A maior parte dos alunos que conclui o Ensino Médio não aprende matemática de forma eficaz. Esse problema no ensino vem antes do período escolar, e tem a ver com a aversão à matemática. Uma das soluções para resolver esse déficit escolar é o professor particular de matemática.

Eles usam de métodos que envolvem o aluno, pois a maior parte das aulas no país são expositivas, onde os alunos são meros receptores.
Então o aluno tem que estar mais ativo no processo da educação matemática. As aulas dados pelos professores têm que ter mais ações e pontos que envolvem o dia a dia desses alunos.
Mas essa aversão à matemática, a aritmofobia, vem antes do período escolar. Muitos pais já criam os seus filhos com a ideia de que a matemática é difícil. E que para aprender a matéria, resolver muitas questões já é o que basta.
Sendo assim, não só os pais têm essa ideia, mas alguns professores também. A resolução das questões é boa em relação à prática matemática, mas ela pode ir além e trazer a matéria para o dia a dia dos jovens.
Leia mais: O valor do professor de matemática na educação do seu filho
Leia mais: Dever de matemática: saiba por que ele é tão vital para aprender a matéria
Em outras palavras, os professores devem achar formas de pôr a prática da matemática na vida dos alunos. Não só com questões mais atuais, mas ações que contribuam no dia a dia do aprendizado.
Todavia o professor particular pode ajudar nesse processo ao trazer uma visão mais ampla da matemática. Isso se dá com práticas que só tendem a ajudar durante o período escolar. Não existe uma fórmula pronta, mas existe um desejo de fazer com que a matéria seja mais atrativa aos jovens.
Problemas com a matemática
Os números são ruins. Cerca de 70% dos alunos que concluíram o Ensino Médio no Brasil têm resultados ruins com relação à matemática. Os dados são de uma pesquisa do Ministério da Educação em 2018.
Esse problema vem desde o processo da alfabetização, pois o estudo da matemática é serial. Ou seja, para evoluir em algum ponto na disciplina tem que se avançar de forma gradual na matéria.
Caso o aluno tenha algum problema do Ensino Fundamental, por exemplo, ele terá impacto em toda a sua evolução no Ensino Médio.
Uma das soluções aos problemas são novas visões da prática da matéria, que se dão a partir de um certo profissional: o professor particular de matemática. Ele pode levar ao aluno novos métodos que o torna um agente ativo da sua educação.
Em síntese, as aulas expositivas fazem parte do processo de educação. Mas os dados não mentem, os professores de hoje têm que ser mais ativos durante o ensino. Esse problema vem da falta da prática matemática no dia a dia dos jovens.
Ao passo que a matemática é usada na rotina diária dos brasileiros, então não é difícil saber usar questões que falem mais com as crianças, seja por meio de jogos educativos ou problemas que estão no dia a dia.
O professor tem que estar atento às novas tendências tecnológicas e pedagógicas do mercado. A reciclagem sempre é bem-vinda na melhora dos profissionais. Ademais, obter novas visões sobre a matéria só tem a agregar.
O aluno tem que fazer parte do processo escolar e tornar-se um agente ativo da sua educação. Trabalhar o aluno só como um receptor, sem dar a ele a opção de criar as suas questões, aulas multidisciplinares e jogos educativos, pode ajudar na visão ruim que ele tem sobre a matemática.
Professor particular de matemática: Ensino Fundamental
Os alunos do Ensino Fundamental têm problemas durante o estudo da matemática. Isso se deve às falhas com equações básicas vitais para o progresso na disciplina.
À primeira vista o aluno recebe questões mais difíceis na prática matemática. E um dos problemas é o modo como a matéria é dada aos alunos.
Logo, o que pode ajudar muito os alunos no processo de ensino são metodologias diferentes das já dadas no ensino. Metodologias que têm o lúdico com jogos e questões que envolvem o dia a dia dos jovens.
Não só durante a alfabetização o lúdico deve ser usado. É óbvio que as ações diferem não só no Ensino Fundamental, mas também no Médio. A ideia, porém, é a mesma: usar a diversão do jovem a favor do ensino.
Mostrar aos jovens ideias matemáticas com questões atuais que envolvem o seu dia a dia é uma das formas de ensino bem eficazes. Sem contar com novas visões e métodos que o professor particular de matemática tem de praticar.
Como resultado, a busca do aluno com relação à disciplina, que para muitos é tida como difícil e complexa. Essa aversão à matemática pode diminuir a partir de novas práticas das disciplinas que vão sendo feitas pelos professores.
A aversão dos pais a matéria também é um fator que pode influenciar a vida do aluno. É bom trabalhar a ideia no todo de que a matemática não é uma disciplina difícil, mas uma matéria serial, onde há o dever de aprender conceitos básicos para evoluir no estudo.
Portanto, a aritmofobia dificulta o ensino do conteúdo. Mas claro que os problemas com relação à disciplina vão além de pais como indivíduos, mas fala sobre a sociedade brasileira e como ela lida com a prática matemática.

Professor particular de matemática: Ensino Médio
A matemática é uma das matérias com mais peso nas provas de vestibular. São cobrados grandes conteúdos, que testam o saber do aluno em torno de toda a matéria.
Nesse meio tempo os alunos têm que estar focados na aplicação do conteúdo. Os alunos que ganham nova visão da disciplina tendem a se destacar na matéria.
Outras visões e métodos são bons para destacar o aluno na matemática. Como já dito, o estudo serial que a matemática se aplica precisa que ele esteja por dentro do conteúdo desde a base.
Ao passo que o aluno esteja estudando na escola, muitos professores não sabem como sanar certas dúvidas. Tudo isso gerado por outras fases na vida do aluno. Esses problemas podem ser resolvidos a partir de novas metodologias aplicadas por um professor particular de matemática.
O reforço escolar resolve problemas antigos dos alunos e melhora partes vitais do conteúdo na aprovação do aluno que presta vestibular. Esse trabalho só ocorre graças ao foco individual para cada aluno.
Na sala de aula o professor pode ou não resolver os problemas de cada aluno, mas na escola regular o professor tende a dar mais ênfase àqueles alunos que já têm mais gosto pela matéria.
Aqueles que têm problemas, por vezes, são deixados de lado na logística do ensino, e têm que fazer aula particular. O professor particular de matemática do Ensino Médio vai estar atento a esses problemas e tentar resolvê-los o mais rápido que puder.
Todavia é bom frisar que só os testes de aprendizagem não mostram o quanto um aluno sabe o conteúdo. Além das provas, é bom ter trabalhos em grupo, tarefas a serem feitas de forma diária e novas abordagens da matemática em sala de aula, com o uso de jogos interativos e das tecnologias que existem.
Professor particular de matemática: online
A princípio, as pessoas tinham aversão às aulas online. Hoje, a ideia mudou à medida que novas tecnologias vieram à tona. Conteúdos bem amplos de alfabetização, Ensino Fundamental e Médio podem ser vistos na internet de fácil acesso.
Mas as aulas desses conteúdos podem ser vistas de forma casual. Mas uma série didática tem muito a agregar no ensino dos alunos.
Uma das formas mais eficazes são as aulas com professor particular de matemática que prezam pelo ensino de qualidade e criam as matérias de forma bem boa.
Com horários flexíveis, as aulas online tendem a ser mais vivas e podem focar no ideal para cada problema do aluno em certa matéria. Isso porque os alunos aprendem técnicas com o passar dos anos, que ajudam nas limitações geradas por falhas escolares.
Assim também durante as aulas online o lúdico e as tarefas feitas por meio de jogos ajudam muito no processo de ensino. Visto que com as tecnologias que existem hoje em dia há um campo enorme de cenários no processo educacional.
Em síntese, os jogos e questões que envolvem a vida dos jovens podem motivar o estudo não só da matemática, mas de todas as matérias.
As aulas online da matéria tendem a trabalhar certos problemas de cada jovem e trabalhar com problemas matemáticos ligados aos dias atuais.
Ao passo que as aulas com professor particular de matemática online trabalham com todo aparato das novas tecnologias, elas também podem trazer o mundo dos jogos na aplicação dos exercícios. Fórmulas que só têm a agregar no ensino da disciplina.
Sendo assim, as aulas online não atrapalham o conteúdo exposto em sala de aula, mas agregam resolvendo certos problemas de cada aluno. Trabalhando de uma forma mais dinâmica o reforço escolar ajuda o estudo dos alunos.
Quando é o momento de contratar um professor para o seu filho?
Não existe momento certo para contratar um professor particular de matemática. Seja na alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, os pais têm que estar atentos aos problemas na evolução da disciplina.
Antes que os alunos tenham problemas na prática matemática, o bom é que seja possível contratar um professor particular de matemática de reforço. A aula particular faz diferença na vida daqueles que já têm limitações educacionais e os que não têm.
Dessa forma, é bom o desejo dos pais no processo escolar dos filhos, não tendo que ter notas baixas para a melhora na disciplina. Mas usando as aulas de reforço como um agente vital na aprovação de vestibulares.
Assim, com as aulas de reforço o aluno se encontra mais apto. Os problemas que não são resolvidos em sala de aula são vistos nas aulas de reforço.
Sendo assim, o aluno não precisa de um momento certo, mas as aulas com professor particular de matemática, em qualquer momento da vida, podem ajudar em uma série de conquistas.
Cada professor usa as metodologias usadas nas escolas. Também possuem uma forma individual de ensino. Outras visões das disciplinas expostas ajudam o estudo dos alunos e funcionam como um bônus durante o período de aprendizagem.
Com a evolução diária de novas tecnologias, os professores têm a seu dispor muitas formas de trabalhar a disciplina. Hoje existem plataformas que propiciam a criação de jogos educativos e mapas mentais que ajudam a vida dos alunos.
Sem contar a contextualização de problemas matemáticos com a vida dos alunos. No uso de jogos, séries e filmes presentes no dia a dia dos jovens. O educador se mantém atualizado das tendências e ensina de forma assertiva e mostra quão versátil é a matemática.
Os benefícios de se contratar um professor particular?
O conhecimento é a única coisa que se leva para toda a vida. Enquanto dinheiro, emprego e fama são questões por vezes passageiras, o estudo e a sabedoria fazem parte da vida do ser humano.
Trabalhar o valor da sabedoria e do conhecimento não só para as provas é algo vital para todos os pais. As matérias expostas em sala de aula podem ser trazidas para o dia a dia das pessoas de forma fácil.
Leia mais: A matemática é um bicho de sete cabeças?
Leia mais: Dicas para estudar matemática com foco no Enem
Portanto, os benefícios de se contratar um professor particular de matemática se torna vital no processo de ensino do jovem. Além de trabalhar possíveis falhas escolares, outras metodologias podem ajudar o seu desejo em outras matérias escolares.
Nesse sentido, os pais devem estar atentos não só nas suas carências, mas nas vontades dos filhos. Trazendo uma disciplina que, às vezes, pode parecer complexa para algo mais prático que possa ser trabalhado no dia a dia.
Muitos estudiosos frisam o valor dos pais não só no período de alfabetização dos filhos, mas em todo o contexto. Ao contratar aulas de reforço escolar com um professor particular de matemática, os pais fazem a precaução não só de notas baixas, mas motivam os filhos a darem o seu melhor.
Dessa forma, as vantagens de um reforço escolar são enormes devido à chance de atualizar novas metodologias. O professor particular de matemática trabalha com a mesma matéria com uma ótica distinta da vista em sala de aula.

Gostou do nosso conteúdo sobre professor particular de matemática? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.