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Educação 5.0: o que é e qual sua importância para alunos e sociedade?

A Educação 5.0 se baseia no incremento das tecnologias para proporcionar um ensino mais completo e focado nas competências socioemocionais dos estudantes.

Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma experiência contínua de evolução tecnológica. E é claro que ao impactar outros setores, como indústria e saúde, ela também chegaria ao cerne da sociedade, a educação.

Atualmente, grande parte das escolas já utiliza recursos tecnológicos em sua rotina. Contudo, a maior tarefa agora é descobrir como aliar a tecnologia aos métodos de ensino, a fim de tirar o máximo de proveito dessa união.

Mas para saber tudo sobre a Educação 5.0, o que ela é, quais são as suas diferenças para a Educação 4.0, as suas vantagens e muito mais, continue com a leitura do conteúdo.

O que é a Educação 5.0?

A Educação 5.0 é uma proposta de ensino que busca a aplicabilidade da tecnologia não somente para preparar os alunos para o mercado de trabalho, mas também visando destacar suas habilidades cognitivas e valorizar o seu bem-estar.

Nesse sentido, com o surgimento desse novo recurso educacional, o objetivo muda. Antes, levar o tema da tecnologia para a sala de aula buscava o desenvolvimento de competências úteis para o mercado de trabalho.

Agora, a Educação 5.0 requer dos alunos a capacidade de realizar algo que seja, de fato, relevante. Dessa forma, a interação da tecnologia com o processo de formação dos estudantes deve resultar na criação de soluções que sejam benéficas para a sociedade.

Para alcançar esse objetivo, uma das principais tarefas é trabalhar as habilidades sociais e emocionais. Afinal, é preciso incentivar o uso crítico e saudável dos recursos tecnológicos.

As diferenças entre a Educação 5.0 e a 4.0

Antes de darmos continuidade, é importante salientar que a Educação 5.0 não exclui as competências da Educação 4.0. Na verdade, o que se tem é uma relação de complementaridade e evolução de conceitos.

Para relembrar, a Educação 4.0 configurou a inserção da tecnologia em salas de aula de escolas e de instituições de ensino superior. Ela teve origem com base no avanço tecnológico que pautou o que foi chamado de Quarta Revolução Industrial ou Economia 4.0.

Basicamente, esses termos descrevem o momento atual da sociedade. Isto é, representam a forma com a qual a tecnologia ganhou novos espaços no cotidiano das pessoas. Além disso, também são marcados por outros termos, como: Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), robótica entre muitos outros que você já deve ter ouvido falar.

Com tantas inovações, era de se esperar que áreas da sociedade, como o mercado de trabalho, fossem impactadas. Automação de atividades, diminuição do trabalho operacional e valorização do trabalho criativo foram algumas das principais mudanças que atingiram o mercado de trabalho. Consequentemente, da necessidade de formação de profissionais qualificados e alinhados com a atual demanda do mercado, surgiu a Educação 4.0.

Apesar de muito ter se falado sobre a potencial substituição de seres humanos pela tecnologia, a ideia dessa proposta educacional é a de que os indivíduos não sejam “vencidos” pelos recursos tecnológicos, mas estejam aptos a adquirir novas habilidades para gerenciá-los.

Em suma, a Educação 4.0 tem como principal objetivo formar profissionais do futuro com base no desenvolvimento de habilidades, como robótica e programação, que já são disciplinas que fazem parte do currículo de muitas escolas.

A Educação 5.0 surgiu como um conceito complementar. Isso porque essa proposta também considera que o conhecimento e o uso das tecnologias são importantes. Mas a ideia dela é ir mais além.

De acordo com a Educação 5.0, tão importante quanto saber utilizar os recursos tecnológicos, é valorizar e desenvolver as soft skills, ou seja, as habilidades socioemocionais dos estudantes.

Como anteriormente dito, essas competências são muito importantes para promover o uso crítico e saudável da tecnologia. O que, por conseguinte, possibilita que os indivíduos não somente consigam trabalhar com recursos tecnológicos, como também saibam como utilizá-los de maneira produtiva.

As vantagens da Educação 5.0

Após conhecer mais sobre o conceito de Educação 5.0, é impossível negar que essa proposta educacional seja capaz de proporcionar benefícios. Um dos principais é fazer com que os estudantes, futuros profissionais, se destaquem no mercado de trabalho. Conheça outras vantagens a seguir:

  • Trabalho colaborativo;
  • Melhora do rendimento dos estudantes;
  • Resolução de conflitos;
  • Usabilidade.

Trabalho colaborativo

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, trabalhar com tecnologia não substitui as relações de trabalho. Como a Educação 5.0 visa o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, ela também impacta positivamente as relações sociais.

Uma das principais vantagens desse método é incentivar o trabalho em equipe. Inclusive, o trabalho colaborativo deve ser colocado em prática ainda nas salas de aula. Uma boa ideia é apostar no trabalho em equipe para resolver conflitos e criar soluções para problemas.

Melhora do rendimento dos estudantes

Uma das metodologias aplicadas é colocar os alunos como protagonistas. Sendo assim, através de aulas práticas, laboratórios, ensino híbrido e salas de aula invertidas, o que se tem é uma melhora do rendimento escolar dos estudantes.

Como se sabe, esses tipos de metodologias ativas fazem muito sucesso entre crianças e adolescentes. Além de tudo, nessa proposta, habilidades socioemocionais como organização, responsabilidade e planejamento são muito incentivadas.

Resolução de conflitos

Seja no mercado de trabalho, no serviço ou mesmo na escola, é comum que surjam conflitos entre as pessoas. Nessas situações, é indispensável que os indivíduos coloquem em prática as competências socioemocionais aprendidas.

Essas habilidades são de suma importância para lidar com as adversidades da melhor forma possível, bem como para a criação de soluções que causem o mínimo de impacto na equipe de trabalho e na sociedade em geral.

Usabilidade

O aluno aprende a teoria e logo pode aplicá-la em aulas práticas, laboratórios ou projetos. O resultado é uma melhora no processo de aprendizagem, que também se torna mais rápido.

Outra possibilidade, adotada pelas chamadas Escolas 5.0, é a criação de feiras de exposição. Nelas, os estudantes podem apresentar resultados, descobertas e invenções, produtos do conhecimento adquirido das aulas.

O que é a Escola 5.0?

Ao aderir à Educação 5.0, as instituições de ensino conseguem proporcionar um ensino mais completo. Afinal, além das disciplinas tradicionais, elas ainda abordam o uso das tecnologias e incentivam o desenvolvimento das habilidades sociocomportamentais. Tudo isso para preparar futuros profissionais que impactarão significativamente a sociedade.

Nesse sentido, tem-se a importância das chamadas Escolas 5.0, que são instituições de ensino que escolheram apostar na Educação 5.0. Elas se destacam entre as escolas tradicionais, não somente pelo método que utilizam no ensino, mas também por conta da infraestrutura, preparo dos profissionais e valores empregados.

Para começar, as escolas que aderem a essa proposta educacional contam com currículos mais dinâmicos. Eles podem ser interdisciplinares ou transdisciplinares, integrando várias áreas do conhecimento em um ensino holístico.

Além disso, possuem uma visão sustentável, humanista e criativa. Nessas instituições de ensino, o aluno é colocado como parte central do processo de aprendizagem. Como consequência, ele ganha mais autonomia, já que consegue criar suas próprias maneiras de assimilar o conhecimento passado, respeitando seu tempo e seus limites.

Enquanto isso, os educadores recebem o papel de coadjuvantes. Eles serão os responsáveis por facilitar o conhecimento e mediar o processo de aprendizado. Sobre esse ponto, vale destacar também a necessidade de se qualificar profissionais da área da educação, professores e outros colaboradores.

Se na Educação 4.0, educadores e professores tiveram que aprender mais sobre o uso das tecnologias para incrementar o ensino, agora precisam incentivar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais necessárias para operá-las.

Outra parte importante é a presença dos próprios recursos tecnológicos nas dependências das escolas e salas de aula. Nas instituições que já seguiam a proposta educacional anterior, itens como: lousas digitais, programas computacionais e plataformas virtuais já estão disponíveis.

Por fim, estão os valores seguidos pelas Escolas 5.0, cujos principais consistem na inclusão, bem-estar e sustentabilidade. Portanto, faz-se importante cuidar de si e do próximo, assim como do planeta e seus recursos.

Papel da escola na Educação 5.0

A Educação 5.0 pode ser aplicada em quaisquer instituições, públicas ou privadas de todos os níveis de ensino, desde o básico até o superior. Além disso, ela pode estar presente nas escolas que adotam o regime presencial, semipresencial ou EAD (Educação a Distância).

Mas para que o ensino esteja devidamente alinhado com a Educação 5.0, as escolas têm um papel fundamental. Nos próximos tópicos, observe as principais práticas que podem estar presentes nas instituições de ensino que seguem essa proposta educacional.

Estimular o bilinguismo

Como se sabe, a tecnologia é uma área praticamente dominada pelo inglês, por isso, cada vez mais o bilinguismo tem sido incentivado. Para mais, ao passo que os estudantes vão conhecendo e praticando outros idiomas, eles também possuem a chance de alcançar seu protagonismo na sociedade, além de conhecer outras culturas.

Promover trabalhos interdisciplinares

Os projetos interdisciplinares são importantes, pois fazem com que os alunos façam conexões entre conhecimentos de áreas diferentes. São boas maneiras de colocar em prática o ensino mais integralizado. Isso sem falar que ajudam na assimilação de conteúdos e tornam o dia a dia escolar mais dinâmico e menos engessado.

Incentivar a cultura maker

Outra possibilidade é incentivar que os estudantes aprendam a partir da cultura maker, ou seja, por meio de um “faça você mesmo”. Para tanto, o mais indicado é fornecer salas adequadas para projetos de experimentação e prototipagem.

Além de ajudar a colocar a teoria em prática, a cultura maker pode ser benéfica para ensinar aos estudantes a importância da sustentabilidade. É interessante optar por oficinas e laboratórios que incentivem a prática da reciclagem.

Integrar a comunidade às atividades escolares

As escolas que seguem a proposta de Educação 5.0 devem promover a integração com a comunidade. Uma das principais ideias é colocar em prática ações que envolvam os alunos e suas famílias. Desse modo, também se tem a possibilidade de promover a inclusão e fomentar a diversidade nas relações.

Incentivar o trabalho colaborativo

Como dito anteriormente, o trabalho em equipe é um dos pontos principais dessa proposta de ensino. Incentivá-lo nas escolas é uma boa ideia. Pode-se, por exemplo, investir em atividades que exijam a interação entre os alunos. Assim, fica muito mais fácil exercitar suas habilidades sociocomportamentais.

Promover ações e atividades pautadas na sustentabilidade

Atualmente, a sustentabilidade é uma pauta discutida em todos os setores da sociedade. Na educação, não poderia ser diferente. Apostar na Educação 5.0 significa incentivar atividades voltadas para a sustentabilidade.

Além das já citadas oficinas de reciclagem, outras ideias são as ações que incentivam o consumo consciente e as campanhas para redução de energia e desperdício de água.

Desburocratizar a comunicação com os pais e responsáveis

Outra possibilidade é a implementação de plataformas e aplicativos para facilitar a comunicação com os pais e responsáveis pelos alunos. Isso faz com que as informações sejam passadas de maneira mais rápida e transparente, o que, por conseguinte, aumenta a confiança entre as famílias e a instituição de ensino.

Relação entre a Educação 5.0 e a Sociedade 5.0

Por fim, vale destacar que a Educação 5.0 está relacionada com o conceito de Sociedade 5.0. Em suma, a Sociedade 5.0 também pode ser chamada de sociedade superinteligente. Isso porque, diferentemente da Sociedade 4.0, ela é baseada na criação de soluções tecnológicas centradas nas necessidades humanas.

Ao aliar tecnologia e humanismo, esse novo tipo de sociedade tem como principal objetivo oferecer qualidade de vida para as pessoas. Por fim, é indispensável mencionar que a Sociedade 5.0 requer profissionais preparados para criar essas soluções. E, é claro, é papel da educação preparar esses futuros profissionais.

12 competências socioemocionais

As habilidades técnicas dividem espaço com as competências socioemocionais. Conhecidas também como soft skills ou competências não cognitivas, são formas de representar o modo com o qual cada um lida com suas emoções e comportamentos. 

Em geral, existem 12 competências socioemocionais que são abordadas pela Educação 5.0. A seguir, conheça cada uma delas com mais detalhes:

  1. Atenção plena: habilidade de se concentrar apenas no que está acontecendo no presente, focando totalmente na situação atual; 
  2. Colaboração: capacidade de trabalhar em equipe e colaborar em atividades, projetos e resolução de problemas;
  3. Comunicação: saber escutar ativamente, compreender e repassar informações de maneira clara e objetiva;
  4. Coragem: firmeza de espírito para enfrentar situações e defender a própria opinião;
  5. Curiosidade: vontade de entender mais sobre diversos assuntos e explorar ideias e projetos novos;
  6. Criatividade: capacidade de criar soluções inovadoras e propor ideias úteis e criativas;
  7. Ética: princípios morais que guiam vivências e ações;
  8. Liderança: capacidade de guiar outros colegas com respeito, coordenação e empatia;
  9. Mentalidade de crescimento: habilidade de se compreender que, apesar das adversidades, todo esforço vale a pena; 
  10. Metacognição: habilidade de se autorregular e de monitorar competências cognitivas;
  11. Pensamento crítico: capacidade de analisar situações, fatos ou experiências com o objetivo de formar uma opinião própria;
  12. Resiliência: capacidade de lidar com problemas e desafios, sempre focando no aprendizado resultante.

Para finalizar, tem-se a Educação 5.0 como uma grande aliada da Sociedade 5.0. Essa proposta educacional, que procede e complementa o conceito de Educação 4.0, visa evoluir conhecimentos da área de tecnologia e incentivar o desenvolvimento das competências socioemocionais. 

Dada a sua importância para a formação de futuros profissionais, muitos investimentos já têm sido feitos para fomentar a Educação 5.0. Além disso, o número de Escolas 5.0 também tem crescido exponencialmente. 

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