And the Oscar goes to… Parasite! Pela primeira vez, em 92 anos, o Oscar de melhor filme vai para uma produção de fora dos EUA. Dessa forma, Parasite foi a grande atração do Oscar 2020, levando quatro premiações, sendo três de extremo peso: melhor diretor, melhor roteiro e melhor filme. A produção é fantástica! O seu roteiro mostra a diferença entre as classes de um modo esperto, sem tender para taxar ricos ou pobres.

Parasite mostra como o poder muda as ações das pessoas e deixa no ar uma boa pergunta: se você enriquecer, você vai continuar tratando bem as pessoas? O filme é uma crítica muito boa e nos faz pensar muito. Portanto, caso você não tenha assistido, assista-o. Vale muito a pena.
Quero entrar em um ponto de Parasite que julgo ser de muito valor, mas, devido ao tema principal ser a desigualdade social e o poder, esse ponto tornou-se secundário: a confiança em quem vai te prestar um serviço. Então, já vou te dizendo que terão alguns spoilers, mas nada muito grande, visto que tratarei de assuntos que também foram exibidos no trailer.
O enredo do filme passa por uma família rica que precisa de um serviço de aulas particulares de matemática para a filha mais nova, dado que o professor da menina não poderia mais lecionar. Dessa forma, a mãe contrata um amigo desse professor. No decorrer da história, no entanto, o profissional cria um plano malicioso e, a partir daí, ocorrem inúmeros fatos. Mas vamos no ater a três tópicos:
- Aulas particulares;
- Confiança na contratação de serviços;
- Empresas especializadas e procedimentos.
Aulas particulares
Vale frisar que a mãe contratou, para entrar dentro da sua casa e ajudar a sua filha, uma pessoa por pura e única indicação do antigo professor. É bom tratar com profissionalismo o tutor que você quer contratar para dar aulas particulares, da mesma forma que uma escola regular faz para admitir um professor.
No Brasil ainda aceitamos aulas particulares de “amadores”, sem dar o devido valor ao fato de contratar algum professor sério para entrar dentro da nossa casa e dar aulas para os nossos filhos. Aqui, no entanto, fica uma pergunta: você aceita qualquer médico para atendê-lo?
Confiança na contratação de serviços
Portanto, temos que nos preocupar mais com esses pontos. Dando exemplo a isso, então vou mostrar como funciona o processo seletivo da LUMA Ensino.
- O candidato se cadastra para dar aulas. Na primeira etapa, ele indica três pessoas para indicar a sua idoneidade;
- Revisão de antecedentes criminais;
- O candidato passa por uma bateria de provas para atestar sua proficiência nas disciplinas;
- Dinâmica on-line;
- Dinâmica presencial;
- Se aprovado, o candidato passa por uma fase de treinamentos;
- Após todas essas etapas, o candidato terá cinco aulas particulares para se provar e, dessa forma, estar no nosso time.
Sendo assim, em média, 8% das pessoas que fazem o processo seletivo da LUMA entram por “n” motivos. Isso tudo para ter a segurança do serviço.
Empresas especializadas
O que podemos perceber é que as empresas são muito preocupadas no momento de fechar um contrato com seus clientes, devido ao alto grau de responsabilidade que elas têm.
Dessa forma, em uma empresa sempre existe alguém para responder pelos fatos que ocorreram com o cliente. Portanto, a empresa está comprometida com o melhor serviço/produto. Tenho dois exemplos claros.
Avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, mas acontecem acidentes e a maioria deles ocorre na aviação privada, porém não na comercial. Isso se dá pelo fato de as empresas seguirem protocolos de segurança muito duros, diferente da aviação privada, onde tudo depende do dono do avião. Situação semelhante ocorre para uma rota de veículos. Imagina quem cuida melhor do carro: você ou uma empresa de aluguel de veículos?
O mesmo ocorre na educação. Escolher o professor é algo difícil, requer testes. Por isso, empresas como a LUMA Ensino pensam tanto no processo seletivo e treinamento. Elas querem entregar o melhor, sempre, pois a palavra-chave nesse setor de aula particular é confiança. A LUMA, hoje, é uma empresa que atua nesse setor que é tão informal.

Então, gostou do texto? Quer ficar por dentro de outras novidades? Curta a nossa página no Facebook e Instagram e não perca nenhum texto novo.