Um professor particular de alfabetização faz diferença na vida de crianças na educação infantil. Isso porque existem problemas de aprendizado não resolvidos em sala de aula. Então cabe aos pais saber qual a melhor hora para esse reforço.
Durante a alfabetização os pais ficam atentos caso os filhos tenham um desempenho menor do que o ideal. Essa aliação é válida, mas existem algumas ressalvas.

À primeira vista, a comparação é algo comum entre os pais. Mas vale frisar que cada criança tem um tempo próprio de aprendizado para ler e escrever. Algumas, aliás, podem obter tais aptidões mais cedo do que outras.
Os pais então têm que saber que esse tempo difere para cada criança. Até os dois anos de idade os pequenos não têm senso de algumas questões.
É a partir dos três anos que se inicia o começo da consciência e o aprendizado de fato – não que antes a criança não tenha aprendido nada. Mas a absorção de tudo o que é falado e exposto começa nessa fase.
Do mesmo modo, para cada idade existem tarefas ideais de acordo com a faixa etária. Essas tarefas devem ser vistas pelos pais ou professores, pois sem a devida orientação as tarefas perdem o sentido da alfabetização.
Além disso, esse olhar é bom para que o aprendizado seja eficaz. O adulto tem que estar atento às demandas da criança, com suas dúvidas e perguntas.
Assim como em sala de aula, alguns alunos têm mais atenção do que outros. Devido à demanda de salas cheias, o professor pode prestar mais atenção em crianças que têm um aprendizado mais rápido.
Alguns pais então buscam reforço, e o professor particular de alfabetização faz sentido, pois ele pode sanar os problemas não resolvidos em sala de aula.
Por que contratar um professor particular de alfabetização?
Os números assustam, mas 7 de cada 10 alunos do ensino médio tem nível ruim de português e matemática. Os são dados da pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), feito pelo Ministério da Educação.
Porém o que tem a ver com a alfabetização no ensino médio e educação infantil? Existem alguns saberes chamados progressivos, onde os estudos de certas disciplinas só podem evoluir a partir da compreensão do início da matéria.
Alunos que não aprendem de modo correto as matérias de matemática e português durante o ensino infantil tendem a não entender a matéria como um todo. Dessa forma, deixam partes desse saber mal entendidos, o que afeta conteúdos futuros.
Logo, entender e gostar de disciplinas básicas desde o início do aprendizado faz com que a criança aprenda gostando do que está vendo.
Nesse meio tempo o professor particular de alfabetização tem outra didática e forma de ensinar. Algo que só tem a agregar para a educação das crianças.
O professor particular de alfabetização além ensinar de outra forma, traz à criança a origem de problemas mal resolvidos na escola. Às vezes, por regras básicas não aprendidas logo no início do aprendizado, a criança não consegue evoluir em certo conteúdo.
Ainda mais sem a ajuda ideal e individual. A aula particular, então, dá esse estímulo diferente com foco na solução de questões mal resolvidas em sala de aula.
Dar essa atenção especial, focando em problemas de alfabetização, cresce a demanda do professor que tem por vezes não só uma turma, mas muitas outras para se trabalhar. Isso mostra uma sala com muitos alunos pode influir de forma ruim o aprendizado básico.
Os pais, sendo assim, têm que ficar atentos a esses problemas escolares. Às vezes, um problema em regras básicas pode ruir todo o processo de aprendizagem.

Professor particular de alfabetização presencial
Existem várias formas de contratação de professor particular de alfabetização. Uma delas é a presencial, onde os alunos têm que ir a um local marcado para o reforço escolar ou receber a aula em casa.
A princípio, ajuda no déficit de cada aluno com um contato direto. Os alunos recebem esse suporte presencial com tarefas práticas, de acordo com cada disciplina.
Ao mesmo tempo, as aulas tendem a ser mais focadas em sanar os grandes problemas dos alunos, seguindo o plano de ensino adotado em sala de aula.
Nesse meio tempo, as aulas de reforço presenciais têm em sua formação professores específicos para cada matéria. Podem ser pedagogos, que ensinam todas as disciplinas, ou professores de matemática, português, enfim, matérias pontuais.
O reforço escolar online, porém, tem algumas vantagens quando comparado ao presencial. Os horários são flexíveis e o conforto da casa são alguns dos pontos que ajudam os pais na organização da agenda do filho.
Sendo assim, também durante a aula de reforço online os pais podem contar com um foco especial. Os professores de cada disciplina fazem um estudo chave para cada disciplina, não algo mais geral.
Um dos problemas da aula presencial é depender do conhecimento do professor. Vale estar atento para que a pessoa, de fato, entenda do conteúdo e para cada disciplina o educador tenha um foco diferente a depender do nível de dificuldade do filho.
Em síntese, essa especialização envolve mais professores após o período de educação infantil. Já que a alfabetização e o ensino da matemática devem ser priorizados nesse período, para uma base sólida em outras disciplinas.
Afinal, são disciplinas chaves para o aprendizado dos alunos. Sem a progressão delas, o estudo de algumas matérias se torna um pouco mais complexo, no sentido das futuras demandas dos pequenos.
Professor particular de alfabetização online
Flexibilidade faz parte da aula com professor particular de alfabetização online. Isso porque os alunos recebem aulas focadas nesse ensino e podem ter como base o lúdico em algumas tarefas.
Ao passo que o uso do lúdico com jogos e desenhos, além de tudo o que possa despertar a imaginação da criança. Esses pontos são vitais na evolução da aprendizagem dos pequenos.
Em outras palavras, os professores e pais usam desses meios para entreter a criança no mundo da alfabetização. O lúdico é chave para o aprendizado dos pequenos que estão descobrindo o mundo.
Esse uso é bom durante o período da alfabetização em razão da imaginação da criança. O tempo de concentração das crianças pequenas é muito menor a de um adulto.
Em síntese, durante as aulas online, jogos e apps podem ser usados como meios alfabetizadores. A gamificação das aulas é um ponto presente durante o ensino a distância.
Sem contar as atividades físicas que podem ser usadas durante o estudo online. São recortes, formas e colagens que orientam os pequenos de modo não presencial.
Enfim, uma das vantagens desse aprendizado é a flexibilidade com horários e diferentes formas que o conteúdo é dado às crianças. Com o uso da tecnologia, o ensino, aliado à imaginação, envolve os pequenos de muitas formas.
Dessa forma, os alunos se sentem mais movidos para executar algumas tarefas com o desenho favorito ou um jogo que fomente a imaginação da criança naquele momento. São muitas formas distintas de ensinar online nesse período de alfabetização.
Mas depende da didática de cada professor. Aquele que usa o lúdico como forma de ensino tem a chance de envolver mais a criança. É outro ponto de ensino que existe para ajudar no estudo já feito pelo professor em sala de aula.
As melhores metodologias que um professor particular pode usar com alunos de alfabetização
Existem várias formas de ensinar durante o período de alfabetização. A metodologia de ensino varia de professor para professor, o que difere muito do modo de exposição de um conteúdo de aulas presenciais na escola para particulares.
Dessa forma, durante as aulas particulares, o professor expõe o conteúdo com um olhar mais individual. Podem ser os mesmos métodos de uma aula presencial, mas essa individualidade ajuda muito no aprendizado dos alunos.
Leia mais: Saiba a hora de contratar um professor particular para seu filho
Leia mais: 5 sinais que seu filho precisa de um professor particular
Além disso, o professor pode optar por duas metodologias a depender da sua aplicação em aula. As metodologias ativas e passivas se diferem devido à ação pedida em um método, enquanto no outro o aluno é só um receptor.
Metodologia Passiva
Bem como o nome já diz, é uma metodologia que tem o aluno como um receptor. Aqui o aluno vai ler, ver e ouvir todas as ações que não envolvam sua interação. Existem alguns conteúdos que podem ser dados de forma passiva.
Metodologia Ativa
Além disso, existe outra modalidade de ensino, a metodologia ativa. Ela consiste na interação do aluno com a aula. O elo do aluno ajuda no aprendizado e envolve ações como discutir, praticar e ensinar.
As duas metodologias podem ser feitas em uma mesma aula. Uma não exclui a outra. Mas os professores que usam de um método mais ativo trabalham o raciocínio lógico da criança.
Dessa forma, o melhor a fazer é trabalhar com as duas metodologias, orientar o aluno e despertar o pensamento para com a disciplina, fazendo da criança um agente ativo da própria aprendizagem.
O valor de atividades de educação infantil
Uma aula de educação infantil envolve uma série de pontos que despertam a atenção da criança com metodologias ativas e passivas. Nesse período, a interação dos pequenos é vital para entender alguns pontos.
Assim a criança aprende com uma série de atividades que a tornam agente ativa do aprendizado. São tarefas e jogos que trabalham com o lúdico como forma de alfabetização em um momento muito vital da vida.
Nesse meio tempo o professor particular de alfabetização tem um olhar individual para os problemas dos alunos. Ele consegue passar em todos os campos de aprendizado que tiveram problemas para evoluir.
Dessa forma, o professor particular de alfabetização atua ajudando o aprendizado feito durante a sala de aula. Além disso, ele trabalha com outras metodologias de ensino que têm um papel vital no aprendizado das crianças.
As atividades de educação infantil fazem parte do plano de ensino. Elas aguçam a imaginação da criança e desenvolvem a alfabetização de diversos modos durante a aula. Esse trabalho com o lúdico é de muito valor na vida escolar dos pequenos.
Afinal, para entreter a criança e tornar o aprendizado legal, essas tarefas lúdicas foram feitas com o intuito de envolver os pequenos. Com exercícios práticos e rápidos de serem feitos, as crianças não ficam entediadas e se alfabetizam de forma gradual.

Melhores atividades de educação infantil para fazer em aulas particulares
Fizemos uma lista com as melhores atividades de educação infantil a serem feitas a distância. Seja com professores particulares de alfabetização online ou com os próprios pais. Elas são atividades simples de fazer, mas têm que ter a orientação de um adulto.
Jogos online
De antemão, os jogos online ajudam muito no aprendizado dos pequenos. Eles podem ser tidos em tablets ou celulares. Os jogos recebem a faixa etária indicada de cada criança. E, além disso, são formas interativas que trabalham o saber e o lúdico.
Teatro com fantoches
Bem como as atividades lúdicas, o uso de um teatro com fantoches pode ajudar muito na alfabetização das crianças. Um adulto conta histórias e ensina de um modo bem diferente e interativo. Cabe ao responsável pela atividade, então, trabalhar com os pequenos e fazer da brincadeira um modo alfabetizador.
Desenhos com tinta
Em outras palavras, parece uma tarefa que dá um pouco mais trabalho, mas envolve a criança de um modo sem igual. Além disso, sob a batuta de um responsável as crianças se alegram e podem aprender as letras do alfabeto e sílabas se divertindo.
Artesanato
Ao mesmo tempo em que trabalha funções motoras e cognitivas, o artesanato pode envolver materiais recicláveis. Portanto, conscientiza sobre o meio ambiente, e, sem dúvida, é uma forma diferente de exercitar o valor da sustentabilidade para os pequenos.
Canto e dança
Uma das melhores formas de trabalhar com a alfabetização é o uso de músicas infantis que envolvem a dança. Elas podem aprender sobre muitas coisas como as partes do corpo humano, animais, alfabetos, sílabas e história do Brasil.
Nomes e frutas
Junto com o nome das frutas, o professor particular de alfabetização pode ensinar o abecedário, despertando a alfabetização dos pequenos. Além de educar sobre o nome das frutas, essa tarefa trabalha com a interação dos pequenos para descobrir o alfabeto se divertindo.

Gostou do nosso conteúdo sobre professor particular de alfabetização? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.