A primeira etapa da Educação Básica requer um maior esforço e paciência dos pais. Durante esse período, eles têm que lidar com as demandas das crianças que estão descobrindo um novo mundo. As atividades de educação infantil tornam-se uma importante aliada dos pais nesse processo de evolução.
Para se ter ideia, até os seis anos o cérebro da criança está se desenvolvendo. São 90% de conexões cerebrais feitas até essa idade. Portanto, a criança que não for motivada durante esses anos diminui bastante a evolução cerebral. São neurônios que deixam de evoluir a partir dessa negligência.

Seja como for, as atividades de educação infantil servem para estimular o cérebro das crianças. Além disso, elas têm várias vantagens. As principais são ligadas a interação com os pais, evolução de funções motoras e a melhora no raciocínio lógico.
O apoio dos pais é fundamental para essa evolução. Sem a influência dos responsáveis nesse período, a alfabetização das crianças tende a ser mais lenta.
Junto com os pais, as atividades de educação infantil precisam bater com cada faixa etária, além de trazer uma progressão na evolução da criança.
Leia mais: Como a aula particular ajuda na aprendizagem na educação infantil?
Leia mais: Tecnologia na educação infantil: fique por dentro das vantagens
Para que os pequenos tenham uma evolução mais rápida na alfabetização, as crianças precisam das atividades certas para cada idade e do apoio dos pais, ainda que já estejam na creche.
Nessa fase da vida, as crianças precisam de uma orientação certa, construindo valores civis e morais por atividades, brincadeiras, jogos, leitura e conversa com os pais.
Afinal, pela falta distinção das coisas, as crianças recebem estímulos por atividades lúdicas e brincadeiras muito mais do que exercícios chatos. Essas tarefas têm que ser rápidas na sua conclusão para não entediar os pequenos e para que os exercícios educativos sejam mais prazerosos.
A importância de atividades na educação infantil
Para uma evolução eficaz na fase da primeira infância, as atividades escolares juntas dos pais têm muito a agregar.
Nesse sentido, as tarefas, no geral, propostas envolvem a interação das crianças. Jogos e brincadeiras são importantes na fase da educação infantil, desde que haja interação e ação com as crianças durante os exercícios.
Afinal, uma atividade para ter eficácia precisa da ação das crianças. Exercícios que deixem os pequenos apenas como receptores, recebendo a informação, não são tão indicados.
As atividades online precisam do apoio dos pais ou professores. Existem muitos jogos que apenas estimulam a visão e a audição da criança, mas não contribuem para a aprendizagem.
Da mesma forma, a partir dos três anos os pequenos começam a entender as coisas. Nessa idade eles começam a distinguir questões básicas sociais e quando trabalhadas com atividades de pré-alfabetização, a evolução pode ser boa.
Contudo, os pais precisam ter paciência durante esse período. As crianças aprendem no tempo delas, por mais que tenha um aviso ou classificação das atividades.
As atividades ainda que repetidas podem demorar um pouco para a fácil assimilação dos pequenos. Portanto, é muito importante não apenas o apoio dos pais durante as atividades educativas, mas a paciência e compreensão de que algumas atividades possam ser mais difíceis no período do aprendizado.
Pode parecer simples, mas é o primeiro contato da criança com o mundo externo. Um mundo cheio de desafios e regras sociais. Em razão disso, aprender e conhecer todas essas questões precisa ser um pouco mais prazeroso.
Bem como o uso do lúdico é bom nesse processo de aprendizado. Além de estimular a visão, audição e tato, essas atividades ajudam na evolução de funções motoras e cognitivas na criança.
Atividades lúdicas e o aprendizado na educação infantil
Muitos especialistas indicam as atividades lúdicas para o processo de aprendizagem das crianças. Essas tarefas tendem a ser rápidas e dinâmicas para entreter os pequenos durante o período de pré-alfabetização.
Logo, o tempo de concentração das crianças em atividades é bem menor do que o de adultos. Os pequenos se omitem rápido em qualquer atividade, por isso a escolha por jogos e brincadeiras mais ágeis com um tempo de duração menor.
Em síntese, essas atividades educativas têm que despertar o desejo das crianças de alguma forma. A proposta de ser educativa é válida, mas essas tarefas precisam prender a atenção e divertir ao mesmo tempo.
O lúdico e exercícios que mexem com a imaginação dos pequenos são cruciais, já que eles captam melhor as tarefas por meio desse processo. Por isso existem tantas atividades e jogos que trabalham com o imaginário das crianças.
Lembrando que para crianças menores de dois anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os pais devem evitar o uso de telefones e aparelhos luminosos. Isso pode atrapalhar a evolução do cérebro dos pequenos.
Dessa forma, por mais que o lúdico seja trabalhado por telas de computador e celular, as crianças têm que ter diversões interativas. Não que jogos e apps não sejam indicados, mas o período em tela deve ser reduzido.

Conheça algumas atividades lúdicas para brincar com os pequenos
Pintura e desenho
À primeira vista, a pintura e o desenho podem parecer atividades sem valor. Mas esses exercícios ajudam nas funções motora e cognitiva, e estimula a criatividade e a imaginação das crianças.
Gincanas
Bem como outras atividades, a interação gerada pelas gincanas são importantes no aprendizado. Podem ser feitas de diversas maneiras, desde testando o saber sobre o corpo humano até fórmulas básicas de matemática ou alfabeto. Use a imaginação.
Leitura
Às vezes, as atividades mais simples podem ser as mais prazerosas com as crianças. A leitura estimula a imaginação e a depender da idade os contos têm um pouco de dramatização dos pais para elas conseguirem ficar entretidas com as histórias dos livros.
Fantoches
Hoje em dia existem muitas maneiras de criar bonecos de pano ou materiais recicláveis que ajudam no aprendizado. O uso dos fantoches pelos pais é bom para a evolução da criatividade e imaginação da criança.
Massinha de modelar
Nesse meio tempo antes da alfabetização, existem objetos muito úteis no estímulo do cérebro das crianças. Existem muitas formas de usar as massinhas no processo de aprendizado.
Dança
Por fim, a dança pode impor a evolução motora e da consciência da criança sobre o seu próprio corpo. A música pode ter uma mensagem bonita sobre a questão social ou até ensinar nomes, o alfabeto, partes do corpo, animais e muitas outras coisas.
Atividades de educação infantil em sala de aula
As aulas presenciais, assim como as online, têm que ser dinâmicas e entreter os alunos de um modo que aprendam brincando, usando diversos objetos e brincadeiras que trabalhem com o lúdico e o imaginário da criança.
Dessa forma a criança se motiva a aprender, sem sofrer com a falta de interesse. De 0 a 6 anos existem muitos desafios para os pais e educadores, então o estímulo diário em atividades rápidas de aprendizado é um deles.
Em outras palavras, as crianças têm de se desenvolver, mas isso tem que ser dinâmico. O ensino com o uso de brincadeiras, jogos e brinquedos é bom para a evolução dos pequenos.
As salas de aulas já são munidas pelos educadores para motivar a alfabetização. São cartazes com contas de matemática e sílabas que se mudam um ambiente cheio de estímulos de aprendizado.
Da mesma forma os quartos dos pequenos podem estar repletos de atividades feitas pelos próprios. Além disso, exemplos de aprendizado espalhados em todo o quarto, trazendo o aprendizado para a rotina da casa.
Aqui estão algumas atividades para sala de aula
Atividades em grupo
Primeiro, é muito comum ver educadores trabalhando com crianças em dupla ou trios. Isso porque as atividades tendem a ser mais conjuntas e motivam o lado coletivo entre os pequenos.
Adivinhação
De antemão, a mente de uma criança recebe informação de uma maneira sem igual. Enquanto o adulto demora a entender alguns pontos, o processo da criança é um pouco mais rápido no que diz a aprender.
Uma das formas mais eficazes a trabalhar com os pequenos em sala de aula é com a adivinhação. Bem como outros jogos e brincadeiras, a adivinhação precisa do educador ao lado dos alunos. Pode ser um verbo ou nome de animal, a depender da imaginação. Um estudante é escolhido para fazer a mímica enquanto os outros assistem e tentam desvendar o enigma.
Alfabeto
Essa categoria de jogo trabalha com o alfabeto e o saber de cada criança das letras para com os nomes e sílabas. A depender da faixa etária das crianças, o educador pode avançar em níveis de dificuldade para cada idade.
Afinal, é difícil que uma criança pequena aprenda com atividades para crianças mais velhas. Caso seja desejo dos pais ou educador, o exercício mais difícil pode ser ensinado, desde que eles não forcem muito o pequeno para não traumatizar.
Atividades de educação infantil nas aulas remotas
A educação infantil nas aulas remotas tornou-se uma realidade na vida dos brasileiros a partir da pandemia. Os pais e os educadores foram obrigados a se adaptar assim durante esse período.
Desde já essa novidade demorou um pouco a se fixar na rotina dos brasileiros, mas, com o tempo, os pais e os educadores, ainda online, puseram o ensino de maneira eficaz.
Nesse sentido, as aulas remotas servem como um bônus para o aprendizado dos pequenos. Isso quando usadas como maneira de complementar o ensino presencial, o que também é bem útil.
Da mesma forma muitos pais procuram por aulas de reforço para a melhora no desempenho escolar das crianças. A LUMA Ensino, por exemplo, pode ajudar nesse processo com aulas individuais. A empresa busca resolver os problemas que não são resolvidos em sala de aula além de agregar no ensino.
É uma ótima opção para quem deseja a aprovação do filho com um aprendizado de ponta. Além do reforço em matérias básicas do ensino infantil ao médio, a LUMA tem um trabalho com idiomas não apenas para as crianças, mas os pais podem ter acesso a esse acompanhamento.
Em síntese, as aulas remotas ajudam bastante no aprendizado dos filhos. Com atividades dinâmicas que prendam a atenção da criança, são usados vários recursos para a melhora no desempenho escolar.
Aqui estão algumas atividades para serem trabalhadas em aulas remotas
Jogos educativos
Junto com os educadores, os jogos educativos ensinam as crianças de maneira lúdica. A depender do nível de cada um, são diversos jogos com exercícios práticos de alfabetização. Jogos de sílabas, alfabetos, nomes, cidades e muitas outras descobertas feitas a partir dos jogos.
Seja como for, os jogos são uma ótima opção para dinamizar a aula. Existem plataformas em que os pais e professores podem criar o próprio jogo. Tudo para melhorar o aprendizado dos pequenos. O Educaplay, por exemplo, é uma plataforma para criar jogos educativos.
Podcast
Nesse sentido das aulas remotas, os podcasts entraram em voga nessa pandemia. Essa é uma ótima ferramenta para mostrar as crianças histórias interativas.
Seja com contos verídicos ou histórias de contos de fadas, existem diversos podcasts que ajudam no aprendizado das crianças de um modo divertido.
Exemplos de podcast para o seu filho escutar. Lembrando que todos esses títulos estão no Spotify e em outras plataformas de streaming.
- Coisa de Criança;
- Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes;
- Fafá Conta.
Desenhar
O desenho quando orientado pelos educadores traz ensinamentos muito proveitosos para o ensino dos pequenos. Além de estimular a imaginação e a criatividade, o desenho trabalha com diversas funções na criança.
Dessa forma, uma ótima opção, não apenas para aulas remotas, mas para outras atividades presentes na vida da criança.
Atividades de educação infantil para os pais fazerem com os filhos na quarentena
A imaginação é uma aliada não apenas das crianças, mas dos pais. Com ela o ser humano cria mundos incríveis a partir de coisas simples. Durante a pandemia, a situação exigiu dos pais criatividade em atividades mais dinâmicas para as crianças.
Portanto, assim como qualquer atividade sugerida para menores de 6 anos, os pequenos se interessam por tarefas mais curtas, que trabalhem com um período mais curto, mas questões educativas de uma maneira mais legal.
Em síntese, parece uma tarefa difícil, mas existem muitas atividades trabalhadas com as crianças, estimulando o aprendizado, sem serem chatas.
Veja uma lista de atividades para a época de quarentena
Planejamento
Antes de mais nada é bom ter um cronograma que dinamize o processo de aprendizado e de diversão. Com jogos, estudos e brincadeiras ligadas. Além disso, todo o horário da criança deve estar anotado.
É óbvio que de vez em quando dá para se sair da rotina, mas trabalhar uma rotina saudável com as atividades é fundamental para a evolução dos pequenos.
Caça ao tesouro
Trabalhar o corpo das crianças é um ótimo exercício nesse período. Brincadeiras como caça ao tesouro, pique e pega, entre outas, estimulam o corpo dos pequenos que precisam de movimento.
A caça ao tesouro durante o percurso, por exemplo, faz com que os pais possam trabalhar com pistas e dicas que ajudam no raciocínio lógico das crianças.
Blocos de montar
De antemão, os blocos de montar ajudam não apenas na imaginação, mas no movimento com as mãos das crianças. São atividades que trabalham a evolução cerebral a partir da interação com os objetos.
Origami
É uma técnica japonesa que ajuda na função motora da criança. Existem alguns origamis mais simples de fazer. A depender do entendimento da criança, os pais podem aumentar o nível de dificuldade. Com certeza uma atividade para toda a família interagir, que serve, inclusive, para decoração.
Atividades de educação infantil que ajudam na coordenação motora
A função motora nas crianças é desenvolvida de diversas formas. Existem exercícios que ajudam na evolução de pequenos músculos e outros que trabalham o estímulo de partes maiores no corpo.
Dessa forma, enquanto exercícios da coordenação motora fina trabalham com pequenos músculos, como mãos e pés, os exercícios propostos para os músculos maiores desenvolvem a coordenação motora grossa.
Exercícios com as mãos
A princípio, todas as atividades com as mãos trabalham a coordenação motora fina: desenhos, colagens, blocos de montar, encaixe e tudo o que colabora no estímulo das mãos e pés.
Corpo todo
Para exercitar a coordenação motora grossa, os pais devem optar por um trabalho com o corpo todo. Pega-pega, morto ou vivo, correr, amarelinha e uma série de atividades que trabalhem a movimentação corporal da criança.

Gostou do nosso conteúdo sobre atividades de educação infantil? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.