanto o treinando, quanto avaliando o aprendizado dele.

Ao cultivar esse hábito, você está se colocando presente, disponível, e até aberto(a) a novas ideias. Sem contar, é claro, que verbalizar aquilo que foi aprendido é, sem dúvidas, uma das melhores formas de consolidar o conhecimento.

5 - Busque ajuda de um professor particular 100% personalizado

É bastante comum vermos diversos estudantes ficando desestimulados nas escolas, e até frustrados devido às notas vermelhas…

E isso é facilmente justificado pelo formato tradicional de ensino, em que dezenas (ou centenas) de alunos com perfis completamente distintos, são ensinados, durante o ano letivo, por um único perfil de professor, em cada disciplina.

A grande novidade é que a inovadora Luma Ensino veio para tornar o aprendizado do seu filho 100% personalizado. Com um time completo de professores particulares especializados para atender às necessidades individuais de cada aluno, o reforço escolar online da Luma têm criado uma legião de fãs em todo o Brasil.

Para ter a oportunidade de encontrar um professor particular que se adeque perfeitamente ao perfil de seu filho, basta clicar nesse link exclusivo e preencher o formulário.

Seu filho não acompanha a turma e acaba ficando para trás?

Encontre online um professor particular especializado e 100%
personalizado para atender às necessidades dele