Um tema de muito valor na educação e que envolve o processo de ensino é a avaliação escolar. Muitos profissionais se questionam sobre as suas implicações na pedagogia. As provas e notas são formas mais comuns quando falamos em avaliação escolar.

Hoje, no entanto, ambos os métodos se tornaram um meio de exclusão, e, para alguns, de punição para os alunos. Porém a prática de avaliação escolar tem que ser feita de novo, a fim de não ser mais usada só com o fim seletivo. Mas pelo contrário, essa avaliação deve ter alguns propósitos e fins lucrativos.
Uma forma de pôr isso em prática é usar a avaliação como um espelho. A relação do espelho se refere ao fato de que a escola, os professores e os alunos possam olhar para si mesmos. Sendo assim, dá para levar em conta as tais mudanças de suas práticas e ensinos.
Dessa forma, a seguir vamos falar sobre o processo de avaliar e as suas funções. Claro que esse meio tem relação com a avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Boa leitura!
O que é a avaliação escolar?
A priori, destaca-se que a avaliação escolar é um dos pontos do processo de ensino. Nesse sentido, a avaliação escolar tem como objetivo comparar o que foi visto com o que se almeja alcançar. Ou seja, a avaliação escolar tem como ponto entender se os alunos captaram o que foi dado em aula.
Sendo assim, a avaliação tem como desejo ver como a escola e o professor estão ajudando para o ensino dos alunos. Dito isso, ela pode ser vista de duas formas: a avaliação pontual ou a processual. Sendo que a primeira se atenta com os resultados, a segunda se refere a uma avaliação contínua.
Dessa forma, por meio da avaliação, dá para ver os resultados de forma quantitativa e qualitativa. Eles são obtidos para ver se chegaram aos objetivos traçados. Inclusive, saiba que um resultado quantitativo é aquele que pode ser medido por meio das notas e demais informações.
Por outro lado, o resultado qualitativo é o produto do processo de ensino, pois é visto de forma contínua. Ou seja, essa avaliação é sempre feita com os alunos. Então dá para que o trabalho do docente seja revisto. Logo, a avaliação se trata de uma reflexão do processo educativo que envolve o aluno e o professor.
Lei n° 9.394/96 ou a Lei Darcy Ribeiro
A Lei 9.394/96 (LDB), ou Lei Darcy Ribeiro, nos traz o saber de que o sistema de notas parciais e médias finais podem ser ruins para o processo de avaliação escolar. De acordo com a LDB, ninguém aprende para ser avaliado.
Sendo assim, a lei traz a ideia de que o que vale a pena é a educação em valores, afinal, os alunos aprendem para ter novas ações e valores. Nesse sentido, a educação em valores é uma realidade da Lei 9.394/96.
A LDB se refere à ver o saber escolar, em que define que sejam vistos os critérios de avaliação contínua da conduta do aluno. Aqui o desejo está nos pontos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Deve-se, portanto, conscientizar que as notas não definem a vida do aluno, e sim a sua evolução escolar.
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Quando orienta-se bem o aluno, percebe-se quais são seus pontos fortes e o que deve ser melhorado. A partir daí, se desenvolve uma noção básica de responsabilidade e pensamento crítico.
Nessa hora, é bom criar chances para que o aluno faça a autoavaliação. A começar pela avaliação de si mesmo, ou seja, devem ser vistos os seus erros e acertos, além de assumir a responsabilidade pelos seus atos.
Dessa forma, é bom prezar por uma educação com diálogo, em que existe, de fato, a troca de ideias e opiniões. Como resultado disso, temos uma conversa colaborativa, em que não falamos sobre a falta de êxito do aluno. Mas pelo contrário, o aluno entende os seus pontos fortes e o que pode ser visto.
Quais as 3 funções pedagógicas da avaliação na aprendizagem escolar?
- Diagnóstica;
- Formativa;
- Somativa.
Função Diagnóstica
No início, temos a Função Diagnóstica, que é feita no começo do processo de ensino. Essa função tem como intuito o objetivo de guiar o trabalho do professor.
Nessa fase são tocadas todas as informações dos alunos para que o professor veja como pôr em prática a gestão. Assim, ele vai conseguir atender as carências dos alunos.
Função Formativa
Outra forma de avaliação é a Função Formativa. Nesse caso, a função se refere àquela que ocorre ao longo de todo o processo de ensino para apoiar a evolução dos alunos.
Sendo assim, a Função Formativa dá, ao professor e aos alunos, as informações vitais para a correção de problemas no ensino. Isso, então, desperta todos a continuar a evoluir. Além disso, é nessa fase que usamos o famoso feedback, que ajuda a refletir as ações com os envolvidos em suas tarefas de forma certa.
Função Somativa
Por fim, temos a Função Somativa, que ocorre no final do processo. Essa função tem o desejo de classificar os alunos em relação ao nível de conduta e evolução. Nessa fase ainda são dadas as informações vitais para registrar as tarefas que foram feitas pelos alunos.

Quais as implicações pedagógicas da avaliação escolar?
Uma das principais implicações que a avaliação escolar traz se refere aos seus benefícios para os alunos e os professores. No caso dos alunos, a avaliação é vital para ver como está, de fato, o ensino. Além disso, por meio desse método, dá para buscar novos meios que despertam os estudos e a autoavaliação.
Ademais, com a avaliação escolar dá para ver se os alunos chegaram às metas definidas. Dessa forma, dá para pôr um novo norte e ações pedagógicas com o fim de chegar a esses novos objetivos.
Mas encarar o resultado dessas avaliações pode ser um ponto muito difícil. Por exemplo, na entrega do resultado das provas, é vital que os professores deem as avaliações com cuidado.
É bom evitar, por exemplo, a caneta de cor vermelha. Essa pode não ser a forma mais legal de devolução. Até porque, além de ser chamativa, também se refere a um alerta, como se algo estivesse muito errado.
Mas você pode optar por outras formas de entrega. Uma delas é devolver a prova com recados escritos à parte, não pondo só o que é certo ou errado. Com isso, o aluno vai ver o que deve ser melhorado e o que evita o vexame.
Qual o valor da avaliação escolar?
Fazer a avaliação dos alunos desde a Educação Infantil é vital. Até porque é por meio dela que se dá para ver o desempenho cognitivo de cada criança. Então é nessa hora que vemos como a criança se porta do ponto de vista emocional.
Mas é bom que o educador saiba ver que avaliar os alunos nessa etapa não quer dizer que deve qualificá-los. Da mesma forma que não deve compará-los com os outros alunos, e sim ver as suas principais aptidões. É bom frisar que essa avaliação deve levar em conta todo o contexto da criança.
A avaliação escolar ajuda os professores a ver como está a cabeça dos alunos. Esse momento também é bom para ver formas de apoiar o ensino e a evolução de cada um deles. Sendo assim, dá para achar os pontos fortes e aqueles que têm que mais apoio e atenção.
Ademais, a avaliação escolar também pode ser vista como uma forma de ver a prática dos professores. Isso sem contar com o modo que o professor conduz a turma e os motiva.
O professor deve usar tarefas que possam ajudar as crianças a se tornarem mais evoluídas no que se refere às suas ideias. Até porque esse é o momento ideal para elas se manifestarem sobre o que querem e como lidam com as suas emoções.
Benefícios da avaliação escolar
A avaliação escolar traz benefícios para os alunos e até para os professores. No caso dos alunos, dá para ver como anda o seu aprendizado e buscar métodos para incitar a sua evolução. Além disso, os professores podem incentivar a autoavaliação dos alunos e a uma ação ativa no ensino.
Para os professores, essa é uma boa chance para ver se os alunos chegaram a atingir as metas. Desse modo dá para trazer uma nova ideia para as ações pedagógicas.
Quais os tipos de avaliação escolar
Existem muitos tipos de avaliação, sendo assim dá para criar uma certa mudança entre eles no ano letivo. Conheça, então, os principais modelos de análise do desempenho do aluno:
- Registrar as atividades pedagógicas feitas em sala;
- Observar os alunos durante as aulas (podendo anotar a atuação de cada um nas tarefas);
- Gerar debate saudável entre os alunos;
- Trabalho em equipe;
- Autoavaliação;
- Provas e testes;
- Portfólio dos trabalhos feitos ao longo do ano.
Sendo assim, vemos que os professores devem aprofundar os seus saberes sobre as tendências e práticas escolares. Isso faz com que melhore a sua atuação como profissionais da educação. Além disso, esse professor também vai ajudar com melhorias no processo de ensino.
Avaliação escolar nas aulas presenciais
Nas aulas presenciais dá para usar a criatividade com mais liberdade. Ou seja, os professores podem usar essa hora de avaliação de outras formas que não as provas ou testes mais comuns. Esses tais métodos podem ser deixados de lado por outras opções.
Sendo assim, o professor pode adotar novas formas de avaliação, como debates orais ou apresentações. Ao invés de avaliar por escrito, o professor pode ver como o aluno consegue exigir o seu aprendizado por meio de outras formas.
Não há só uma forma de ensino ou de aprendizagem. Cada aluno tem uma afinidade melhor com outras formas de aprender. Por isso, alguns alunos têm uma maior facilidade com provas, mas outros têm com ações orais, por exemplo.
Avaliação escolar nas aulas online
No caso das aulas online, essas avaliações ocorrem da mesma forma, podendo ser ao vivo. Hoje há uma forma que os alunos e professores conseguem se comunicar de modo virtual por meio de recursos de reunião online como o Google Meet ou o Zoom.
Apesar de esses recursos exigirem o apoio de um adulto, essa é uma forma de inovar na avaliação escolar. Porém é bom frisar que esses meios só podem ser usados em escolas com maior aporte financeiro. Isso não quer dizer que todas as escolas particulares podem adotar essas avaliações.
Evite uma avaliação punitiva
Destaca-se, ainda, que é bom pôr na turma uma cultura de que a avaliação escolar não deve se basear nas notas. Por isso é bom ter muito cuidado desde a Educação Infantil, a fim de evitar a criação de estereótipos.
Alguns professores elegem o melhor aluno da turma ou a nota mais alta, por exemplo. Esse tipo de ação e de comparação pode não ser muito bom para as crianças.
O ideal é o apoio dos professores da escola para que eles trilhem o caminho da avaliação com mais autonomia. Isso deve ser feito sempre com o respeito das aptidões dos alunos e com o uso da criatividade.
Então, para evitar que isso se torne uma avaliação com ação punitiva, trouxemos aqui algumas dicas de cuidados que podem ser tomados no dia a dia:
- No momento da entrega dos boletins, os professores nunca devem criar uma hierarquia das notas entre os alunos;
- As competências, bem como as habilidades, que são vistas em sala de aula devem ficar clara para os pais;
- Os apps de comunicação da escola podem ser de grande valia, em especial para que não haja coação na hora de compartilhar as notas.
Como pôr em prática da melhor forma as avaliações escolares
Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, seção 11, que se refere à Educação Infantil, vemos que no artigo 31 dispõe que “a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro da sua evolução, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.
Sendo assim, é vital que a escola tenha noção de como avaliar cada criança com respeito às suas diversidades e personalidades. Nesse sentido, existem muitas formas de pôr em prática da melhor forma a avaliação escolar. Isso deve ocorrer garantindo que as características do aluno sejam vistas em contextos distintos.
É por isso que é vital que o professor garanta que tal atividade ocorra com cautela. Deve ter um olho especial acerca dos materiais que estão sendo dados para os alunos. Outros cuidados se referem às formas de fazer as avaliações e dispor das crianças.
Pedir que os pais compareçam em sala
Apesar de a avaliação escolar parecer uma atividade interna das escolas, é de muito valor que ela inclua a presença dos pais. Ao nos referirmos à Educação Infantil, a rotina dos alunos traz sinais diretos nos resultados do ensino.
Isso cresce ainda mais com o apoio dos pais. Assim, será muito mais fácil ter sucesso na avaliação escolar. Afinal, eles têm uma visão mais ampla das aptidões dos alunos. Por isso, a família deve fazer parte do processo de ensino, a fim de que o desempenho na escola seja melhorado.
Criar um portfólio para cada aluno
Ao criar um portfólio para cada aluno, a escola irá reunir os trabalhos dessas crianças. Além disso, essa é uma das principais formas de manter registrado a evolução dos alunos. Inclusive, essa também é uma forma de pôr em prática uma avaliação da criatividade das crianças.
Nesse portfólio você pode inserir as seguintes informações:
- Ficha do aluno com as principais informações pessoais para identificar a criança;
- Trabalhos que foram feitos pelo próprio aluno ao longo do ano;
- Anotações feitas pelos professores em sala;
- Provas e avaliações no geral;
- Produções textuais;
- Desenhos;
- Pesquisas;
- Demais atividades que forem importantes.
Todas as observações devem ser registradas
Para conhecer melhor a criança, é preciso fazer observações sobre o progresso dela na escola. Nesse momento, os professores têm que registrar tudo que está sendo visto. Por exemplo, nessas anotações estão as aptidões, competências e as possíveis dificuldades.
Essas observações podem ser anotadas em partes – por dia ou semana, um grupo de alunos será observado, por exemplo. Com isso, aos poucos, a escola vai ter anotações vitais sobre os alunos.
Ressalta-se que esses dados ajudam a gestão escolar a informar aos pais situações de forma mais embasada. Logo, em uma ação conjunta, os professores e pais podem traçar planos que melhoram a evolução das crianças e o trabalho dos professores.
Envolver os alunos nas atividades culturais
Uma boa dica é promover atividades culturais em sala de aula. Esse deve ser um trato frequente com as crianças, tendo em vista que o contato com a cultura é vital para a formação das crianças e do senso crítico.
Ao relacionar a cultura com as avaliações, algumas aptidões e noções são observadas, tais como:
- Saber se comunicar e argumentar;
- Criar noções de responsabilidade (decorar falar, por exemplo);
- Lidar com as emoções;
- Coordenação motora;
- Expressões corporais;
- Interação com as pessoas;
- Noções de espaço;
- Organização;
- Senso de coletividade;
- Ritmo.
Como os alunos podem se preparar para uma avaliação escolar
Existem algumas formas de explicar aos alunos como eles podem se preparar para a avaliação escolar. Um exemplo disso é fazer fichas de avaliação para cada aluno.
Nessa ficha serão anotados todos os pontos sobre atividades feitas em aula. Pode ter, ainda, as propostas a serem feitas em casa. Assim, a evolução dos alunos será medida de forma assertiva.
Outra boa ideia é promover trabalhos em equipe com o desejo de avaliar as aptidões socioemocionais dos alunos. Isso também ajuda a ver como eles lidam com opiniões distintas. Logo, isso vai formar cidadãos aptos a conviver em sociedade e a manter uma relação no mercado de trabalho.
O professor pode usar, ainda, a gamificação. Essa é uma metodologia ativa, cujo intuito é despertar a interação. Com esse método dá para desenvolver o aluno por meio de jogos, que podem ser de natureza analógica ou tecnológica.
De forma tradicional, o professor pode propor testes, provas e simulados com o objetivo de avaliar as aptidões e competências do aluno. Os testes são uma preparação para avaliações escolares – apesar de ter o propósito de avaliar também. Esses testes devem ser vistos como um processo e não só algo para passar ou não para o próximo ano.

Avaliação escola e as aulas particulares
Na maioria das vezes, os alunos são tidos como só mais um entre os outros. Por isso é comum que o aluno tenha as suas habilidades despercebidas. Nesse contexto, surge a presença do professor das aulas particulares.
Felizmente, por meio das aulas particulares, a avaliação do aluno pode ser melhorada. Afinal, o aluno, agora, vai ser visto com uma atenção especial. Isso, portanto, motiva a sua produção e faz com que ele obtenha bons resultados nas avaliações.
De fato, existe uma relação privilegiada que envolve o professor particular e o aluno, no sentido de se conhecerem mais. Inclusive, nesse quadro, a comunicação se torna mais fluida e direta. Sendo assim, com o professor de aulas particulares, o aluno pode, por exemplo:
- Avaliar as principais dificuldades do aluno;
- Falar e entender as emoções desse aluno, de modo a ver se ele está motivado ou não pela matéria em questão;
- Demonstrar o domínio do conhecimento nas aulas particulares;
- Conectar-se com os pais pelo aluno para conhecer melhor a sua realidade;
- Trabalhar técnicas de memorização, leitura ativa, organizar o conteúdo por meio de anotação.

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