Por ser um momento tão vital para pais e filhos, entenda como ocorre a alfabetização infantil e a forma como os pais podem ajudar com seus filhos nesse processo
A alfabetização infantil é uma das etapas mais vitais da educação, que pode agir no desempenho escolar do seu filho no futuro.

Mas mais do que aprender a ler e escrever, esse processo envolve saber a expressão e compreensão da língua, e evolui uma série de técnicas que serão úteis tanto na vida pessoal quanto profissional.
Como é o processo de alfabetização infantil?
A alfabetização infantil é um processo longo, que vai além de ensinar a ler e escrever. Mas, na verdade, ela começa quando a criança inicia a leitura do mundo ao seu redor, passando pelo entender dos comandos que escuta, identificar das letras, formação das palavras e compreensão de mensagens.
O processo de ensino e aprendizagem na fase pré-escolar passa muito pelo lúdico, pois nessa fase os pequenos aprendem brincando. Assim, dentro dessas tarefas, inicie a escrita de modo informal, sem obrigar o saber.
Embora não seja ideal precipitar a alfabetização infantil, isso não quer dizer que as letras e palavras não possam ser ditas à criança desde cedo, gerando uma atenção e criando um clima alfabetizador para o futuro.
Como ajudar seu filho nesse processo?
A alfabetização se dá por volta dos 5 ou 6 anos de idade, mas as tarefas para ajudar seu filho nesse processo podem começar bem antes. Como falamos, o processo é longo. A alfabetização dá para ser feita de muitas formas em cada fase da evolução infantil.
Por envolver motivos diversos, a presença dos pais é vital nesse ensino que se expande para fora da escola. Conheça algumas formas de estar de forma ativa da alfabetização do seu filho e ajudá-lo nesse desafio.
Tenha uma lousa em casa
Um espaço livre para a criança rabiscar e até iniciar a escrita das primeiras palavras pode ser muito bacana. Além da lousa, há outras opções, como giz de cera e canetinhas, que podem ser usadas nos azulejos do box ou em portas e janelas de vidro, sendo apagadas de modo fácil.
Esse espaço pode dar origem a muitas brincadeiras, e você pode começar pelos nomes da família, de bichos ou frutas, por exemplo. Outra opção é o alfabeto para colocar na porta da geladeira; esse pode ser um passo anterior, já que a criança brinca com as letras, mas não há estímulo à ação manual da escrita.
Faça atividades com sílabas e forme palavras
Não faltam jogos educativos com letras para trabalhar a alfabetização de forma lúdica com os pequenos. Caça-palavras, palavras cruzadas, bingo de nomes, quebra-cabeças com as iniciais etc.
Além disso, uma atividade legal é o jogo com sílabas para formar palavras. Use pratinhos descartáveis, coloridos e transparentes. Com uma caneta para retroprojetor, escreva sílabas soltas em alguns pratos coloridos e outras nos pratos transparentes. Ao sobrepor o transparente sobre o colorido, a palavra será formada.
Estimule o hábito da leitura
Tão vital quanto o estímulo direto, que é a inclusão da leitura na rotina de atividades da criança, é o impulso indireto, que se dá pelo exemplo e pelo lugar. Por exemplo, além de cultivar o hábito de ler antes de dormir, é bom que o quarto tenha um canto da leitura, com livros e gibis ao alcance das mãos do seu filho.
Isso, inclusive, deve ser feito desde cedo, criando o hábito de ler. Além disso, é vital dar o exemplo, pois se o seu filho tiver o costume a observar os pais lendo, é natural que ele também tenha o desejo pelos livros.
Leia em voz alta
Além de motivar no seu filho o gosto pela leitura, contar histórias é vital para crescer o vocabulário e ajudar na alfabetização infantil. Ler em voz alta para as crianças as coloca em contato com o universo mágico das palavras, e com estruturas sintáticas que não usamos no dia a dia.
Mesmo que elas pareçam não prestar muita atenção, é certo que estão captando alguma coisa. Estudos mostram uma relação entre o tempo de escuta de histórias quando pequenos e a clareza para compreensão de textos já no ensino fundamental. Vale falar que a dificuldade de interpretação é um dos problemas mais ditos por professores dessa etapa.
Crie um ambiente alfabetizador em casa
Chama-se assim o ambiente alfabetizador em que os mais diversos gêneros textuais estão presentes, sendo usados na função comunicativa. Dessa forma, crie chances para incluir esses textos na sua rotina com as crianças.
Seu filho pode ajudar com os ingredientes de um prato, vendo a receita junto com você, ou pode fazer a lista do supermercado. Deixe bilhetes e escreva cartas para ele. Envolva a criança em tarefas como legendar o álbum de fotos das férias e escrever o nome dos colegas nos convites das festinhas, por exemplo.
Ensine por meio da agenda telefônica ou rótulos de embalagens
Nosso dia a dia tem e letras e palavras por todos os lados. Portanto, use as chances para ajudar no processo de alfabetização infantil. Rótulos de embalagens, por exemplo, são escritos em caixa alta e com fontes vivas, sendo de mais fácil compreensão do que a letra cursiva.
Já a agenda telefônica é um bom exemplo de como letras e números têm funções distintas, o que pode ser usado para ensinar a criança o uso do texto e dos números no dia a dia. Ademais, na rua também não faltam opções, como placas de trânsito, outdoors, faixas, panfletos e letreiros das lojas.
Tanto na etapa de alfabetização infantil como em todo o decorrer da vida escolar, a atuação ativa dos pais é vital para melhorar o rendimento escolar das crianças. Assim, esperamos que nossas dicas sejam úteis para ajudar nesse e em outros momentos, criando hábitos e vínculos que terão valor em muitas etapas da educação do seu filho.

Agora que você aprendeu sobre alfabetização infantil, então que tal conhecer um pouco mais do método de estudo Robinson? Clique e boa leitura!
Ameiii <3
Acho super importante ensinar em casa nossos filhos, pq aí eles não ficam tanto no celular e posso passar um tempo delicioso com eles.
Eu curto os exercícios desse site, eles adoram…bjs
https://bit.ly/32VfpfH