A chegada de um novo membro na família é sempre um episódio complexo para o filho mais velho, mas também para os pais. Sendo assim, a vinda de uma nova pessoa no contexto habitual da criança, na maioria dos casos, demonstra para ela um perigo em relação à atenção dada a ela pelos pais e gera um ciúme entre irmãos. Dessa forma, alguns dos sentimentos são:
- Posse;
- Proteção exagerada;
- Euforia;
- Agressividade.
Ademais, é normal ocorrer algum retrocesso em relação às condutas do filho mais velho, como, por exemplo, voltar a fazer xixi na cama, querer voltar a usar chupeta e tomar mamadeira. Sendo assim, é muito comum que os pais não saibam lidar com essa situação, achando que o filho está tendo tais atitudes por manha.

O ajuste para esse novo aspecto familiar é difícil, em especial para o primogênito, mas, também, para os pais, que, em grande parte, não sabem lidar de imediato com esse ciúme entre irmãos. Sentimentos de ansiedade, medo e incerteza são comuns entre a família num todo.
Portanto, essa fase de transformação pode gerar efeitos na relação entre pais e filhos. Além disso, as tarefas do dia a dia da mãe com o bebê na evolução social e cognitiva da criança também podem ser afetadas.
No entanto, vale ressaltar que o ciúme entre irmãos não é de todo ruim. Isso porque eles aprenderão a lidar com a frustração – em especial o primogênito -, sentimento muito comum ao longo de toda a sua vida.
Ciúme entre irmãos: fique de olho no primogênito
É de suma importância que os pais fiquem atentos para não passarem as inseguranças dessa etapa para o filho mais velho, pois só aumenta as implicações emocionais para a criança.
Dessa maneira, alguns cuidados e medidas são importantes nesse processo de adaptação de ciúme entre irmãos, como tentar não mudar por completo a rotina habitual da casa. Entretanto, em muitos casos esse processo é difícil.
Ademais, em relação aos avisos aos pais, é bom que desde o momento em que o bebê chegue à casa após o nascimento os pais mostrem que a atenção não será maior para um membro. Algumas dicas amenizam o ciúme entre irmãos:
- Acentue a atenção ao filho mais velho nos momentos de sono do mais novo;
- Mostre cuidado na hora da amamentação;
- Mantenha as atividades que eram feitas com o primogênito;
- Continue com passeios e programas externos;
- Deixe o primogênito conhecer e ter contato com o irmão.
Tais ações, visando sanar o problema de ciúme entre irmãos, são importantes para que a interação de todos os membros da família nessa nova etapa de adaptação seja a mais saudável possível tanto para os pais quanto para os filhos – em especial o primogênito.
Gostou do nosso conteúdo sobre ciúme entre irmãos? Tem alguma dúvida? Então entre em contato com a LUMA Ensino.