• Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
domingo, maio 29, 2022
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado

Epidemias e pandemias: as doenças que mudaram o mundo

Letícia de Lara Portela de Letícia de Lara Portela
18 de abril de 2022
dentro Educação dos filhos
0

Início Educação dos filhos Epidemias e pandemias: as doenças que mudaram o mundo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Antes de tudo, você sabe quais são as diferenças entre surtos, epidemias e pandemias? Então vamos lá: o surto é o aumento inesperado de uma doença em uma região específica. A epidemia ocorre quando existe surtos em diversas regiões – pode ser em vários bairros, cidades ou estados. A pandemia, entretanto, é um dos piores cenários possíveis, pois se estende a níveis mundiais, se espalhando por várias regiões do planeta.

Epidemias e pandemias

Feita essa primeira introdução, eu irei falar das epidemias e pandemias que assolaram o nosso planeta ao longo dos séculos. Além disso, ao longo do texto também tem dicas de filmes que podem ajudar a entender o tema a qual estamos abordando.

Peste Bubônica

É difícil definir quando, de fato, ocorreu o surto da Peste Negra ou Peste Bubônica no continente europeu, entretanto, sabe-se que essa doença dizimou 1/3 da população entre os anos de 1348-50.

O ataque da bactéria yersinia pestia ocorria por meio de pulgas infectadas que se hospedavam no geral em roedores. Havia uma rápida transmissão aos humanos, já que as cidades eram um foco de propagação de ratos. Dessa forma, os cidadãos infectados vivenciavam os sintomas da Peste Bubônica.

O efeito destruidor da doença teve efeitos no Oriente e foi trazida à Europa pelas galeras genovesas, levando a bactéria a toda Itália, França, Inglaterra e Península Ibérica, ao longo do ano de 1348.

A fatalidade sucumbia em poucos dias, podendo ser ocorrida em até 24 horas, sem nenhum remédio disponível para amenizar os sintomas. Portanto, uma das grandes complicações da Peste Bubônica era o ataque aos pulmões, que gerava uma série de problemas respiratórios, muitas vezes levando a uma parada pulmonar.

As cidades ficavam cheias de cadáveres, que muitas vezes não eram enterrados com decência, devido ao medo do contágio. Muitas delas, inclusive, eram abandonadas e deixadas à mercê do destino. Os laços familiares e religiosos sofreram deturpação, quando uma parte dos fiéis acreditavam que essa enfermidade era uma punição divina, enquanto outra parte entendia ser uma doença passageira.

Retorno da doença em outros séculos

Após certo controle, os retornos periódicos da doença ocorreram por todo continente europeu e asiático, tendo sido registrado alguns casos na América. A pandemia tornou-se epidêmica, atacando de novo em 1360-61, 1374-75, 1400, 1412 e 1720.

A memória coletiva sobre a doença preconizou uma sociedade com medo, originando obras, escritos, poesias feitas ao medo da morte. A doença causou uma ruptura na mentalidade das sociedades posteriores. Além disso, com o passar das décadas, passou a ser um argumento de defesa para médicos a favor de medidas higienistas.

Indicação de filme: O Físico

Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da Doença do Lado. O garoto cresce sob os cuidados de Bader, o barbeiro local, que promete curar doenças. Ao crescer, Rob acumula todos os conhecimentos de Bader sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais.

Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, responsável por administrar um hospital. Para atender com ele, Rob faz uma longa viagem rumo à Ásia. Excelente dica para quem quer imergir um pouco mais no assunto sobre epidemias e pandemias.

Varíola

Sendo uma das maiores pandemias da história, a Varíola foi alastrada ao mundo. Transmitida pelo vírus poxvírus varioalae, a doença surgiu na Índia há mais de 12 mil anos e foi estendida pela Ásia e África, antes mesmo do nascimento de Cristo.

A doença infectocontagiosa levou a óbito 500 milhões de pessoas, possuindo sintomas de uma gripe, com acréscimo de vômitos violentos, bolhas na pele e forte dor muscular.

Durante os séculos XI-XV, a Varíola foi levada pelos árabes para a Península Ibérica, sendo impulsionada pela rede de comércio que se fundamentava no início da urbanização das cidades feudais. Notou-se, portanto, que em cidades grandes e regiões populosas, a doença possuía um caráter endêmico, atingindo, em especial, crianças com períodos variados de surto.

Para refletir

É indubitável salientar que durante a colonização nas Américas, a doença tornou-se uma arma biológica na tentativa de erradicar a população nativa. Em especial, podemos citar os astecas, que não detinham cuidados para a Varíola e sofreram genocídio. No Brasil, o primeiro caso datado foi em 1563, na Ilha da Itaparica, na Bahia.

Além disso, as lesões na pele deixadas pela Varíola, que mostravam ser rígidas, circulares e de tamanhos variados, geravam cicatrizes visíveis pós-cura – fato que gerou uma série de mitos e lendas a respeito do vírus.

Devido aos avanços da medicina na contemporaneidade, prepararam uma vacina para a erradicação da Varíola, sendo ampliada para todos os países. Em 1977, foi registrado o último caso de transmissão natural, na Somália.

Gripe Espanhola

Ao longo dos anos de 1918 e 1919 uma nova pandemia assolou o mundo, denominada de Gripe Espanhola. É difícil dizer o local exato que o vírus dessa doença surgiu, entretanto, seu surto foi durante a Primeira Guerra Mundial – período propício para o alastramento da doença entre os continentes.

O nome da doença se popularizou dessa forma por causa da divulgação intensa exercida pela imprensa espanhola, e não por ser o local de origem do vírus.

Historiadores datam que por causa de a Espanha não estar envolvida no conflito das trincheiras não havia medidas de censura aos veículos de comunicação. Sendo assim, eles se tornaram os principal meio de informação na época.

De acordo com algumas teorias, os vírus originou-se nos Estados Unidos, nos campos dos militares do interior do país, e só chegou na Europa com a entrada do país na guerra.

A causa do vírus ocorreu devido a uma mutação aleatória do vírus da gripe, o H1N1, em que o contágio ocorre pela transmissão do contato, tosse, ar e problemas de higiene sanitária. Os doentes tinham dor no corpo, coriza, febre alta, tosse e, em alguns casos, enfrentavam graves problemas respiratórios, digestivos e cardiovasculares.

Pela falta de cuidado, devido a grande atenção à guerra, um cenário catastrófico veio à tona tanto na Europa quanto nos EUA. Estima-se que no primeiro ano da pandemia ela tenha levado a óbito mais de 50 milhões de pessoas e que um 1/3 da população infectou-se.

Chegada ao Brasil

No Brasil, acredita-se que o vírus tenha chegado na segunda leva da doença, por meio de um navio inglês. A doença, que se espalhou por todo o país, afetou, em especial, os grandes centros urbanos. Além disso, tratou-se a gripe espanhola com medicamentos apenas para o alívio da dor, já que ainda não existia vacina.

Para impedir um alastramento ainda maior do vírus, ordenou-se uma série de medidas de intervenção, como o fechamento de fábricas, escolas, locais públicos etc.

Não apenas no Brasil, mas no mundo todo, foi possível averiguar cenas de cadáveres em suas próprias casas, com forte odor. A gripe trouxe à tona, de novo, a importância da higiene pessoal.

H1N1

A primeira pandemia do século XXI, a H1N1, foi uma doença que circulou o mundo entre os anos de 2009 e 2010, e causada pelo mesmo vírus da Gripe Espanhola – a maior pandemia global, até a chegada da Covid-19. A Gripe Suína, como ficou conhecida, provocou duas mil mortes no Brasil.

Em 2018, foi responsável por 65% das mores sobre influenza no país. Com os mesmos sintomas de uma gripe comum, os infectados sentem mal-estar, febre alta, dor de cabeça, tosse e espirro. O que a diferencia do vírus comum é a intensidade.

A H1N1 sofre muitas mutações. Dessa forma, temos que tomar vacinas todos os anos, já que ela condiz com as variedades do vírus que estão circulando naquele ano. E assim como as outras doenças já listadas, o vírus passa-se pelo contato. São as gotículas de saliva ou secreções dos infectados que ocasionam novos casos.

Estudos apontam que a origem do vírus se deu por volta do século XVI – um momento no qual o mundo estava há quatro décadas sem enfrentar uma pandemia. Em 2009, o México foi um dos primeiros países a enfrentar um número alto de pessoas infectadas, seguido dos Estados Unidos.

Indicação de filme: Contágio

Quando o assunto sobre epidemias e pandemias vem à tona, Contágio é a obra que vem à cabeça de modo rápido. Logo após voltar de uma viagem de negócios em Hong Kong, Beth Emhoff (Gwyneth Paltrow) morre de uma misteriosa gripe. De imediato, essa infecção mortal começa a se espalhar pelos EUA.

Enquanto médicos e cientistas dos centros de controle de doenças americano tentam descobrir o tipo de vírus e encontrar um meio de combatê-lo, um processo que levará vários meses, a doença se transforma em uma pandemia que atinge milhões de pessoas, instaurando o pânico por todo o mundo.

Epidemias e pandemias

Gostou do nosso conteúdo sobre epidemias e pandemias? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.

Postagem anterior

Conheça canais do YouTube dedicados a estudantes que estão se preparando para o Enem

Próxima postagem

Conheça alguns dos melhores podcasts para estudar e aprender

Letícia de Lara Portela

Letícia de Lara Portela

Acadêmica de História e Geografia, produtora de conteúdo educacional e Embaixadora LUMA.

Próxima postagem
Podcasts para estudar

Conheça alguns dos melhores podcasts para estudar e aprender

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade .

Nosso Instagram

  • A LUMA, assim como a Professora Corujinha, acredita que cada criança tem um jeitinho único de aprender.🙌⠀
⠀
E isso ganha proporções maiores, quando a criança está na fase de Alfabetização. Uma das etapas mais importantes na educação de qualquer aluno.⠀
⠀
Comece a olhar com cuidado para as características do seu filho, é importante entender e trabalhar bem elas. O nosso vídeo pode te ajudar a lidar melhor com isso.💜⠀
⠀
A LUMA tem uma rede de pedagogos prontos para ajudar o seu filho na Alfabetização.⠀
⠀
Conheça mais sobre a nossa solução de Alfabetização na nossa Bio ou converse com o nosso time pelo direct. ⠀
⠀
Compartilhe esse vídeo para que ele chegue até mais pessoas.⠀
⠀
 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança
  • Tem Lumático novo na área para reforçar o Time de Sales! 😯😏

O  Leandro (@leandrocoutinho94) contou pra gente um pouquinho dele...dá só uma olhada!👇

"Olá pessoal, me chamo Leandro, tenho 28 anos e entrei na LUMA para agregar ao time de SALES, atuando na função de Analista de Outbound.

Busco sempre dar o meu melhor para alcançar os objetivos traçados, e também me considero uma pessoa muito parceira para todos os momentos! 

Nas horas livres, costumo dar bastante atenção à Mel (minha filha pet) 🐶, gosto também de fazer live jogando, e também sou fã de uma boa praia."

Leandro, confesso que amo uma prainha também, heim.🏖️

Seja muito bem-vindo ao Time LUMA! Desejamos todo sucesso na sua nova jornada com a gente.💜

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança #colaboradores #time #lumaensino
  • O TDAH não é um transtorno de aprendizagem, apesar de afetar esse processo, principalmente por conta da desatenção.

A criança com TDAH não consegue se concentrar no assunto estudado.

Por conta disso, é importante refletir sobre como o reforço escolar individual ou as aulas particulares podem ajudar essa criança.

Em uma sala de aula, o educador precisa lidar com várias crianças ao mesmo tempo, e nem sempre é possível tratar como deveria o aluno com TDAH. 

No geral, vemos que a aula particular é uma ótima saída no que se refere a contribuir no ensino da criança. 

Afinal, ela pode criar uma relação muito boa com esse professor particular, concorda?

A LUMA atende crianças com TDAH e pode ajudar o seu filho também, corre lá na nossa Bio e converse com a nossa equipe.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #TDAH
  • Quer ter um professor particular para chamar de seu? 💜

A LUMA tem professores particulares de Alfabetização, Ensino Infantil, Fundamental I e II, Médio, além de professores de Idiomas (Inglês e Espanhol).😯

Converse com o nosso Time no direct para saber mais!

Se esse conteúdo fez sentido pra você, compartilhe com mais pessoas

 #aulaonline #lumaensino #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #professores #segredos
  • Inaugurando o Dia dos Pedagogos com a ela, a Prof Corujinha (@professora_corujinha )💜

Você sabe como criar um ambiente alfabetizador em casa para o seu filho na fase de Alfabetização? 

Dá o play no vídeo e confere essas dicas incríveis.

Queremos agradecer a cada um dos Pedagogos LUMA que nos ajudam a deixar a nossa marca na Educação Brasileira.🥰
  • Como estudar melhor, sem gastar nada por isso?🤔

Se você busca a resposta para esta pergunta, recomendamos que você dê uma olhada neste conteúdo.

São aplicativos que te ajudarão a gerenciar melhor os estudos. Pode confiar!😉

Agora me fala nos comentários👇, se você já usava esses programas ou quais outros você usa (isso pode ajudar alguém).

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #foconosestudos #estudos📚 #rotinadeestudos #dicasdeestudos
  • Acontece 100% do tempo por aqui.😅 E por aí?
  • Ei, você! Você mesmo que tá lendo esse texto aqui😏

Você sabia que a LUMA trabalha com Aulas Particulares de TODAS as disciplinas?

Ajude o seu filho a recuperar a confiança na escola com a nossa ajuda.

Envie uma mensagem no nosso direct e conheça.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança
  • Conheça o time LUMA de pertinho...😏😉

Hoje é o dia de apresentar a Isa (@moura_isa6), ela faz parte do nosso time incrível de Suporte ao cliente.🤩

Vem dar uma olhada no que ela falou sobre o dia a dia dela conosco💜

“Trabalhar com atendimento ao cliente, vai muito além de responder dúvidas ou resolver problemas!

Significa, ser advogado de seu cliente, ter escuta ativa, colocar em prática todos os dias a empatia, lutar pelos direitos e se colocando sempre a disposição, independente da situação que apareça.

Fazer parte do time de suporte da LUMA, pra mim é poder cuidar dos clientes e zelar pelo que eles mais amam: seus filhos! 

Afinal, para uma mãe/pai a educação de seu filho é um dos maiores desafios, e saber que hoje posso contribuir para o desenvolvimento de nossos pequenos, dos nossos tutores e de nossa empresa, representa muito para mim!

Todo dia é um novo desafio, um novo aprendizado e assim seguimos, sempre deixando nosso cliente entender que ele é importante, e sempre será priorizado 😄❤️”

Eita, que depoimento lindo, Isa. Ela arrasa demais né, gente?😊 

Fique de olho aqui no perfil para conhecer o nosso time bem de pertinho.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança

Categorias

  • Aula Particular e reforço escolar
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Rotina de estudos e aprendizagem

Artigos populares

  • atividades alfabetização

    Melhores atividades de alfabetização disponíveis para aulas online e presenciais

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Saiba tudo sobre reforço escolar: o que é, como funciona e quais os objetivos

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Seu filho sofre com falta de atenção e concentração infantil? Veja o que fazer!

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Conheça as melhores atividades para autista na aprendizagem

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0

LUMA - Ensino Individualizado

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Navigate Site

  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
  • Seja um Tutor

Follow Us

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .
Vá para versão mobile