Rotina de estudos e Aprendizagem

A era da Educação 5.0: o impacto no ensino e na aprendizagem

A Educação 5.0 se baseia na inserção das tecnologias para gerar um ensino mais completo e focado nas competências socioemocionais dos alunos.
Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma experiência contínua de evolução tecnológica. Mas é claro que ao impactar outros setores, como indústria e saúde, ela também chegaria ao cerne da sociedade, a educação.

O que é a Educação 5.0?

A Educação 5.0 é uma proposta de ensino que busca aplicar a tecnologia não só para preparar os alunos para o mercado de trabalho, mas também visa destacar suas habilidades cognitivas e valorizar o seu bem-estar.

Dessa forma, com o advento desse novo recurso educacional, o objetivo muda. Antes, levar o tema da tecnologia para a sala de aula buscava a evolução de competências úteis para o mercado de trabalho.

Agora, a Educação 5.0 requer dos alunos o poder de fazer algo que seja, de fato, grande. Sendo assim, a interação da tecnologia com o processo de formação dos alunos deve resultar na criação de soluções que sejam boas para as pessoas.

Para chegar a esse objetivo, um dos grandes pontos é trabalhar as habilidades sociais e emocionais. Afinal, é preciso fomentar o uso crítico e saudável dos recursos tecnológicos.

As diferenças entre a Educação 5.0 e 4.0

Antes de continuarmos, é bom frisar que a Educação 5.0 não exclui as competências da Educação 4.0. Na verdade, o que se tem é uma relação de complementaridade e evolução de conceitos.

Para relembrar, a Educação 4.0 configurou a inserção da tecnologia em salas de aulas de escolas. Ou seja, ela teve origem com base no avanço tecnológico que pautou o que foi chamado de Quarta Revolução Industrial ou Economia 4.0.

Nos siga nas rede sociais

Não fique de fora, aprenda mais e melhor com a LUMA!

Escolha como deseja entrar