A importância do lúdico na educação infantil não é um tema visto por muitos pais, já que na maioria das escolas ainda rege a forma de ensino tradicional. Isso faz com que muitos não saibam as vantagens de obter esse método, que ajuda no processo de ensino-aprendizagem e ainda melhora muitas aptidões nas crianças, tais como atenção, concentração e imaginação.
Além disso, com um método de ensino firme no valor das atividades lúdicas, o educador pode falar a linguagem infantil e envolver a criança nas tarefas da escola para ajudar no desenvolvimento cognitivo infantil.
Esse fator ajuda não só a aprendizagem das crianças, mas no trabalho do educador no ambiente escolar, pois ensinar se torna mais fácil. Além disso, dar o devido valor às atividades lúdicas ajuda na relação entre professores e alunos, o que é necessário para que as crianças se sintam seguras na hora de tirar suas dúvidas.
O que é lúdico?
Embora o uso de meios lúdicos na educação seja uma prática um pouco nova, o método é usado desde os tempos da Idade Média como fonte de lazer em festas e parte de união entre as pessoas.
De acordo com Ferreira (1986), o termo lúdico tem dois conceitos:
- Que serve para divertir ou dar prazer;
- Ligado a jogo ou diversão.
A palavra lúdico vem do latim ludos e é um termo masculino. Apesar de o sentido desse conceito estar ligado a jogos, a palavra ganhou um novo conceito, que vai além desse tipo de programa.
Hoje em dia, dá para definir o lúdico como uma forma de mostrar liberdade por meio de formas que geram prazer, tais como:
- Brinquedos;
- Tarefas direcionadas;
- Músicas;
- Danças;
- Representações artísticas.
Além do lazer, a importância das atividades lúdicas estão em ser úteis para gerar muitos saberes e também na criação de crianças e adultos.
Qual a importância do lúdico na aprendizagem na educação infantil?
O papel do lúdico na aprendizagem tem uma importância para o desenvolvimento da criança vai além de tornar as aulas mais ativas. Hoje, as crianças têm acesso a muitos meios tecnológicos, isso torna a rotina de estudos árdua, ainda mais quando elas já sabem se entreter com o celular.
Apesar dos meios tecnológicos serem bons para ajudar no desenvolvimento infantil, eles podem tolher o aprendizado quando a escola usa métodos de ensino comuns. Então, ao pôr em prática atividades lúdicas em sala de aula, o educador consegue prender a atenção da criança e deixá-la mais ligada no conteúdo.
A educação infantil é a base da formação socioeducacional do ser humano. Por isso a importância das atividades lúdicas, pois elas têm muito a ajudar no seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e social. Por meio de jogos fica mais fácil para a criança entender o mundo que o rodeia. A linguagem dos adultos é mais difícil.
Os jogos são capazes de mover a criança, mesmo sem que ela veja, pois ela aprende brincando. Vamos a um exemplo prático: ensinar crianças as primeiras questões matemáticas usando jogos fica mais simples do que usar um quadro negro.
Pôr as tarefas escolares dentro do eixo infantil deixa a criança mais à vontade dentro da sala de aula, pois a coloca em um lugar em que ela já sabe, onde brincar faz parte de sua rotina. Então além de ajudar com o processo de ensino-aprendizagem, o lúdico ainda ajuda a criança a tomar gosto pelo ato de aprender desde os primeiros anos de sua vida.
Outro ponto positivo do lúdico é que a criança tem a chance de aprender sem aquela cobrança dos métodos de ensino comuns. O ensino se torna melhor. Além de evoluir o intelecto da criança, os jogos ajudam na parte física e mental.
Veja 5 atividades e brincadeiras lúdicas para educação infantil:
- Brincadeiras educativas;
- Jogos educativos;
- Artes;
- Leituras;
- Teatro de fantoches.
Agora que você entendeu a importância do lúdico e das brincadeiras lúdicas para educação infantil, está na hora de saber sobre alguns meios que o despertam.
É necessário que os pais saibam sobre esse tipo de programa para ajudar no desenvolvimento infantil nas horas em que fazem as lições de casa de forma correta. Então veja a seguir os principais meios usados para despertar o lúdico na aprendizagem.
Brincadeiras educativas
Brincar é um direito da criança, que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, no Art. 7. Pôr brincadeiras lúdicas para educação infantil no ambiente escolar é uma grande chance para a criança se divertir, mostrar suas emoções em relação ao mundo que o cerca e obter seus saberes.
Há muitas brincadeiras lúdicas para educação infantil que podem ser usadas na sala de aula. Um bom exemplo é o uso de massas de modelar, que são úteis para ensinar a criança sobre cores e formas geométricas.
Brincar de completar um desenho é uma boa forma de evoluir a aptidão e a coordenação motora dos pequenos. Já jogos como o trava-línguas e as músicas ajudam a desenvolver a forma de expressão da criança, sua linguagem, desenvolvimento cognitivo e psicomotor.
As letras do alfabeto, que são uma das primeiras tarefas que a criança aprende na sala de aula, podem ser dadas com o uso da forca. O bom é que para a criança brincar de forca, por exemplo, basta só papel e lápis. Além de ser simples, é uma boa forma de mostrar novas letras e palavras à criança.
Jogos educativos
Também usa-se os jogos em sala de aula. Mas eles devem ser dados com cuidado, pois a criança pode ver que se trata de um simples passatempo. Por isso, os games devem estar ligados com a faixa etária e o conteúdo que o educador quer dar.
Para que a criança fique ligada no jogo, ele tem que ter uma boa linguagem, que ligue os pequenos da realidade na qual eles estão dentros. Jogos de construção, por exemplo, são úteis para explicar os mais diversos conteúdos.
Jogos de tabuleiro, como damas e xadrez, despertam o pensar de modo hábil na busca de soluções para problemas do dia a dia. Perguntas e respostas são boas para estimular a memorização enquanto jogos matemáticos ajudam a criança a se ligar com os números desde cedo e de forma mais simples.
Há diversas opções de jogos, inclusive online, que ajudam a aguçar a curiosidade das crianças e a despertar seu aprendizado. Sendo assim, se pode fazer um bom uso da tecnologia na educação infantil e baixar alguns jogos lúdicos para as crianças brincarem enquanto eles aprendem.
Artes
O uso de artes visuais na educação infantil é vital para dar à criança um aprendizado que gere a junção de pontos que são bons para ajudar na evolução infantil, tais como a percepção.
O simples ato de rabiscar, colorir ou desenhar já é muito útil para despertar os pequenos a evoluir essas técnicas. O bom é que essa é uma tarefa simples, que os pais podem fazer em casa. Basta comprar lápis de cor, gizes de cera e imprimir alguns desenhos que são achados na internet.
O ato de colorir é muito bom para uma criança. Nem é preciso que ela esteja na escola para pôr esse tipo de tarefa em seu dia a dia.
Leituras
Em um mundo virtual, como o de hoje em dia, formar leitores é um desafio tanto para pais quanto para professores. Isso porque quando a criança aprende a ler e escrever, ela já está familiarizada com os meios eletrônicos. Por isso, os livros podem parecer chatos. Sendo assim, o hábito da leitura tem que ser motivado desde cedo.
O ideal é lermos para nossos filhos quando eles começam a se comunicar, pois dessa forma eles aprendem a ter contato com os livros bem cedo. Escolhe-se os livros de acordo com a idade da criança, mas rimas e poesias são boas opções para as mais novinhas.
Teatro de fantoches
Crianças gostam muito de bonecos e, por isso, o teatro de fantoches é um meio que pode ser usado como atividade lúdica. Os bonecos podem ser usados para contar uma história, como a descoberta do Brasil, mas também é uma boa ideia contar uma narrativa e deixar as crianças adivinharem do que se trata.
Para motivar a imaginação dos pequenos, vale deixá-los criar seus próprios fantoches e contar histórias para os colegas, para os pais e professores.
Qual o papel dos pais no processo?
Sabendo da importância do lúdico e de brincar na educação infantil, os pais têm um papel vital no desenvolvimento intelectual e cognitiva dos filhos. Não se pode deixar a função de ensinar apenas para a escola, pois quando os pais participam da educação dos filhos, eles aprendem melhor e têm mais prazer em ir para a escola.
Falando em atividades lúdicas, não dá para esperar que a criança tenha idade escolar para pôr jogos educativos em seu dia a dia. Pode-se ler para os filhos à noite para ajudá-los a conhecer melhor o mundo que os cerca.
Além disso, tarefas como colorir, desenhar e jogar podem ser induzidas desde cedo para que a criança já comece a obter técnicas vitais para o convívio no meio social.
Como o lúdico vai ajudar a criança no futuro?
A importância do lúdico e de brincar na educação infantil vai muito além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Atividades lúdicas são importantes para os seres humanos desde os tempos da Idade Média, quando os jogos eram uma forma de entreter as pessoas.
As atividades lúdicas ajudam a criança evoluir muitas técnicas vitais para seu convívio social e ajudam para torná-la um adulto inteligente, produtivo, com emocional maduro, além de poder para resolver problemas.
Os jogos também são bons para formar jovens e adultos criativos, o que é uma aptidão muito prezada no mundo corporativo, pois as empresas carecem de pessoas com ideias novas e com fome de inovação.
Além disso, com o acesso à tecnologia, as crianças ficam cada vez mais isoladas, ligadas aos seus celulares, o que pode ser bem ruim para elas no futuro. Isso porque, quando uma criança passa muito tempo só, ela pode ter problema para se relacionar com outras e de manter vínculos afetivos.
Mas quando a criança é educada desde cedo com jogos, ela aprende a socializar, ajudar os outros e a trabalhar em equipe. Esses pontos são vitais para um adulto se evoluir tanto no aspecto profissional quanto pessoal.
Aula particular pode ajudar? Como?
Claro que sim! Isso porque, apesar da importância do lúdico na educação infantil, nem todas escolas adotam esse método. Então, contratar um professor particular, quando não temos tanto tempo para ensinar nossos filhos, é vital para que eles tenham maior qualidade no aprendizado.
Claro que a presença dos pais é fundamental para o aprendizado da criança, mas a aula particular não deve ser jogada fora. Isso porque um professor particular vai fazer tarefas de acordo com a idade e problemas da criança.
Cada criança tem uma forma de aprender e sente dificuldade em uma área do saber. Um professor particular tem a chance de conhecer o aluno de forma mais profunda, isso faz com que ele veja quais são os pontos fortes e fracos da criança e trabalhe na sua evolução a partir disso.
Agora que você está ciente da importância do lúdico na educação infantil, ponha algumas atividades no dia a dia da criança. Mesmo que ela seja bem pequena, algumas cantigas que falam do alfabeto e de como formar as palavras já são úteis para ajudar em seu aprendizado e, quando ela estiver em idade escolar, não hesite em contratar aula particular para ela. Isso fará toda a diferença no seu desenvolvimento intelectual e social.
Gostou do post e está interessado em contratar um reforço escolar para seu filho? Entre em contato com a LUMA para conhecer nossa metodologia de ensino!