O distanciamento social foi uma recomendação essencial durante a pandemia da Covid-19 para combater o contágio do novo coronavírus. Isso fez com que todos mudassem diversos aspectos do nosso dia a dia.
Na área da educação, sem dúvidas, a principal alteração foi a transição das aulas presenciais para o EAD (Educação a Distância) ou aulas remotas. Ambos os conceitos possuem características parecidas, bem como suas diferenças.
Atualmente, já superamos o período mais crítico da pandemia. No entanto, a adoção das aulas remotas foi uma solução crucial para minimizar o impacto na educação das crianças. Sem essa alternativa, a falta de aulas teria prejudicado significativamente o desenvolvimento escolar dos alunos. Além disso, havia a preocupação com o calendário letivo, para que ele não fosse comprometido.
A solução encontrada foi levar o ensino da sala de aula para as casas dos alunos. Isso foi feito através da orientação do Ministério da Educação. E para que essas atividades presenciais ocorressem em ambientes virtuais, foi necessário contar com algumas ferramentas.
Por exemplo, foi primordial que os alunos adotassem tecnologias diversas, como celular ou computador. Isso permitiu a comunicação, interação e avaliação dos alunos. Essa opção garantiu que os alunos tivessem contato com os estudos, mesmo quando estavam afastados da escola.
Entre as possibilidades de tornar o ensino virtual, encontramos o ensino a distância e o ensino remoto. Dito isso, vamos conferir a seguir quais são as principais diferenças entre esses métodos de ensino.
O que são aulas remotas ou ensino remoto?
Ao contrário do que ocorre no EAD, o ensino remoto se baseia na transmissão em tempo real das aulas. Por isso, a ideia aqui é que professor e alunos da turma possam interagir de forma ao vivo, nos mesmos horários em que a aula seria realizada no modelo presencial.
Em resumo, o modelo de ensino remoto ajuda a manter a rotina de sala de aula, por mais que isso ocorra em um ambiente virtual. Ele pode, inclusive, ser acessado por cada aluno de diferentes localidades. A escola pode, ainda, criar turmas específicas e propor atividades remotas.
Isso pode ocorrer desde que seja seguido o planejamento de conteúdo e a carga horária informada aos pais. É possível colocar em prática as adaptações para adequar a apresentação das disciplinas ao que foi traçado para o ensino presencial.
Com base nessas premissas, os serviços de tecnologia das aulas remotas são importantes. Para isso, é possível utilizar apps e opções gratuitas de comunicação e interação. Os principais exemplos são o Zoom e o Google Meet – apesar de existirem soluções específicas de aulas virtuais, como o Google Classroom, que permite transmissões ao vivo, a disponibilização de gravações e atividades complementares.
Mas, afinal, o que é o ensino a distância?
Após entender o que é o ensino remoto, é importante diferenciar suas características do EAD. O ensino a distância pode ser entendido como uma modalidade de educação. Ele possui uma estrutura que busca englobar de forma flexível todo cronograma de conteúdos e atividades para cada disciplina.
Para isso, é preciso estar de acordo com objetivos e características dos conhecimentos gerais, específicos e socioemocionais dos órgãos diretivos da Educação no país, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No entanto, o EAD se concentra em apresentar conteúdos e passar atividades, mas não só isso. Esse ensino traz consigo uma metodologia definida e compatível com a realidade virtual, incluindo o processo avaliativo dos alunos.
Essa forma de ensino é pensada para oferecer todo o suporte de atendimento para o aprendizado. Algumas ferramentas oferecidas incluem videoaulas, tutores com horários flexíveis e fóruns. É preciso estimular atividades em formatos diferentes, utilizando os recursos tecnológicos a favor do ensino a distância, a médio ou longo prazo.
Por conta dessas características, o EAD exige uma plataforma mais robusta, que suporte acessos simultâneos. Muitos alunos e professores usam esse ambiente digital, e contar com um sistema de qualidade garante o acesso aos conteúdos de forma prática.
É interessante destacar que o principal benefício desse tipo de ensino é a flexibilização do aprendizado. Isso permite que os próprios alunos, de acordo com suas características pessoais, possam ter autonomia para guiar sua rotina de estudos.
Ensino híbrido e Educação a Distância
A educação básica está em constante mudança. Desde 1996, após a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), até hoje, os professores conseguem notar uma maior velocidade nas mudanças. Prova disso é a adoção das novas metodologias mais apropriadas para o perfil dos alunos do século XXI.
É possível citar diversos fatores que influenciam essas mudanças na educação. Nenhum é tão impactante como os avanços da tecnologia nos últimos anos. A internet, bem como as tecnologias digitais de informação e comunicação, mudaram a maneira como consumimos informação, seja dentro ou fora da escola.
Diante desse cenário, as escolas do Brasil estão adotando o ensino híbrido como alternativa. Com isso, é possível trabalhar o ensino a distância, mesmo na educação básica. Assim, o ensino híbrido une momentos de ensino virtual com encontros presenciais nas escolas. Essa modalidade, ainda, promove o protagonismo do aluno.
Aqui, o aluno se torna responsável pelo aprendizado com o apoio de professores e tutores. Além disso, as tendências para a educação básica agora no pós-pandemia indicam uma presença maior do ensino híbrido nas instituições. Com aulas semipresenciais e atividades on-line, a educação básica deve passar por um período de alterações.
Diferenças entre aulas remotas e EAD
Com o intuito de facilitar a visualização desses ensinos, trouxemos as diferenças entre o EAD e o ensino remoto. Confira a seguir as principais características que diferenciam esses dois conceitos.
Dinâmica das aulas remotas
A priori, na aula EAD, vemos que a prioridade é o uso de videoaulas gravadas. Isso garante o acesso assíncrono (ou seja, a qualquer momento). Além disso, esse ensino busca promover conteúdos e atividades que o aluno consegue acompanhar sozinho.
Por outro lado, na aula remota, ocorrem as transmissões ao vivo. Há também a possibilidade de as aulas serem gravadas nos dias e horários habituais dos encontros presenciais da turma. Isso estimula o constante contato entre professor e alunos.
Materiais didáticos nas aulas
Na aula EAD, os materiais são feitos de forma mais ampla. Sendo assim, eles possuem uma maior padronização entre as turmas e séries da escola. Já na aula remota, os conteúdos são pensados pelo próprio professor da disciplina. Isso facilita a adaptação para cada turma com base na maior ou menor evolução daqueles estudantes.
Cronograma das aulas remotas
Por um lado, temos a aula EAD, que realiza as aulas de maneira unificada. Assim, gera um calendário para todos os alunos dentro do conteúdo programado para a turma. No entanto, a aula remota segue o calendário proposto no Plano de Aula. Por isso, recebe somente as mudanças para atender ao cenário de crise.
Momento de tirar dúvidas
No geral, na aula EAD, as plataformas utilizadas costumam disponibilizar as videoaulas. Elas também possuem alguns meios de interação com o tutor da disciplina. Isso pode ocorrer em tempo real ou assíncrono, a depender da flexibilidade de horários do educador. Afinal, nem todos destinam muito tempo para esse tipo de atendimento.
Na aula remota, como as aulas são transmitidas ao vivo, os alunos podem interagir de forma diária ou frequente com o professor a fim de sanar suas dúvidas. Apesar de isso parecer uma interação mais pessoal, as dúvidas que surgem ao longo das atividades são complexas. Por isso, exigem maior organização, em especial dos alunos, para não deixar de registrar e questionar o professor no encontro seguinte.
Como são feitas as avaliações
Por fim, temos as avaliações. No primeiro exemplo, na aula EAD, esse processo avaliativo costuma ser padronizado. Inclusive, por muitas vezes, pode envolver testes e atividades feitas e corrigidas de maneira automatizada pelo sistema da escola. Na aula remota, entretanto, as avaliações são criadas pelo professor, que considera o conteúdo abordado nas aulas remotas para cada uma das turmas.
As vantagens das aulas remotas
Após entender o que são as aulas remotas, trouxemos algumas vantagens desse ensino a distância. Confira a seguir os benefícios das aulas remotas.
A primeira vantagem é a flexibilidade. Afinal, o aluno pode acompanhar as aulas em qualquer local que tenha acesso à internet. Ele conta, ainda, com horários personalizados, podendo estudar fora do horário escolar, quando precisar.
Existe, ainda, uma menor pressão social. Até porque o ambiente virtual é menos propício para problemas como bullying ou assédio. Os alunos podem aprender no seu tempo, sem o julgamento dos colegas. Isso porque o ritmo de aprendizado é ditado pelos alunos. Eles avançam com base no seu próprio ritmo, de forma a evitar influências no seu desempenho.
Essa também é uma forma de evitar distrações. No ambiente de casa, os alunos conseguem focar melhor sem distrações externas que ocorrem na escola. Outro benefício é que o conteúdo é personalizado. Por esse motivo, as disciplinas podem ser ajustadas conforme o perfil do aluno, suas metas e gostos pessoais.
Uma vantagem das aulas remotas é a comunicação multimídia. Com o auxílio da mídia digital, a troca de informações se torna mais simples. Sem contar o esclarecimento de dúvidas entre aluno e professor, que pode ocorrer em diversos formatos, como texto, áudio, vídeo, etc.
Os professores também se beneficiam dessas aulas, devido a um maior controle da turma. Em uma sala de aula virtual, o professor tem mais controle sobre a conversa e as distrações, especialmente em um ambiente mais silencioso, com os microfones desativados.
Por fim, as atividades são variadas e interativas. Nas aulas do ensino a distância, existe a possibilidade de trabalhar com aulas síncronas e atividades assíncronas.
Aulas remotas para educação infantil
Ao falarmos em aulas remotas para a educação infantil, é primordial que os educadores se aproximem das famílias. Para isso, é possível trazer trabalhos em que os pais se envolvam para fazer com as crianças. Uma boa opção é promover roteiros práticos e estruturados, onde o pai ou a mãe serão mediadores e os alunos poderão resolver as atividades.
É importante investir em interações criativas e orientadas, mostrando que existem outras maneiras de aprender além dos livros. A tecnologia é uma aliada essencial nesse processo.
Através de métodos como a gamificação, por exemplo, o ensino pode ser mais divertido, além de gerar dados fundamentais para o educador. Com essas informações em mãos, será possível fazer o acompanhamento individual dos alunos. Ao adotar essas plataformas, a família tem a oportunidade de participar ativamente da educação dos filhos e ser uma aliada da escola.
Em uma ação conjunta com os pais e responsáveis, as escolas podem superar os desafios e evoluir com essas transformações. As escolas têm o papel de orientar as famílias para que o ensino seja mais leve e com os melhores resultados.
Principais desafios das aulas remotas na educação infantil
Um dos principais cuidados que os educadores têm nas aulas remotas da educação infantil é em relação ao suporte. Isso ocorre com os alunos no momento das aulas, mas também existem outros desafios que merecem atenção.
O primeiro desafio é a concentração. É essencial que os professores estejam antenados em temas que se relacionem com tecnologias, desenhos, músicas e jogos, ou seja, tudo que costuma chamar a atenção dos alunos. Com isso, a criança terá atividades interessantes que chamam a atenção nas aulas remotas.
Outro desafio é a fixação do conteúdo. Prender a atenção dos alunos em aulas gravadas é um obstáculo, embora seja importante para a fixação dos conteúdos. Os pais devem mostrar os vídeos quando os alunos estiverem dispostos a assistir à aula. As aulas ao vivo também permitem a socialização dos pequenos com seus colegas. Nesse sentido, é preciso intercalar as duas formas para melhores resultados.
Por fim, o último desafio é o equilíbrio na rotina. Todos foram pegos de surpresa, incluindo escolas, professores, alunos e famílias, em meio à pandemia de Covid-19. Eles tiveram que se preparar para dar continuidade à aprendizagem.
Além de enfrentar a perda da interação com amigos e educadores, os alunos devem equilibrar as atividades com a rotina dos pais, que muitas vezes também estão em home office.
Como superar os desafios da educação infantil nas aulas remotas?
Nas aulas remotas da educação infantil, os professores devem se reinventar. É preciso ter novas ideias sempre que possível para trabalhar com as crianças. Isso é importante pelo fato de estarem privadas do convívio escolar. Nos primeiros anos, a socialização no ambiente escolar é muito saudável para o desenvolvimento das crianças.
Os professores podem usar os mais diversos tipos de atividades lúdicas. Isso inclui jogos e brincadeiras nos celulares, tablets ou computadores. Assim, vemos que a transformação digital da educação já é uma realidade. Em especial, devido à pandemia, que antecipou esse cenário em cerca de cinco anos.
Portanto, a tecnologia é essencial nesse processo, inclusive para a nova geração, que já nasce conectada. Por esse motivo, a escola de educação infantil deve estar atualizada em relação às novas ferramentas e às formas de uso.
Com isso, se aplicada de forma adequada, ela melhora a comunicação com os alunos, além de torná-la mais divertida. Isso costuma ocorrer através de jogos digitais e demais ferramentas, como vídeos, músicas, visitas a museus virtuais, plataformas de aprendizagem e afins.
É preciso, ainda, estimular a coordenação motora ao fazer com que as crianças imitem gestos, dancem, cantem e muito mais. Aliás, para isso, podem ser empregados jogos e histórias infantis virtuais para os pequenos estimularem seu lado criativo. Essa modernidade costuma atrair os menores e gerar interatividade.
Além de colocar em prática as tecnologias educacionais, é importante que os professores se mantenham atualizados quanto às tendências de ensino e gostos dos alunos. Por exemplo, quais são os desenhos favoritos, músicas ouvidas, games jogados e assim por diante.
Isso faz com que haja uma maior proximidade e facilidade para o desenvolvimento de atividades para eles. Outro benefício é conseguir lidar com os conflitos que podem surgir.
Aulas remotas para ensino fundamental
No ensino a distância, as aulas são gravadas, e como suporte, você tem acesso ao conteúdo e material didático padronizados. No geral, esse material é disponibilizado com uma certa antecedência. Isso também ocorre com o cronograma, avaliações, atividades síncronas e assíncronas e carga horária distribuída.
Para as aulas remotas do ensino fundamental, o professor pode contar com os mais diversos recursos midiáticos e mais autoinstrucionais. Afinal, as ferramentas e plataformas para essa finalidade são abundantes. Trouxemos, então, algumas das sugestões de comunicação remota com os alunos:
- WhatsApp: é possível usar para conversas individuais, em grupos ou por meio de listas de transmissão para avisos;
- Google Hangouts Meet: essa plataforma de reuniões virtuais pode incluir até 100 pessoas ao mesmo tempo;
- Skype: não é usado hoje em dia com frequência, mas também é uma plataforma de comunicação para menos pessoas;
- Google Forms: com esse recurso, você pode criar avaliações, simulados e provas com resolução no formato digital;
- Microsoft Teams: torna possível o trabalho em equipe com o chat, além de compartilhar arquivos e fazer chamadas com vídeo.
Utilize a tecnologia a seu favor
Como vimos acima, a tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve instrumentos, métodos e técnicas com o intuito de resolver problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
Quando falamos em tecnologia educacional, vemos que isso tem uma relação íntima com o uso de recursos tecnológicos, como ferramentas que aprimoram o ensino. Por isso, nas aulas remotas do ensino fundamental, é preciso usar a tecnologia a favor da educação. Com isso, é promovido o desenvolvimento socioeducativo e o acesso à informação.
De fato, utilizar a tecnologia favorece a interação envolvendo os alunos. Ao realizar atividades em pares ou grupos, a internet permite que as crianças se expressem. Isso os fará explorar seus conhecimentos e dar suas opiniões. Vemos que essa atividade traz à tona a experiência prévia dos alunos. Assim, os motiva ainda mais, por se sentirem como uma parte ativa e essencial do processo de aprendizagem.
Aulas remotas para ensino médio
No ensino médio, os professores lidam com jovens mais maduros e, por isso, podem investir em atividades elaboradas. Aqui, o jovem está se preparando para a faculdade ou para o mercado de trabalho. Vale a pena investir em práticas que possam aproximar essa criança do mundo dos adultos.
Essa realidade pode ser percebida através de atividades ou jogos, por exemplo. Uma ideia interessante é promover competições saudáveis. A competição em si costuma instigar e atrair os jovens. Porém, lembre-se sempre de manter esse ambiente saudável.
Os professores podem promover competições que envolvam perguntas sobre as disciplinas do momento ou assuntos atuais do mundo inteiro. Para controlar isso de forma remota, os alunos devem abrir a câmera e permanecer conectados. Além de promover o espírito competitivo, os jovens irão se preparar para as perguntas.
Uma prova que costuma aterrorizar os jovens do ensino médio é o Enem. A escola deve diminuir essa ansiedade. Isso é possível por meio de jogos, como os esportes, que aliviam a tensão antes de um momento importante.
As melhores metodologias para aulas remotas
As dinâmicas para aula online podem ser uma maneira interessante de aproximar os professores de seus alunos. Além disso, essas dinâmicas são capazes de amenizar a distância que o período atual está trazendo aos alunos. Afinal, com a volta gradual das aulas presenciais nas escolas, a maioria delas está usando o modelo de ensino híbrido.
Sendo assim, as dinâmicas online para alunos costumam ser uma forma de trazer a turma para o momento da aula. Isso evita qualquer tipo de distração e falta de foco. Se a sua intenção é colocar as dinâmicas em prática, não é preciso utilizar diversos recursos. O melhor caminho é ser simples e fazer uso de ferramentas para aulas online que todos já conhecem.
A importância de fazer dinâmicas online para alunos
O ensino a distância ainda traz consigo diversos desafios, tanto para os professores como para os alunos. E isso ocorre em especial ao longo do ensino infantil, fundamental e médio. Afinal, o modelo de ensino sempre foi o presencial.
Após o início da pandemia, esse cenário mudou bastante. Os alunos precisaram se adaptar a um novo modelo de ensino. Junto a isso, percebemos também uma nova dinâmica de aprendizagem.
Quando um aluno ingressa em uma nova turma, ele precisa colocar em prática algumas tarefas com o intuito de se adaptar. Alguns exemplos são os seguintes:
- Se apresentar à turma de alunos;
- Desenvolver a sua própria identidade na turma;
- Conhecer todos os seus colegas;
- Descobrir como manter uma boa comunicação em grupo;Desenvolver relacionamentos com os colegas de turma.
Por esse motivo, as dinâmicas para aula online são uma forma leve de tornar a aula a distância um ambiente harmônico para todos.
Dinâmicas eficazes para aulas remotas
Uma dinâmica eficaz nas aulas remotas é o jogo das características. Esse é um tipo de dinâmica para aula online interessante, afinal, sua execução é bem rápida. Um momento apropriado para fazer é após o início da aula.
A ideia do jogo é que os alunos falem algo sobre si mesmos. No entanto, é preciso seguir a ordem das letras do alfabeto. O professor pode falar alguma palavra que tenha relação com algo que goste usando a letra A. Em seguida, os alunos seguem falando algo com a letra seguinte.
Caso o educador queira ajudar a manter os alunos atentos, ele pode usar o Google Jamboard. Com esse app, ele irá montar um layout na tela, compartilhá-la com os alunos e preenchê-la com as palavras. Tudo isso ocorrerá à medida que os alunos forem falando.
Outra dinâmica é o túnel do tempo. Com essa dinâmica adaptada para aula online, ela também é bem simples de executar. Para isso, o professor irá recolher fotos de todos os alunos através do e-mail. Em seguida, ele deverá distribuir uma foto de forma aleatória para cada aluno. O intuito é que o aluno adivinhe quem é o colega. E de forma simples, todos se conhecem e riem bastante.
Você pode utilizar uma ferramenta de videoconferência, a exemplo do Google Meet. Com isso, é possível que o professor compartilhe sua tela e escolha um aluno para adivinhar. Uma forma simples de a turma acompanhar o desenvolvimento que todos passaram. Isso ajuda a criar empatia uns pelos outros.
Brincadeiras e jogos educativos para aulas remotas
Uma brincadeira interessante de ser feita em aulas online é a Pé na estrada. Isso porque viajar e conhecer cidades pelo Brasil ou pelo mundo é o sonho de muitas pessoas. É possível aproveitar esse desejo em uma brincadeira. A ideia é que os alunos escolham um lugar e coloquem três dicas diferentes sobre ele para a turma adivinhar.
As pistas não necessariamente devem se limitar a texto. Os alunos podem utilizar trechos de vídeos, músicas, danças, entre outros recursos audiovisuais. Portanto, os estudantes devem se preparar de forma a incentivar os alunos a pesquisarem sobre geografia, história, cultura e a língua.
Por outro lado, temos ainda a clássica brincadeira 2M 1V, que indica duas mentiras e uma verdade. Essa dinâmica é realizada de forma simples, em que cada aluno deve listar três fatos sobre si mesmo. Porém, dois deles são mentiras e somente um é verdade.
Além de ser uma brincadeira divertida, essa é uma maneira de os alunos se conhecerem melhor. Inclusive, no geral, as mentiras são desejos que os alunos gostariam de realizar. No caso das aulas ao vivo, o professor deve escolher dois alunos para descobrirem qual é a verdade do outro.
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