Rotina de estudos e aprendizagem

Você conhece os 4 pilares da educação?

Foto de 5 crianças em sala de aula, simulando os 4 pilares da educação

Os “4 pilares da educação” é um conceito que surgiu em 1996, no relatório Educação: um tesouro a descobrir (Learning: The Treasure Within), elaborado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI da UNESCO, presidida pelo ex‑primeiro‑ministro francês Jacques Delors.

Desde então, esses quatro pilares definidos têm influenciado currículos, políticas públicas e metodologias de ensino em todo o mundo, servindo como base para práticas que buscam tanto o sucesso acadêmico quanto a formação cidadã.

Neste artigo, você poderá entender quais os 4 pilares da educação, além de compreender a importância da prática desses conceitos na vida estudantil e pessoal do aluno. Confira!

O que são os 4 pilares da educação?

Os 4 pilares da educação são fundamentos que norteiam as atividades de ensino na educação básica e servem para mensurar os aprendizados que crianças devem desenvolver durante o período de ensino, tanto cognitivamente quanto socialmente.

Somado a isso, também abordam características importantes para o desenvolvimento do aluno que vão acompanhar o estudante durante toda a sua vida. Criando, assim, uma relação saudável com o aprendizado entre aluno e ensino.

Com o ensino desses conceitos, o processo de aprendizagem torna-se mais fácil e descomplicado, visto que o estudante consegue adquirir habilidades para comunicação, raciocínio lógico, realizar sínteses, elaborações teóricas e até garantir a independência e autonomia pessoal diante de escolhas.

Quais são os 4 pilares da educação?

Os 4 pilares da educação são formados por: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser. A seguir, veja o que propõe cada um dos pilares previstos no documento e que norteiam até hoje a educação brasileira.

Aprender a conhecer

O primeiro conceito apresentado nos 4 pilares da educação aborda o “aprender a conhecer” como um dos elementos a serem postos em prática em sala de aula. O relatório produzido pela Unesco traz a ideia de que o estudante deve compreender e construir novos conhecimentos.

O fundamento para aprender a conhecer mostra às crianças a importância de descobrir coisas novas. Nesse pilar, o principal conceito trabalhado é o de descobrir e construir o conhecimento. As crianças são incentivadas a despertar sua curiosidade e buscar sempre o aprendizado.

Aprender a fazer

Os pilares envolvem diversos conceitos para o viver social e um deles é o “aprender a fazer”. Nesse princípio, o indivíduo deve ter conhecimentos para aplicar o que lhe foi ensinado. No relatório apresentado pela Unesco, esse pilar também menciona a adaptação do conhecimento para uso no ambiente de trabalho.

O pilar “aprender a fazer” significa ter a capacidade de solucionar problemas e agir de maneira assertiva, mesmo diante de momentos incertos. Com esse pilar, o indivíduo pode fazer escolhas sábias, pensar de forma crítica e, principalmente, não se conformar com soluções prontas ou já conhecidas e buscar sempre a inovação.

Aprender a ser

No pilar “aprender a ser” é trabalhada a ideia da autonomia, conhecimento, além da responsabilidade pessoal do indivíduo inserido em um grupo. Esse fundamento destaca a importância da criança e mostra o impacto de suas ações no todo. Ou seja, cada ação individual terá consequência e reação no grupo.

O “aprender a ser” envolve diversas habilidades cognitivas da criança, como inteligência emocional, senso de responsabilidade, sensibilidade, consciência coletiva, além da responsabilidade individual. Esse fundamento é um dos itens mais complexos dos 4 pilares da educação e deve ser trabalhado diariamente em sala de aula.

O conceito propõe que a criança descubra quem de fato é e tenha descobertas e experiências nos mais diferentes âmbitos da vida, como cultural, social, científico, artístico, estético, esportivo, entre outros. Com esse pilar em prática, o estudante é convidado a pensar de forma autônoma e crítica em relação às diferentes situações da vida.

Aprender a conviver

O quarto pilar é o aprender a conviver. Não há dúvidas de que a convivência entre crianças é um dos principais fatores para garantir o desenvolvimento infantil e o conhecimento. É por meio da convivência que as crianças conseguem desenvolver habilidades importantes, como capacidade de empatia e visão de grupo.

A escola tem um papel importante na socialização, e o pilar “aprender a conviver” é um dos temas que são trabalhados em sala de aula.

O ambiente escolar tem o dever de desenvolver habilidades socioemocionais com o objetivo de ajudar os alunos a conviverem em sociedade de forma agradável e unida.

Para que servem os 4 pilares da educação?

Os 4 pilares da educação carregam uma grande influência em como a educação deve ser ensinada no ambiente escolar, já que é na escola que os alunos desenvolvem seu caráter, ética, respeito, princípios, valores e emoções.

Os professores devem trabalhar o conceito em sala de aula com o objetivo de ajudar a construir uma identidade de pertencimento e cuidado com o próximo.

De acordo com a Unesco, um dos principais objetivos dos quatro pilares na educação é: “Promover o respeito à dignidade humana e à igualdade, bem como a participação na tomada democrática de decisões. A educação em direitos humanos contribui para a prevenção, a longo prazo, de abusos e de conflitos violentos”.

A importância de conhecer os 4 pilares da educação para a educação dos filhos

Como vimos acima, os pilares da educação desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal do aluno. Diversas habilidades são trabalhadas ao longo do período estudantil do aluno, principalmente na fase de educação básica.

Entender e conhecê-los é importante para a educação de seu filho, sendo fundamental acompanhar o desenvolvimento pessoal e social e obter métricas de quais pilares seu filho precisa obter mais contato de forma aprofundada.

Mais do que estar atento a indicadores de disciplinas escolares, o processo de aprendizagem vai além do compartilhamento de conhecimento e integra também habilidades que ajudam o estudante a pensar e ter uma visão crítica em relação aos acontecimentos do mundo.

3 benefícios de seguir os pilares da educação:

Antes de mergulhar nos detalhes, vale lembrar que colocar os 4 pilares da educação em prática não é apenas aderir a uma teoria bonita no papel. Quando esses princípios orientam o dia a dia escolar, eles se traduzem em ganhos concretos para o aluno e para a sociedade. A seguir, veja 3 benefícios diretos de seguir os pilares da educação:

Senso crítico

Os pilares da educação ajudam o estudante a obter um pensamento crítico em relação a diversas situações. Por meio dessa habilidade adquirida com o pilar da educação, o estudante pode ter um posicionamento crítico e refletir sobre diversos temas de forma embasada e concreta a respeito de diferentes acontecimentos.

Autonomia para tomada de decisões

Os estudantes que têm esse ensinamento em sala de aula são capazes de tomar as próprias decisões, baseadas em vantagens reais para o grupo. Todas as decisões desse indivíduo passam a ser em favor do bem-estar coletivo. As ações desses estudantes também passam a ser mais calculadas, mesmo diante de questões básicas do dia a dia.

Respeito às diferenças

O estudante é capaz de dialogar com outros alunos e aprender desde pequenos a respeitar a diferença e valorizar a diversidade. Com isso, os alunos também apresentam um bom convívio com os colegas de classe e também com a comunidade ao seu redor.

Como colocar em prática?

Antes de listar as estratégias, lembre‑se: transformar teoria em ação exige experiências que envolvam mente, emoções e relações sociais. Só assim os 4 pilares da educação deixam de ser conceitos abstratos e viram hábitos diários de aprendizagem. Confira, então, três maneiras práticas de incorporá‑los:

Discussões em grupo

Promova conversas em grupo e incentive a troca de informações por meio da socialização e interação com outros estudantes. Essa prática poderá criar no aluno um dos pilares, que é o de conviver em sociedade.

Perguntas temáticas

Outra forma de incentivar a prática dos pilares é oferecer aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e estimulem o pensamento crítico frente a situações cotidianas.

Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos refletirem sobre os temas discutidos. Com as diferentes respostas compartilhadas pelos alunos, o pensamento crítico poderá ser desenvolvido.

Música

Uma das apostas para estimular a criatividade dos estudantes em sala de aula é investir em músicas, uma vez que a prática musical estimula as habilidades sensoriais e criativas dos estudantes.

Para ajudar ainda mais no processo de aprendizagem, as músicas podem vir acompanhadas de letras que remetam ao aprendizado das disciplinas básicas. Além de expandir a bagagem cultural dos estudantes, os pilares da educação serão trabalhados de forma divertida e descontraída.

Pronto para ver esses princípios acontecerem na vida real?

Na LUMA Ensino, os 4 pilares da educação não ficam só no discurso, eles guiam cada aula, projeto e atendimento personalizado.

Se você quer que seu filho desenvolva senso crítico, autonomia e respeito às diferenças em um ambiente acolhedor e adaptado a diferentes perfis de aprendizagem, venha conhecer nossas trilhas educacionais. Agende uma conversa gratuita com a equipe LUMA e descubra como transformar potencial em resultados concretos!

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