Estamos em uma era desafiadora, porém oportuna. Estar em quarentena despertou em muitos pais o desejo de ensinar seus filhos. Mas, o como fazer, não é uma receita de bolo, cada um tem a sua forma. Então que tal aprender em conjunto com seu filho noções básicas de robótica pela internet, de modo lúdico e divertido? O curso é gratuito e dá certificação ao final.

Você poderá vef como a afetividade da relação será facilitadora da aprendizagem de noções básicas de robótica. Enquanto que a proximidade do seu filho com a tecnologia será muito produtiva quando aplicar intencionalidade pedagógica.
Noções básicas de robótica: Robótica Educacional
A Robótica Educacional, campo ainda recente nas escolas do Brasil, é popular em outros países do mundo, como EUA e Japão. No cenário di Brasil, é uma tendência inspirada nas experiências em Cultura Maker e na metodologia de ensino S.T.E.A.M.
A Cultura Maker é orientada pelo “faça você mesmo”. Muitos teóricos do campo pedagógico defendem a ideia do aprender a fazer. É uma concepção muito adotada nos cursos de ensino técnico, por exemplo.
Nos dias de hoje, os estudos feitos no campo da Pedagogia indicam o aprender a aprender como forma de preparar melhor os alunos para um mundo de atualizações constantes. Ou seja, cientes do próprio processo de aprendizagem para um Lifelong Learning.
A metodologia S.T.E.A.M (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), muito popular nos EUA, integra áreas do conhecimento para aplicação em projetos favorecendo o trabalho colaborativo. Coloca, portanto, o aluno como protagonista da própria aprendizagem e foi pensada para prepará-lo para os desafios do futuro.
Tratando de experiência pessoal, a união entre essas teorias, na prática, gera a evolução do potencial de diversos perfis de crianças. Daqueles que têm altas aptidões, bem como as que têm defasagem em certas áreas do conhecimento.
Isso se dá só pelo fato do poder criativo ser muito expressiva nas idades mais tenras e o desejo inventivo se tornar combustível motivador dos estudos.
Dessa forma, a Robótica Educacional dá altos estímulos para a evolução do raciocínio lógico matemático, trabalha de modo interdisciplinar as áreas do conhecimento, valoriza a criatividade e inovação. Quando trabalhada em grupos, favorece o relacionamento interpessoal.
Entenda o choque de gerações e o use a seu favor
É de acordo comum que as novas gerações têm uma relação estreita com a internet e as tecnologias emergentes. Você pode até não ver, mas elas estão aprendendo muito com isso.
Portanto, a aprendizagem de novas funções dos aparelhos, apps, jogos e demais ferramentas disponíveis na internet, junto ao acesso ilimitado de informações na palma da mão, exige desses jovens e crianças um plano para aprender, a qual se pode resumir em: explorar!
Veja, há um lado positivo em seu filho ter proximidade com a tecnologia digital, pois ele está assimilando o mundo que vivemos e construindo saberes prévios para as tecnologias do futuro.
Além disso, se pôr em uma posição de escolha dos conteúdos e pesquisar respostas para seus próprios questionamentos imprimem nele um perfil diferente, que pode ter dificuldade de ser atendido por metodologias de ensino tradicional.
Nesse caso, então, será necessário entrar no mundo dele: o desejo de aprender vai aparecer se envolver diversão.
Mão na massa
Code.org é uma plataforma gratuita criada para a disseminação dos conhecimentos em Ciência da Computação com o foco em crianças e jovens. Dessa forma, cada detalhe foi pensado de modo estratégico para tornar essa experiência divertida, fluída e com muita aprendizagem.
Sendo assim, acesse studio.code.org e ache a área de cursos. Dá para escolher propostas adequadas conforme o dejose do momento. Há cursos específicos para cada faixa etária com duração de 20h, que são divididos em:
- 4 a 6 anos: para crianças que estão começando a ler;
- A partir dos 6 anos: para crianças que já sabem ler;
- 8 a 18 anos: para aprofundar os saberes em programação;
- 10 a 18 anos: desafios com maior grau de complexidade, que envolvem conceitos de repetições e condições.
Além desses, há outros cursos temáticos, com cerca de 14 desafios (1h-2h).
- Minecraft – com variações entre Mundo Aquático, Aventureiro, Jornada do Herói e Designer do Minecraft;
- Frozen;
- Angry Birds e outros.
Sugiro que comece pelos cursos temáticos, pois são mais curtos, e os temas são envolventes e desenvolvem familiaridade com a plataforma. Todos eles dão certificação quando concluídos.
O desafio Minecraft Aventureiro
O seu filho talvez já conhece o Minecraft, então programá-lo será uma experiência legal. A ideia é que seja uma brincadeira divertida.

Você deve escolher um personagem para fazer os desafios: Steve ou Alex. Em seguida, vai aparecer uma caixa de vídeo, em que um colaborador do Code.org dará dicas sobre programação, explicará alguns modos de execução e a proposta da atividade.
Na parte superior da tela, há círculos que mostram as fases totais e em qual deles vocês estão. No canto esquerdo, fica a tela do jogo, onde se observa a ação dos blocos. Na área de trabalho, há a separação do campo em que ficam todos os blocos de comando disponíveis, e, ao lado, a área de execução. Mas atenção, você só deve usar os blocos necessários para o desafio, porque blocos a mais podem exceder o número ideal de comandos.
O bloco QUANDO EXECUTAR (amarelo) é um bloco permanente, que está ligado ao botão executar, abaixo da tela do jogo. Os demais blocos (AZUL) têm fins distintos. Para que eles sejam reconhecidos no momento da programação, deve-se encaixar na ordem desejada. Blocos que estão na área de programação, mas não estão conectados, serão desprezados. Esse encadeamento de comandos é útil para dar noções de raciocínio lógico e encadeamento de ideias.


Com a conclusão do desafio ocorre um feedback imediato e, então, o próximo desafio.

Desafio seguinte
Os blocos são, na verdade, máscaras que tornam a linguagem de programação mais atrativa e mais fácil para as crianças. Mas dá para ver como essa programação ficaria se fosse escrito sem o filtro da máscara. Para tanto, é preciso clicar em Mostrar Código.

Mas não para por aí. Um dos recursos aptos nas atividades é o laço de repetição. Ele serve para reduzir o número de comandos que estão na linha de programação. Como benefício adicional da aprendizagem, ajuda na identificação de padrões, síntese de ideias iguais e melhora o raciocínio lógico.

Além disso, há o bloco de condições. Ou seja, se algo for visto, uma série de ações deve ocorrer. Caso a condição não seja vista, toda a sequência de comandos dentro do laço será desprezada. É um bom recurso e muito inteligente.

Ao final, na última etapa, a criança pode criar qualquer programação isenta da obrigação de atender a algum desafio que poderá restringir sua criatividade. Antes disso, dá para que seu filho tenha tentado fazer comandos que não eram vitais durante as fases, mas eram legais. Ele estará apto a explorar esse recurso.

O certificado é um reforço positivo por toda a dedicação e aprendizagem desse processo. Você pode fazer novos cursos, mais preparados e que dão maiores saberes sobre essa área da robótica.

Gostou do nosso conteúdo sobre noções básicas de robótica? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e Instagram.