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Processo de aprendizagem e as metodologias ativas

Ana Clara Barros de Ana Clara Barros
19 de abril de 2022
dentro Educação dos filhos
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Início Educação dos filhos Processo de aprendizagem e as metodologias ativas

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A aprendizagem consiste em um processo que tem relação com a evolução pessoal. Ao se desenvolver, o ensino visa atingir as suas competências e condutas, bem como os conhecimentos no geral.

Dessa maneira, a aprendizagem é responsável por construir os valores de alguém. Por outro lado, o ensino também agrega valor no sentido de obter habilidades por meio da observação e do estudo.

Sendo assim, é possível entender que a aprendizagem é um processo fundamental na vida de todos. Inclusive, quando falamos em ensino estamos nos referindo a formação escolar, pessoal ou acadêmica.

Isso porque a aprendizagem nos lembra como é bom estar a todo momento nos atualizando sobre as novas tendências no nosso mercado de atuação. Realmente o conhecimento é poder, isto é, por meio do ensino você agrega muito valor à sua carreira profissional.

Leia mais: Como a aula particular ajuda na aprendizagem na educação infantil?

Leia mais: Ensino individualizado: como essa metodologia pode elevar o potencial do seu filho?

Nesse sentido, a aprendizagem pode ser dividida em algumas teorias, entendendo como etapas no processo de ensino. Essas teorias trazem uma pauta de que, ao segui-las, o processo se tornaria mais dinâmico e eficaz, logo, com melhores resultados.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas das informações mais relevantes sobre o processo de aprendizagem. É bom que você esteja a par dos métodos existentes a fim de tornar o ensino ainda mais eficiente.

No que consiste o aprendizado?

Antes de adentrar o processo de aprendizagem, entendemos que é bom discutir sobre o aprendizado em si. Até porque ao longo da história mundial muitos estudiosos criaram teorias sobre o processo de ensino, bem como os melhores métodos para aplicar nesse cenário.

Na verdade, o ensino que temos desde criança deve continuar por toda nossa vida. Afinal, o mundo está em constante evolução, e para ser um profissional de destaque, é preciso estudar sempre.

Dessa forma, essa ideia deve ser ensinada às crianças desde o início do seu processo de aprendizagem. Isto posto, vemos que muitas crianças não desenvolvem o gosto pelo estudo por achar que esse momento é singular e que uma hora terá fim.

Quando na verdade aprendizagem é uma construção. Hoje em dia, temos diversos métodos para otimizar o processo de ensino, e é o que veremos a seguir.

Etapas em um processo de aprendizagem

O processo de aprendizagem tem algumas etapas, e é justo sobre isso que vamos falar abaixo. Vale destacar que cada teoria apresenta a sua própria abordagem.

Portanto, não há o que se falar em melhor ou pior método no processo de ensino. Cada método é eleito com base no cenário real que os educadores enfrentam e julgam como a melhor forma.

Incompetência inconsciente

A incompetência inconsciente é o primeiro estágio de um processo de ensino. Essa etapa consiste no fato de que o aluno não sabe e não tem consciência sobre a falta de conhecimento em relação a um assunto.

Dito isso, é possível afirmar que todo mundo passa por esse estágio em algum momento da vida, afinal somos leigos em um certo assunto.

Uma amostra clara disso quando estamos fazendo algo pela primeira vez, como, por exemplo, uma receita. Somente no momento em que você coloca esse ensino em prática que você sairá do estágio de incompetência inconsciente.

Incompetência consciente

A segunda etapa é a incompetência consciente. Aqui já entendemos que a pessoa tem um certo contato com tema, mas nada muito aprofundado.

Dessa maneira, o estágio de incompetência consciente demonstra que o indivíduo pratica técnicas que ele aprendeu, obtendo respostas nos problemas que encontrar no caminho.

Por esse motivo que citamos acima o fato de que a pessoa sai do primeiro estágio quando coloca em prática o conhecimento adquirido. Ao resolver os problemas achados no percorrer do caminho, vemos que o conhecimento está crescendo.

Considere o exemplo de que para aprender uma receita você deve fazer isso várias vezes, até que não cometa nenhuma falha e consiga fazer sem a consulta de vídeos ou livros.

Competência consciente

Nesse momento, nos deparamos com a terceira etapa do processo de aprendizagem, que é a competência consciente.

Agora já temos uma pessoa mais confiante em relação aos seus progressos no conhecimento. Até porque esse aluno praticou várias vezes a mesma atividade ou tarefas similares. E, como resultado, ela consegue realizar da melhor forma certo comando.

Competência inconsciente

Por fim, chegamos ao quarto nível da etapa do processo de aprendizagem, que seria competência inconsciente. Em outras palavras, aqui está o ápice do aluno.

Na etapa de competência inconsciente, o indivíduo pode fazer todas as tarefas no modo automático, digamos assim. Para chegar a esse nível, presume-se que a pessoa teve que repetir várias vezes a mesma tarefa, superando qualquer tipo de desafio ou obstáculo.

Em resumo, é bom destacar ainda que as falhas são necessárias no processo de ensino, tendo em vista que a prática é primordial.

Como funciona o processo de aprendizagem?

Dentre diversas teorias, abaixo está a tese de que o estudo precisa seguir à risca as etapas de compreensão, retenção, prática, disseminação e criação. Caso não sejam seguidos esses passos, ou pelo menos até o terceiro, pode ser que o ensino seja lesado.

Por lógica, a compreensão é o primeiro passo, isto é, é nesse momento que a pessoa recebe o conhecimento. Com isso, vemos que a compreensão decorre dos cursos, faculdade ou outros métodos de ensino.

Sendo assim, é inegável como a compreensão é essencial. Porém, ela é apenas o passo inicial, e precisa de outras etapas para consolidar essa informação.

Depois disso temos a retenção, em que o ensino é, de fato, fixado na pessoa, o que torna o conteúdo valioso. Após a retenção, vem a prática, em que o ensino em si é confirmado.

Até porque uma informação sem ter o seu uso não teria valor prático, logo, esse conhecimento precisa gerar uma ação. Essa é a maneira de ter resultados concretos.

Inclusive, nesse momento, vemos como é importante mudar alguns hábitos do passado, e aplicar os novos. Por conta disso, vemos que é essencial, nessa etapa, unir dois pontos: a cobrança e a motivação.

Por fim, as duas últimas etapas são a disseminação e a criação. Com a disseminação, você seria capaz de passar um conhecimento que vai ajudar outras pessoas. Essa etapa é primordial para ajudar com o aprendizado alheio.

E a criação está no topo desse processo de aprendizagem, em que você se torna um gerador de conhecimento. Com base no que foi aprendido desde o início do processo, você poderá inovar o ensino.

As metodologias ativas e o processo de aprendizagem

No processo de aprendizagem, encontramos as metodologias ativas, porém, o método mais usado nas principais instituições de ensino é o passivo. Essas metodologias passivas consistem no acompanhamento da matéria por parte do aluguel por meio das aulas expositivas.

Além da exposição do conteúdo, esse método envolve a aplicação de provas avaliativas e os trabalhos com pontuação menor. Dessa maneira, entende-se que esse método é passivo, tendo em vista que o docente assume a figura de protagonista.

Sendo assim, como o educador toma o “papel principal” nessa relação, a aprendizagem é absorvida de uma forma. No entanto, a metodologia ativa inverte esses papéis, ou seja, o aluno aqui será o personagem principal, ao invés do professor.

Então, o aluno aqui assume o maior papel para aprender. Logo, vemos que esse modelo surge a fim de estimular a evolução do corpo acadêmico. Assim, os alunos se sentem animados para absorver melhor o conteúdo, de forma participativa e autônoma.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é um dos principais modelos do método ativo, sendo conhecido por sua expressão em inglês como “flipped classroom”. Inclusive, ressalte-se que esse método apresenta diversos pontos para se tornar a metodologia que predomina no futuro.

Em suma, o método de sala de aula invertida consiste em substituir uma boa parte das aulas somente expositivas em materiais virtuais. No caso desse modelo, o aluno poderá usufruir de um acesso vasto de conteúdos digitais, tornando o tempo na sala mais otimizado. Afinal, aqui, o aluno já chega em sala com um certo nível de conhecimento, podendo agregar mais valor à aula.

Assim, os alunos podem interagir mais entre si e com o próprio professor, que trará casos a serem resolvidos. Essa é uma prática que motiva cada vez mais o interesse pelas turmas, tornando os alunos mais desinibidos e participativos. No geral, todos se beneficiam, incluindo os discentes, que podem planejar melhor a aula e usar diversos recursos, a exemplo de imagens, vídeos e textos. Lembre-se de que cada um tem uma forma de aprender.

Ensino híbrido

O ensino híbrido (blended learning) tem o objetivo de combinar tarefas, que envolve ou não o discente, fazendo uso da tecnologia. Com isso, esse ensino deixa o estudo sozinho por parte do aluno, e na sala de aula isso ocorre em grupo e com o professor.

Desse modo, o ensino híbrido nos traz uma nova reflexão sobre o estudo, que motiva a opinião crítica. Até porque os alunos podem aprender as disciplinas de forma profunda. Além disso, com esse estudo prévio, os alunos se sentem incitados a levar para a sala casos curiosos. Isso torna a aula mais interativa e dinâmica.

processo de aprendizagem

Aprendizagem entre times

Contamos com a aprendizagem entre times como se fosse uma formação de grupos em uma turma. Com isso, cada turma vai construir o aprendizado junto, havendo a divisão entre os alunos.

Nesse caso, o foco do ensino pode ser um estudo de caso ou projeto, em que os alunos vão chegar à solução de um desafio juntos. Com essa ajuda de todos, os alunos podem ensinar e aprender. Isso, inclusive, ajuda a formar um ideal mais crítico, cuja construção será com base em debates e opiniões contrárias.

Aprendizagem baseada em projetos

Já a aprendizagem baseada em projetos (ABP), ou Project based learning (PBL), traz como premissa a solução de colaboração. Isto é, os alunos aqui aprendem por meio da solução de desafios com a colaboração de todos.

Dessa forma, o aluno vai se esforçar no que se refere a exploração das melhores soluções em um certo cenário. Isso tudo com a ajuda da tecnologia ou por outros recursos disponíveis.

Sendo assim, essa aprendizagem desperta uma noção que desenvolve o seu perfil de investigação diante de algum caso. Inclusive, o professor não vai expor o seu método.

Mas, sim, o aluno terá o encargo de buscar as informações sozinhos. Ressalte-se somente que, embora a pesquisa seja particular de cada aluno, os docentes vão estar ali dando feedbacks sobre os projetos.

Aprendizagem baseada em problemas

Por outro lado, ainda vemos ainda a aprendizagem que se baseia em problemas. Aqui, o intuito é que o aluno consiga construir um ensino mais amplo, que seja por meio dos problemas propostos.

Dessa forma, essa aprendizagem expõe o aluno a situações mais estimulantes. Isso vai preparar o aluno, então, para o mercado de trabalho. Assim, a parte teórica desse ensino terá como base a resolução de casos.

Estudo de caso

O estudo de caso, como método de ensino, surgiu como uma forma que se inspirou na aprendizagem baseada em problemas. Afinal, aqui, os alunos são direcionados ao seu próprio ensino.

Porém, enquanto aprendem, exploram ao máximo os seus conhecimentos, nas mais diversas situações. Com o estudo de caso, o aluno tem contato com cenários reais do dia a dia.

Gamificação

A gamificação é usada em diversos contextos no mundo da educação, em especial pelo fato de atrair mais os alunos, seja qual for a idade. Aqui o intuito é que alunos se desenvolvam e que haja um propósito para interagir na aula.

Dessa maneira, ao sentir que existe um propósito por trás do ensino, os alunos se sentem mais inspirados a estudarem. Então, o professor deve trazer alguns elementos nas tarefas, tais como os princípios de um jogo, por exemplo.

Uma forma de aplicar a gamificação é por meio dos apps ou jogos educativos. Essas maneiras possuem um sistema de pontuação, em que ficará mais fácil de decidir quem está na frente, em termos de pontos.

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Como incluir a metodologia ativa nas escolas?

Agora que você já entendeu o que são as metodologias ativas no processo de aprendizagem, é bom explorar as formas de incluir esses métodos na escola. A fim de transformar uma cultura educacional com certeza não será uma tarefa simples.

Em especial, pelo fato de que os brasileiros já estão afeitos a uma certa metodologia, que é a passiva. Então, ao trazer uma nova forma de pensar ensinar, muitas pessoas se assustam com essa novidade.

Porém, se você está seguro a incluir essa nova cultura na instituição escolar em que trabalha ou ensina, confira a seguir uma forma interessante de fazer isso

Invista nos recursos necessários

O primeiro passo para pôr essas novas metodologias ativas é investir nos recursos necessários. Entrar de cabeça numa revolução significa que você deverá contar com ajuda de recursos da tecnologia atual.

Portanto, no seu orçamento devemos encontrar os valores para os serviços de assinatura quando necessário (como apps ou softwares), os materiais em si e estrutura física.

Capacite a sua equipe

Incluir uma nova metodologia na escola depende, de forma direta, de como a sua equipe lida com isso, afinal ela será responsável por colocar em prática. Inclusive, é de suma importância relembrar que muitos professores ainda estão acostumados com uma forma tradicional de educar.

Pensando nisso, realize a capacitação profissional necessária para lidar com essa nova dinâmica no âmbito escolar. Inclusive, se necessário, preocupe-se com o costume que seus professores têm em relação aos recursos tecnológicos.

Por outro lado, esse é um processo que deve acontecer de forma constante, de ver, a fim de medir os resultados com uma nova dinâmica. Quando esse corpo docente não sabe usar os recursos que você pôs, é provável que se sintam frustrados e sem motivação para ensinar.

Inclua as famílias nesse processo de aprendizagem

Outro ponto muito importante é pôr as famílias dos alunos nesse processo. Se os docentes estão acostumados a lidar com educação mais tradicional, quem dirá os pais dos alunos.

Quando você inclui os responsáveis pelos alunos nesse processo de uma nova dinâmica de aprendizagem, vemos que isso também é trabalhado dentro de casa. Logo, o aluno está todo momento aprendendo.

Relação entre o professor e aluno

Por fim, há se ressaltar a importância de investir na relação entre o professor e aluno, promovendo um ambiente mais simpático de ensino.

Essa relação inclui programas para capacitar o docente, com destaque na liderança e formas de avaliação.

Quais as vantagens do uso das metodologias ativas no processo de aprendizagem?

Existem diversos benefícios que podem ser encontrados nas metodologias ativas, tanto para os pais, alunos, corpo acadêmico como para a unidade de ensino.

Dentre seus principais benefícios, podemos citar:

  • Criação da autonomia;
  • Mais confiança pessoal para os alunos;
  • Ver o ensino como algo legal e tranquilo;
  • Estar preparado para diversos problemas do dia a dia;
  • Tornar-se um profissional preparado;
  • Tornar-se o personagem principal no processo de ensino.

No caso das escolas e faculdades, vemos as seguintes vantagens:

  • Os alunos se sentem mais satisfeitos com o espaço geral da aula;
  • Tanto alunos como pais veem essa escola como “solução” para muitos problemas;
  • É melhor reconhecido no mercado de ensino;
  • Torna-se um grande atrativo para outros alunos.

Dito isso, vemos que incluir os métodos ativos no cenário atual de ensino traz consigo um papel primordial no avanço da educação. Isso porque, em países como o Brasil, área da educação precisa se transformar, de forma substancial.

A educação deve ser otimizada ao máximo, para capacitar da melhor forma os nossos alunos. E uma forma bacana de fazer isso é rompendo barreiras mais comuns, usando como apoio os recursos tecnológicos.

processo de aprendizagem

Aprendizagem ativa nas aulas particulares

A metodologia ativa é uma ótima opção para aplicar não apenas nas aulas comuns, mas também em aula particular, por exemplo.

Dentre as inúmeras e mais variadas formas para aplicar aprendizagem ativa, trouxemos alguns exemplos que podem ser benéficos na aula particular.

Prática de recuperação da aula

A prática de recuperação seria o exercício de resgate que os alunos fazem em relação a memória do que foi trabalhado na última aula. Com essa insistência e repetição, de forma natural, o aluno tende a se lembrar com mais facilidade de tudo aquilo que foi ensinado no último encontro.

SQA

A sigla SQA significa que já sei, quero saber e o que já aprendi. Essa é uma estratégia em que o tutor entendi quais são os pontos mais conhecidos por um aluno antes do início do seu percurso temático.

Então, dessa forma, o tutor vai trabalhar em cima das dificuldades e maiores habilidades que o aluno apresenta.

Memorização de ensino a longo prazo

Outra estratégia muito usada consiste na memorização a longo prazo ou prolongada. Essa é uma técnica que usa imagens para que o aluno associe o conteúdo com algum certo elemento.

Apesar de exigir um trabalho dobrado do tutor, o resultado dessa estratégia é incrível. Você percebe que os alunos estão a todo momento associando conteúdos difíceis a imagens ou termos mais simples do dia a dia.

Esse é o tipo de técnica que torna o ensino mais simples. Sendo assim, o aluno se sente mais querido pelo tutor e com mais confiança para aprender.

Como tornar o processo de aprendizagem de alunos com dificuldades mais eficaz

Alguns alunos apresentam dificuldade de aprendizagem, e isso pode estar ligado aos mais diversos fatores. Então, o primeiro passo é entender quais são esses fatores e como você pode mudá-los.

A dificuldade de aprendizagem de certos alunos pode estar no ambiente físico, na metodologia ou até mesmo no contexto em que essa pessoa está inserida. Dito isso, você deve identificar qual é a questão a ser mudada e aplicar as devidas mudanças.

Leia mais: Saiba tudo sobre reforço escolar: o que é, como funciona e quais objetivos

Leia mais: Professor online: conheça a nova forma de ensinar dos educadores

Caso você não consiga entender, nesse momento será por meio da tentativa e erro. Isto é, primeiro você vai tentar mudar algo nesse ensino, como o método de lecionar. E, se falhar, parte para uma mudança no ambiente de sala de aula.

Como método de aprendizagem, tente os métodos ativos e veja como o ensino melhora bastante para as crianças, jovens e adultos.

Gostou do nosso conteúdo sobre procedo de aprendizagem? Mas tem alguma dúvida ou gostaria de comentar algo sobre este tema? Então deixa um comentário ou entre em contato com a LUMA Ensino.

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Fazer parte do time de suporte da LUMA, pra mim é poder cuidar dos clientes e zelar pelo que eles mais amam: seus filhos! 

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Todo dia é um novo desafio, um novo aprendizado e assim seguimos, sempre deixando nosso cliente entender que ele é importante, e sempre será priorizado 😄❤️”

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