O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode acometer diversas pessoas, independente da faixa etária. Para isso, é necessário estar atento aos sintomas e persistir no acompanhamento médico e profissional. Dito isso, vamos conferir algumas atividades para alunos com TDAH.
O TDAH costuma trazer consigo diversas condutas que já são marcadas por sua agitação ou falta de atenção. Como o nome já propõe, esse transtorno indica que o portador do TDAH não consegue focar a sua atenção em algo especial.

Além disso, não apenas a falta de atenção é marcante no transtorno, mas também a agitação – que seria a hiperatividade. Com isso, vemos que muitas crianças enfrentam um desafio enorme ao chegarem nas escolas.
Isso porque nem todas as instituições de ensino possuem uma estrutura preparada para receber esses alunos. Outro impacto desse despreparo é a forma que os pais vão tratar a criança dentro de casa.
Ou seja, quais são as atividades para alunos com TDAH?
A importância das atividades no processo de aprendizagem de crianças com TDAH
A priori, é bom destacar que o TDAH se trata de uma condição comportamental, ou seja, afeta as atitudes do seu portador.
Com isso, vemos que as crianças que têm esse transtorno são muito inquietas, assim como os jovens e os adultos. Essas pessoas, portanto, costumam ter problemas com a concentração e agem por impulso, sem antes fazer nenhuma análise.
No geral, os sintomas desse transtorno podem aparecer antes mesmo de começar o ensino fundamental. Então, em uma idade mais precoce, a criança já pode dar indícios de ter o TDAH.
Leia mais: Saiba o que é TDAH, quais são os tipos, causas, tratamento e muito mais!
Por outro lado, esses sintomas também podem vir à tona quando a criança muda de cenário, como, por exemplo, a escola. Se as crianças estão submetidas a um local diverso do comum, essa situação é mais propícia para que elas mostrem os sinais iniciais do transtorno.
A maioria dos diagnósticos ocorre entre 6 e 12 anos, mas os sintomas melhoram com o avançar da idade. Mas diversos adultos que receberam esse diagnóstico quando jovens continuam com os sintomas.
É preciso incentivar atividades e tarefas nesse sentido, a fim de lidar da melhor forma com o transtorno.
Alunos com TDAH: atividades na alfabetização
No caso das crianças que estão em fase de alfabetização, o melhor a ser feito é apostar em atividades que exijam concentração, mas que não haja uma complexidade em torno dessa tarefa.
Um exemplo é a pintura ou a argila. Com essa atividade as crianças poderão se divertir sem nenhuma regra, mas elas vão ter que se concentrar.
Outra opção é montar blocos, como casas ou livremente. Esses brinquedos são excelentes para estimular a coordenação motora, por serem simples de manusear.

Alunos com TDAH: atividades no ensino fundamental
No ensino fundamental é possível investir em jogos diferentes, como o jogo da memória. Esse é um jogo que atrai pessoas de todas as idades, mas como essa crianças são mais agitadas, a depender da idade, ela não vai querer brincar.
Por isso é importante que o jogo da memória esteja nesse momento. Pois quando ela se encontra no ensino fundamental não há tanta noção e conhecimento acerca de outras atividades.
O jogo de memória é incrível para incentivar as habilidades da criança, a exemplo do pensamento e memorização, que serão ótimos para o futuro.
Outra atividade muito benéfica para alunos com TDAH no ensino fundamental é o livro e a leitura no geral. Isso porque elas já têm certa dificuldade em aprender a ler, então, no primeiro momento que a criança tem contato com a leitura, estimule-a.
Faça com que o seu filho ou aluno entenda que a leitura é primordial para o seu dia a dia, sendo necessário em todos os momentos. Nesse cenário não inclua livros apenas com palavras, mas também com figuras, tornando essa leitura mais atrativa.
Além disso, as histórias devem ser curtas, e com o tempo você vai aumentando.
Alunos com TDAH: atividades no ensino médio
No ensino médio encontramos crianças maiores, e como consequência é possível exigir mais delas. Um exemplo disso é a prática de esportes, que não é apenas benéfica para a saúde em si.
Outro ponto muito positivo dos esportes é o entendimento sobre os comandos. Qualquer esporte tem as suas regras, e para jogar bem a criança precisa entender isso.
No início, faça com que a criança trabalhe em conjunto, afinal, com outras pessoas será mais fácil entender o que está por vir nesse esporte.
No ensino médio, o incentivo à leitura deve continuar, mas agora com livros que não tenham tantas figuras, com o foco nas palavras. Uma boa dica é apostar em ficção científica, romance ou drama, a depender da criança.
A nossa literatura brasileira é muito rica, mas muitas vezes encontramos obras com linguagem muito rebuscada, o que pode acabar criando uma certa barreira.
Atividades nas aulas online
Na aula online é preciso lidar com as ferramentas que você tem, e algumas delas são os questionários, chats ou enquetes. Isso tem uma relação íntima com o método usado na instituição escolar e no preparo dos professores.
Mas caso seja possível, os educadores devem, de forma constante, fazer uso desses recursos que prendem a atenção do aluno. Mesmo que a criança não esteja mais prestando atenção ou tenha se desconcentrado, alguma enquete pode gerar interesse e fazer com que ele volte a focar na aula.
Atividades em sala de aula
Dentre as atividades para alunos com TDAH em sala de aula, entre um conteúdo e outro você pode fazer o jogo de adivinhação. Nesse caso, estimula-se o pensamento lógico, dedução, atenção e muita observação.
Para se dar bem no jogo de adivinhação é preciso prestar atenção, o que diminui os sintomas de uma criança com TDAH.

Outra atividade é a montagem de quebra-cabeça, que desafia a inteligência dos alunos, não apenas com TDAH, mas todos eles. Aqui, no quebra-cabeça, encontramos como habilidade principal o pensamento lógico e a visualização de figuras.
Gostou do nosso conteúdo sobre atividades para alunos com TDAH? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.