Ao contrário do que muita gente pensa, a educação não serve exclusivamente para o compartilhamento de conhecimento intelectual, como o ensino de disciplinas sobre história, português ou matemática. Afinal, o desenvolvimento dos estudantes também deve ser pautado pela formação cidadã. É nesse sentido que os 4 pilares da educação entram em cena, uma vez que esses conceitos são responsáveis por conduzir a boa didática e o convívio social, dentro e fora da sala de aula.
Os 4 pilares da educação têm um papel fundamental de influência no desenvolvimento pessoal e estudantil do aluno. Com esses conceitos, o estudante pode ter mais autonomia e senso crítico, não só para lidar com situações estudantis, mas também para interagir e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
Neste artigo, você poderá entender o que são os 4 pilares da educação, além de compreender a importância da prática desses conceitos na vida estudantil e pessoal do aluno. Confira!
O que são os 4 pilares da educação?
Mencionado pela primeira vez em 1999, por Jacques Delors, professor, político e economista francês, os 4 pilares da educação foram apresentados por meio do relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Unesco.
Delors foi motivado a criar o documento com o objetivo de ajudar a mudar o cenário educacional do período. Ele criou os 4 pilares da educação com metas para o novo milênio que se iniciaria.
Esses fundamentos criados por Delors norteiam as atividades de ensino na educação básica brasileira e servem para mensurar os aprendizados que crianças devem desenvolver durante o período de ensino, tanto cognitivamente quanto socialmente.
Os conceitos dos 4 pilares da educação são voltados para o aprendizado do estudante, desde o letramento e alfabetização. Portanto, esses ensinamentos são responsáveis por ajudar a formar cidadãos pensantes e com capacidade de tomar decisões próprias.
Os 4 pilares da educação são formados por: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser. Com esses ensinamentos, os estudantes aprendem na prática o respeito, ética, moral, além da capacidade de pensar e ajudar o próximo.
Somado a isso, também abordam características importantes para o desenvolvimento do aluno que vão acompanhar o estudante durante toda a sua vida. Criando, assim, uma relação saudável com o aprendizado entre aluno e ensino.
Com o ensino desses conceitos, o processo de aprendizagem torna-se mais fácil e descomplicado, visto que o estudante consegue adquirir habilidades para comunicação, raciocínio lógico, realizar sínteses, elaborações teóricas e até garantir a independência e autonomia pessoal diante de escolhas.
A formação pessoal dos alunos é um dos principais pontos trabalhados nos quatro pilares da educação. Por meio das técnicas de aprendizagem, os estudantes conseguem não só se relacionar melhor com as pessoas, mas também se preparar para o mercado de trabalho.
Por isso, é importante que esses conceitos sejam trabalhados durante todo o percurso estudantil do aluno. Dessa forma, os estudantes poderão estar mais capacitados para viver socialmente, agindo com respeito, integridade e, principalmente, movidos pelo senso de cidadania e bem-estar social.
Quais são os 4 pilares da educação?
O relatório da Unesco elaborado em 1999 traz insights valiosos e princípios que devem ser seguidos na educação. Cada pilar traz a menção de um objetivo diferente, mas que se conectam entre si e, juntos, contribuem positivamente para o desenvolvimento pessoal do estudante: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a viver juntos e Aprender a ser.
A seguir, veja o que propõe cada um dos pilares previstos no documento e que norteiam até hoje a educação brasileira.
Aprender a conhecer
O primeiro conceito apresentado nos 4 pilares da educação aborda o “aprender a conhecer” como um dos elementos a serem postos em prática em sala de aula. O relatório produzido pela Unesco traz a ideia de que o estudante deve compreender e construir novos conhecimentos.
O fundamento para aprender a conhecer mostra às crianças a importância de descobrir coisas novas. Nesse pilar, o principal conceito trabalhado é o de descobrir e construir o conhecimento. As crianças são incentivadas a despertar sua curiosidade e buscar sempre o aprendizado.
Construir conhecimentos fazendo uso da atenção e memória e selecionar informações que possam ser úteis para o viver social, esses são alguns dos princípios trabalhados no pilar aprender a conhecer. Colocando essas ações em prática, o estudante consegue ter o conhecimento necessário para entender a importância de estar em constante aprendizado.
Aprender a fazer
Os pilares envolvem diversos conceitos para o viver social e um deles é o “aprender a fazer”. Nesse princípio, o indivíduo deve ter conhecimentos para aplicar o que lhe foi ensinado. No relatório apresentado pela Unesco, esse pilar também menciona a adaptação do conhecimento para uso no ambiente de trabalho.
Uma das características que a escola deve ressaltar, por meio desse pilar, é a importância de colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a vida. O fazer deve estar alinhado com o primeiro pilar apresentado, o conhecer. O estudante será capaz não só de aprender, mas também de colocar e desenvolver práticas cada vez mais aperfeiçoadas.
O pilar aprender a fazer significa ter a capacidade de solucionar problemas e agir de maneira assertiva, mesmo diante de momentos incertos. Com esse pilar, o indivíduo pode fazer escolhas sábias, pensar de forma crítica e, principalmente, não se conformar com soluções prontas ou já conhecidas e buscar sempre a inovação.
O aprender não significa ensinar um manual de preparo para alguma atividade, mas sim estimular a criatividade no indivíduo, para entender como sua ação pode fazer a diferença na sociedade e ter um impacto positivo na vida de muitas pessoas.
Aprender a ser
No pilar “aprender a ser” é trabalhada a ideia da autonomia, conhecimento, além da responsabilidade pessoal do indivíduo inserido em um grupo. Esse fundamento destaca a importância da criança e mostra o impacto de suas ações no todo. Ou seja, cada ação individual terá consequência e reação no grupo.
O “aprender a ser” envolve diversas habilidades cognitivas da criança, como inteligência emocional, senso de responsabilidade, sensibilidade, consciência coletiva, além da responsabilidade individual. Esse fundamento é um dos itens mais complexos dos 4 pilares da educação e deve ser trabalhado diariamente em sala de aula.
O conceito propõe que a criança descubra quem de fato é e tenha descobertas e experiências nos mais diferentes âmbitos da vida, como cultural, social, científico, artístico, estético, esportivo, entre outros. Com esse pilar em prática, o estudante é convidado a pensar de forma autônoma e crítica em relação às diferentes situações da vida.
Esse, portanto, é um pilar quea diversidade de cada indivíduo, assim como o talento, respeitando a individualidade de cada um e evitando que padrões de comportamento sejam seguidos. Fica mais fácil entender e descobrir o potencial e desenvolvimento de cada estudante.
É nos anos iniciais da vida que a criança desenvolve suas principais características para o viver social, como personalidade e vontades. Entender e aplicar o pilar “aprender a ser” é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.
Aprender a conviver
Não há dúvidas de que a convivência entre crianças é um dos principais fatores para garantir o desenvolvimento infantil e o conhecimento. É por meio da convivência que as crianças conseguem desenvolver habilidades importantes, como capacidade de empatia e visão de grupo.
A escola tem um papel importante na socialização, e o pilar “aprender a conviver” é um dos temas que são trabalhados em sala de aula.
O ambiente escolar tem o dever de desenvolver habilidades socioemocionais com o objetivo de ajudar os alunos a conviverem em sociedade de forma agradável e unida. Para isso, é necessário que o estudante aprenda a criar laços afetivos, respeite a diversidade, trate o próximo com respeito e tolerância, crie laços afetivos e tenha empatia com os outros.
Esse pilar se baseia em um aprendizado da não-violência, e todas as ações são pautadas pelo senso de pertencimento ao grupo. O terceiro pilar é um dos quatro pilares que têm como um dos principais objetivos incentivar o bom relacionamento entre todos, respeitando todas as diferenças.
Para que servem os 4 pilares da educação?
Os 4 pilares carregam uma grande influência em como a educação deve ser ensinada no ambiente escolar, já que é na escola que os alunos desenvolvem seu caráter, ética, respeito, princípios, valores e emoções.
Os professores devem trabalhar o conceito em sala de aula com o objetivo de ajudar a construir uma identidade de pertencimento e cuidado com o próximo.
De acordo com a Unesco, um dos principais objetivos dos quatro pilares na educação é: “Promover o respeito à dignidade humana e à igualdade, bem como a participação na tomada democrática de decisões. A educação em direitos humanos contribui para a prevenção, a longo prazo, de abusos e de conflitos violentos”.
Podemos entender que, se os 4 pilares da educação forem colocados em prática nos ambientes educacionais, certamente, casos de crueldade e injustiça serão cada vez menos frequentes na sociedade, uma vez que, por meio dos pilares da educação, o indivíduo consegue obter todos os conhecimentos possíveis para viver bem na sociedade com práticas cidadãs e justas.
Desse modo, esses ensinamentos têm o dever de ajudar o aluno a entender como é viver em sociedade e garantir uma boa convivência com todos ao redor, para uma vida social mais saudável e um ciclo de bons relacionamentos com o próximo.
A importância de conhecer os 4 pilares da educação para a educação dos filhos
Como vimos acima, os pilares da educação desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal do aluno. Diversas habilidades são trabalhadas ao longo do período estudantil do aluno, principalmente na fase de educação básica.
Entender e conhecê-los é importante para a educação de seu filho, sendo fundamental acompanhar o desenvolvimento pessoal e social e obter métricas de quais pilares seu filho precisa obter mais contato de forma aprofundada.
Mais do que estar atento a indicadores de disciplinas escolares, o processo de aprendizagem vai além do compartilhamento de conhecimento e integra também habilidades que ajudam o estudante a pensar e ter uma visão crítica em relação aos acontecimentos do mundo. Esses pilares são, portanto, um ótimo caminho para entender e aplicar esses conhecimentos na vida social do aluno.
Entendê-los possibilitará que você seja capaz de reconhecer os conceitos que estão sendo trabalhados dia a dia com seu filho em sala de aula, possibilitando atitudes e pensamentos cada vez mais alinhados com o viver social, pautados pelo respeito, cidadania e igualdade com o próximo.
3 benefícios dos 4 pilares da educação:
- Senso crítico;
- Autonomia para tomada de decisões;
- Respeito às diferenças.
Senso crítico
Os pilares da educação ajudam o estudante a obter um pensamento crítico em relação a diversas situações. Por meio dessa habilidade adquirida com o pilar da educação, o estudante pode ter um posicionamento crítico e refletir sobre diversos temas de forma embasada e concreta a respeito de diferentes acontecimentos.
Autonomia para tomada de decisões
Os estudantes que têm esse ensinamento em sala de aula são capazes de tomar as próprias decisões, baseadas em vantagens reais para o grupo. Todas as decisões desse indivíduo passam a ser em favor do bem-estar coletivo. As ações desses estudantes também passam a ser mais calculadas, mesmo diante de questões básicas do dia a dia.
Respeito às diferenças
O estudante é capaz de dialogar com outros alunos e aprender desde pequenos a respeitar a diferença e valorizar a diversidade. Com isso, os alunos também apresentam um bom convívio com os colegas de classe e também com a comunidade ao seu redor.
Atividades sobre os 4 pilares da educação:
- Discussões em grupo;
- Perguntas temáticas;
- Música.
Discussões em grupo
Existem diversas formas de colocar em prática os 4 pilares da educação em sala de aula e fora dela. Uma delas é promover conversas em grupo e incentivar a troca de informações por meio da socialização e interação com outros estudantes. Essa prática poderá criar no aluno um dos pilares, que é o de conviver em sociedade.
Perguntas temáticas
Outra forma de incentivar a prática dos pilares é oferecer aos alunos atividades que despertem o senso de criatividade e estimulem o pensamento crítico frente a situações cotidianas.
Isso pode ser feito por meio de perguntas que façam os alunos refletirem sobre os temas discutidos. Com as diferentes respostas compartilhadas pelos alunos, o pensamento crítico poderá ser desenvolvido.
Música
Uma das apostas para estimular a criatividade dos estudantes em sala de aula é investir em músicas, uma vez que a prática musical estimula as habilidades sensoriais e criativas dos estudantes.
Para ajudar ainda mais no processo de aprendizagem, as músicas podem vir acompanhadas de letras que remetam ao aprendizado das disciplinas básicas. Além de expandir a bagagem cultural dos estudantes, os pilares da educação serão trabalhados de forma divertida e descontraída.
Somado a isso, é importante que o ambiente escolar estabeleça atividades para que os alunos coloquem em prática o aprendizado e que reforcem a ideia do respeito pela diferença de cada pessoa.
Gostou do nosso conteúdo sobre os 4 pilares da educação? Tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Deixa um comentário e conte para nós da LUMA Ensino.