Mindfulness ou Atenção Plena é manter o contato no momento presente de forma intencional e voluntária. Portanto, a prática formal de mindfulness é manter a atenção em um ou mais estímulo do lugar, usando um dos cinco sentidos da percepção:
- Visão;
- Audição;
- Tato;
- Olfato;
- Paladar.
Crianças acima dos 5 anos de idade já tem podem praticar o mindfulness. Dessa forma, estudos mostram que escolas que ensinam mindfulness às crianças têm um lugar de sala de aula mais calmo.

Ademais, pessoas que convivem com crianças que treinam mindfulness relatam um aumento da concentração e uma vontade mais ampla para tarefas. Além disso, as crianças ficam mais confiantes, mais gentis, e menos propícias a dar visões sobre os outros.
Exercício mindfulness
O exercício de mindfulness mais dado para crianças e adultos é manter a atenção na respiração e todas os traços da percepção ligadas como a ação da barriga, o contato do ar com as narinas, a temperatura e a umidade do ar. Sendo assim, peça a criança para ficar deitada de barriga para cima, fechar os olhos e prestar atenção na respiração e na ação da barriga.
Algumas crianças têm problemas para manter os olhos fechados, então, nesse caso, peça a ela para olhar para a barriga enquanto ela se move com a respiração. Dessa forma, um boneco pequeno e leve (de 10 a 15cm) pode ser posto em cima da barriga da criança para ajudar na visão do movimento.
É muito importante, portanto, que os pais também pratiquem mindfulness, tanto como parte de um estilo de vida quanto durante o treinamento do filho.
Importância da prática na vida acadêmica das crianças
Pelos resultados achados na literatura científica sobre mindfulness, é muito provável que as práticas melhorem o desempenho escolar de crianças de forma indireta. Sendo assim, crianças mais calmas, mais atentas, mais gentis e mais firmes têm mais chances de terem um desempenho escolar bom.
Para as pessoas que estão iniciando o treinamento de mindfulness, lugares calmos e seguros são os mais adequados, pois facilitam a prática, já que oferecem poucas distrações.

Gostou do nosso conteúdo sobre mindfulness? Tem alguma dúvida? Então entre em contato com a LUMA Ensino.