O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acomete muitas pessoas, e os primeiros sinais podem ser nítidos já no período da infância. Dito isso, é preciso que a família e a escola estejam em plena harmonia, além de adotar, por exemplo, metodologias específicas para alunos com TDAH.
O TDAH já foi tido como um tema muito controverso, tanto dentro da sala de aula como no dia a dia. Isso porque antes era difícil saber quando uma criança tinha dificuldade em se concentrar ou só queria brincar e não estudar.

Sendo assim, em alguns casos, é bom que as crianças recebam uma indicação de remédios, a fim de controlar melhor os sintomas do TDAH. Mas, mesmo assim, essa não deve ser a única forma adotada por uma escola para ajudar os alunos com o transtorno.
Portanto, é bom que essa escola esteja pronta para receber os alunos com TDAH, e tratá-los da forma que merece. Dito isso, vamos conferir a seguir as melhores metodologias para alunos com TDAH.
O que são metodologias?
A priori, ressalte-se que o termo “metodologia” é uma variação da expressão “método”, que apresenta o significado como uma caminho para realizar algo. No caso da metodologia, então, essa seria um campo que estuda quais são os métodos mais úteis.
Portanto, entende-se que a metodologia seria uma abordagem usada, isto é, uma estratégia geral de como algo deve ser feito. Por esse motivo, a metodologia é a direção que o educador toma como base para ensinar aos seus alunos.
Leia mais: Saiba o que é TDAH, quais são os tipos, causas, tratamentos e muito mais!
Leia mais: Saiba tudo sobre os transtornos de aprendizagem!
Além disso, você pode adotar esse método como uma forma a fim de passar saberes. No geral, tudo aquilo que vemos em uma sala de aula é o resultado da metodologia adotada por cada educador.
No entanto, apesar de cada professor ter um próprio método, nem sempre os alunos conseguem captar o assunto da mesma forma. Até porque cada aluno é individual, e os alunos com TDAH precisam de um outro tipo de abordagem.
Antes mesmo de matricular um filho com TDAH na escola, é bom que os pais olhem quais são os métodos que esse local adota. Inclusive, se existe um método diferente para lidar com o transtorno de atenção.
O que as metodologias pedagógicas devem priorizar para alunos com TDAH?
No geral, existem muitos alertas do que os educadores podem adotar como método para tornar mais fácil o assunto para os alunos com TDAH. No entanto, é bom frisar que existem alguns pontos que devem ser priorizados.
Um deles é a variação na rotina, afinal, os alunos com o transtorno de atenção não conseguem manter o foco. Portanto, é de suma importância que os professores variem sempre e não mantenham a mesma rotina.
Isso é, você pode tentar mudar a leitura, e deixá-la mais curta, assim os seus alunos podem ser manter focados por mais tempo. No que se refere às tarefas, os alunos com TDAH podem intercalar os dias que leem e escrevem.
Esse tipo de rotina mais flexível pode ser uma ótima opção para evitar o temido tédio. Se o aluno com o transtorno de atenção se sentir entediado na aula, com certeza o progresso dele não será como o esperado.
Por esse motivo, os professores devem estar, a todo momento, motivando o aluno. Dessa forma, ele vai se interessar de verdade pelo que está sendo dito em aula. O foco, então, dos professores deve ser procurar métodos que possam variar a rotina monótona que costuma ser.
Sugestões de melhores metodologias para alunos com TDAH: aulas presenciais
Uma boa sugestão para os professores adotarem é a de “faça você”. Ou seja, aqui, o aluno vai interagir na aula, e pode trocar de lugar com o professor. Ao invés de o professor ser o protagonista, agora, os alunos tomarão conta desse espaço.
Essa é uma forma incrível que os professores têm para tornar a sala de aula um local tranquilo, divertido e muito educativo. Inclusive, aqui, os alunos podem ouvir uma história e recriá-la em desenhos, por exemplo.
Mas você pode fazer do jeito que preferir, só não se esqueça de dar ao aluno uma posição de destaque na aula.

Outra metodologia para alunos com TDAH seria o Mindfulness, que é a atenção plena. Essa é uma técnica que está se tornando, aos poucos, muito popular entre os educadores, em especial pelo fato de ser muito eficaz para alunos com o transtorno.
No Mindfulness, você exercita com o seu aluno a atenção e dedicação plena, então a criança vai focar apenas em um exercício. Para isso, os professores devem passar apenas uma tarefa por vez e sempre a observar o limite da criança.
Já no ambiente familiar, os pais também devem estar atentos a esse método, e aplicar as técnicas nesse sentido. Passar diversas funções e tarefas de uma só vez para a criança com TDAH pode confundir um pouco.
Se você der vários comandos, é provável que o seu filho ou aluno não consiga executar nenhum deles com maestria.
Sugestões de melhores metodologias para alunos com TDAH: aulas online
A dica da aula “faça você” também serve aqui. Afinal, em casa, os alunos com TDAH devem ter total apoio e ajuda dos pais. Assim, ao ser motivado a fazer algo em casa, como a leitura de um trecho de livro ou interpretar um personagem do conto, isso vai deixá-lo instigado.
Outra metodologia que você pode adotar em uma aula online é o programa de tutoria. Esse programa também pode ser chamado de mentoring, em que os alunos têm uma atenção especial, de forma individual.
Para isso, os alunos com TDAH merecem mais atenção, para conseguir evoluir melhor o seu ensino. O ideal, nesse caso, é que os alunos estejam em turmas com número reduzido de colegas, em que o mentoring se torna mais útil.

Já que os seus alunos com o transtorno de atenção terão um auxílio personalizado, o seu progresso poderá ser visto de modo mais fácil. Em casa, os pais também precisam continuar com esse método, que é oferecer atenção especial.
Gostou do nosso conteúdo sobre metodologias para alunos com TDAH? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.