• Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
domingo, maio 29, 2022
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado

Precisamos falar sobre o processo de aprendizagem de crianças autistas

Brenda Paiva de Brenda Paiva
18 de abril de 2022
dentro Educação dos filhos
1

Início Comportamento infantil Precisamos falar sobre o processo de aprendizagem de crianças autistas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Se você quer entender melhor sobre esse assunto e saber como ajudar no processo de aprendizagem de crianças autistas, continue lendo este conteúdo!

Como deve ser o processo de aprendizagem de crianças autistas? Nesses casos, é importante que os pais tenham um diagnóstico correto do autismo, porque quanto mais cedo intervir, maiores são as chances de aprendizado. Quanto menor a criança, maior é a velocidade de formação das redes neurais no cérebro.

o processo de aprendizagem de crianças autistas

Na escola, a equipe pedagógica deve se preparar com profissionais especialistas em Ensino Estruturado e ter um planejamento individualizado para garantir a evolução da criança. Em casa, os pais precisam de estratégias especiais existentes dentro das “Práticas Baseadas em Evidências” e estimular o filho para que ele tenha boas evoluções.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como uma disfunção de desenvolvimento. O transtorno é visto como espectro, pois os pontos podem variar do grau leve até o grau severo, tendo vários sintomas diferentes. Ele pode se manifestar antes dos três anos de idade e afeta a interação social e a comunicação da criança.

Em 1943, o psiquiatra infantil americano Leo Kanner começou a desenvolver estudos sobre o autismo nos Estados Unidos. Hans Asperger, em 1944, também detalhou casos, vendo os primeiros esforços para explicar o transtorno de modo científico.

Os cientistas viram que as crianças autistas eram incapazes de desenvolver uma relação afetiva normal com outras pessoas. Além disso, eles concluíram que não há um fechamento do indivíduo sobre si mesmo, mas um tipo particular de contato com o mundo externo tratamento para o autismo inclui escolas especializadas e o apoio dos responsáveis.

Há crianças que tomam algum tipo de medicamento para diminuir os sintomas associados, como estimulantes para reduzir a hiperatividade e neurolépticos para reduzir agitação e atos repetitivos (estereotipias). Contudo, é preciso verificar se o benefício é superior aos efeitos colaterais causados.

Qual a importância de práticas diferenciadas para essas crianças?

Os pais precisam ter uma opinião de um profissional especialista no assunto para saber, por meio de avaliações, qual o grau de autismo e como aplicar o processo de ensino aprendizagem para a criança. Todo conteúdo apresentado à criança precisa corresponder à idade de evolução da mesma.

Os alunos autistas têm dificuldades de linguagem receptiva, ou seja, na compreensão das mensagens ouvidas. Além disso, a maioria deles conta com pouca linguagem verbal para se comunicar. Assim, muitas vezes o professor crê que o aluno está compreendendo, quando na verdade ele não está.

Ademais, muitas crianças autistas têm hipersensibilidade sensorial, o que pode levar a distúrbios de comportamento. Dessa maneira, é importante que os pais e a escola intervenham da maneira certa para que esses estudantes desenvolvam comportamentos adaptativos.

É importante implantar a organização física dos espaços, a rotina e a estruturação de atividades, a parceria com a família. Os autistas reagem melhor a atividades programadas e métodos específicos. Além disso, a disposição da sala de aula e da casa da criança autista, interfere na capacidade de absorção do conhecimento, pois essa organização do ambiente dá pistas visuais, que ajuda o aluno a entender o que deve ser feito e quando ser feito, diminuindo as distrações e dando previsibilidade.

Os autistas possuem algumas disfunções cognitivas, entre elas as habilidades que envolvem as Funções Executivas, desenvolvida no lobo frontal, que possibilitam trabalhar com sequenciamento, planejamento, flexibilidade e memória de trabalho. Por isso, muitas vezes eles não conseguem manter a sequência de eventos, mesmo que cotidianos.

Dessa forma, é interessante seguir atividades às quais a criança já esteja acostumada, e introduzir novas aos poucos, sempre dando pistas visuais do que fazer, quando fazer e a quantidade de coisas a serem feitas.

Como facilitar o processo de aprendizagem de crianças autistas?

Educar uma criança com autismo é um grande desafio tanto para os pais quanto para os profissionais da área de educação. Todas as crianças têm direito ao acesso à educação, e com os estudantes autistas não é diferente. Mas, no caso deles, é preciso criar opções que facilitem a escolarização e o desenvolvimento social. Então confira algumas dicas.

Entenda as dificuldades do seu filho

Cada criança autista apresenta um grau de dificuldade por ser único. Por isso, os responsáveis devem entender as dificuldades particulares de seus filhos e se familiarizar com elas. Depois, é preciso encontrar uma escola, professores e terapeutas que sejam capacitados e possam ajudar nesse desenvolvimento.

Faça um reconhecimento do ambiente

Depois de encontrar uma escola que tenha um especialista na área, para guiar a equipe escolar, os pais devem levar a criança antes do início das aulas para que ela conheça o local e se sinta bem nele. As crianças autistas não se adaptam muito bem a estímulos visuais ou ambientes com muito barulho. Então, esses detalhes devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Crie métodos que facilitem o entendimento da criança sobre o mundo

Há autistas com grau leve que conseguem desenvolver a maioria das atividades e outros que têm maior dificuldade. Dessa forma, os pais podem utilizar, a partir dos hábitos da criança, métodos que envolvem as Práticas Baseadas em Evidência que facilitam sua compreensão do mundo e brincadeiras que façam parte do universo dela. Os autistas costumam se fixar em jogos, brincadeiras ou personagens específicos. Aproveite isso e crie estratégias como narrativas (histórias sociais) para explicar outros assuntos importantes que os cercam.

Siga programações

Para o desenvolvimento escolar, as crianças autistas precisam de programações e rotinas. Após a criança com TEA ter sido avaliada por profissionais especialistas, os pais devem dividir as atividades e tarefas em partes, e é importante ir das atividades mais simples até as mais difíceis, de acordo com a idade de desenvolvimento da criança e suas necessidades. É importante dar instruções claras e diretas, sem muitos enunciados ou ordem abstratas e complexas.

Identifique os materiais escolares

Todo o material escolar do aluno autista deve ser claramente identificado e organizado de modo que o estudante compreenda o seu uso. A criação de sistemas com figuras, códigos de cores e símbolos pode ajudar na identificação de forma independente.

Procure Terapias cognitivas e comportamentais

As terapias são alternativas essenciais para que a criança autista tenha um ensino individualizado e cuidadoso a partir da sua necessidade. No caso de alunos mais comprometidos, por exemplo, o terapeuta precisará desenvolver uma estrutura de ensino mais organizada e acompanhar passo a passo do desenvolvimento do estudante a longo prazo.

Portanto, o processo de aprendizagem de crianças autistas deve ser feita de forma multidisciplinar associando escola, família e terapia. Afinal, com boas aplicações é possível que o aluno autista tenha autonomia e se desenvolva melhor.

o processo de aprendizagem de crianças autistas

Optar por aulas particulares é uma forma de garantir um avanço gradual do seu filho. A LUMA Ensino é uma plataforma que agrupa os melhores professores disponíveis para aulas particulares. Entre em contato conosco e veja maiores detalhes!

Postagem anterior

Má alimentação e aprendizagem: como essa relação impacta na vida da criança?

Próxima postagem

Guia completo sobre os tipos de inteligência e como descobri-los

Brenda Paiva

Brenda Paiva

Formada em História, professora de educação especial, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica e pós-graduada em Autismo e Ensino Estruturado.

Próxima postagem

Guia completo sobre os tipos de inteligência e como descobri-los

Comentários 1

  1. Rosilene Lima Pires diz:
    3 semanas atrás

    Estou fazendo um artigo científico com a Temática o processo de aprendizagem em crianças autistas.
    Me interesso por mais detalhes sobre esse assunto e sugestões de bibliografias.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade .

Nosso Instagram

  • A LUMA, assim como a Professora Corujinha, acredita que cada criança tem um jeitinho único de aprender.🙌⠀
⠀
E isso ganha proporções maiores, quando a criança está na fase de Alfabetização. Uma das etapas mais importantes na educação de qualquer aluno.⠀
⠀
Comece a olhar com cuidado para as características do seu filho, é importante entender e trabalhar bem elas. O nosso vídeo pode te ajudar a lidar melhor com isso.💜⠀
⠀
A LUMA tem uma rede de pedagogos prontos para ajudar o seu filho na Alfabetização.⠀
⠀
Conheça mais sobre a nossa solução de Alfabetização na nossa Bio ou converse com o nosso time pelo direct. ⠀
⠀
Compartilhe esse vídeo para que ele chegue até mais pessoas.⠀
⠀
 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança
  • Tem Lumático novo na área para reforçar o Time de Sales! 😯😏

O  Leandro (@leandrocoutinho94) contou pra gente um pouquinho dele...dá só uma olhada!👇

"Olá pessoal, me chamo Leandro, tenho 28 anos e entrei na LUMA para agregar ao time de SALES, atuando na função de Analista de Outbound.

Busco sempre dar o meu melhor para alcançar os objetivos traçados, e também me considero uma pessoa muito parceira para todos os momentos! 

Nas horas livres, costumo dar bastante atenção à Mel (minha filha pet) 🐶, gosto também de fazer live jogando, e também sou fã de uma boa praia."

Leandro, confesso que amo uma prainha também, heim.🏖️

Seja muito bem-vindo ao Time LUMA! Desejamos todo sucesso na sua nova jornada com a gente.💜

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança #colaboradores #time #lumaensino
  • O TDAH não é um transtorno de aprendizagem, apesar de afetar esse processo, principalmente por conta da desatenção.

A criança com TDAH não consegue se concentrar no assunto estudado.

Por conta disso, é importante refletir sobre como o reforço escolar individual ou as aulas particulares podem ajudar essa criança.

Em uma sala de aula, o educador precisa lidar com várias crianças ao mesmo tempo, e nem sempre é possível tratar como deveria o aluno com TDAH. 

No geral, vemos que a aula particular é uma ótima saída no que se refere a contribuir no ensino da criança. 

Afinal, ela pode criar uma relação muito boa com esse professor particular, concorda?

A LUMA atende crianças com TDAH e pode ajudar o seu filho também, corre lá na nossa Bio e converse com a nossa equipe.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #TDAH
  • Quer ter um professor particular para chamar de seu? 💜

A LUMA tem professores particulares de Alfabetização, Ensino Infantil, Fundamental I e II, Médio, além de professores de Idiomas (Inglês e Espanhol).😯

Converse com o nosso Time no direct para saber mais!

Se esse conteúdo fez sentido pra você, compartilhe com mais pessoas

 #aulaonline #lumaensino #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #professores #segredos
  • Inaugurando o Dia dos Pedagogos com a ela, a Prof Corujinha (@professora_corujinha )💜

Você sabe como criar um ambiente alfabetizador em casa para o seu filho na fase de Alfabetização? 

Dá o play no vídeo e confere essas dicas incríveis.

Queremos agradecer a cada um dos Pedagogos LUMA que nos ajudam a deixar a nossa marca na Educação Brasileira.🥰
  • Como estudar melhor, sem gastar nada por isso?🤔

Se você busca a resposta para esta pergunta, recomendamos que você dê uma olhada neste conteúdo.

São aplicativos que te ajudarão a gerenciar melhor os estudos. Pode confiar!😉

Agora me fala nos comentários👇, se você já usava esses programas ou quais outros você usa (isso pode ajudar alguém).

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #foconosestudos #estudos📚 #rotinadeestudos #dicasdeestudos
  • Acontece 100% do tempo por aqui.😅 E por aí?
  • Ei, você! Você mesmo que tá lendo esse texto aqui😏

Você sabia que a LUMA trabalha com Aulas Particulares de TODAS as disciplinas?

Ajude o seu filho a recuperar a confiança na escola com a nossa ajuda.

Envie uma mensagem no nosso direct e conheça.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança
  • Conheça o time LUMA de pertinho...😏😉

Hoje é o dia de apresentar a Isa (@moura_isa6), ela faz parte do nosso time incrível de Suporte ao cliente.🤩

Vem dar uma olhada no que ela falou sobre o dia a dia dela conosco💜

“Trabalhar com atendimento ao cliente, vai muito além de responder dúvidas ou resolver problemas!

Significa, ser advogado de seu cliente, ter escuta ativa, colocar em prática todos os dias a empatia, lutar pelos direitos e se colocando sempre a disposição, independente da situação que apareça.

Fazer parte do time de suporte da LUMA, pra mim é poder cuidar dos clientes e zelar pelo que eles mais amam: seus filhos! 

Afinal, para uma mãe/pai a educação de seu filho é um dos maiores desafios, e saber que hoje posso contribuir para o desenvolvimento de nossos pequenos, dos nossos tutores e de nossa empresa, representa muito para mim!

Todo dia é um novo desafio, um novo aprendizado e assim seguimos, sempre deixando nosso cliente entender que ele é importante, e sempre será priorizado 😄❤️”

Eita, que depoimento lindo, Isa. Ela arrasa demais né, gente?😊 

Fique de olho aqui no perfil para conhecer o nosso time bem de pertinho.

 #aulaonline #lumaensino #aulaspresencias #educacaoinfantil #ensinofundamental #aulasparticulares #alfabetizacao #professor #tech #tecnologia #edtech #global #mundial #twitter #mudança

Categorias

  • Aula Particular e reforço escolar
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Rotina de estudos e aprendizagem

Artigos populares

  • atividades alfabetização

    Melhores atividades de alfabetização disponíveis para aulas online e presenciais

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Saiba tudo sobre reforço escolar: o que é, como funciona e quais os objetivos

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Seu filho sofre com falta de atenção e concentração infantil? Veja o que fazer!

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Conheça as melhores atividades para autista na aprendizagem

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0

LUMA - Ensino Individualizado

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Navigate Site

  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
  • Seja um Tutor

Follow Us

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Alfabetização
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .
Vá para versão mobile