Educação dos filhos

Aulas de inglês infantil: guia completo com dicas, métodos e vantagens

Desde os primeiros anos de vida, uma criança deve ser apresentada a diferentes conhecimentos, e um deles pode ser a língua estrangeira. Uma criança deve viver a sua infância da melhor maneira, sempre se divertindo. Porém, isso não significa que aprender inglês será uma atividade maçante.

Na verdade, as aulas de inglês infantil devem estar presentes no dia a dia do seu filho visando o futuro. Isso porque, hoje em dia, o inglês não se trata de um diferencial, e sim um requisito de sobrevivência. Apesar de a nossa língua materna ser o português, o inglês está muito presente na nossa rotina.

Além disso, o conhecimento do inglês é uma forma de estimular a responsabilidade e outras habilidades de uma criança. Dito isso, vamos conferir a seguir a importância das aulas de inglês e as suas vantagens no período infantil.

Melhor idade para aprender inglês?

Uma dúvida muito comum quando o assunto é ensino infantil é se existe um momento apropriado para inserir as aulas de inglês. Não existe uma contraindicação específica para essa educação bilíngue ao conciliar o português e o inglês.

Saiba, inclusive, que o bebê, desde os primeiros meses de vida, tem o seu circuito neural voltado a compreender a linguagem. Logo, isso o permite entender e adquirir os mecanismos iniciais da sua língua materna.

Já entre os 6 meses e os 4 anos de idade, existe o que chamamos de janela cerebral nas crianças. Isso indica que o aprendizado da linguagem está se formando. Portanto, os neurônios, após serem incentivados, realizam novas especializações e conexões.

No período da janela cerebral, é interessante apresentar à criança um novo idioma, o que contribui para a aprendizagem de outros conteúdos. Por outro lado, esse momento pode ser importante para não desenvolver nenhum sotaque. Afinal, a estrutura nervosa básica está se formando.

As crianças que aprendem desde cedo a falar em inglês conseguem resolver problemas não verbais, aguçam a sua sensibilidade comunicativa e possuem uma melhor percepção espacial. Isso sem contar com uma relação harmoniosa com outras disciplinas.

Em resumo, não há uma idade específica para iniciar com as aulas de inglês, mas é primordial prezar por algo tranquilo e natural. Esse ensino deve ocorrer de maneira contextualizada.

A importância das aulas de inglês

A priori, é de suma importância compreender que o ensino do inglês não deve ser visto como somente uma disciplina. Nos dias atuais, o idioma é tido como uma maneira de se comunicar. O inglês permite que a criança se mantenha conectada com os acontecimentos no mundo inteiro.

Ressalta-se que o inglês hoje é o terceiro idioma com o maior número de falantes e está entre as mais de seis mil línguas faladas. Em primeiro e segundo lugar vemos o mandarim e o espanhol, respectivamente. No entanto, o inglês ainda é a mais influente delas. A maioria dos conteúdos que encontramos na internet, da comunicação em geral, traz essa língua.

A partir do momento que a criança aprende o inglês, ela se torna capaz de se comunicar com outras pessoas. Isso além de entender outras culturas e captar informações vindas de todas as partes do mundo.

O inglês também proporciona oportunidades que podem surgir com mais facilidade, como no mercado de trabalho – que aumenta sempre a sua competitividade. Inclusive, prova disso é que um segundo idioma não é mais considerado um diferencial, e sim um requisito básico.

O que é bilinguismo

Os profissionais da área de educação possuem as mais variadas considerações no que se refere ao conceito de bilinguismo. O que explica essa ampla diversidade de opiniões é o fato de existir uma quantidade restrita de medidas e critérios para chegar a uma definição definitiva.

Vemos que o seu significado possui uma relação com a existência de dois aprendizados linguísticos diversos ou ao uso de duas línguas de maneira simultânea por uma criança.

Para uma criança, entende-se que ser bilíngue é possuir a capacidade de se comunicar sem que haja um esforço maior em outro idioma. Isto é, a criança conseguirá falar com outras pessoas em língua diversa que não é a nativa.

Uma outra referência pode ser a utilização do idioma sem erros grotescos gramaticais ou com uma pronúncia parecida com a dos falantes nativos.

Por fim, nesse momento, é interessante ressaltar um outro aspecto, que pode ser levado em consideração ao conceituar o bilinguismo. Esse fator é a competência mínima em uma ou mais das quatro habilidades linguísticas: escrever, ouvir, falar e ler.

Principais desafios do bilinguismo

Uma instituição de ensino pode ser vista como bilíngue quando busca oferecer aos alunos o ensino para lidar com o idioma em situações acadêmicas, mas também sociais. Nesse formato, é comum que os alunos aprendam todas as disciplinas do currículo escolar em outros idiomas. Essa, na verdade, é a principal diferença em relação às escolas que trazem o curso de línguas apenas como uma parte da grade.

Contudo, é notória a existência de alguns desafios nesse modelo de ensino. Em um primeiro momento, o desafio pode ser o foco ao ministrar uma disciplina em inglês (ou em língua diversa da materna) não estar exatamente no aprendizado do idioma, e sim no conteúdo em si. Não há como garantir que o aluno conseguirá aprender a língua de uma maneira mais natural, como se fosse a sua nativa.

Por outro lado, encontramos outro desafio da escola que é bilíngue, como o treinamento da equipe. Isso ocorre, tendo em vista que na instituição bilíngue todos os funcionários – e não somente os professores ou a equipe docente – devem apresentar um bom domínio da língua, como o inglês, por exemplo.

Isso significa dizer que o bilinguismo exige um certo treinamento de toda a equipe da escola. Isso sem contar com um coordenador especialista e demais alterações na dinâmica da escola.

Saiba que, apesar de as escolas reconhecerem a importância do ensino bilíngue, para muitas delas a inserção desse modelo não seria viável. Afinal, isso acarreta uma perda da sua identidade. Sendo assim, as instituições desejam sim oferecer um inglês de qualidade para os alunos, entretanto, na maioria das vezes, falta uma estrutura para isso.

As vantagens de se ter aula de inglês na infância

Ser fluente ou conhecer o inglês é um fator essencial na vida de qualquer pessoa, do ponto de vista acadêmico e profissional. Afinal, isso pode abrir portas na carreira da criança desde o início da vida.

Por isso, começar com o ensino do idioma ainda quando criança é aproveitar essa ótima fase para adquirir conhecimento. Além disso, possibilita ao pequeno uma vida adulta com melhor nível no idioma. Dito isso, confira abaixo outros benefícios de estudar a língua desde o início da vida:

  • Aproveitamento na escola;
  • Ensino mais rápido e explorar outros talentos;
  • Desenvoltura na vida adulta;
  • Redução da timidez;
  • Se tornar um cidadão a nível global.

Aproveitamento na escola

Estudar inglês na educação infantil torna a criança capaz de aprender o novo idioma junto ao português. Isso permite que o seu cérebro tenha uma maior facilidade para trocar de língua no momento de se comunicar. Já é diferente ao compararmos com quem só inicia os conhecimentos na fase adulta, momento em que já é um falante nativo consolidado.

Além disso, o estudo de inglês na infância pode incentivar as funções cognitivas dos bebês e crianças. Essa é uma condição muito positiva para o aproveitamento nas demais disciplinas escolares. Por isso, a capacidade de raciocínio pode ser beneficiada, sem contar com a integridade do seu cérebro, que passa a ser influenciada pelo processo de ensino.

Se o nosso cérebro se exercitar com frequência, isto é, recebendo atividade, com mais rapidez ele poderá se desenvolver. É como se ele se comportasse como um músculo: quanto mais é trabalhado, mais cresce.

As crianças bilíngues possuem a capacidade de antecipar a consciência metalinguística, cálculo, lógica e concentração. Assim, elas podem focar mais rápido no desempenho das suas tarefas.

Ensino mais rápido e explorar outros talentos

Nos primeiros momentos da infância, as crianças costumam ser comparadas a esponjas, pois elas absorvem todo e qualquer tipo de conteúdo que é apresentado.

Vemos, portanto, que isso não é muito diferente ao nos referirmos ao ensino de idiomas, como o inglês. Por esse motivo, essas crianças começam a aprender inglês desde o momento em que têm o primeiro contato com a língua.

Isso sem contar que os pequenos alunos conseguem chegar mais rápido à fluência perfeita. Até porque o aparelho fonético, nessa idade, é capaz de reproduzir os mais variados sons nessa etapa do desenvolvimento do corpo humano.

Essa exposição ao idioma também auxilia a despertar outras competências, como musicalidade, sociabilidade e articulação dos sons. É muito comum que, ao colocar o seu filho nas aulas de inglês, os pais descubram que ele tem algum tipo de talento.

Desenvoltura na vida adulta

Ao passo que uma pessoa começa a aprender inglês desde cedo, se torna muito mais provável que, ao chegar à vida adulta, seja fluente.

Porém, ocorre o contrário quando alguém só decide optar por este ensino após muitos anos de crescimento ou até mesmo por ser uma exigência do mercado de trabalho.

Falar a língua inglesa de maneira fluente abre muitas chances na carreira profissional. Isso possibilita que seu filho estude no exterior no futuro e, por consequência, tenha acesso a uma formação especial.

Outro benefício é que ele terá um contato com outras culturas — e esses elementos são capazes de enriquecer seu currículo.

Uma criança que começa seu aprendizado em inglês de forma mais dinâmica e apropriada para a sua faixa etária tem tudo para se tornar um adulto desenvolto. Isso também a torna sem limites e capacitada para buscar suas metas profissionais.

Redução da timidez

O seu filho apresenta traços de uma personalidade tímida? Saiba que o contato com um novo idioma, em uma sala de aula com outros alunos da mesma idade, auxilia a reduzir a timidez.

Essa é uma característica que, na maioria das vezes, impede que os pequenos conversem com outras pessoas e acabam deixando de fazer amizades.

É comum que as crianças que começam a falar inglês em seus primeiros anos de escola se sintam empolgadas com as descobertas. Elas desenvolvem um interesse maior em praticar o que aprendem com seus colegas e em casa.

Esse fator, além de melhorar suas habilidades de oratória e conversação, também as torna menos inibidas ao se expressarem em público.

Se tornar um cidadão a nível global

Você já pensou em oferecer ao seu filho a chance de viajar pelo mundo com uma comunicação excelente e conhecer outras culturas? Seu filho pode ter essa oportunidade a partir do momento em que aprende inglês na infância. Até porque estamos falando de uma língua considerada universal, praticada na maior parte dos países.

Uma pessoa que apresenta em seu currículo esse segundo idioma na ponta da língua com certeza terá mais independência para viajar. Ela não precisará contar com guias ou tradutores em seus passeios em um país estrangeiro, aproveitando mais as experiências locais.

O ensino permite se aprofundar em outras culturas e se comunicar com pessoas de diversas nacionalidades. Essas hipóteses auxiliam a desenvolver o respeito pelas diferenças. Inclusive, essa é uma característica indispensável para a construção das relações humanas.

Todos esses fatores contribuem para que seu filho possa se tornar um cidadão a nível global no futuro. Até porque a visão globalizada proporcionada pelo ensino de inglês permite que ele consiga estudar, viver ou exercer sua profissão em qualquer país que tenha esse idioma como língua materna ou secundária.

Em outras palavras, seu filho terá à sua disposição um mundo repleto de oportunidades. E isso se refere a termos pessoais e profissionais, com mais possibilidade de ser uma pessoa realizada.

Como ter aulas de inglês lúdicas

É importante destacar que cada criança apresenta seu próprio processo de ensino. Por isso, elas têm, de forma individual, um ritmo diferente, o que necessita de estímulos específicos para impulsionar o aprendizado.

Por essa razão, além de considerar a faixa etária, é claro, é essencial prestar atenção especial à sensibilidade no que se refere ao ensino da língua inglesa a bebês e crianças desde cedo.

A escola vê o bilinguismo como um processo que ocorre de forma gradativa e constante. Ao falarmos da educação infantil, é preciso ter cuidado para não explorar a leitura ou a escrita de palavras em inglês. Até porque o período de alfabetização da criança precisa ser respeitado. Se isso ocorrer, deve ser de uma forma equilibrada.

Processo de ensino

Por conta da idade, a abordagem mais adequada consiste no ensino de inglês com foco na sonoridade da língua. Isso também ocorre com a forma como fazemos com nossa língua materna. Em um primeiro momento, nós costumamos aprender a falar e a compreender o que está sendo escutado para, depois, ler e escrever.

O modelo de ensino ocorre através de atividades lúdicas que têm relação com o cotidiano da criança. Nesse sentido, é interessante contar histórias, trazer jogos e brincadeiras, teatro com bonecos e fantoches, e músicas. Essas são sempre ótimas opções de ensino.

Nesse cenário, aprender inglês se torna algo tão divertido, estimulante, satisfatório e natural que a criança nem percebe que está estudando. A experiência precisa ser prazerosa, o que exige técnicas adequadas para a idade.

Não é interessante, por exemplo, ensinar regras da gramática inglesa a uma criança muito nova. No entanto, não há motivo para preocupação, afinal, no tempo adequado, ela desenvolverá essa habilidade.

As 4 melhores metodologias para aulas de inglês na educação infantil

Ter conhecimento sobre cada metodologia de ensino do inglês pode te auxiliar no processo de entender a melhor opção para o seu filho. Dito isso, veja as quatro metodologias:

  1. Metodologia Direta-intuitiva;
  2. Método Tradicional;
  3. Audiolingual;
  4. Metodologia Comunicativa.

Metodologia Direta-intuitiva

A primeira metodologia se concentra na conexão direta com o inglês. Logo, em qualquer situação no ambiente escolar, é preciso usar o idioma. O aprendiz irá entender o inglês por meio da escrita, da conversação, da prática de exercícios ao longo da aula e da leitura.

Método Tradicional

Esse é o método mais convencional para ensinar inglês e se baseia no ensino da gramática normativa, promovendo traduções de forma literal. Esse método ocorre, na prática, por meio de atividades com a finalidade de traduzir palavras em texto ou corpo textual.

A metodologia tradicional para conquistar o inglês fluente exige memorização do vocabulário ensinado e das regras gramaticais. Destaca-se que, aqui, o professor é o detentor do saber.

Audiolingual

Esse método surgiu e ganhou popularidade após a Segunda Guerra Mundial. Desde a década de 1950, o método era conhecido como “método de exército”.

Nesse caso, a metodologia audiolingual se baseia na fala e na escrita, não sendo necessário ler ou escrever. As aulas ocorrem de forma oral, por meio de perguntas e respostas. O educador, de fato, é desafiado nesse sistema de ensino.

Metodologia Comunicativa

A fim de conquistar o inglês fluente através dessa abordagem, as escolas de ensino infantil inserem o idioma no ambiente escolar como uma atividade que deve ser realizada em casa. Aqui a segunda língua é usada na rotina da escola, a fim de praticar o que foi ensinado e para melhorar o rendimento.

É essencial compreender que esse plano de aula de inglês na educação infantil não tem como base somente a fala. Isso porque é preciso levar em consideração o contexto em que a criança está inserida. O aluno desenvolve um interesse maior em assimilar a língua no dia a dia.

As melhores atividades nas aulas de inglês na educação infantil

Tanto para os adultos quanto para as crianças, vemos que o ensino parte de um princípio comum de assimilação. Isto é, é preciso acostumar-se a ouvir outro idioma, escrever uma nova ortografia e aprender novas regras. Algumas atividades, porém, podem ser mais interessantes para as aulas de inglês na educação infantil.

Mostre às crianças desenhos animados em inglês

A priori, essa é uma forma mais concreta de habituar os filhos às sonoridades, associando, ao mesmo tempo, conceitos e imagens. Hoje em dia, existe uma ampla variedade de desenhos educativos nos canais abertos, canais a cabo e na Netflix, o que permite que os jovens vejam os assuntos de uma maneira mais lúdica.

Use músicas ou cantigas no idioma inglês

As músicas e cantigas em inglês são uma maneira incrível de familiarizar as crianças com essa nova língua. Afinal, as crianças amam música e se divertem muito com isso.

Além disso, você encontra com muita facilidade na internet vídeos de cantigas e canções em inglês. Você ainda pode utilizar as plataformas mais comuns, como o YouTube ou o Dailymotion.

Livros em inglês

No mercado atual, é comum encontrar livros lúdicos, com ilustrações e concebidos com foco especial na educação de crianças e jovens. Inclusive, alguns deles também são acompanhados de materiais complementares, tais como áudio e vídeos.

Sites e aplicativos

Assim como ocorre com diversos aplicativos educativos de línguas estrangeiras para adultos (Babbel e Duolingo), é possível encontrar sites para ensinar inglês para crianças. Por exemplo, é possível mostrar ao seu filho o British Council, PiliPop, Papumba, Starfall.com e Fun English.

É necessário, porém, ter uma atenção especial quanto ao uso do celular. Você não pode deixar que o seu filho abuse da utilização dos eletrônicos.

Para evitar isso, você pode definir um horário com uma duração específica de minutos (pode ser no máximo de 20 minutos por dia). Com certeza, esse tempo já será suficiente para ele.

Aulas particulares ou em grupo

Fazer aulas de inglês com um professor particular pode ser uma ideia incrível. Na prática, para crianças menores de três anos, as aulas em grupo podem ser a melhor solução.

O ideal é que você aguarde cerca de 4 ou 5 anos até colocar o seu filho em uma aula individual. Sendo assim, fica a seu critério se os encontros ocorrerão em casa ou no local escolhido pelo professor.

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