A letra cursiva é um tipo de escrita feita de forma manual. Seu objetivo, portanto, é garantir maior agilidade na hora de escrever. No português e em outras línguas que seguem o alfabeto latino, as letras das palavras geralmente se ligam umas às outras. Assim, cada palavra é escrita com um único traço. Essa forma de escrita também é conhecida pelas crianças como a famosa “letra agarradinha”. Isso se dá justamente pela junção dos caracteres.

As melhores atividades de caligrafia com letra cursiva?
A aprendizagem da letra cursiva está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento é referência para o desenvolvimento dos currículos da educação básica. Assim, é no ensino fundamental I que as crianças aprendem a letra cursiva. A BNCC afirma que é nesse momento que as crianças devem “conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.” Além disso, aprendem a “escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.”
Atividades com letra cursiva para 1º ano
Nesse contato inicial, é importante o reconhecimento das letras cursivas. Isso é algo novo no cotidiano do aluno. Então ele precisa se familiarizar. É também nesse momento que aprende a diferenciar as letras minúsculas e maiúsculas. Assim, para ajudar nessa etapa, podem ser feitas as seguintes tarefas.
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Para assimilar as letras, o alfabeto impresso é bastante usado. Muitas salas de aula de educação infantil e ensino fundamental I têm ele colado na parede. Isso também pode ser feito em casa. Por exemplo, você pode imprimir as letras cursivas e colocar na parede do quarto da criança. Para deixar mais legal, vocês podem criar juntos um alfabeto manual. Assim, a criança treina também a grafia das letras. Além de ser uma ótima forma de compartilhar o momento com os pequenos.
Uma outra forma de treinar a escrita é dando nome aos objetos cotidianos. Algumas famílias trabalham a memória da criança com essa ideia. Você escreve o nome de certos móveis da casa em um papel e cola neles. Assim, sempre que ela passar por ali, vai ver a palavra. Isso ajudará a lembrar as letras. Também ajuda a associar o objeto com a representação gráfica da palavra correspondente.
Atividades com letra cursiva para 2º ano
Nessa fase, aprende-se a grafia da letra, nome e som. É importante diferenciar nome e som de uma letra. Por exemplo, a letra M. O seu nome é “emi”, mas esse não é seu som quando empregado em uma palavra. Vamos pensar em quando pronunciamos a palavra “maçã”. O som da primeira letra é bem diferente do seu nome.
Uma atividade com letra cursiva para fazer com as crianças é a dinâmica das palavras com certa letra. Nesse jogo, o aluno treina a percepção da relação entre o som e a grafia. Você pode escolher uma letra e pedir para a criança falar uma palavra que se inicie com ela. Então os dois podem dizer palavras até não lembrarem mais nenhuma com essa letra. O jogo também pode ser alterado para ser feito por escrito. Nessa versão, exercita-se a grafia da letra cursiva.
Atividades com letra cursiva para 3º ano
No 3º ano, é provável que o aluno já copie pequenos textos do quadro. Portanto essa realidade requer que ele acelere sua escrita. Para dar conta de copiar ou realizar os deveres em sala, surge a necessidade da rapidez. Isso, entretanto, pode trazer efeitos também na sua grafia. É preciso calma para conseguir fazer uma letra legível. Pois a velocidade pode comprometer o acabamento adequado das palavras.
É importante que os alunos façam atividades com letra cursiva contextualizadas. A escrita precisa fazer sentido de acordo com os propósitos de interação. Mas como treinar palavras isoladas sem perder o contexto? Jogos como “O que é o que é?” podem ser uma solução. Nessa brincadeira, você instiga a curiosidade da criança. Ao mesmo tempo, consegue trabalhar palavras específicas. Nesse jogo, pergunta-se coisas como “o que é, o que é que cai em pé e corre deitado?”. A criança escreve a resposta; nesse caso, chuva. Com essa simples atividade, conseguimos estudar a caligrafia da letra cursiva. Também a própria grafia correta da palavra. Além do dígrafo. Esse último é cobrado no 3º ano.
Como melhorar a caligrafia?

Em primeiro lugar, é importante entendermos uma coisa. Letra cursiva bonita é diferente de letra cursiva legível. É muito comum ouvir comentários na escola sobre as letras dos alunos. “A letra da Maria é bonita!” “A letra de João é horrível!”. Mas nem sempre letra feia é sinônimo de letra ilegível. Além disso, a ideia de beleza é subjetiva, não é mesmo?! Então uma criança pode ter uma letra cursiva tida como linda, mas não muito legível. Ou outra pode ter uma letra sem muita graça, mas muito compreensível. Às vezes, uma letra muito ornamentada pode até se tornar ilegível pelo excesso de enfeites. Portanto, vamos tentar ajudar o seu filho a ter uma letra mais legível. Seguem algumas dicas.
- Observação.
- Tamanho.
- Margens e linhas.
- Espaçamento.
Observação
É bom estar atento. Para melhorar a letra cursiva, você precisa saber o que está ruim. Logo, é fundamental observar os detalhes. Quando o problema é encontrado, fica mais fácil de resolver. Então você vai deixar a criança escrever o texto ou a palavra. Depois, vai observar qual está deixando a letra ilegível. Só então vai saber o que consertar.
Tamanho
Outra dica é observar o tamanho da letra. Se a letra cursiva estiver muito pequena, pode ser um problema. Da mesma forma, se for grande demais também complica. Isso porque acontece da palavra esbarrar com outra da linha de cima. Também é comum que as letras fiquem desiguais. Uma letra grande e outra bem pequena pode atrapalhar na compreensão do leitor.
Margens e linhas
Também ajuda prestar atenção às margens e linhas. Se a letra cursiva ficar acima ou abaixo da linha pode ser ruim. Pois é possível que ela se entrelace com outras. Ademais, você pode reforçar as margens do caderno. Se o aluno não respeita a margem, isso também pode trazer problemas. Então as canetinhas podem ser fortes aliadas nessa batalha. Os pais, professores ou as próprias crianças podem riscar por cima das margens do caderno para deixá-las mais visíveis. Isso ajudará na hora de saber onde parar.
Espaçamento
Outro ponto fundamental é o espaçamento entre letras e palavras. Muitas vezes os alunos escrevem as palavras próximas umas às outras. Isso causa uma aglomeração entre elas. Logo, dificulta perceber onde começa uma e termina a outra. O mesmo acontece com letras. Ainda que a letra cursiva seja unida pelo traço contínuo, é importante diferenciá-las. Então, se atentar a escrita das palavras e letras individualmente ajuda muito. Por isso, quem escreve precisa se dedicar a escrever toda a letra. E tomar cuidado para não fazer as palavras pela metade, sem uma finalização adequada.

Letra cursiva x letra de fôrma
A letra cursiva é aquela caracterizada pela escrita com um só traço. Nela as letras estão unidas umas às outras. Já as letras de forma não são interligadas. Esse traçado corresponde àqueles usados na imprensa. Por isso, também é conhecida como letra de imprensa ou letra bastão. O nome vem da palavra “prensa”, que era um ferramenta usada para a impressão de livros, jornais e outros escritos antigamente. Isso explica muita coisa. Essa máquina possuía pequenas peças de ferro. Isso porque nelas eram esculpidos diversos símbolos, dentre eles as letras. Depois, eram colocados na ferramenta e imprensados contra o papel para imprimir os textos.
Quando e onde foi inventada a caligrafia em letra cursiva?
A palavra “cursiva” vem do latim “cursivus”. Na antiguidade, o termo era usado para definir a escrita romana nesse modelo. Assim, faz referência a um modo de escrita usado no cotidiano. Exemplos desses casos eram cartas, relatórios de mercadores ou bilhetes. Então, usava-se a letra cursiva em contextos mais informais e que visavam a velocidade. Há registros de que esse modelo foi usado fortemente nos séculos I a.C. a III d.C. Cabe ressaltar ainda que essa menção à escrita romana é importante. Afinal, o alfabeto usado na língua portuguesa tem suas origens no alfabeto latino original.
Caligrafia na alfabetização
Na maioria das escolas, aprende-se primeiro a letra de fôrma. Isso acontece porque geralmente temos primeiro contato com essa letra. Em vários gêneros discursivos do nosso cotidiano podemos encontrá-la. Por exemplo, no cartaz da LUMA mostrado abaixo temos uma chamada em letras garrafais: “SEU FILHO TENDO UMA ROTINA DE ESTUDOS”. Ou quando uma criança está vendo um vídeo no YouTube e esse possui legenda, geralmente ela é composta por letra de forma. Assim, mesmo que a criança ainda não faça a leitura integral desses textos, ela já está se familiarizando com as letras.
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As crianças têm esse contato com as letras em textos cotidianos desde muito cedo. No entanto, é nos anos iniciais do ensino fundamental que ela começa a alfabetização. Nesse momento, ele passará pelo processo de compreensão dos mecanismos de escrita. As crianças vão aprender a associar o som das letras a sua grafia. Mas também é aqui que o aluno conhece o alfabeto brasileiro e seus formatos. É nessa parte que entra o aprendizado de letra cursiva maiúscula e minúscula. Apesar disso, é preciso lembrar que a evolução da ortografia é contínuo e cada criança tem seu tempo para isso.

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