Como estimular a criatividade desde a infância? Uma criança criativa evolui melhor na escola, se dá bem com os amigos e tem ideias amplas do mundo. As habilidades pedidas das crianças têm cada vez mais relação com aspectos psicológicos e sociais do que apenas o poder cognitivo.

A criatividade tem se tornado um requisito notável e deve ser motivada para trazer mais felicidade à criança e ao futuro adulto. Além desse aspecto, ela também melhora as habilidades socioemocionais e de cognição.
O valor do estímulo à criatividade
Muitas pessoas creem que apenas pessoas ligadas à arte e cultura têm que ser criativos. Mas todo tipo de profissional precisa estimular a criatividade para ver casos de forma diferente e achar soluções inovadoras. Assim, apesar da carreira que seu filho vai escolar no futuro, é bom fomentar esse pensamento criativo desde cedo.
Outro bom ponto é que os pais têm que ter cuidado com o excesso de regras, que pode acabar tirando a criatividade da criança. Durante as brincadeiras, as crianças criam personagens, atuam, manipulam casos e se expressam de modo verbal e não verbal. Assim, é bom que os pais entrem na brincadeira e motivem o poder criativo.
Leia mais: Conheça as melhores brincadeiras para fazer em casa com o seu filho
Leia mais: Entenda já o valor das brincadeiras educativas para as crianças
Uma criança criativa lida melhor com mudanças, resolve problemas de modo mais fácil e age com mais inteligência emocional frente aos desafios. Por isso, os pais têm que criar locais criativos dentro de casa, que também vão ajudar no fortalecimento do laço familiar.
7 dicas para estimular a criatividade
Todos os dias tanto na escola quanto em casa deve-se estimular a criatividade. Com pequenas ações, dá para aguçar o pensamento crítico e criativo da criança. Veja 7 dicas:
- Invista no contato com a arte;
- Promova um lugar estimulante;
- Limite o uso de eletrônicos;
- Deixe a criança com tempo livre;
- Proponha atividades sensoriais;
- Incentive hobbies;
- Motive a criança a fazer perguntas.
Invista no contato com a arte
Mesmo que seu filho não siga nenhuma carreira artística, é por meio desse contato inicial com a arte para estimular a criatividade que muitas janelas serão criadas. Por isso, fomente momentos de pintura, colagens e desenhos. Assim, os pequenos terão que pensar em formas de fazer o objetivo proposto, além de estarem trabalhando a coordenação motora e o pensamento lógico.
Invista em folhas de papel diferentes, tintas, canetas e giz de cera, pois quanto mais opções para serem usadas, mais criativos serão os resultados. O teatro também é uma boa forma de aguçar a criatividade. Durante as férias ou aos fins de semana, reúna os amigos do seu filho e motive-os a criar uma peça teatral.
Promova um lugar estimulante
O lugar é capaz de mudar o modo como as pessoas pensam. Por isso o trabalho dos arquitetos com as cores e a posição de objetos e móveis é tão vital. Assim, também é bom ter, pelo menos, um lugar criativo na casa. Seja em uma brinquedoteca ou no próprio quarto do seu filho, as cores, os brinquedos, os jogos e outros peças são boas para motivar a atenção e fomentar as ideias.
Limite o uso de eletrônicos
A criatividade é aguçada com os desafios e as técnicas manuais e sensoriais propostas para as crianças. Portanto, o uso de eletrônicos como tablets, celulares e computadores, mesmo sendo bons aparelhos de lazer, não motivam a criatividade e nem substituem as interações sociais. Como o seu conteúdo já é certo, é difícil que a criança inove nesse local.
Deixe a criança com tempo livre
O ócio também é uma boa dica para estimular a criatividade. O excesso de informações e causas pode acabar pesando a criança. Por isso, proponha um tempo livre na rotina do seu filho para que ele fique sem nenhuma tarefa traçada. Ao ficar sem nada para fazer, a imaginação infantil terá mais espaço para funcionar e a criança poderá criar histórias, assim como propor ideias e jogos bem novos.
Proponha atividades sensoriais
Uma das formas de estimular a criatividade é propondo atividades sensoriais para as crianças, na qual elas possam se sujar, sentir o cheiro do local e a textura dos objetos. Jogos com argila, massinha, papéis e tintas são boas ideias.
Incentive hobbies
Com o passar dos anos, é comum que as crianças deixem de lado as atividades das quais gostam pelas tarefas impostas pela escola. Mas é bom que os pais motivem a criação e manutenção de hobbies para os filhos. Essa é uma forma de a criança se manter ligada ao que gosta, vendo e achando coisas novas.
Portanto, se ela gosta de colecionar objetos, motive-a com a organização; se ela gosta de atuar, procure uma escola de teatro; mas se ela gosta de cantar, procure um professor de canto; se ela gosta de dinossauros, leve-a a uma exposição sobre isso, dentre outros exemplos.
Motive a criança a fazer perguntas
As crianças estão em intenso aprendizado e por isso fazem muitas perguntas sobre tudo ao seu redor. Em vez de podar ou responder apenas com sim ou não, os pais devem encorajar as perguntas, pois elas são um bom meio de o seu filho pensar e se colocar no mundo.
Esse é o modo que as crianças acham para construir sentido a tudo que as cerca e os pais podem rebater as perguntas com outras perguntas que vão melhorar o debate.
Então, estimular a criatividade das crianças é muito bom e bem fácil. Além disso, durante o processo, os pais devem se atentar mais com o caminho criativo do que o resultado em si. Mostre que quanto mais o seu filho pintar, cortar, colorir e atuar, melhor será o resultado final, e que não há padrões de certo ou errado nesse sentido.
Os pais também têm que aprender como estimular a criatividade por meio do exemplo. Assim, além das tarefas propostas em casa e na escola, os pais têm que motivar o contato da criança com outras culturas e realidades.
Mesmo que não seja possível fazer viagens para outros países, leve os pequenos a exposições, feiras, bibliotecas e circos. Afinal, tudo de novo que ocorre na rotina do seu filho vai servir de base para novos pensamentos criativos.

Se você gostou do nosso texto sobre como e quer ter acesso a outros conteúdos escolares, leia como o ensino individual completa o trabalho das escolas regulares e saiba mais sobre a LUMA Ensino.