Muitos pais ficam aflitos quando o filho entrega o boletim da escola. Isso porque o documento mostra o desempenho da criança com as matérias. E quando se deparam com notas baixas, muitos pais ficam tensos e até mesmo nervosos.

Esse receio é normal, pois os pais querem que seus filhos tenham um bom desempenho escolar. Mas o boletim pode revelar coisas de valor sobre o perfil da criança.
Além disso, quando a entrega do boletim da escola vem junto de reclamações da escola em relação à conduta da criança, a preocupação deve ser maior. Isso porque as causas do baixo desempenho de seu filho podem ser devido a brigas, conversas em excesso e preguiça de fazer os deveres de casa.
Por isso, é bom que os pais acompanhem o boletim dos filhos desde os primeiros semestres da escola, pois, dessa forma, eles podem intervir e ajudar a criança a ter um desempenho escolar melhor.
Por que é normal se preocupar com notas baixas no boletim escolar do seu filho?
A presença dos pais na educação dos filhos é vital para que eles tenham sucesso tanto na vida escolar quanto na profissional. Isso porque se a criança sente que seus pais não se preocupam com seu aprendizado, ela vai entender que o estudo não é importante e ter um bom rendimento na escola, tampouco.
Então, quando você recebe o boletim da escola de seu filho e vê notas baixas e abaixo da média, é bom ficar atento. O mal desempenho escolar da criança pode ser sinal de outros problemas que não estejam ligados à dificuldade dela em aprender certos temas.
Leia mais: Saiba tudo sobre reforço escolar: o que é, como funciona e quais os objetivos
Leia mais: Como ajudar o seu filho a aumentar a produtividade nos estudos
Além disso, ter notas baixas na escola pode levar a outros problemas, como baixa autoestima. Crianças com essa condição têm mais risco de sofrer de depressão e ansiedade.
No mais, como seu filho vai entrar em uma faculdade no futuro ou ser um empreendedor se sua autoconfiança está abalada pelas notas baixas que teve na escola? Você não quer isso para suas crianças, certo? Então, fique atento ao boletim escolar e faça um acompanhamento diário ou semanal do desempenho dos pequenos em cada matéria.
Dessa forma, você consegue ver as dificuldades da criança e tomar medidas para ajudá-la a superar esse problema e ter um desempenho escolar melhor.
Qual pode ser a raiz dos problemas com as notas?
Quando você recebe o boletim da escola de seu filho e não gosta do que vê, a primeira coisa a se fazer é conversar com a criança para entender o porquê de ele ter resultados ruins. Nem sempre a culpa é do pequeno. Outros fatores podem ajudar para essa situação. Veja quais são eles!
Conversas paralelas
Algumas crianças ficam ansiosas para chegar na escola para conversar com os amigos. Mas nem sempre elas conseguem esperar o horário de intervalo para interagir com os colegas.
Então, um aluno que conversa muito durante as aulas não consegue prestar atenção na explicação do professor e nem se concentrar na hora de fazer as tarefas.
A criança quer chamar a atenção
Quando os pais trabalham muito e não têm muito tempo para ficar com os filhos, o desempenho dos pequenos na escola pode ser lesado. Mas isso nem tem nada a ver com dificuldade de aprendizado. Nesses casos, o que a criança quer é chamar a atenção dos pais.
Problemas de aprendizado
É normal não ter familiaridade com certas matérias. Um bom aluno em matemática e física pode ter sérias dificuldades em português e vice-versa. Isso não quer dizer que o aluno tem uma inteligência baixa, mas por não gostar da matéria, a criança sente preguiça de estudar e o resultado são as notas abaixo da média.
Problemas socioemocionais
Problemas como depressão, timidez e ansiedade ajudam para que a criança tenha dificuldades para aprender. É comum que alunos deprimidos duvidem da própria capacidade e isso cria uma barreira que impede o aprendizado.
Além disso, é normal uma criança tímida sentir vergonha de fazer perguntas por medo de os professores e colegas acharem que ela é burra ou fazerem piadas porque ela não entendeu certo conteúdo.
Dificuldade em adaptar-se à didática do professor e escola
Nem todos aprendem da mesma forma e, por isso, alguns alunos sentem dificuldades em aprender. Então, quando a criança chega com o boletim da escola com notas baixas, mas ela é inteligente, o problema pode ser por causa da didática do professor ou da escola.
Se o educador ainda usa métodos tradicionais como lousa e livros, a criança pode não se adaptar e isso é normal, já que, nos dias de hoje, há muitos recursos tecnológicos que podem ser usados na sala de aula.
Má qualidade de ensino
Muitas vezes o aluno não consegue aprender porque a qualidade do ensino dado também não é dos melhores. Nesses casos, os pais devem procurar informações sobre a média dos outros alunos, pois se todos ou a maior parte da turma não tem um bom desempenho, o problema é mais sério.
Necessidades especiais
Crianças com disfunções como TDAH, dislexia e autismo têm um ritmo de aprendizado diferente de outros alunos. Então é normal que nesses casos a criança tenha mais dificuldade, em especial quando a escola não está preparada para lidar com esse tipo de caso.
Como extrair as informações da melhor forma?
O boletim da escola é um bom meio para você extrair informações sobre o desempenho escolar de seu filho. Isso se o acompanhamento for feito todos os dias e não só no período das provas. Veja como obter informações sobre a criança só vendo esse documento!
Analise a média do aluno e da turma
A média dos aluno e da turma, em geral, diz muito sobre a metodologia da escola e dos professores. Se a nota de seu filho está mais alta do que a do restante da turma, pode ser um sinal de que toda a classe está com dificuldade em certa matéria.
Nesse caso, nem sempre o problema está ligado à dificuldade no aprendizado, mas de adaptação com um educador ou com o método da escola.
Então, quando seu filho tem uma média maior do que da turma, significa que ele está superando essas adversidades. Mas quando o desempenho dele é menor, quer dizer que ele está com problemas de aprendizado.
Porém quando toda a classe tem um desempenho ruim, a situação fica um pouco mais difícil e você deve entrar em contato com a escola para saber o que está havendo.
Observe a frequência nas aulas
É mais comum crianças de certa faixa etária, como acima dos 12 anos, “cabularem” aulas. Isso ocorre, em especial, quando o jovem já tem um pouco mais de autonomia e vai para a escola sozinho. Como as informações sobre frequência ficam descritas no boletim, é preciso que os pais fiquem atentos, pois a causa do mal desempenho pode ser o excesso de faltas.
Avalie o desempenho de cada matéria
A presença dos pais na educação dos filhos é vital para entender as reais dificuldades da criança e quais são seus talentos. Por isso, é bom avaliar o desempenho dos pequenos em cada matéria. Além disso, é bom ver em quais são os conteúdos de cada matéria que a criança apresenta mais dificuldade.
Compare as notas de acordo com o bimestre
Se a criança tem um bom desempenho no início do ano letivo, mas tem uma queda no desempenho no decorrer do período de aulas, pode ser indício de que algo mudou na escola. Diversos fatores ajudam para as mudanças nas notas, como troca de professor ou um conteúdo mais complexo.
Problemas em casa também são fatores que contribuem com a queda do aprendizado. Então, se a criança passou por alguma situação ruim ou sofreu com um problema familiar, como separação dos pais, morte de um ente querido, é normal que suas notas piorem.
Como ajudar a criança a recuperar as notas?
A criança chegou com o boletim da escola e as notas estão ruins. Então como vou incentivar meu filho a gostar de estudar e melhorar sua performance em todas as matérias? Bom, isso é um desafio para grande parte dos pais, em especial para aqueles que têm uma rotina muito intensa e não ficam muito em casa.
Mas participar da educação dos filhos não é uma opção e sim o papel dos pais, pois o futuro dos filhos também depende do apoio de seus genitores, aliada à qualidade do ensino dado pela escola, obviamente. Então, veja como ajudar a criança a melhorar suas notas!
Converse com a criança sobre suas dificuldades
A primeira coisa que os pais devem fazer ao se deparar com um boletim com notas ruins é conversar com a criança. Ter um bom diálogo é melhor do que dar sermões ou colocar de castigo. Procure entender por que seu filho teve um desempenho ruim.
Situações como nervosismo e ansiedade atrapalham na hora de fazer a prova. Então pergunte para a criança por que ela se sente dessa forma, mesmo depois de estudar dias para o exame. Talvez ela tenha tanto medo de não atender às expectativas dos pais que acaba ficando nervosa e esquecendo a matéria na hora da prova.
Explique para criança que ter uma nota ruim não é o fim do mundo e por que ela não consegue aprender matemática não quer dizer que ela não tem capacidade. Na realidade, os pais devem ajudar seus filhos a entender que eles podem ter habilidades que vão além de matérias aprendidas na escola, como talento para artes e música.
Motive o hábito de estudar e insira na rotina da criança
Convencer crianças a gostar de estudar é um grande desafio, pois eles têm contato com a tecnologia desde cedo. Apesar de esses recursos serem úteis para otimizar o aprendizado, quando os pais não limitam seu uso, as crianças perdem o desejo pelos livros e pela escola.
Então para que seu filho tenha um bom desempenho, crie uma rotina de estudos para ele. Isso não quer dizer que a criança tenha que estudar o dia todo, mas ela deve ter horários específicos para serem dedicados de forma exclusiva ao estudo.
Converse com os professores do seu filho
Conversar com os professores do seu filho a respeito de seu desempenho na escola é uma boa forma de entender as dificuldades da criança. Isso porque ela pode não se sentir à vontade para falar com os pais sobre seus limites. No entanto, os professores conhecem muito bem essas questões, pois conhecem todos os alunos.
Busque formas de motivar a criança a estudar
Depois de algumas notas baixas, é comum que a criança fique sem ânimo para estudar. É justo aí que entra o papel dos pais de motivar seus filhos! Nesses casos, vale contratar um professor particular ou criar um ambiente de estudos divertido.
Que tal criar um ambiente específico para esse fim, com jogos e brincadeiras que ajudam a criança a fixar o conteúdo. Assistir filmes ligados aos conteúdos aprendidos na escola ou buscar vídeos com os temas que seu filho está aprendendo é uma boa forma de deixá-lo motivado!

Por que a aula particular é uma boa opção para melhorar o boletim escolar do seu filho?
Se mesmo depois de todas as ações a criança não melhorar seu desempenho, a melhor saída é optar pela aula particular. Esse tipo de educação gera ao aluno um ensino personalizado, de acordo com suas carências.
Um professor particular vai ajudar muito seu filho a se desenvolver, pois ele terá a chance de tirar todas as suas dúvidas, sem receio de ser alvo de piadas dos colegas. Além disso, em casa ele terá mais foco nas matérias que estão sendo estudadas.
No mais, com uma educação personalizada, a criança estuda em seu ritmo, sem pressa de terminar um exercício porque o professor precisa ensinar outro conteúdo.
Dessa forma, o aluno não fica frustrado por não aprender uma matéria e sua autoconfiança cresce, o que contribui para a melhora no desempenho escolar.
Se você recebeu o boletim da escola de seu filho e está em busca de ensino individualizado, a LUMA pode ajudar! Temos uma equipe de professores altamente qualificada, pronta para ajudar no desenvolvimento escolar da criança. Além dos conteúdos escolares, ajudamos os pequenos a ampliar habilidades como inteligência emocional, que é tão importante em todas as etapas da vida.

Gostou do post e quer conhecer melhor nosso trabalho? Entre em contato com nossa equipe de atendimento agora mesmo!