Aumentar a produtividade nos estudos é importante para que seu filho consiga acompanhar as matérias e mantenha um ritmo eficiente de aprendizagem. É comum que a criança tenha muitas tarefas em sua rotina, como aulas extras ou prática de esportes. Por isso, é preciso utilizar estratégias eficientes para que o tempo destinado ao estudo seja o mais produtivo possível.

As crianças e os adolescentes ainda não possuem tanta maturidade para estudar completamente sozinhos. Por isso, os pais têm uma importância fundamental para incentivar e guiar os filhos na organização do estudo.
Por que é bom aumentar a produtividade nos estudos do seu filho?
Muitos pais ficam inseguros ao estimular a produtividade nos estudos, pois têm medo de sobrecarregar os jovens ou cobrá-los demais por bons resultados. De fato, excessos devem ser evitados, mas para garantir um bom desempenho nas provas, o aluno deve se dedicar ao estudo e esse momento deve ser produtivo.
É comum que os alunos passem muito tempo estudando em casa e, ainda assim, tenham notas ruins. Na maioria das vezes, isso ocorre quando o estudo não está sendo feito da maneira adequada. A falta de concentração, os métodos errados ou a má organização dos materiais são fatores que atrapalham os bons resultados. Assim, com a ajuda dos responsáveis, os estudantes poderão se organizar e se tornar mais produtivos.
Como aumentar a produtividade nos estudos?
Todas as pessoas possuem o mesmo número de horas no dia, contudo, algumas conseguem ser produtivas e outras não. A organização e o planejamento são os primeiros passos para ser bem-sucedido nos estudos. Confira as dicas práticas de como ajudar seu filho a ser produtivo nos estudos.
Crie um plano de estudos junto com o seu filho
Antes de fazer exigências, é importante oferecer ajuda e entender as maiores dificuldades do seu filho. Conforme o aluno vai evoluindo nas séries, o número de matérias e o grau de exigência vão aumentando.
Assim, sente com ele e crie um plano de estudos, dando maior atenção às matérias que ele tem dificuldade ou que serão mais exigidas no vestibular, por exemplo. Além disso, é necessário dividir bem a carga horária entre as matérias e pensar em momentos para descanso, lazer e prática de exercício físico.
Organize um espaço longe de distrações
Os jovens perdem a atenção facilmente, principalmente se estiverem perto do celular e outros aparelhos eletrônicos. Por isso, separe um espaço dedicado ao estudo que seja longe das distrações. O seu filho deve ter por perto os livros, cadernos e outros materiais que são importantes para o estudo. Outro ponto é que a cadeira e a mesa devem ter boa ergonomia, pois impactam diretamente na produtividade dos estudos.
Use técnicas de produtividade
Cada criança tem um ritmo de estudo e maior grau de facilidade em algum método. Por exemplo, se o seu filho tiver um aprendizado mais visual, os mapas mentais e os vídeos podem ser interessantes para fazer a conexão das matérias. Em outros casos, há estudantes que fixam melhor a matéria lendo e fazendo um resumo por escrito.
Além disso, você pode usar técnicas de produtividade, como o método Pomodoro, por exemplo. Nesse caso, ele propõe que a pessoa mantenha o foco em uma única atividade durante 25 minutos consecutivos. Depois disso, é possível fazer pausas de 5 até 15 minutos. Esses ciclos são importantes para aumentar a concentração e o foco em apenas uma atividade.
Por que as aulas particulares são boas para aumentar a produtividade nos estudos?
As aulas particulares também são ótimas alternativas para aumentar a produtividade nos estudos. Em alguns casos, os pais não têm tanto tempo para ajudar o filho nessa organização ou os alunos lidam com dificuldades específicas que somente um professor especialista pode ajudar.

Assim, se você estiver precisando desse tipo de ajuda, conheça a LUMA Ensino. Com aulas particulares presenciais ou on-line, o seu filho terá o apoio certo para melhorar a produtividade e o entendimento dos conteúdos. Entre em contato conosco e saiba mais!