Um dos grandes problemas causados pelo Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é a redução da atenção na escola. Sendo assim, a concentração se torna uma tarefa difícil para quem sofre dessa síndrome. Os níveis de aprendizagem ficam lesados durante as aulas. Portanto, a aula particular pode amenizar esse impacto negativo.

Estima-se que exista mais de dois milhões de casos de TDAH no Brasil. O transtorno não possui cura, mas um tratamento certo diminui o seu efeito. A maior incidência ocorre entre crianças de 6 e 13 anos.
A concentração torna-se uma tarefa difícil para quem sofre com esse transtorno. A criança fica hiperativa e o trabalho do professor de ganhar a sua atenção passa a ficar duro.
Vantagens do reforço escolar individual
A aula particular pode ser uma saída para ajudar no aprendizado da criança. Dessa forma ela pode ter uma relação calma e construtiva com o professor.
No processo de aulas particulares para a criança que tem TDAH, 3 são os benefícios que os pais podem encontrar:
- A relação;
- A troca de saberes;
- A análise dos resultados.
A personalização do estudo é vital para conseguir a atenção da criança com TDAH. Sendo assim, uma boa forma é abordar cada tema à parte, diferente da forma que ocorre na escola, onde a criança acaba tendo que desenvolver saberes gerais.
É gerado ao filho uma melhora não apenas na educação, mas também na relação com o outro. Vale destacar, no entanto, a atuação contínua que um psicólogo deve ter com a criança. Ele ajuda ainda mais no processo de evolução da criança.
TDAH e as dificuldades na escola
Os problemas podem se agravar no ambiente escolar, onde há uma carência de atenção no momento da aprendizagem. Dessa forma, a criança pode ficar dispersa e ter muitos problemas de atenção.
A falta de informação de professores e colegas é outro problema enfrentado pela criança que possui TDAH. Ela acaba sendo taxada de rebelde, o que pode prejudicar na construção das relações.
Uma das principais reclamações dos pais com filhos com TDAH é o problema em se aprender no ambiente escolar. No entanto, eles possuem um papel importante para amenizar os problema desse transtorno. Perceber como é o ambiente escolar frequentado pelo seu filho e buscar saber como a criança se sente naquele espaço pode ser vital, pois o número de desatenção pode ser maior devido ao local.
É muito importante que os pais entendam que o TDAH não é falta de coragem ou de vontade, mas sim um problema sério que pode estar junto da criança durante toda a sua vida.

Gostou do nosso conteúdo sobre as vantagens das aulas particulares para crianças com TDAH? Tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Entre em contato com a LUMA Ensino.