As aulas particulares para crianças são boas para melhorar o desempenho dos pequenos na escola. Apesar de ser esnobado por muitos pais, o reforço escolar ajuda o aluno a desenvolver seus potenciais. Além disso, nem sempre a criança consegue absorver todo o conteúdo na sala de aula, pois o tempo é curto e são várias matérias no mesmo dia.
Ademais, quando o aluno tem um professor particular, ele tem a chance de tirar suas dúvidas sobre certa matéria, sem o receio de seus colegas rirem dele. A criança também aprende no próprio ritmo, o que é bom tanto para quem tem dificuldade em um conteúdo quanto para quem tem facilidade com a matéria.
Do mesmo modo os pais podem não ter tanto tempo para ver o progresso escolar dos filhos que têm que ter um apoio constante. Durante a educação infantil e fundamental é bom que os alunos tenham os problemas sanados de forma mais rápida.
Esse período faz total diferença no progresso dos alunos, isso porque as matérias são dadas com a progressão de conteúdo. Para que uma matéria seja aprendida de modo correto, é bom que toda a base seja vista.
As aulas particulares, portanto, fazem total diferença no ensino e aprendizado dos alunos. São problemas que são resolvidos com mais rapidez do que seria com as aulas comuns. Às vezes, o aluno precisa de um ensino individual.
Aulas particulares para crianças: presencial
As aulas particulares são boas aliadas dos pais no processo de educação escolar dos filhos. Seja online ou presencial, são capazes de resolver problemas não resolvidos em sala de aula.
Sendo assim, as aulas presenciais podem ser feitas em algum local escolhido ou na casa do próprio aluno. Depende do modo da contratação – no geral a que melhor se adapta à condição da criança.
Em todos os casos os pais devem estar atentos às dificuldades dos filhos e em contato constante com os professores. As aulas particulares podem otimizar os saberes dos alunos, mas não vistas só em horas de crise.
Aulas particulares para crianças: online
As aulas particulares online tendem a ser mais flexíveis para os pais com relação aos horários e também com um valor menor em relação às aulas presenciais. O professor se adapta ao aluno e traz uma didática personalizada, que visa melhorar o desempenho escolar do aluno.
São possíveis “problemas de base”, que podem ser resolvidos com as aulas particulares. Problemas esses que em uma sala com vários alunos talvez não possam ser resolvidos.
Então é mais que vital não só os professores particulares, mas o apoio diário e presença dos pais na educação dos filhos. Professores e pais trabalhando por uma boa educação.
Os professores particulares devem estar preparados para lidar com necessidades especiais
Uma das vantagens das aulas particulares para crianças é que o professor cria uma aula especial para o aluno, de acordo com as suas carências. Isso quer dizer que ele deve estar preparado para lidar com certos casos nas quais a criança tem limites.
Por exemplo, um aluno autista ou com déficit de atenção tem que ter uma aula e estímulos diversos de uma criança que não sofre com algum transtorno de aprendizagem.
O educador apto é aquele que sabe criar uma aula dinâmica para crianças com muitos perfis. Ele deve entender os limites do aluno e criar um lugar propício para o seu aprendizado.
4 vantagens das aulas particulares para crianças:
- Resolver problemas na educação base do aluno;
- Acompanhamento da grade escolar;
- Autoestima do aluno;
- Aulas dinâmias para fixação do conteúdo.
Durante o ensino em sala de aula, por vezes, o professor não consegue dar atenção a crianças que tenham um raciocínio mais lento. Como resultado, o aluno não consegue aprender o conteúdo de modo eficaz.
Dessa forma, existe uma série de problemas expostos por esse déficit escolar. O aluno não consegue ir junto da turma, sente vergonha em mostrar dúvidas em sala e não progride na disciplina por esses “problemas de base”.
Logo o aluno fica mais próximo de uma quase certa reprovação que afeta toda a rotina do aluno e da família. A criança se sente frustrada por não conseguir obter o resultado que ela espera e ainda tem que lidar com novos colegas de classe, já que uma grande parte pode estar em outro ano.
Ou seja, uma das opções para evitar esses problemas é contratar um professor particular. O acompanhamento individual é, sem dúvidas, um bônus no ensino de uma criança.
Mas os pais devem reservar um tempo durante o dia para ver o rumo das aulas do ensino comum e também das aulas particulares. Para a criança, esse apoio é vital para a melhora no ensino.
Junto com as aulas particulares, o apoio dos pais é mais do que vital. Pais e professores quando estão juntos aguçam ainda mais o ensino de qualidade, trazendo aos alunos uma melhor experiência durante a escola. A aula particular traz esse enfoque importante para sanar possíveis déficits escolares dos alunos.
Com certeza, as aulas presenciais são as mais visadas, mas as aulas online recebem destaque devido à flexibilidade e facilidade por poderem ser vistas no conforto da casa dos alunos.
Qual o melhor momento para contratar aulas particulares para crianças?
Não existe um momento certo para as aulas particulares. O ideal é que os pais estejam atentos aos problemas durante esse período escolar. As reuniões de pais com os professores trazem essa visão
De antemão, as aulas podem ser boas não só com os problemas escolares dos filhos, mas na evolução das disciplinas ainda que não se veja a demanda. A ideia da escola e do ensino é motivar um ensino mais eficaz e não só fazer o aluno “passar de ano”.
A visão das pessoas com relação à escola é a de passar de ano. Mas mais do que isso, o conteúdo deve ser ensinado de bom modo aos alunos. As aulas particulares vêm como um bônus no aprendizado, para que, de fato, as disciplinas sejam aprendidas pelos alunos.
Os pais podem esperar as reuniões da escola, mas também têm que ver a rotina dos filhos, reservar um tempo para poder verificar quais são os problemas escolares. A presença dos pais melhora o desempenho escolar dos filhos.
Do mesmo modo que a presença dos pais na educação do aluno o estimula, a sua ausência traz grandes problemas não só para a vida da criança, mas para o desempenho escolar. Por isso o professor particular pode ter um papel vital na vida daqueles pais que não têm tempo de estar junto dos seus filhos.
Acima de tudo, os pais têm que estar presentes, mas caso não tenham tempo, o ideal, então, é contratar profissionais especializados que ajudem os alunos nas escolas, e não esperar os alunos repetirem de ano.
Todavia os professores não suprem o valor dos pais no processo de educação. Eles podem não ensinar como os professores, mas servem como estímulo visando a evolução dos alunos.
As melhores metodologias para serem usadas em aulas particulares para crianças
As metodologias usadas em aula tendem a trazer mais autonomia ao aluno, para ele aprender e fixar o conteúdo, sem problemas futuros. Os professores seguem a metodologia da escola, a que melhor entende o modo de educar proposta pela escola.
A LUMA Ensino, por exemplo, crê em uma aula onde o ator principal do ensino é o aluno. Ou seja, o aluno participa de modo ativo do processo de ensino; o professor atua só como um guia no ensino.
Dessa forma, métodos tidos como “antigos” tendem a não serem usados de modo frequente. Ainda que estejam sendo feitos em sala de aula, o aluno ganha mais destaque nas metodologias atuais, com métodos que trabalhem o aluno como ativo ao conteúdo proposto, não só como receptor. No entanto, existem algumas metodologias que ainda são bastante aplicadas nas escolas.
4 métodos de ensino mais usados em sala de aula:
- Tradicional;
- Montessori;
- Freiriano;
- Construtivista.
Método Tradicional
Um dos mais usados até os dias de hoje. Esse método surgiu na Europa, no século XVIII. Tem como principal ponto a difusão do conteúdo do professor para o aluno, de modo hierárquico. Nesse método o aluno é avaliado por provas que relatam o seu desempenho escolar.
Esse é um método adotado em escolas de ensino infantil e fundamental. Tem como princípio a autonomia das crianças e a ideia é que ela consiga aprender sozinha. O professor só orienta esse processo.
Método Montessori
Um ensino com maior nível de liberdade, já que as mesas e cadeiras são postas de modo diferente da tradicional, e o chão também pode ser usado durante as tarefas.
Método Freiriano
Método que traz consigo a ideia de uma Educação Libertadora. Uma das formas de aplicá-la é associar o saber ao dia a dia do aluno para ajudar na compreensão do mundo. Leva em conta o histórico social do aluno e como aplicar o conhecimento nesse contexto.
Método Construtivista
Nesse método o aluno tem um papel ativo na construção da sua educação. O material didático serve de apoio para os alunos que devem motivar a fazer perguntas e achar um rumo ao seu saber. Essa metodologia não tem avaliações, mas existem escolas que realizam provas.
É preciso adaptar o ensino ao ritmo da criança
Na escola, há um mapa de aulas que deve ser seguido à risca pelos professores. Então, salvo a criança ter aprendido aquele conteúdo ou não, ele vai entrar em contato com outras matérias, respeitando o calendário escolar.
Claro que um professor particular também deve criar um cronograma. Caso contrário, corre o risco de não fazer um trabalho produtivo, mas é preciso respeitar o ritmo da criança e adaptar o ensino ao ritmo de aprendizado dela.
Se o aluno tem facilidade com certa matéria, não explica prolongar as aulas e dar muitas tarefas. Mas se ele tem dificuldade com uma disciplina, o professor deve focar nesses conteúdos para que a criança tenha um bom desempenho na escola.
O ensino deve ser personalizado e com métodos inovadores de aprendizado
Dar aulas particulares para crianças vai muito além de explicar a disciplina com ajuda de livros e dar exercícios para o aluno resolver. O professor deve ser criativo e prover um ensino personalizado, com métodos que prendam a atenção do aluno e ajudem a absorver o conteúdo de modo mais fácil.
Apostar em jogos educativos ou até mesmo usar a metodologia maker, que motiva os alunos a aprender fazendo, podem ser boas opções. Esse conceito é bom para ensinar conteúdos de física, química e biologia, pois o aluno tem a chance de pôr em prática o conteúdo das aulas e entender a valia do que está aprendendo.
No mais, o professor pode contar com a tecnologia para dar conteúdos online. Dessa forma, o ensino se torna mais dinâmico e a criança tem a seu dispor métodos diferentes de ensino.
É bom trabalhar a autoconfiança da criança e motivar sua autonomia
Um dos principais motivos que levam às crianças a terem dificuldade na escola é a falta de autoconfiança. Alunos que duvidam da própria aptidão não se sentem aptas para aprender matérias mais complexas, como física e química, por exemplo.
Além disso, eles ficam inseguros quando têm que apresentar trabalhos para toda a classe. Então, um professor particular deve trabalhar essa questão e ajudar a criança a desenvolver sua autoconfiança. O profissional pode explicar para ela que é normal não ter atração por certas matérias e ajudá-la a superar suas dificuldades.
Ensinar a criança a ter mais autonomia e buscar formas de aprender sozinha é outro papel de um professor particular. O aluno não deve ficar preso só ao conteúdo dado nas aulas, pois ele deve buscar saber por conta própria. Esse hábito ajuda a criar um adulto mais seguro e apto para tomar decisões.
O ensino deve ser mais leve
As aulas particulares para crianças devem ser mais leves e divertidas, mas isso não quer dizer que o professor deve renunciar a disciplina e o foco durante as aulas.
O lúdico é um bom aliado dos professores durante as aulas. Com tarefas que despertem a fantasia dos pequenos, os alunos se sentem mais movidos ao ensino.
Seja online ou presencial, as brincadeiras educativas sempre vão fazer parte da educação infantil ou do ensino fundamental. Com elas os alunos interagem entre si e com a atividade, além de trabalhar a imaginação e a atenção dos pequenos.
Dessa forma, se torna mais legal pôr qualquer conteúdo educacional. Atividades aliadas dos professores que precisam de modo constante prender a atenção das crianças que, às vezes, são dispersas.
Além disso, as atividades que resolvem problemas de base podem trabalhar o tato das crianças com atividades manuais. Uma forma mais ativa de ensinar o conteúdo, fazendo o aluno ser o principal fio condutor da sua educação.
Durante o reforço, professor e aluno têm a chance de criar uma relação mais próxima, tornando o local de estudos mais leve e calmo. É bom que a criança tenha prazer em aprender, caso contrário, as aulas não serão boas. Uma boa forma de deixar a aula leve e legal é apostar em jogos, que devem ser pensados de acordo com a idade do aluno.
As melhores atividades para aulas particulares com crianças: presencial
Essas atividades são propostas para pais e professores fazerem de modo presencial. São atividades que ajudam os alunos na fase de alfabetização.
De antemão, as aulas particulares podem ser mais dinâmicas do que as normais. Podem conter um apoio mais expressivo de atividades lúdicas que ajudam a imaginação e educação das crianças.
Além disso, as atividades podem levar as crianças a trabalharem melhor as dificuldades vistas em sala de aula. Por isso os professores devem sempre estarem atentos às questões ditas pelos alunos.
Jogo das vogais
Com ajuda de latas ou copos de plástico, o professor coloca as vogais do alfabeto na parte frontal do objeto. Além das letras, gravuras que iniciam com as vogais devem ser postas na frente dos objetos de modo aleatório. A ideia é que a criança ponha as respectivas gravuras nas latas ou copos corretos com as vogais corretas.
Formar palavras com sílabas
Essas atividades despertam, também, o trabalho artesanal. Os pais e os professores podem pôr os itens antes da prática, usando tampas e sílabas no formato das tampas impressas. Os professores estimulam a criança a formar palavras com as sílabas nas tampas que podem ser de diversos formatos.
Desenho
Uma das atividades mais comuns, mas que também pode gerar resultado às crianças, é a do desenho. Folha branca, tinta guache ou lápis de cor, tudo pode ser usado para que a criança desenhe o que está na sua mente, ou seja, orientado pelo professor a desenhar ou escrever. Use a criação.
As melhores atividades para aulas particulares com crianças: online
De início, pode parecer que as atividades nas aulas particulares online devem ser feitas só pela internet, mas tem outras formas de despertar os alunos durante as aulas. Atividades exibidas pela webcam, como por exemplo: desenhos, origamis, cortes e colagens feitas pelos professores.
Os professores particulares que trabalham online, porém, têm em suas mãos meios de tornar a aula mais interativa. Com muitos jogos, o lúdico pode ser feito pelas crianças de um modo muito mais legal, na tentativa de unir o ato de aprender com a diversão.
Jogos online
Existem muitas plataformas que deixam criar os próprios jogos de alfabetização, entre eles o Educaplay. O site permite que os pais e professores possam criar jogos personalizados que atendem as carências das crianças. Não precisa entender de programação, basta saber o mínimo a estrutura do jogo e executar.
Leitura
A leitura com certeza é uma das atividades que mais estimula a criança. Não só os professores, mas os pais devem fomentar uma leitura fixa. Ela ajuda na alfabetização e na compreensão das coisas de uma forma mais precisa. Ela pode ser desde uma receita do bolo a um cardápio de restaurante, a criatividade dos educadores é vital.
Atividades impressas
Existem muitas atividades na internet que podem ajudar os professores. São atividades que já foram feitas por outros professores, e vale só uma revisão para ver se o ensino está sendo feito da forma correta. Mas vale buscar esse material de acordo com cada idade do aluno, além de produzir conteúdo próprio.
Apenas ficar atento aos direitos autorais da atividade. Existem plataformas que dão o material de modo gratuito. Mas, no geral, os professores ou produzem o próprio conteúdo ou pagam o conteúdo que pode ser trabalhado sem problemas judiciais.
Uso de recursos tecnológicos
A tecnologia pode ser uma grande aliada dos professores que dão aulas de reforço. Além das plataformas de ensino, que são bem úteis nos tempos atuais, os recursos tecnológicos permitem fazer relatórios sobre o desempenho do aluno ao longo das aulas.
Esses relatórios são bons para o professor ver como está o nível de aprendizado do aluno. Com o documento, ele consegue ver pontos a melhorar e onde o aluno está tendo um desempenho melhor. Sendo assim, criar técnicas que ajudem a otimizar o aprendizado.
Além disso, por meio dos relatórios, a criança pode se autoavaliar, e os pais ficam cientes se as aulas estão sendo produtivas e se o educador está correspondendo às suas expectativas.
Como vimos, a aulas particulares para crianças são boas opções para melhorar as notas das crianças e ajudá-la a gostar de estudar.
Na LUMA você encontra uma equipe de professores muito capaz para oferecer reforço para seu filho. Temos professores para todas as faixas etárias e todos os conteúdos. Nossa equipe é treinada para desenvolver tanto o poder intelectual do aluno como suas habilidades socioemocionais.
O conteúdo foi útil para você entender como devem ser as aulas particulares? Então, que tal conhecer nossa equipe de educadores? Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos atendentes!