A educação das crianças e adolescentes no ensino básico é um tema que permeia grandes debates na sociedade, estando, diversas vezes, sob o foco de pesquisas científicas e decisões políticas. Essa comoção é legítima, visto que estamos sempre à procura de gerar um aprendizado de maior qualidade aos nossos jovens, seja para quem ocupa o papel de pais, seja para os que desempenham função de educadores. Então, para enriquecer a experiência dos alunos, a Arte aparece como uma aliada aos processos de ensino-aprendizagem.

A partir da Lei 13.278/2016, ficou instituído que as artes visuais, a dança, a música e o teatro devem fazer parte do currículo escolar. Sendo assim, nos cabe refletir como essas manifestações artísticas podem aparecer dentro e fora da sala de aula e de que forma elas ajudam a potencializar o conhecimento.
A importância da arte
A Arte está presente em nossas vidas desde muito cedo. Ainda durante a gestação é incentivado que os pais cantem para o bebê, isso provoca uma maior atividade cerebral do feto e pode acalmá-lo.
Antes mesmo de aprender a falar, as crianças já têm contato com alguma forma artística, já que, muitas vezes, lhe são apresentadas musicas e vídeos infantis.
Conforme elas vão crescendo, seu repertório artístico vai aumentando. Um jovem, por exemplo, tem contato com mais gêneros musicais e cinematográficos.
Ao olharmos uma obra de arte, estamos exercitando nosso poder de interpretação daquele texto – que pode ser verbal ou não-verbal.
Quando associamos o que está sendo ali (re)produzido ao conhecimento de mundo que trazemos conosco e tiramos nossas próprias conclusões a respeito do que foi assistido, estamos exercitando nosso pensamento crítico.
Assim, se torna importante o início dessa prática já na infância e aprimorada durante os anos escolares.
Para quem produz uma obra, também há diversos pontos positivos. A criatividade é aguçada com o fazer artístico. Com ela, a expressividade também se faz presente, culminando em uma maior evolução das habilidades comunicativas da criança e do adolescente.
Arte e educação: dentro e fora de sala de aula
Fora da sala de aula, é importante que se estimule nos jovens o contato com a Arte. Nos dias de hoje, há estudos que mostram a importância do lazer no processo de aprendizagem, ajudando no armazenamento e assimilação de informações.
Logo, ao passo que você se distrai assistindo a um filme ou ouvindo uma música, você também está contribuindo para um aprendizado mais eficaz.
Já dentro de sala de aula, a Arte pode ser bem usada como fonte do saber. Nas aulas de Literatura, por exemplo, para além dos cânones, a música também pode ser usada para o estudo de poesia, uma vez que muitas delas seguem a métrica, esquema rímico e outras tendências de certo movimento artístico.
Além disso, os filmes também são de grande potência em outras disciplinas, já que muitos deles tratam de temas que vão desde a História até as Ciências da Natureza.
Quais os tipos e sua aplicabilidade
Quadrinhos e artes visuais
Na Interpretação de Textos Multimodais, matéria bem cobrada nos anos escolares, é necessário que o aluno ative seus conhecimentos acerca do mundo para conseguir entender a mensagem que certo texto pretende passar.
Ao exercitar a prática de analisar obras visuais, o aluno também melhora suas habilidades de interpretar textos como tirinhas ou charges, já que para isso ele precisa entender os aspectos verbais e não-verbais, ou seja, escritos e imagéticos, dessa literatura.
Teatro e dança
Tanto em ambiente acadêmico quanto em contexto profissional, é bom que tenhamos um bom desempenho comunicacional, seja para apresentar um trabalho na frente da classe ou para se comunicar melhor com um cliente em sua empresa.
Em relação às interações, o teatro e a dança são de grande importância, já que provocam uma melhora na forma de se expressar, seja com a voz ou com a linguagem corporal, ponto esse muito importante para uma comunicação eficiente.
Cinema e música
O cinema aborda temas de todos os tipos, as chances são infindáveis. Assim, o uso de filmes em sala de aula para a apreensão de um conteúdo de forma lúdica e viável.
A música, por sua vez, também trata de assuntos que podem ser estudados na escola, como relatos de compositores que passaram por um marco histórico.
Além disso, a Arte pode servir para entendermos melhor as crianças e jovens e como eles se sentem. Por meio das expressões artísticas, muitos deles nos contam suas histórias de vida possibilitando, até mesmo, que identifiquemos problemas ocorrentes com esses jovens.
Os recursos audiovisuais em aulas on-line
Com o advento das aulas online, precisa-se pensar novas formas de educar. Com a distância física entre professor e aluno, o que pode se fazer para que não se perca a atenção e o foco? Mais uma vez a arte e educação aparecem como possíveis aliados.
O audiovisual nas plataformas digitais é muito importante, visto que o aluno é cativado pelo olhar e pelo ouvir. A exibição de clipes musicais, vídeos e imagens alia-se na batalha pelo interesse do aluno.
Quando o professor conhece os gostos artísticos do aluno e usa isso em sala de aula, o aprendizado se dá de forma mais natural. Visto que a atribuição de significados é a partir do que eles já conhecem e gostam, do que permeia seus cotidianos.

Gostou do nosso conteúdo sobre arte e educação? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.