As aguardadas férias escolares são, sem a menor sombra de dúvida, um dos momentos mais felizes para os estudantes, não importando sua faixa etária e nível de ensino escolar. Isso porque, no período de férias escolares, que ocorrem no meio e no final do ano letivo, os estudantes podem finalmente esquecer das obrigações na escola e da rotina de estudos, que muitas vezes é desgastante e cansativa.
Por tudo isso, esse momento de descanso têm um papel de grande importância e pode gerar diversos benefícios aos estudantes, sobretudo aos mais jovens.
Mas, qual é o papel da escola e dos pais nesse processo de relaxamento da rotina dos estudantes? Qual é o impacto das férias na saúde mental dos alunos? Se você tem filhos em idade escolar ou é professor e leciona para alunos nessa condição, recomendamos que você permaneça lendo o nosso conteúdo.
A importância das férias escolares
Nós estamos no século XXI, mas ainda hoje existem pessoas que veem as férias escolares como algo desnecessário ou como uma “perda de tempo”. Esse pensamento excessivamente formal é completamente alheio à vida escolar real e vai de encontro à ciência por trás do aprendizado.
Para embasar esse fato, vários estudos têm sido feitos ao longo dos anos para comprovar a importância dos períodos de férias escolares, tanto no meio do ano letivo quanto no final dele.
Essas amostragens científicas apontam, entre outras coisas, que ter uma pausa nos estudos é essencial para a preservação da cognição das crianças, barrando uma pretensa saturação dos mecanismos que proporcionam o aprendizado.
Em outras palavras, está comprovado que quanto mais as crianças e adolescentes estudam sem descanso, menos eles aprendem, pois ficam literalmente cansados de estudar. Por outro lado, depois de passarem por algumas semanas de relaxamento e descanso longe das salas de aula, os alunos tendem a voltar totalmente dispostos e aptos a estudar de forma mais intensa.
Podemos afirmar com certeza que a importância das férias escolares está intimamente relacionada ao aprendizado, do qual ela é aliada e não adversária, como ainda pensam algumas pessoas desinformadas.
Os benefícios das férias escolares:
- Promove o relacionamento familiar;
- Promove o bem-estar;
- Fortalece a saúde mental;
- Facilita a socialização.
Promove o relacionamento familiar
O primeiro benefício que as férias escolares trazem para estudantes de todas as idades é a promoção e/ou aprofundamento do relacionamento familiar. Com mais tempo livre, as crianças e adolescentes podem ficar mais próximos de pais, irmãos, avós, primos, tios, etc.
Esse maior estreitamento nos laços familiares melhora o relacionamento e o clima dentro de casa, além de reforçar valores e ideais que podem ajudar o estudante na sua trajetória como cidadão e profissional no futuro.
Promove o bem-estar
Outra grande característica das férias escolares é o bem-estar que elas provocam nos alunos. Isso se dá pelo afrouxamento das regras de estudo mais rígidas que permeiam a rotina dos estudantes. Nas férias, não é necessário acordar muito cedo todos os dias, nem dormir no horário certo, por exemplo.
Além disso, horários fixos de estudo são deixados de lado por um bom período. Tudo isso contribui para o bem-estar do jovem, que ao final das férias sente-se revigorado para reiniciar sua rotina de estudos.
Fortalece a saúde mental
Nos últimos tempos, muito tem se falado de saúde mental, que é um assunto de extrema importância e valor. Afinal, assim como o corpo pode adoecer, a mente também pode, configurando um fato que inspira cuidados.
E, da mesma forma que os adultos sentem cansaço mental e estão suscetíveis a problemas emocionais e mentais, como a ansiedade e a depressão, os jovens estudantes também estão.
Acontece que a rotina de estudos, aliada a cobranças internas e externas, tende a criar uma pressão que vai lentamente deteriorando a saúde mental dos alunos.
Por fim, no meio de tudo isso, as férias escolares servem como um elemento despressurizador, aliviando a pressão e dando tempo para que os estudantes retornem às suas atividades com força máxima.
Facilita a socialização
Um último benefício das férias escolares que queremos citar é a promoção da socialização que é fomentada nesse período. Isso se dá pelo aumento do contato com outras pessoas, que é vivenciado pelos estudantes.
É bem verdade que na escola também existe essa socialização. Contudo, nas férias, as crianças e adolescentes se conectam com grupos diferentes de pessoas, o que os ajuda a entender melhor o contexto social.
Dicas do que fazer nas férias escolares
Não é incomum encontrar pais e mães que simplesmente não sabem o que fazer durante as férias escolares dos filhos.
E isso não é sem motivo, uma vez que a rotina de estudo das crianças e adolescentes se encaixa perfeitamente com a rotina de trabalho dos pais, deixando toda a família atarefada na maior parte do tempo. Por tudo isso, quando as férias chegam para bagunçar essa “normalidade”, é normal que haja um pequeno estranhamento.
Se você tem filhos que vão entrar de férias e está nessa situação, não se preocupe mais. Nos tópicos a seguir, nós listamos oito dicas que podem ser úteis nesse período. Leia e avalie se é possível colocar uma ou mais delas em prática:
- Tire férias ao mesmo tempo que seu filho;
- Promova momentos especiais;
- Faça viagens;
- Organize passeios pela cidade;
- Abuse dos filmes e séries;
- Pergunte ao seu filho quais são as preferências dele;
- Uma colônia de férias pode ser a melhor opção;
- Promova encontro entre seu filhos e os amigos dele.
Tire férias ao mesmo tempo que seu filho
A primeira dica da nossa lista está mais para uma sugestão do que para um truque. É simples: para melhorar o período de férias do seu filho, é ideal que você e o seu cônjuge, se houver, também estejam de férias.
Com toda a família em período de descanso, fica bem mais fácil definir alguma atividade para pôr em prática, sobretudo aquelas feitas em família, que são as melhores. Então, se for possível, esteja livre durante o recesso da sua criança ou adolescente. Acima de tudo, isso vai agradar bastante a ele ou ela!
Promova momentos especiais
Entrando mais especificamente na seara das dicas propriamente ditas, sugerimos que você crie momentos especiais de conexão com o seu filho durante as férias escolares dele.
Faça comemorações de Natal e Ano Novo (nas férias de fim de ano), homenagens ao esforço que ele dispensou ao longo do período letivo, festas de aniversário (se for o caso), etc. Tudo para que o jovem se sinta especial e acolhido pela família.
Faça viagens
As viagens são o grande clichê das férias, não é mesmo? Porém, isso não é um fato isolado e sem sentido, pois essa predileção que as pessoas têm por viajar nas férias tem um sentido todo especial.
Acontece que as viagens funcionam como ótimas terapias, contribuindo para a melhora da saúde mental e também para a satisfação pessoal, o que contribui muito para o bem-estar geral de qualquer pessoa.
Portanto, incluir uma viagem no roteiro de férias da família é uma ótima opção de lazer e programa para todos. Inclusive para você, pai ou mãe, que também quer descansar da rotina de trabalho.
Organize passeios pela cidade
Todos sabemos que nem sempre o orçamento doméstico está folgado o suficiente para caber uma viagem ou um incremento mais elaborado para as férias. Mas, mesmo nesses casos, existem boas formas de aproveitar o recesso escolar das crianças.
Caso você não esteja podendo viajar e se divertir de uma forma mais abrangente com o seu filho que acabou de entrar de férias, pondere sobre a possibilidade de explorar melhor as atrações da sua cidade.
Caso o município onde você vive não tenha tantas atrações, analise essa possibilidade nas cidades vizinhas. De toda forma, a ideia é organizar bons passeios sem precisar investir grandes quantias de dinheiro em viagens. Pense nisso!
Abuse dos filmes e séries
Se tem uma coisa que os jovens gostam de fazer é assistir filmes e séries, atividade que é ainda mais intensificada nas férias escolares. E claro, em vez de reclamar com os estudantes por isso, o mais indicado é que os pais assistam às atrações junto com os filhos.
Inclusive, se o seu filho vai entrar de férias e você não vai conseguir ter folga no mesmo período e/ou não poderá viajar, assistir aos filmes e séries preferidos dele, junto com ele, é um grande diferencial. Apesar de ser uma atividade extremamente simplista, sentar e curtir uma produção cinematográfica com o seu jovem estudante vai alimentar ainda mais a boa relação entre pai/mãe e filho.
Pergunte ao seu filho quais são as preferências dele
Se mesmo com todas as dicas acima você ainda não decidiu o que fazer para preencher o tempo do seu filho durante as férias escolares dele, simplesmente pergunte à criança ou adolescente quais são suas preferências de atividades.
Por mais jovem que o estudante seja, ele vai expressar o que quer de alguma forma, como você com certeza já deve ter notado. Assim, vale a pena a pergunta, além de algumas sugestões, se for o caso. E claro, assim que você souber o que o menino ou menina quer, estude a possibilidade de atender a esse desejo. Ele(a) ficará muito feliz!
Uma colônia de férias pode ser a melhor opção
Em funcionamento há décadas, as chamadas colônias de férias sempre foram ótimas opções para pais que querem manter os seus filhos entretidos durante as férias escolares, mas não têm tempo ou tantos recursos para fazer isso eles mesmos.
Geralmente, esses momentos contam com brincadeiras, atividades ao ar livre, gincanas educativas, jogos interativos e muito mais. Além disso, as colônias são organizadas por profissionais da educação e de outras áreas, que trabalham para evitar acidentes, problemas de ordem relacional, confusões, etc.
Caso seja uma opção para você, procure uma colônia de férias de qualidade reconhecida e inscreva o seu filho. Mas antes de fechar o acordo, converse com a criança e veja se ela realmente quer ir. Afinal, se esse não for o desejo do seu filho, alguns dias numa colônia de férias divertida podem se tornar um pesadelo para o jovem estudante.
Promova encontros entre o seu filho e os amigos dele
Por fim, mas não menos importante, queremos dar a dica de que durante as férias escolares do seu filho, você deve promover encontros entre ele e os coleguinhas da escola, bem como outros amigos que ele conheceu fora da escola também.
Isso é muito importante, pois durante as férias a criança ou adolescente fica distante do convívio da maioria dos amigos, o que pode provocar ansiedade no jovem e a sensação de estar sozinho, mesmo acompanhado da família.
Como a escola pode ajudar nas férias escolares dos seus alunos
Como dissemos em tópicos anteriores, nem todos os pais podem promover férias cheias de viagens e diversão contínua para os seus filhos, seja por falta de recursos ou por falta de tempo.
Nesse cenário, a escola pode agir como ator integrante dessa relação, oferecendo aos estudantes e aos seus pais multimeios para o aproveitamento das tão aguardadas férias escolares.
Indo nesse sentido, separamos ao todo seis ações que as instituições de ensino podem promover para ajudar os pais a preencherem o tempo livre dos seus filhos com qualidade. Continue lendo e saiba quais são!
Manter o espaço físico aberto
A primeira coisa que toda escola precisa fazer durante as férias escolares é manter as portas abertas, pelo menos nos horários em que normalmente acontecem as aulas. É bem verdade que, nesse mesmo período, muitos profissionais que trabalham no local também entram de férias. Porém, cabe ao gestor da escola ver formas de administrar essa questão para manter o prédio em funcionamento.
O objetivo é disponibilizar o aparato escolar para alunos que eventualmente queiram acessar laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas e outros equipamentos enquanto estão de férias das aulas.
Manter uma linha interativa com pais de alunos
Durante as férias escolares, as escolas também precisam manter parte do seu contingente de funcionários na ativa para atender eventuais solicitações de pais e responsáveis por alunos. Isso é importante até mesmo por causa de questões técnicas, concernentes a matrículas e outras burocracias, além de servir como suporte aos pais dos alunos em outras questões.
Promover atividades interessantes
Com vistas a mobilizar os alunos em férias, os colégios podem também promover atividades interessantes, como oficinas de leitura, oficinas de teatro, mini competições, pequenas feiras de exposição, etc.
Mais uma vez vale frisar que, durante as férias dos alunos, os professores e outros agentes escolares também podem estar de recesso, o que dificulta a realização de eventos. No entanto, se for do interesse da gestão da escola, isso é perfeitamente possível de ser feito.
O objetivo principal é manter os alunos engajados em algo educativo, além de auxiliar os pais no direcionamento desses jovens em seu tempo livre!
Incentivar o acesso à biblioteca e aos laboratórios
Além de manter o acesso ao prédio da escola ativo, os gestores podem criar campanhas, que podem ser feitas na internet mesmo, incentivando a ida dos alunos aos laboratórios e à biblioteca da escola.
Assim, os pais que não puderam programar nada de especial para as crianças têm a chance de mandá-las para um local seguro onde elas vão preencher o seu tempo e ainda aprender algo novo.
Organizar passeios
Em parceria com os pais e responsáveis pelos alunos, bem como com outras instituições, as escolas podem organizar passeios e excursões com os estudantes durante as férias escolares.
Esses passeios podem ser educativos, turísticos e até mesmo para lazer, mas de toda forma são uma ótima opção de entretenimento para os estudantes que ficam ociosos durante as férias. Faça essa sugestão aos professores e gestores da escola em que seu filho estuda. Existem grandes chances de dar muito certo!
Investir em brincadeiras educativas
A última ideia que pode ser utilizada por escolas que querem ajudar os pais a direcionarem melhor os seus filhos durante as férias escolares é investir em momentos de brincadeiras educativas.
Esses encontros podem ser feitos no espaço da escola e guiados por algum professor que esteja disponível. Além disso, não precisa ser nada formal ou cheio de aparatos tecnológicos. Basta ser divertido e, claro, educativo!
Qual é o papel dos pais nas férias escolares dos filhos?
Diante de tudo o que já foi dito nesse artigo, é importante reforçar os imprescindíveis papéis de incentivadores e facilitadores, que ficam a cargo de pais e responsáveis durante as férias escolares de crianças e adolescentes.
De nada adianta dispor de grandes quantias de dinheiro e tempo de sobra para levar os estudantes em longas e incríveis viagens, se o propósito central das férias escolares não for assimilado por você, pai ou mãe.
Tenha em mente que as mesmas batalhas que você enfrenta como adulto, são enfrentadas por esses jovens, só que com algumas características diferentes. Caso isso não lhe ocorra imediatamente, tente lembrar como você se sentia na época de estudante.
Dito isto, podemos afirmar que você precisa assumir os papéis de amigo que incentiva o seu filho a apostar em si mesmo e parceiro que facilita a despressurização da jovem mente dele ou dela. Afinal, a criança ou adolescente pode ter vindo de um ano letivo complicado, de muito esforço e cobranças, onde alguns objetivos não foram alcançados, e estar com a mente literalmente cheia de tudo isso.
Portanto, durante esse período, esqueça os estudos junto com o seu filho. Se possível, nem pergunte como foram as notas dele ou algo do tipo, deixe esse assunto para outra hora. Não seja você mais um a cobrar o estudante, nem incorpore o papel de pai/mãe excessivamente rígido.
Seja maleável, compreensivo, receptivo e bom ouvinte. Foque apenas na diversão, fazendo o seu rebento se sentir acolhido, importante e protagonista. O seu filho precisa disso!
Volta às aulas depois das férias: como é?
Outra coisa que nós também citamos em determinado momento do texto é que, na volta às aulas, os alunos tendem a voltar mais dispostos a estudar, além de estarem mentalmente mais relaxados e tranquilos.
Isso contribui fortemente para um maior aprendizado, sobretudo nos primeiros dias do retorno às aulas. Entretanto, esse efeito esperado depende, e muito, da forma como o período de férias escolares foi conduzido pela família do estudante, pois a volta aos estudos também requer uma preparação.
Na maior parte das férias, os pais e responsáveis devem promover a diversão e o relaxamento dos alunos, para que eles realmente descansem do período de estudo. Mas, em determinado momento, o modo descanso precisa ser mudado para o modo alerta.
Nesse sentido, aqui vale deixar mais uma dica para você, pai ou mãe de uma criança ou adolescente em idade escolar: pelo menos cinco dias antes da volta às aulas, encerre as atividades de lazer com o seu filho e comece a “acostumá-lo” com a ideia de voltar à escola.
Isso fará com que o cérebro do jovem, que já está bastante descansado, comece a reverter a energia para a rotina de estudos novamente. Caso tenha alguma dúvida a respeito disso, consulte um dos professores que lecionam na escola do seu filho.
Férias escolares e saúde mental: duas coisas indissociáveis
Antes de finalizar o nosso artigo, não poderíamos deixar de reforçar um dos aspectos mais importantes das férias escolares, que é a promoção da saúde mental, bem como da cognição dos estudantes, sobretudo os menores.
Esses dois aspectos alardeiam ainda mais a importância não apenas de promover as férias, que já são institucionalizadas, mas sim de fazer desse momento algo especial.
Como esse artigo apontou, é papel dos pais e agentes escolares, tanto individualmente quanto em conjunto, fazer das férias escolares um período que une atividades que espantem o estresse e a tensão, mas também momentos de aprendizado e crescimento pessoal.
E por falar em estresse e tensão, vale ressaltar que pais e responsáveis devem se atentar ao uso excessivo de telas pelas crianças e adolescentes, pois ficar muito tempo em frente à TV, ao computador e/ou ao smartphone pode justamente aumentar o estresse nos estudantes em férias, por causa do estímulo que as telas causam ao sistema nervoso.
Use as férias escolares do seu filho como mais um instrumento na formação desse cidadão que está surgindo para as novas gerações. Você, pai ou mãe, é o principal responsável por isso.
Gostou do nosso conteúdo falando sobre férias escolares? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade a respeito de temas ligados a esse? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.