As aulas particulares ajudam a educar e respeita os pontos individuais do aluno, levando-o ao seu melhor de forma muito mais potente

O que são aulas particulares?
As aulas particulares são uma forma que o aluno tem de ganhar um reforço pontual em certa disciplina. Portanto, quando ele não entende a matéria dada em sala de aula, um professor é chamado para que o conteúdo seja entendido por parte do aluno.
Esse professor busca novas formas de explicar a matéria para o aluno, a fim de fazer com que ele entenda a matéria e se prepare para as provas e trabalhos da escola regular.
Dessa forma, a aula particular pode ser feita para que o aluno receba ajuda em tarefas de casa e trabalhos. No caso de alunos que estão no Ensino Médio, as aulas particulares se tornam uma boa ajuda na preparação para o Enem e demais vestibulares.
Vantagens das aulas particulares (ensino individual)
As aulas particulares são focadas no aluno, e, sendo assim, ele estuda de acordo com o seu ritmo. Além disso, o professor ensina segundo as carências do aluno, respeita sua forma de aprender e baseia-se nos problemas vistos em cada matéria.
Portanto, as aulas particulares têm 5 principais pontos que ajudam os alunos que usam desse método para entender os conteúdos que são dados pela escola regular. Confira:
- Foco em resolver os problemas do aluno;
- Aumento do desempenho escolar;
- Ajuste da aula de acordo com o perfil do aluno;
- Aumento da autoconfiança;
- Melhor absorção das informações;
Foco em resolver os problemas do aluno
Em uma sala de aula formada por 30 pessoas, é normal que cada aluno tenha um problema próprio. Dessa forma, em uma escola regular é bem difícil que o professor oriente, de forma individual, o aluno, já que ele toma conta muitos alunos.
Aumento do desempenho escolar
Por ter um professor às ordens para sanar dúvidas em relação ao conteúdo visto em sala de aula e fazer exercícios que são enviados para serem feitos em casa, os alunos que têm aula particular possuem um rendimento melhor na escola.
Ajuste da aula de acordo com o perfil do aluno
Para planejar as aulas particulares o professor vai levar em conta o perfil do aluno. Isso porque cada um tem habilidades socioemocionais distintas. Então, no processo de ensino, o professor adota métodos distintos e faz com que o aluno absorva o conteúdo de modo mais fácil e eleve o seu potencial.
Aumento da autoconfiança
É comum a cobrança e punições dos pais quando os filhos não têm bom desempenho na escola. O famoso “castigo”, aliado às notas ruins nas provas e trabalhos, interfere na autoconfiança do aluno. Como a aula particular aumenta o desempenho escolar, logo ela também melhora a autoconfiança do aluno.
Melhor absorção das informações
Cada aluno aprende de forma distinta. Alguns aprendem vendo slides e gráficos; outros, ouvindo a explicação já está de bom tamanho. Na aula particular, o professor respeita as diferenças e, portanto, elabora a aula da forma mais produtiva para o aluno. Isso ajuda a melhorar a absorção dos conteúdos e o desempenho na escola.

Por que contratar um serviço de aulas particulares?
Boletim escolar ruim
Registra-se as notas que os alunos tiram nas disciplinas ao longo do ano letivo no boletim escolar. Portanto, se ele teve uma queda nas notas ao longo do ano, ou se os resultados obtidos podem ser melhores, a aula particular pode ajudá-lo nesse processo.
Os pais, no entanto, cometem um erro muito natural entre a maioria deles: buscar saber da vida escolar do filho no final do bimestre ou semestre. Ou seja, quando o problema já é grave. O ideal é agir quando essa queda de rendimento estiver no início.
Falta de uma rotina de estudos
Um dos motivos que podem acarretar no baixo desempenho escolar é a falta de rotina de estudos que o aluno tem ao longo do ano letivo. Pode ser que a má gestão do tempo e a falta de empenho com os prazos das tarefas de casa, trabalhos e demais afazeres escolares afete a sua performance.
Mas vale dizer que muitas horas de estudos não refletem em bom desempenho, pois o aluno pode estar estudando por muito tempo, mas de forma errada.
Carência de apoio familiar
Com as aulas on-line entrando em voga durante a pandemia, os pais entram mais na vida escolar dos filhos. Mas, com o retorno gradual das atividades presenciais, é natural que o mesmo nível de desejo não seja mantido.
Além disso, alunos mais velhos já estão em contato com conteúdos de um nível de dificuldade mais elevado, o que pode não ser de fácil compreensão para os pais. Ou seja, o apoio familiar torna-se mais difícil. Dessa forma, o professor, durante as aulas particulares, preenche essa lacuna deixada pelos pais.
Falta de confiança
O mal desempenho na escola, somado às notas ruins, desmotiva qualquer estudante. Esse cenário traz para o aluno várias ideias ligadas ao seu potencial.
Durante a aula particular, o professor tem não só um trabalho escolar, de ensinar os conteúdos que são dados na escola de uma forma diferente ou ajudar na realização das tarefas e trabalhos de casa, mas também psicológico, de elevar o moral do aluno.
Dificuldades de aprendizagem
Também indica-se a aula particular para crianças e jovens detectados com um distúrbio de aprendizagem. Esses alunos têm maiores problemas na compreensão dos conteúdos. Portanto, o professor durante as aulas particulares pode ser uma figura vital nesse processo.
Aulas particulares e aprendizagem na Educação Infantil
É muito difícil que um professor de escola regular se dedique às individualidades de cada um dos seus alunos. Isso porque cada sala possui entre 20 e 30 alunos. Então é natural que cada um tenha seus problemas e limitações no processo de aprendizagem.
A aula particular, portanto, tem total foco voltado para o aluno de forma individual. Isso difere da escola regular, que preza pela evolução de todos. Nem todos os alunos conseguem seguir no mesmo ritmo e, dessa forma, acabam ficando para trás.
A Educação Infantil é vital, pois ela é a primeira etapa da educação de cada criança. Ou seja, é o primeiro contato que ela tem com o ensino. E tanto nas aulas presenciais quanto nas online, a LUMA Ensino usa alguns métodos de ensino com as crianças. Confira:
Sala de aula invertida
Nesse método o aluno é responsável por pesquisar e estudar dias antes as ideias que serão vistas na aula particular.
Gamificação
Os games têm total protagonismo nesse método. O uso de jogos didáticos é a peça central nas aulas, tornando-as mais legais, mas, ao mesmo tempo, produtivas.
Aulas particulares com caráter preventivo e evolutivo
A grande maioria dos pais contrata aulas particulares quando os filhos estão com notas baixas e precisam ir bem nas provas. Dessa forma, o trabalho do professor particular é excluído no início de um novo bimestre ou semestre e após o fim do ano letivo.
No entanto, as aulas particulares são mais eficazes quando não são tidas como uma medida de curto prazo. Dar a ela um caráter preventivo vai elevar o rendimento do estudante em sala de aula.
Isso porque o aluno não vai se achar naquele momento de tensão e medo, trazendo para si uma grande obrigação para ir bem nas provas, recuperar as notas e não decepcionar os pais.
Por isso, é bom ter aulas particulares durante todo o ano letivo, pois o professor vai ver o progresso do aluno desde os primeiros dias de aula. E, sendo assim, criar uma rotina de estudos para que ele consiga evoluir.
Abaixo seguem 3 dos principais motivos para dar um caráter preventivo às aulas particulares:
- Atrasos na matéria;
- Pouco tempo para recuperar;
- Emocional abalado.
Atrasos na matéria
Um estudante do Ensino Fundamental ou Médio, ao longo do ano letivo, possui várias matérias. Portanto, é muito comum que ele se atrase em algumas delas, ainda mais naquelas que ele possui menos atração e mais problemas.
Dessa forma, ocorre o acúmulo de dúvidas e um déficit no aprendizado em certos conteúdos. Isso gera um problema no futuro, pois muitas matérias se acumulam. Então é bom firmar um saber aprendido em uma série inferior.
É aí que entra o papel da aula particular. O professor consegue ver as lacunas que o estudante tem em certas disciplinas e atacá-las, cessando os problemas que ele tem ao longo do ano letivo.
Pouco tempo para recuperar
Encarar a aula particular com caráter preventivo dá tempo para o professor explicar o conteúdo de forma certa, e o aluno absorve as matérias melhor.
Imagina o cenário em que os pais contratam as aulas particulares para o filho no final do ano letivo, tendo problema em várias matérias e conteúdos que foram dados durante todo o ano? E o professor só tem alguns dias para ensinar e reforçar todos esses assuntos? Alguns pontos centrais ficam pelo caminho, porque uma matéria explicada durante meses será dada em alguns dias.
Por isso é vital se planejar durante todo o ano letivo, visto que, em média, o aluno leva três meses para ter resultados distintos do que vinha tendo.
Emocional abalado
Os resultados ruins ao longo do ano influem no emocional do estudante. As notas baixas minam a confiança do aluno, que não se acha capaz de aprender e se acha inferior perante aos demais colegas de turma. Além disso, tem a relação com os pais, de medo das possíveis punições pelo baixo rendimento, ou até mesmo de decepcioná-los.
Qual a diferença entre aulas particulares e reforço escolar?
A preocupação com a vida escolar dos filhos é muito comum entre os pais. Por isso, o primeiro sinal de mau desempenho na escola liga um sinal de alerta neles. E dois modelos de apoio pedagógico são pensados quando esse quadro se apresenta: aulas particulares e reforço escolar.
A diferença entre ambos é bem pequena, por isso, muitos acham que a aula particular e o reforço escolar são a mesma coisa. A aula particular visa a atender um problema pontual em certa matéria. Por exemplo, o aluno não entendeu o conteúdo sobre a Primeira Guerra Mundial na disciplina de História e a prova está chegando. Sendo assim, o professor particular busca novas formas de ensinar a matéria para o aluno e ajuda nas atividades a fim de que ele entenda o conteúdo e vá para a prova pronto.
Indica-se as aulas particulares para alunos que estão no Ensino Médio, se preparando para o Enem e vestibular. Isso porque o volume de matérias é enorme, então o professor particular pode ser um bom aliado na criação de uma rotina de estudos e no ensino dos conteúdos.
O reforço escolar já envolve um apoio mais global à compreensão das matérias. Esse modelo de apoio pedagógico ajuda aquele estudante que possui um atraso na base do ensino.
O professor tem um olhar mais macro, tentando ver quais são as lacunas que ele tem que preencher para que o estudante consiga entender o conteúdo. Diferente da aula particular, o foco não está no desempenho escolar no bimestre ou semestre em questão.
Por isso, quando for pensar em contratar um serviço que vá ajudar o seu filho a melhorar o desempenho escolar ou melhorar a compreensão dos conteúdos, é bom avaliar tais questões, pois elas podem ser crucial na vida escolar dele.
Como as aulas particulares ajudam na rotina da família
O ideal é que os pais estejam de forma ativa na vida escolar dos filhos, ainda mais se eles estiverem nos primeiros anos escolares. Se sentar para estudar, ler e ajudar nas atividades são bons exemplos. Mas a realidade para muitos é diferente.
A vida de muitos pais é cheia. São vários os afazeres ao longo do dia que os impedem de dar a devida atenção à vida escolar dos filhos. Dessa forma, o melhor a se fazer é dividir essa tarefa.
Sendo assim, a aula particular surge como uma boa solução. Os pais acham uma medida eficaz para preencher essa lacuna na vida escolar dos filhos, recebendo retorno sobre o desempenho das crianças, e podendo estar calmos para fazer os seus outros afazeres de forma tranquila.
No entanto, muitos pais só se dão conta dessa falta quando são chamados à escola para falar sobre o desempenho do filho ou quando recebem o boletim escolar ao fim de cada bimestre. Por isso o valor de delegar as tarefas.
Aulas particulares para alunos com TDAH
A aula particular pode ser muito boa para alunos que têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Isso porque alunos com esse transtorno têm problemas para se concentrar.
Portanto, dentro de uma sala de aula com 30 alunos, o trabalho do professor em prender a atenção desse estudante é maior. Sendo assim, esse aluno pode ter uma queda no rendimento escolar.
A falta de informação por parte dos agentes da educação que trabalham na escola regular e dos colegas de sala de aula também pode ajudar para os problemas tidos pelo aluno que possui TDAH.
Visto que essa criança pode ser taxada de rebelde, o que impede a construção de uma relação com as pessoas e acaba lesando no desempenho em sala. Por isso, é vital que os pais estejam atentos e presentes para ver todo esse contexto.
Benefícios das aulas particulares
Em trabalho conjunto com a escola e profissionais da saúde, a aulas particulares podem ser muito boa para o estudante que tem TDAH. A ajuda individual feita por um professor preparado vai ajudar esse aluno a absorver os conteúdos que são dados em sala de aula, bem como a evolução de habilidades sociais.
Uma criança com TDAH, por exemplo, tem problemas para memorizar. Nas aulas particulares o professor terá toda paciência e tempo para dar a matéria quantas vezes precisar.
Dentro de uma sala de aula, com dezenas de alunos, se torna muito mais difícil para o professor explanar um assunto mais de três vezes, por exemplo. Além disso, o professor, na aula particular, está apto para montar um plano de aulas baseado no perfil do aluno, que respeite o seu ritmo.
Sendo assim, confira alguns pontos benéficos das aulas particulares para alunos com TDAH:
- Adaptação a novos locais e rotinas;
- Análise dos resultados ao longo do tempo por parte dos pais;
- Aumento da responsabilidade;
- Melhoria de atenção e foco;
- Prática de autocontrole;
- Relação com outras pessoas;
- Troca de saber.
Gostei, mas por onde começar?
Hoje, existem algumas opções no mercado, como escolas que dão esses serviços aos alunos, empresas de reforço escolar e, além disso, professores particulares que trabalham por conta própria.
A LUMA Ensino é uma empresa que atua com reforço escolar. O nosso trabalho, porém, vai muito além de uma aula particular.
Temos os melhores tutores do Brasil, uma metodologia que gera relatórios aos pais, traça metas, enxerga as principais carências do aluno e eleva o potencial de seus estudos.

Gostou do nosso conteúdo sobre aula particular? Tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Deixa um comentário e conte para nós.