Quando se fala sobre matemática, se escuta muito uma das duas reações: a primeira daqueles que não tiveram um bom contato com a matéria no colégio, enquanto a segunda é o contrário. Essa matéria talvez seja a que mais causa divisão entre alunos dos ensinos básico, fundamental e médio, com cada aluno tendo suas aflições únicas com ela. Alguns possuem problemas claros e comuns na hora de fazer o dever de matemática, por exemplo, enquanto outros encontram seu próprio caminho de forma tranquila nos estudos. Então, você deve se perguntar: por que alguns alunos têm mais sucesso que outros?
O normal seríamos responder que aqueles que estudam mais entendem melhor a matéria e, então, têm mais sucesso na escola. E não há nada de errado em postular isso, pois isso tem um pingo de verdade. Investir mais horas estudando uma matéria da escola ajuda o aluno a entendê-la melhor e, portanto, aumenta suas chances de tirar uma nota mais alta na prova.
Entretanto, esse problema não é resolvido de forma tão fácil. Muitos alunos, mesmo estudando duas horas todos os dias, continuam tirando notas baixas e não entendendo o conteúdo passado. Isso sugere que a solução não está em aumentar o número de horas ou o número de tarefas feitas.
Por outro lado, isso nos sugere que há algum defeito na forma como o aluno estuda e como ele absorve o conteúdo sozinho. Existe uma diferença enorme entre fazer dever de matemática sozinho em casa, contra fazer junto com o professor em sala de aula. Ou melhor ainda, com um professor particular, com sua atenção total focada no aluno.
A importância do dever de matemática no processo de aprendizagem da matéria
Você se lembra de quando tirou sua carteira de motorista? Ou então, de quando aprendeu a andar de bicicleta sem as rodinhas de treinamento? Situações comuns como essa são exemplos de como nós aprendemos técnicas novas e de como isso exige um certo nível de prática. Na autoescola, por exemplo, um dos erros mais comuns dos alunos é não dar a seta antes de realizar uma conversão.
Mas então como esses alunos desenvolvem o hábito de dar sinal antes de fazer uma manobra? Como que uma criança consegue andar de bicicleta sem as rodinhas nas laterais? Na grande maioria dos casos, é vital a prática e repetição para aprender de forma correta essa técnica.
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De forma similar, o dever de matemática cumpre o papel de reiterar todo a informação recebida em sala de aula, colocá-la em prática e reforçar o conteúdo visto a cada tarefa feita. Ninguém (ou quase ninguém) aprendeu a trocar a marcha do carro enquanto pressiona a embreagem já no primeiro dia da autoescola, então por que um aluno de 13 anos saberia resolver equações do segundo grau logo de cara?
Dever de matemática: educação infantil
Um dos momentos mais cruciais (se não o mais crucial) no aprendizado de matemática é durante a educação infantil. É nessa época que os alunos entram em contato pela primeira vez com os conceitos de números, quantidades e operações básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Tendo isso em mente, o sugerido é que tratemos o saber em matemática como um edifício. Ao construi-lo, seus engenheiros devem se atentar às suas fundações, para que não ocorram problemas sérios mais para frente. Uma pequena falha na fundação do mesmo pode ter péssimos resultados no futuro, como já vimos acontecer com alguns edifícios pelo Brasil.
A matemática na educação infantil deve ser tratada da mesma forma: o aluno está começando a definir sua base, sua fundação em matemática. É muito comum encontrar crianças com problemas em operações básicas como soma de frações ou mínimo múltiplo comum. Se esses buracos não forem preenchidos de forma correta logo no começo, o ”edifício” corre sérios riscos de desabar mais para frente, em especial no ensino médio.
Portanto, o dever de matemática durante esse período é crucial para que o aluno desenvolva o saber básico de matemática, junto com todos os métodos e ferramentas didáticas básicas para a solução de problemas de matemática. A única forma que isso vai ficar engrenado na mente do seu filho é por meio da prática, do dever de matemática frequente.
Dever de matemática: ensino fundamental
Nesse período, as coisas começam a ficar um pouco mais difíceis. É durante o ensino fundamental que o aluno de matemática entra em contato, pela primeira vez, com trigonometria, álgebra linear e equações do segundo grau. Todas essas matérias são importantes para o ensino médio e vestibular, e deixam a fundação profunda que seu filho precisa para o futuro.
Outras matérias como, por exemplo, estatística, probabilidade, grandezas, medidas e geometria também aparecem com força nessa época. Com isso, elas montam o quebra-cabeças da disciplina para os próximos estágios, no ensino médio e vestibular.
Se o dever de matemática era super importante no ensino básico, agora ele se torna ainda mais importante! O número de conteúdos diferentes aumentou, assim como sua dificuldade. Portanto, o número de horas semanais investidas no dever de casa deve ser maior.
Algumas matérias são mais difíceis que outras. Dessa forma, o foco nessas matérias deve ser maior do que em outras mais fáceis, justo para que o aluno entenda os métodos usados e o passo a passo para resolver os problemas.
De novo: repetição é o nome do jogo! Parece improvável, mas fazer em torno de 10 exercícios sobre um certo tema costuma ser o bastante para fixar o conteúdo. Na grande maioria dos casos, é simples assim: repetição, repetição, repetição.
Dever de matemática: ensino médio
Chegamos no ensino médio, onde a pressão aumenta muito, as dúvidas do passado ressurgem nas piores horas possíveis e as emoções estão à flor da pele. Esse período é marcado pelos problemas no aprendizado dos períodos anteriores, gerando efeitos profundos na performance dos alunos.
Maiores complexidades
Um dos fatores que mais caracteriza a matemática durante o ensino médio é a complexidade das matérias estudadas. Muito se aproveita dos anos anteriores, mas indo mais à fundo. Alunos deixam de calcular a área de um retângulo e começam a utilizar vetores e álgebra linear para computar esses valores.
Em estatística e probabilidade, a interpretação de gráficos e tabelas se torna essencial, com as noções básicas dessa matéria deixando de ser tão ”básicas” assim.
Em álgebra, são estudadas o domínio e imagem de funções reais começam a ser exploradas, as quais costumam confundir muitos estudantes. Além do mais, trigonometria começa a ser combinada com o estudo de funções e álgebra linear, elevando o nível de dificuldade ainda mais.
Período de vestibular
De todos os períodos de estudo aqui falados, este é o mais crucial de todos. É no período de estudos para o vestibular que todas as pressões emocionais convergem, firmando uma época muito difícil para alunos no país inteiro.
Boa parte dessa pressão vem do fato que os alunos, ao ingressar no último ano do ensino médio, se deparam com a profunda decisão de: para qual curso devo fazer vestibular? E quanto tempo devo gastar nos meus estudos?
Além disso, toda a pressão (ou pelo menos a maior parte) caí sobre o aluno em tirar uma nota boa e passar na prova, enfim, em ter sucesso. Mas para tirar uma boa nota em matemática no vestibular, o aluno precisa estar preparado, tendo todos os conteúdos e métodos na ponta da língua.
É aqui onde entra a importância do dever de matemática, mesmo no período de ensino médio e vestibular. A quantidade de conteúdos é tão grande que o número de tarefas e trabalhos aumentará. Além do dever de matemática, alunos terão que estudar para química, física, português, geografia, história, redação e filosofia.
Portanto, é sugerido que o aluno já tenha um hábito de estudos semanais, para reaplicá-lo durante a época de vestibular. Somado a isso, se o aluno manteve o hábito de estudar matemática desde o ensino básico, chances são que seu saber na matéria seja sólido e abrangente, o que facilita ainda mais todo o processo.
Os melhores deveres de matemática
Mas, então, agora que sabemos do quão importante o dever de matemática é quando feito com frequência, o que mais falta? Só por que seu filho reconhece essa importância, isso não garante que saberá quais tipos de dever de matemática fazer. Levando isso em conta, separamos alguns tipos de tarefas-chave para seu aprendizado.
Geometria e figuras
Um exercício de geometria de nada serve sem alguma referência visual. Às vezes, a própria questão oferece uma imagem representativa, quando pedindo a área de um certo retângulo, por exemplo. Outras vezes, a questão exige que o aluno faça seu próprio desenho, para testar seu poder de interpretação de texto e seu saber prévio no assunto.
O ponto é: procure sempre por tarefas de geometria com figuras ou que peçam para o aluno desenhar a própria no papel.
Funções e gráficos
Funções matemáticas é um tópico avançado da disciplina. É considerado um dos mais difíceis. Entretanto, uma forma de facilitar e otimizar seu aprendizado é por meio de gráficos.
Além do mais, a melhor forma de visualizar uma função também por meio de um gráfico. Ao analisá-lo de forma visual, o aluno consegue enxergar as propriedades daquela função, como seu comportamento e suas raízes. Tarefas que exigem que o aluno use um gráfico para responder perguntas sobre uma certa função (e vice-versa) são eficazes para o aprendizado.
Exercícios de A a Z
Para aquelas matérias de matemática que se resume a contas básicas, como soma e multiplicação/divisão de funções, exercícios que contém vários itens são perfeitos. Fazer o aluno passar pelo alfabeto inteiro é uma ótima forma de fixar os vários métodos matemáticos usados para resolver esse tipo de conta.
Somado a isso, é bom observar como a falta da prática recorrente desfigura a o poder que o aluno tem em resolver esses exercícios. Por exemplo, se um aluno da sexta série ficar seis meses sem somar frações, logo ele esquecerá como fazer o mínimo múltiplo comum e de como chegar simplificar a fração final. Parece simples, e é isso mesmo: um erro simples que cria problemas enormes no futuro.
Melhores aplicativos e sites com deveres de matemática
Khan Academy
O famoso Khan Academy é um dos melhores sites do mundo para se aprender matérias que abrangem desde o ensino básico até o ensino superior. Focado em um primeiro momento em matemática e ciências, o site cresceu de forma rápida e hoje oferece vídeos grátis com dezenas de deveres de matemática simples de entender.
Olimpíada Brasileira de Matemática
A OBM oferece em seu site muitas provas e gabaritos de edições passadas das olimpíadas tanto no Brasil quanto mundo afora. Além disso, bibliografias, links e outros materiais são deixados para qualquer um que quiser acessá-los. Esse site é uma ótima opção, pois reúne um conteúdo de alta qualidade.
Só Matemática
Essa plataforma oferece sites com nomes similares para outras matérias, como, por exemplo, física, química e geografia. Nele, você encontrará mais de três mil páginas com conteúdo de matemática, pegando todos os conceitos importantes para o vestibular e estipulados pelo MEC.
Rei da Matemática
Esse app está disponível tanto em Android quanto em iOS, e pode ser uma das melhores opções para alunos dos ensinos fundamental e médio. Todos sabemos o quanto tempo jovens (e adultos) passam no celular. Então por que não aproveitar isso para estudar um pouco?
Wolfram Alpha
Mais indicado para estudantes de vestibular com um saber de matemática aprofundado, o Wolfram Alpha é um ferramenta poderosa para resolver problemas matemáticos. Ele está disponível em seu site oficial e por meio de apps para Android e iOS. Quase toda operação que você possa pensar, o Wolfram é capaz de resolvê-lo!
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