Hoje em dia, muitas crianças e jovens estão sendo diagnosticadas com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Descoberta pelo psiquiatra Augusto Cury, a SPA é uma mudança em que a mente sofre com muitas ideias, pensamentos e conceitos na qual não sabe processar tudo, ficando muito cheia.

A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) acomete, em especial, pessoas muito proativas, que estão sob pressão de forma diária.
Ela é muito comum em empresários, médicos, professores, jornalistas etc. Nos dias atuais, porém, com esse volume de informações que a era tecnológica nos dá, vem se notando uma maior incidência da SPA em crianças e jovens.
Vale frisar que muitos profissionais e pais estão trocando a Síndrome do Pensamento Acelerado com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por terem sintomas próximos, a falha acaba ocorrendo. Portanto, deve ser feito um exame preciso para que não ocorra um erro de diagnóstico.
O que é a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)?
A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) pode ser vista como uma mudança, cuja identificação ocorreu por causa do renomado Augusto Cury.
Essa síndrome dispõe de uma hora em que a mente está cheia de ideias. Assim, ela está cheia ao longo do tempo em que a pessoa está acordada.
Portanto, a SPA tolhe o momento que a pessoa tem que se concentrar, o que acaba crescendo a ansiedade e surrando tanto a saúde mental quanto física.
Leia mais: Transtorno de aprendizagem: o que é, causa, tipo, tratamento e muito mais!
Leia mais: Conheça as melhores tarefas para autistas no ensino
Dessa forma, o problema principal da síndrome não tem nenhuma relação com o conteúdo das ideias. Na real, elas são boas e positivas. Por outro lado, a SPA está ligada ao número e a rapidez em que os pensamentos ocorrem dentro do cérebro.
Sendo assim, é comum que essa síndrome ocorra em pessoas que têm que se manter sempre atentas, produtivas e em cenários de pressão.
Dessa forma, é por isso que é muito comum em executivos, profissionais de saúde, advogados, professores ou jornalistas. Mas tem-se visto que até mesmo as crianças têm tido sinais da síndrome. Por isso, é bom estar em alerta o tempo todo.
8 Sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
A volúpia de informações a qual lidamos todos os dias quando estamos trabalhando ou estudando faz com que a gente tenha dificuldade de concentração.
Sendo assim, há um aumento natural da ansiedade. Você quer fazer tudo ao mesmo tempo, mas no final não acaba fazendo nada. Isso gera um desgaste para a saúde mental e física, característico da SPA.
Aqui vão 8 sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA):
- Ansiedade;
- Dificuldade de concentração;
- Cansaço mental e físico;
- Grande inquietação;
- Lapsos de memória;
- Se irritar de modo fácil;
- Problema para dormir;
- Alteração de humor.
Outros sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
Você acabou de ver 8 dos principais sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Não há uma regra, porém. Esses foram só alguns exemplos, pois cada pessoa tem os seus pontos. Assim, outros sintomas podem ser vistos em uma pessoa que tem SPA, como:
- Ansiedade;
- Cansaço excessivo;
- Dificuldade para pegar no sono;
- Dificuldade de concentração;
- Inquietação a todo momento;
- Insatisfação de modo constante;
- Intolerância ao ser contrariado;
- Irritabilidade com facilidade;
- Mudança de humor repentina;
- Não conseguir descansar o suficiente e acordar cansado;
- Sintomas psicossomáticos como: dores de cabeça, nos músculos, queda de cabelo e gastrite, por exemplo; e
- Ter pequenos lapsos de memória de forma frequente.
Além desses sintomas, também é comum ter a sensação de que as 24 horas do dia não parecem ser o bastante para fazer tudo o que deseja. Esses sintomas são os mais comuns entre os alunos que ficam muitas horas do seu dia em sala de aula.
Outro grupo que sofre com muito isso é o de trabalhadores. Um destaque especial vai para aqueles que vivem em um cenário de pressão sempre em busca de melhores resultados. Eles também almejam ser reconhecidos como o melhor do seu ramo de trabalho.
Nesse sentido, a síndrome está se tornando cada vez mais comum. Afinal, o número de incentivos, estímulos e informações que surgem na mídia é muito grande.
Ou seja, o que é divulgado nos jornais, revistas, televisão, redes sociais e nos celulares enchem o cérebro de informações a todo instante.
Logo, o resultado disso é ter um grande número de dados na mente, então, o pensamento tem se tornado mais acelerado. Com isso, é mais difícil gerir as emoções ligadas a cada caso.

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e o TDAH
As semelhanças do TDAH com a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) são muitas. Até porque o sintoma mais típico do TDAH é a inquietação. De quebra, os pensamentos frenéticos que essa inquietação causa.
Como se dá para notar, essa semelhança pode causar certa confusão. Afinal, o excesso de informação pode ser uma síndrome só, ou seja, a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Por causa disso, o processo do diagnóstico em si pode ser mais difícil.
Os sintomas em comum das duas condições são: ansiedade, déficit de atenção, dores de cabeça, dificuldade de concentração, dificuldade para acalmar e organizar as ideias, dificuldade para relaxar e esgotamento ou cansaço físico e mental.
A fim de filtrar as diferenças, é bom notar mais detalhes sobre a diferença entre as duas condições. Inclusive, como sintomas adicionais diferentes.
É bom ver os principais sintomas do TDAH em adultos e quais são os outros sintomas comuns provocados pela SPA. No geral, os sintomas são:
- Alterações no sono;
- Apreensão persistente;
- Cansaço ao acordar;
- Dores de cabeça;
- Dores musculares;
- Excesso de estímulos visuais e sonoros;
- Instabilidade no humor;
- Irritabilidade;
- Pensamentos distorcidos;
- Prejuízos à memória;
- Sofrimento por antecipação.
Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e TDAH: causas principais
É nessa hora que a diferença entre a Síndrome do Pensamento Acelerado e o TDAH se torna mais clara. Isso porque a causa do TDAH ainda é tida como genética.
Assim, o TDAH causa intensos sintomas de ansiedade e, como resultado, a inquietação e a agitação. É comum ainda que essas condições apareçam no início da vida, ou seja, no período da infância. Além disso, vemos a existência de um histórico familiar com presença da patologia.
Nesse sentido, na SPA os sintomas de inquietação são mais intensos, mas de modo gradual ao longo dos anos. Assim, isso quer dizer que a chance de uma diferença muito intensa aos olhos de parentes e pessoas do convívio só mais tarde.
Dentre as principais causas da SPA, dá para citar a exposição diária ao excesso de informação. Isso também tem uma relação com outros excessos: de estímulos (uso de celulares e tecnologias, rapidez de informação), de brinquedos etc.
A SPA e a ansiedade
A ansiedade devido à pressão escolar ou profissional também pode ser citada como uma das causas da síndrome. Isso porque a tecnologia é um meio que ajuda muito o aumento dos casos de Síndrome do Pensamento Acelerado.
Mais uma vez se faz bom citar os estímulos e excesso de informação que crescem cada vez mais à medida que os aparelhos se popularizam.
As redes sociais são um exemplo disso por serem responsáveis por muitos quadros de ansiedade. A explicação está no hábito das pessoas de passarem o tempo todo vendo suas notificações e mensagens.
Ademais, dentro de um curto período navegando na rede social, a pessoa absorve um grande número de textos e imagens. Essa condição gera cansaço físico e mental.
Qual o motivo da Síndrome de Pensamento Acelerado (SPA) ser tão comum?
Hoje em dia, estamos em um cenário que tem um número imenso de informação. Assim, somos chamados a estarmos mais atualizados em tudo que está ocorrendo ao nosso redor.
Esse excesso de informação disponível costuma bombardear o cérebro, o que faz surgir de um grande número de pessoas com problemas para gerir emoções.
O estimado é que cerca de 80% da população sofra dessa síndrome nos dias de hoje, pois é um transtorno que afeta grande parte da sociedade moderna, incluindo as crianças, por causa das cobranças, expectativas e tensão.
Dessa forma, a energia que deveria ser destinada aos músculos e outros órgãos do corpo é consumida pelo cérebro. Isso faz com que a pessoa se sinta cansada tanto na parte física quanto na mental.
Esse quadro pode causar grandes prejuízos, o que dificulta a evolução de capacidades comuns, como a criatividade, inovação, reflexão e a persistência. O excesso de informação atrapalha a rotina, a sensação de ter muitas coisas a fazer e não conseguir concluir.
Crianças e jovens sob pressão
É muito comum crianças em semana de provas ou jovens que estão se preparando para vestibulares se cobrarem de forma pesada por causa da pressão em mostrar aos pais as notas boas ao final do bimestre ou a tão sonhada aprovação em uma faculdade.
Tal cenário vira uma bola de neve e pode contribuir para a Síndrome do Pensamento Acelerado: pais com cobrança excessiva passam essa pressão para os filhos, que se sentem na obrigação de não decepcioná-los.
Na ânsia de serem exitosos, os pequenos consomem informações demais e não sabem processá-las, o que gera esse desgaste na saúde mental, que, em seguida, torna-se físico. Sendo assim, é bom que os pais saibam dosar a pressão imposta sobre os filhos.
Dicas para combater a SPA
Uma dica é estudar ou trabalhar com música em local calmo e com baixo volume, o apto para ser ouvido e apreciado. É bom ouvir sons da natureza e música clássica, pois isso pode aumentar a concentração e trazer uma sensação de paz à mente.
Além disso, separe até três momentos do dia para entrar nas redes sociais e não estar sempre online. Procure não entrar nas redes sociais a cada cinco minutos para evitar o excesso de informações. Isso também diminui os estímulos que você recebe durante o dia.
Por fim, ao conversar de modo pessoal com amigos, exponha as emoções e conte sobre suas vitórias e derrotas. Isso humaniza as relações e a tornam mais fortes. Ademais, essa interação é melhor que a realidade virtual, que costuma prender a mente.

Como diagnosticar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)?
O diagnóstico dessa síndrome é feito pelo psicólogo ou psicanalista com base nos sintomas e relatos da história que a pessoa tem. Mas a pessoa também pode responder a um questionário para ajudar a enxergar essa síndrome mais rápido.
Tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)
Antes de tudo: procure um profissional apto para examinar o seu filho. Só um psicólogo ou um psiquiatra que vão poder ver ou não se o seu pequeno tem a Síndrome do Pensamento Acelerado. Portanto, se você enxerga alguns dos sintomas citados acima no seu filho, não se desespere e procure ajuda profissional.
Mas, listamos algumas dicas que podem ajudar o seu filho com esse grande volume de informação, que pode acarretar nos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado: praticar atividades físicas, descansar durante as tarefas do dia a dia, ter um lugar para relaxar e evitar a internet (redes sociais) em excesso.
Vale frisar que o problema da Síndrome do Pensamento Acelerado não está ligado aos conteúdos que as crianças e jovens consomem, mas sim a quantidade e a velocidade aos quais elas absorvem.
SPA e o TDAH
O tratamento básico da síndrome passa por controlar os sintomas de estresse e ansiedade do paciente. Além disso, é bom estimulá-lo a manter mais tempo no hoje, e viver de fato o presente. Até porque, todos nós doamos muitos dos nossos ideais e anseios a um tempo que ainda nem mesmo chegou.
O que distingue o tratamento de TDAH é que a síndrome possui muito mais sintomas. Assim, isso indica que o tratamento de TDAH não traz esse sintoma de forma singular e sim geral, de forma a acalmar ou cessar os sintomas.
Dessa forma, uma opção para os pequenos que não sabem processar os vários conteúdos aos quais eles se deparam no dia a dia são as aulas particulares.
Portanto, professores aptos e com o senso para incutir, pouco a pouco, as matérias vitais nas crianças pode ser um bom aliado dos pais nesse processo.

Então, nossas dicas sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado foram úteis para você? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras famílias que estão passando por essa mesma fase.