Você já parou para pensar que o seu filho pode precisar de um professor particular para obter um melhor desempenho? Ou até mesmo a aprovação em uma certa disciplina?

Hoje em dia, é certo que diversos fatores podem afetar o desempenho do seu filho na escola. Então, em muitos casos, ele ainda não está pronto para lutar contra esses problemas sozinho e a ajuda de um professor particular é vital.
Saiba mais: Saiba tudo sobre reforço escolar: o que é, como funciona e quais os objetivos
Saiba mais: Aula particular: tudo o que você precisa saber
Afinal, é muito comum alunos passarem por situações difíceis que geram um balanço na curva de aprendizagem:
- Mudanças na rotina;
- Troca de escola;
- Troca de professores;
- Aumento das atividades extraescolares;
- Problemas familiares;
- Crises pessoais (comum entre jovens).
Em sua maioria, esses fatores geram problemas para os alunos e implicam de forma direta no baixo rendimento escolar.
Mas quais são esses problemas? Como achá-los? E como um professor particular pode ajudar a resolvê-los? Por meio de um estudo dos nossos alunos, vimos os cinco principais sinais de mal desempenho escolar e como se deve enfrentar tal situação.
5 sinais para contratar um professor particular:
- Boletim escolar;
- Falta de uma rotina de estudos;
- Carência de confiança;
- Falta de apoio familiar;
- Problemas de aprendizagem e cognição.
Boletim escolar
Se você crê que seu filho pode atingir melhores resultados do que vem tendo, ou se viu grande queda em suas notas, então entre logo em contato com a escola e converse com os professores responsáveis para entender melhor a situação.
Um erro muito comum entre os pais é ver o desempenho do filho somente no final do trimestre, quando o problema já se agravou. O melhor momento para contratar um professor particular é quando essa queda de rendimento é notada, afinal esse é o momento delicado.
Além de o aluno precisar reaver todo conteúdo que não aprendeu (conteúdo que muitas das vezes é vital para as próximas disciplinas), o aluno terá que obter um desempenho acima da média no próximo teste para recuperar sua pontuação geral.
Falta de uma rotina de estudos
Junto com a queda das notas, alguns hábitos serão vistos, como, por exemplo, a má administração do tempo.
Se o seu filho não tem compromisso com os prazos de projetos ou tarefas da escola, então ele pode não ser capaz de gerir o aumento do dever decorrente dos estudos mais intensos.
Vale ressaltar, também, que passar horas estudando não quer dizer que o rendimento dele será ótimo, pois a forma correta de estudar é motivo para atingir o ótimo ponto, mesmo que em um tempo reduzido.
Carência de confiança
Nada desmotiva mais do que falhar em algo que outras pessoas vão muito bem. Dessa forma, é comum aquela incerteza do tipo: “será que eu nasci pra isso?” ou “será que eu não sou inteligente?”.
Para nós, da LUMA Ensino, esse fator é um dos mais vitais quando se trata de resultado. Isso porque a nossa prática indica que existem bons alunos que nunca tiraram notas boas.
No entanto, após um trabalho bem feito de reforço escolar, tornaram-se os melhores de suas turmas. O trabalho a ser realizado pelo professor particular passa a ser muito mais emocional do que escolar.
Portanto, quando o aluno ver que pode ter um diálogo de alto nível com o professor particular sobre um assunto que antes não sabia e que tudo é uma questão de prática, a autoconfiança vem. Se esse for o único problema, os resultados serão ótimos.
Falta de apoio familiar
Quando os pais assumem deveres extras fora da família, então pode ser impossível manter o mesmo nível de ajuda nas tarefas escolares diárias.
Com o avanço do aluno, o nível abordado na escola pode não ser de fácil compreensão para os pais, fazendo com que não seja dado o suporte necessário.
Outro fator é a falta de valor dado ao avanço escolar que o aluno vem tendo. Além de cobrar, o papel dos pais é motivar e reconhecer o bom trabalho feito pelo filho. Caso contrário, a cada dia a falta de motivação cresce.
Dessa forma, o professor particular passa a ser um elo entre os pais e o filho, levando para os pais a esperança de que o seu filho está aprendendo. Já para o filho, a motivação e certeza de que está no caminho certo.
Problemas de aprendizagem e cognição
Indica-se o reforço escolar para crianças detectadas com algum distúrbio de aprendizagem. Crianças com problemas em aprender, muitas vezes, têm de se esforçar mais do que seus colegas para manter o mesmo nível de compreensão do conteúdo.
Felizmente existem professores particulares que são experientes no ensino de crianças com dificuldades. Eles podem dar a diretriz correta para que seu filho atinja o sucesso desejado.
Um professor particular pode dar informações de uma forma mais acessível a uma criança com problemas para entender. Dessa forma, a rotina escolar do aluno torna-se melhor e com melhores resultados.
Um conceito muito errado sobre o assunto
Muitos pais acham que um serviço de reforço escolar é algo emergencial e de muito peso financeiro. Nos dias atuais, é comprovado que basta uma hora semanal de apoio com um professor particular para que o aluno tenha um resultado escolar bem superior àqueles que não recebem tal auxílio. Além disso, trata-se de um serviço de baixo custo para a família, o que incentiva ainda mais o seu uso.
Outro fator bem importante a se levar em conta é que alunos auxiliados por um professor particular têm bons resultados durante todo o ano.
Desse modo, os alunos reduzem o nível de cobrança dos pais e a “correria” diária na chance de recuperar notas ou entender assuntos mais complexos.
Me identifiquei, mas por onde começar?
Hoje, existem algumas opções no mercado, como escolas que oferecem esses serviços aos alunos, empresas de reforço escolar e, além disso, professores particulares que trabalham por conta própria.
A LUMA Ensino é uma empresa que atua com reforço escolar. O nosso trabalho, entretanto, vai muito além de uma aula particular.
Contamos com os melhores tutores do Brasil. Além disso, temos uma metodologia que permite gerar relatórios aos pais, traçar metas, notar os principais problemas do aluno e elevar o potencial de seus estudos.

Gostou do nosso conteúdo sobre professor particular? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook, LinkedIn e no Instagram.