O Transtorno do Déficit de atenção com Hiperatividade (TDAH) pode ser definido como uma síndrome que afeta o poder de concentração. Esse distúrbio neurológico pode surgir ainda na infância e durar até a idade adulta. Quando remetido à educação, o TDAH merece uma atenção especial dos pais. A escola, junto dos professores, deve propor práticas que deem um olhar especial na alfabetização para crianças com TDAH.

Se você quer saber um pouco mais a respeito sobre como a alfabetização pode ocorrer para crianças com TDAH, além de entender como pôr em prática técnicas para garantir um aprendizado eficiente na educação infantil pode gerar resultados promissores no processo educacional de crianças, confira esse conteúdo que fizemos para você. Boa leitura!
O que é o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é definido por um distúrbio neurobiológico. Essa condição de causa genética tende a surgir durante os primeiros anos da criança. Em especial, a partir dos seis a sete anos de idade. Isso porque é nessa fase que as crianças são motivadas ao convívio e interação com outras pessoas.
O distúrbio afeta cerca de 3% a 5% das crianças ainda nos anos iniciais da escola, com maior número de casos entre os meninos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), divulgados pelo Ministério da Saúde.
Leia mais: Saiba o que é TDAH, quais são os tipos, causas, tratamentos e muito mais!
Leia mais: Veja tudo sobre os transtornos de aprendizagem
No geral, as crianças que têm esse transtorno são muito agitadas. Além disso, é frequente o fato de essas crianças não conseguir prestar atenção por muito tempo em aulas e tarefas. Dessa forma, é comum que esse público apresente, por exemplo, falta de atenção, agressividade, desobediência, agitação e ações impulsivas. Torna-se vital, portanto, adoção de práticas personalizadas para alfabetização de crianças com TDAH.
O TDAH pode receber três tipos, sendo elas:
- Distúrbio de TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
- TDAH combinado (com predomínio de sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade);
- TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade.
Inclusão e alfabetização para alunos com TDAH
O TDAH em crianças se caracteriza, em especial, pelos problemas na hora de se concentrar. Sendo assim, torna-se importante que a escola esteja preparada para lidar com esse tipo de ocorrência entre os alunos.
Como, por exemplo, adotando metodologias focadas em suprir as necessidades desses alunos. A fim de garantir um bom proveito na alfabetização para crianças com TDAH.
Um dos principais desafios de professores para conseguir alcançar a alfabetização para alunos com TDAH é o problema do aluno em se manter focado. Uma vez que a agitação e a falta de concentração são dois dos sinais mais comuns desse transtorno.
Isso pode resultar em um baixo aproveitamento escolar do aluno, caso a escola não olhe de perto as necessidades individuais do aluno.
Contudo, é importante que professores estejam cada vez mais ligados às urgências dos alunos e que façam a inclusão e alfabetização para crianças com TDAH da forma mais eficaz.
As melhores estratégias pedagógicas para alfabetizar crianças com TDAH
Usar de práticas pedagógicas para garantir a atenção do aluno, de fato, pode ser uma das estratégias eficazes de alfabetização para crianças com TDAH. Assim sendo, é bom investir em técnicas educativas que exerçam o poder de memorização na criança.
Nesse sentido, outra prática que deve ser adotada na alfabetização para crianças com TDAH é elogiá-las após o término de uma aula ou tarefa. Isso faz com que a criança se sinta motivada e engajada nos estudos.
O reforço escolar também serve de aliado no processo de alfabetização para crianças com TDAH. Desse modo, é bom pôr em prática conceitos, ideias e contextos que prendam a atenção do aluno, de forma que a criança possa aprender, além de se divertir.
Além disso, professores podem adotar metodologias criativas de ensino para essas crianças, como, por exemplo, a prática de mini teatros, ou ainda por meio de músicas, jogos e animações visuais.
Sendo assim, o aluno estará submerso ao conteúdo, podendo reter e entender melhor o conteúdo para uma alfabetização para crianças com TDAH ainda mais eficaz e assertiva.
As melhores atividades de alfabetização para crianças com TDAH
Como temos visto ao longo do texto, prender a atenção do aluno com TDAH é um dos grandes desafios dos educadores.
No entanto, ao pôr em prática técnicas e tarefas que desenvolvam algumas de suas habilidades, o educador pode tornar o processo de alfabetização de crianças com TDAH mais assertivo.

Algumas atividades para se aplicar no dia a dia
Tarefas de raciocínio
As tarefas que envolvem memorização, pensamento e raciocínio são uma das soluções criativas para engajar alunos com TDAH para uma alfabetização de um sucesso.
Desse modo, é possível usar, por exemplo, tarefas de raciocínio, como palavras cruzadas, jogos de cartas, memória e quebra-cabeças. Ademais, também dá para fazer o uso de imagens, palavras diversas e apresentação de números.
Sendo assim, os alunos estarão melhor guiados para uma eficaz alfabetização para crianças com TDAH.
Ouvir músicas e fazer leituras em voz alta
Existem muitas metodologias que podem funcionar para cada necessidade individual do aluno. E uma delas é a leitura em voz alta.
É comum ter resultados mais positivos na alfabetização para crianças com TDAH ao ouvir ou ler em voz alta certo conteúdo, por exemplo.
De olho nesse ponto, os professores podem fazer uso de livros de áudio nos planos de aula para manter a atenção do aluno.
Teatro e faz de conta
Duas das práticas pedagógicas que dão mais certo quando o assunto é entreter e educar alunos são o teatro e as jogos do faz de conta. Por fazer uso da imaginação, as crianças podem ter um melhor proveito com tarefas propostas desse modo.
O educador pode propor que crianças façam mímicas de animais, pessoas, super-heróis, todas contextualizadas no processo de alfabetização para crianças com TDAH.
Sendo assim, além de poder interagir com os pequenos, o professor pode se distrair da forma mais convencional de aula.
Desenhos e textos
Outra atividade eficaz que pode ser posta em prática em sala de aula na alfabetização para crianças com TDAH é estimular as crianças a desenhar, além de produzir pequenas frases.
Isso faz com que o aluno mantenha o foco, já que ele tende a se preocupar, e deixa o trabalho bem feito logo na primeira tentativa da tarefa. Desse modo, a criança pode desenvolver ainda mais técnicas de concentração.
Sugestões de atividades remotas para alunos com TDAH
Se adaptar às aulas remotas para alunos não foi uma tarefa fácil. Ainda mais para as crianças que têm problemas na aprendizagem, como o caso de alunos com TDAH.
Todavia, as aulas remotas, se feitas de modo correto, podem oferecer vantagens na alfabetização para crianças com TDAH. Veja algumas delas:
Incentivo e acompanhamento
Reconhecer os esforços de crianças com TDAH durante o processo de aprendizagem é, sem dúvidas, um dos primeiros pontos para se atentar a boas práticas nas aulas remotas.
Assim sendo, faça um acompanhamento de seu filho junto ao professor online. Sendo assim, dá para avaliar de perto as necessidades e pontos a serem trabalhados na alfabetização para crianças com TDAH.
Faça uso de vídeos, imagens e animações visuais
Se por um lado ensinar um aluno com TDAH durante as aulas online é um dos desafios de educadores, por outro, professores podem aproveitar dessa facilidade para engajar os alunos.
Leia mais: Melhores atividades de alfabetização disponíveis para aulas online e presenciais
Leia mais: Como ajudar crianças com TDAH e quais os benefícios da aula particular para esses casos
O uso de apresentação de vídeos, imagens, além de animações são ações que podem cativar a atenção dos alunos para que a alfabetização para crianças com TDAH ocorra de forma eficaz.

Gostou do nosso conteúdo sobre alfabetização para crianças com TDAH? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.