A vida dos pais é bem agitada. É preciso fazer compras no supermercado, levar os filhos ao pediatra, à escola, ir para o trabalho, entre outras atividades. Além de uma rotina bem apertada, os contratempos também dificultam o contato dos pais com os filhos. Por isso, é comum que as crianças apresentem problemas na vida escolar, mas os pais só percebem isso quando as notas já estão baixas, e o aluno desestimulado. Para evitar isso, colocar o seu filho em uma aula particular pode ser a solução.

É preciso que os pais se libertem do pensamento de que precisam ser perfeitos 100% do tempo. Por isso, a melhor opção é criar uma lista, priorizar o que deve ser feito, e depois procurar opções para aquilo que não está ao alcance.
Leia mais: Saiba qual a importância da aula particular durante o ensino médio
Leia mais: Aula particular no ensino fundamental: tudo o que você precisa saber
Por exemplo, é bom que os pais observem a evolução escolar dos filhos, estudando junto, lendo e incentivando nas atividades extracurriculares. Contudo, nem sempre os pais estarão disponíveis para isso. Portanto, a solução é revisar, delegar e dividir as tarefas.
Nesse caso, a aula particular é a metodologia ideal para ajudar na rotina de estudos do seu filho e deixar os pais atualizados sobre a evolução. Dessa forma, a criança terá a melhor ajuda possível, e os pais sentirão que estão de fato ajudando. Além disso, evitam-se sobrecargas na rotina dos pais, que já é cheia de responsabilidades e compromissos.
Benefícios da aula particular
São recorrentes os casos de pais que são chamados à escola e descobrem que os filhos estão em recuperação, ou pior, estão prestes a repetir de ano.
Além da perda do investimento em tempo e dinheiro, repetir de ano escolar significa um impacto emocional muito grande para a criança. Afinal, ela se distanciará de sua turma de amigos, ficará insegura e poderá ter medo do fracasso.
Por isso, a aula particular é uma grande ajuda para os pais e um grande potencializador da evolução dos filhos. Confira a seguir alguns benefícios.
Foco em problemas pontuais
A aula particular é vantajosa, pois foca em problemas pontuais da criança. Como o professor não precisa dividir sua atenção com vários alunos, ele consegue se dedicar de forma total às necessidades do seu filho e fortalecer os pontos fracos.
Além disso, a aula particular não serve apenas para resolver problemas, como também ajuda a fortalecer pontos positivos e desenvolver as habilidades da criança. Portanto, um professor particular pode ver com clareza todos esses pontos.
Aulas mais personalizadas
Cada pessoa tem um modo de aprender: algumas são mais visuais, outras precisam escrever e algumas conseguem captar a informação apenas ouvindo. Independente de qual seja o modo de aprendizagem do seu filho, uma aula particular poderá avaliar isso.
Durante as aulas regulares, os professores têm que seguir um padrão, pois há um cronograma a ser seguido. Já na aula particular, o aluno pode aprender no seu tempo e da maneira que mais convém. Isso reduz as frustrações do aluno, que consegue entender a matéria de forma mais fácil.
Feedbacks feitos em menos tempo
Com a aula particular, os feedbacks de desempenho são mais rápidos tanto para os alunos quanto para os pais. Durante as aulas, o professor particular pode conversar com o aluno sobre a sua evolução e explicar quais pontos merecem atenção.
No ensino regular, as crianças fazem uma prova, depois de certo tempo recebem o resultado e, por vezes, nem refazem as questões erradas. Assim, com um professor particular, qualquer erro ou dúvida é elucidado na hora.
Apoio extra aos pais
Além do suporte à criança, o professor particular dá um apoio extra aos pais, o que facilita o acompanhamento e indica quais elementos devem ser priorizados. Dessa forma, pais e professor particular conseguem desenvolver uma relação em que os responsáveis não ficam sobrecarregados e o aluno não fica sem a devida atenção.
Adequação aos horários dos pais e crianças
A aula particular é feita na casa do aluno, o que dinamiza a rotina dos pais e facilita na adaptação dos horários. Com muitos deveres diários, fica difícil para os pais levarem os filhos até o local da aula particular.
Desenvolve a motivação do aluno
Muitos alunos sentem vergonha de fazer perguntas na sala de aula por terem medo do julgamento dos colegas de classe. Dessa forma, ao estudar sozinho com um professor particular, o aluno se sentirá mais seguro e motivado em fazer perguntas e expor suas fraquezas.
Aulas lúdicas
Além da chance de um conteúdo mais pessoal, a aula particular abre chances para um ensino mais lúdico. Para sair da monotonia, os professores podem passar tarefas divertidas, que ao mesmo tempo vão agregar conhecimento ao seu filho.
Portanto, é possível concluir que a aula particular é um excelente método para evoluir as técnicas do aluno e dar a ele autonomia de estudo. Além disso, essa prática facilita a vida dos pais que não conseguem estar sempre disponíveis para ajudar os filhos na evolução escolar.

Gostou do nosso conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre aula particular? Então deixe seu comentário no post ou entre em contato com a LUMA Ensino.