A sociedade atual é marcada por inúmeras tecnologias as quais os seres humanos possuem. Dessa forma, não dá para pensar em alguma pessoa que viva sem um smartphone hoje em dia. Esse aparelho tornou-se insubstituível. Em crianças e adolescentes, então, nem se fala…
Mas que tal mudar esse recurso em uma ferramenta útil no processo de aprendizado do seu filho? Existem diversos aplicativos para que ele possa estudar.

Há em voga uma ideia de que os smartphones e tablets só servem para a distração em redes sociais e joguinhos. De fato, muita gente usa essa ferramenta de forma ineficaz.
Mas pensando nisso, resolvemos listar 10 aplicativos que podem ajudar os alunos a estudar. Confira abaixo:
- AppDetox;
- Aprovado;
- Duolingo;
- Evernote;
- Flat Tomato;
- Issuu;
- Mecflix;
- Ortografa;
- Quiz Up;
- Semper.
AppDetox
O aplicativo, como o próprio nome já indica, é um detox digital. Uma das suas principais funções, portanto, é a de detectar quais são os aplicativos mais utilizados no seu smartphone e/ou tablet. Posteriormente, há uma funcionalidade em que você consegue estipular um limite máximo de tempo de uso para um determinado aplicativo. Sendo assim, o AppDetox se transforma em um excelente aliado dos pais no processo de garantir uma rotina de estudos produtivas e sem distrações das redes sociais e jogos para os filhos.
Aprovado
O Aprovado é um aplicativo ligado à organização de estudos, onde os pais podem criar para os filhos uma rotina de estudos. O app possibilita o planejamento de atividades a serem feitas por meio de um calendário e gráfico que auxiliam nesse processo.
Além disso, o aplicativo disponibiliza um cronômetro, onde o estudante pode organizar e controlar as atividades a serem desempenhadas de cada disciplina, e relatórios, que podem ser utilizados para os pais analisarem a produção dos filhos durante a rotina de estudos.
Duolingo
Duolingo é uma das melhores pedidas para quem tem vontade de estudar idiomas. O aplicativo trabalha com tarefas simples, que vão da tradução de pequenas frases até exercícios de compreensão oral. Duolingo se notabiliza, portanto, por auxiliar na memorização e melhora de vocabulário. As lições estão distribuídas em assuntos e estágios, o que dá ao estudante a possibilidade de completar as lições de forma gradual. Ademais, vale ressaltar que o aplicativo é eficaz para estudantes que estão em estágio inicial na compreensão de uma nova língua estrangeira.
Evernote
Há formas e formas de se estudar. Sendo assim, existem estudantes que aprendem com maior facilidade assistindo vídeos explicativos, outros, simulando em voz alta uma apresentação, e têm aqueles que anotam tudo que ouvem e leem. Para esse último grupo, o Evernote será de grande valia.
O aplicativo é uma espécie de caderno virtual. Sendo assim, o aluno pode criar diversos cadernos, divididos por disciplinas, onde há a chance de inserir anotações, PDFs, apresentações de slides, prints de tela, enviar áudios explicativos sobre o conteúdos etc.
Flat Tomato
O Flat Tomato é baseado no método Pomodoro, onde você pode se inteirar mais sobre essa técnica neste artigo que produzimos. A dinâmica do método se dá da seguinte forma: divide-se os estudos em blocos de 25 minutos, com total foco, seguidos de uma pausa de cinco minutos, que serve para o estudante tomar um café, responder uma mensagem no WhatsApp etc. O aplicativo, portanto, serve como uma ferramenta para o estabelecimento dos blocos de estudos.
Issuu
Esse aplicativo acopla um punhado de e-books, livros e revistas sobre os mais diversos assuntos. Então, o Issuu é uma excelente fonte de conteúdos para os estudantes que gostam de ler pelo celular e/ou computador. Ademais, não precisa estar com acesso à internet para conseguir fazer a leitura dos arquivos. É só colocar o e-book, livro ou revista que quiser em modo offline que o app permite a leitura do arquivo.
Mecflix
Fazendo uma apologia à Netflix, um dos maiores serviços de streaming de vídeos do mundo, o Ministério da Educação lançou um app chamado de Mecflix. O aplicativo nada mais é do que uma plataforma de videoaulas para auxiliar os alunos que estão se preparando para o Enem e vestibulares. A temática dos vídeos, portanto, estão relacionadas a todas as disciplinas que são abordados nos exames e provas. Lá contém resoluções de questões, simulados e provas anteriores comentadas e dissecadas por professores.
Ortografa
Passados mais de dez anos da reforma ortográfica, é comum que muitas pessoas ainda tenham dificuldades de adaptação às novas regras. Dessa maneira, o Ortografa chega para ser um auxílio no momento que existir uma dúvida na hora da escrita de uma palavra. Ao baixar o aplicativo, ele permite que você insira uma frase, e, caso exista erro, ele faz as correções para a nova ortografia.
Quiz Up
O Quiz Up transforma a prática de estudar em diversão. A dinâmica do aplicativo se passa por um jogo de perguntas e respostas. Portanto, a pessoa que estiver mexendo no aplicativo pode escolher os conteúdos aos quais quer “brincar”. Além disso, o app dá um tom de competição, onde pode haver a competição entre usuários por meio do acúmulo de pontos.
Semper
De que forma o smartphone pode ser um meio para estimular o raciocínio do seu dono? Por meio do Semper. Esse aplicativo obriga a pessoa a responder uma pergunta sempre que for desbloquear o smartphone. O interessante é que há a possibilidade de escolha do tema das perguntas. Não é o máximo?

Gostou do nosso conteúdo sobre aplicativos para estudar? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.