São muitas as metodologias de ensino usadas nas aulas, mas você já se perguntou se existe alguma melhor do que a outra? A resposta para essa pergunta, de acordo com especialistas, é que a melhor metodologia depende do perfil de aprendizagem do aluno.

O educador, além disso, pode usar mais de uma metodologia ao mesmo tempo, isso, é claro, depende do aluno. Na LUMA, os nossos professores usam metodologias de ensino que se baseiam em três pilares principais:
- Ensino focado nas principais necessidades do aluno;
- Evolução rápida de desempenho;
- Experiência única de aprendizagem, colocando o aluno como agente ativo durante as aulas.
Metodologias de ensino usadas na LUMA Ensino
Metodologias ativas
É uma metodologia de ensino mais interativa, ou seja, põe o aluno como ator principal do processo de aprendizado. Dessa forma, o docente se torna orientador e mediador do ensino. As principais técnicas adotadas nessa modalidade são:
Sala de aula invertida
Modelo contrário ao ensino tradicional. Nessa técnica o aluno, de modo antecipado, tem acesso aos conceitos que serão abordados na aula e, em seguida, junto ao seu professor, discute o tema e tira suas dúvidas.
Gamificação
Uso de jogos para tornar a jornada de aprendizado mais legal. Portanto, é uma incrível técnica usada para alunos sem motivação e interesse por certas disciplinas.
Metodologia ativa baseada em projetos ou experiências
Essa metodologia de ensino estimula a evolução crítica dos alunos por meio de projetos que solucionem grandes problemas ou por experiências científicas.
E-learning
Essa metodologia de ensino auxilia a aprendizagem em plataformas de apoio acessadas por meio da internet, podendo, portanto, usar qualquer recurso audiovisual. As suas principais vantagens consistem em: flexibilidade de horário, autoaprendizagem e ritmo de ensino focado no aluno.
STEAM
O maior objetivo dessa metodologia de ensino é formar indivíduos interdisciplinares. Dessa forma, os conceitos são trabalhados em diversas áreas, como: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Além disso, os trabalhos são feitos em cinco etapas básicas: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

Gostou do nosso conteúdo explicando, de modo resumido, as metodologias de ensino usadas na LUMA? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade sobre aula particular? Estamos no Facebook e Instagram.