Hoje em dia a palavra de ordem no que diz respeito à educação é melhorar a leitura e interpretação de texto. E, de fato, esses dois quesitos são vitais, como veremos ao longo deste artigo.

Contudo, muito se fala, pouco se explica e menos ainda se entende sobre o que, de fato, é e como funciona a relação entre ler, compreender e interpretar um texto.
Por saber que existem dificuldades nesse sentido, criamos esse artigo especial. Nele, vamos falar dos principais pontos ligados à leitura e interpretação de texto, desnudando de uma vez por todas o valor e os segredos da prática desses elementos tão cruciais.
Saiba mais: Saiba tudo sobre o reforço escolar: o que é, como funciona e quais os objetivos
Saiba mais: Aula particular: tudo o que você precisa saber
Esse conteúdo é de muito valor para professores e, em especial, para alunos que desejam melhorar o seu desempenho. Mas também queremos falar com você, pai ou mãe, que se preocupa com a evolução do seu filho. Aproveite a leitura!
Afinal, o que é leitura e interpretação?
Podemos classificar a leitura como uma atividade técnica e cognitiva, baseada na decodificação de símbolos (as letras), que devem ser correlacionados pelas regras gramaticais. Mas, e a interpretação de texto, você realmente sabe do que se trata? Calma, nós vamos explicar.
O termo “interpretação” vem do latim “interpretatio”, que quer dizer, de modo literal, explicar e/ou dar sentido. Ou seja, interpretar um texto é, em suma, explicar o sentido de um fragmento textual que foi lido.
Vale frisar que a interpretação de texto não é possível só com a leitura de textos longos e bem definidos como esse que nós preparamos para você.
Como exemplo, ao ler “PARE” em um semáforo e entender que devem esperar os carros passarem, as pessoas estão, de certa forma, interpretando um texto.
Por outro lado, também é certo afirmar que a interpretação de texto só se dá por meio da correta compreensão do texto escrito, que, por sua vez, é fruto de uma boa leitura.
De qualquer forma, a pessoa que se propõe a interpretar certo texto, tem que, ao final do processo, saber explicar todas as nuances daquele material que foi lido. Continue lendo para entender melhor!
A relação do hábito da leitura e a melhora na interpretação de texto
O título do nosso artigo fala sobre leitura e interpretação de texto em um tom que trata esses dois pontos como coirmãos unidos. Isso porque de fato esses dois quesitos são ligados.
É claro que existem alguns outros pontos que devem ser levados em conta por quem deseja se tornar um bom intérprete de textos, mas é bom dizer que sem a leitura nada pode ser interpretado.
Nesse sentido, podemos dizer antes que a dica-mor para interpretar melhor os textos é ler e ler muito. E, para além de ler números altos de texto, é preciso ler com qualidade e prudência.
Por meio da prática da leitura, quando ela é feita de forma certa, dá para desenvolver as principais habilidades necessárias para essa verdadeira arte que é a interpretação de texto.
Dessa forma, o leitor passa a ver melhor as intenções do autor do texto, o desejo final daquela peça, as nuances gramaticais e ortográficas etc.
Com isso, podemos afirmar que, sem sombra de dúvidas, quem ler mais sabe interpretar melhor um texto. Portanto, comece a jornada lendo mais ou estimulando seus alunos ou filhos a lerem mais!
O valor da leitura e da interpretação de texto
Como falamos no tópico anterior, leitura e interpretação de texto são dois fatores ligados. Mas qual será o real peso desses dois quesitos? Mais uma vez, nós vamos te explicar com todo prazer.
Historicamente falando, estamos na pós-modernidade ou na era da informação. E assim como em todas as fases anteriores a essa, o nosso tempo tem um aspecto único, que, no caso, é a rapidez com que as informações são reveladas.
Assim, qualquer fato de peso global que venha a acontecer leva minutos ou no máximo horas para chegar a pessoas de todo o mundo por meio da internet. E de forma similar ocorre com qualquer tema, mas em escalas distintas.
Esse status quo de rapidez informacional acelera o crescimento do mundo e a evolução das pessoas, mas por outro lado exige maior poder de raciocínio delas.
Só após ter noção da nossa realidade atual é que podemos ter uma compreensão melhor do valor da leitura e interpretação de texto, em conjunto.
Você lembra do exemplo do semáforo, que usamos no tópico sobre o que é interpretação de texto? Pois bem, aquele é um exemplo clássico de como o nosso dia a dia é permeado pela necessidade de interpretar textos.
Nos dias de hoje, tudo está ligado em uma cadeia de sinônimos, suposições e fatos implícitos. Cada informação que chega tem que ser entendida e interpretada de modo rápido.
Dessa forma, quem não conseguir discernir essas informações, corre o sério risco de ficar para trás, em especial no mercado de trabalho.
Por isso, com base em tudo que falamos até aqui, se pode dizer que sem a leitura e interpretação de texto, ou melhor, sem ter prática nesses dois quesitos, uma pessoa pode ficar parada nesse grande mundo novo, onde tudo é informação.
A diferença entre compreensão e interpretação de texto
Na jornada até entender o que é e qual é o real valor da leitura e interpretação de texto, nos topamos com a pergunta: compreender um texto é o mesmo que interpretá-lo? Vamos pensar melhor.
Até algum tempo atrás os especialistas em leitura e interpretação de texto se dividiam nesse tema. Alguns falavam que compreender e interpretar um texto é, de fato, a mesma coisa, enquanto outros diziam que existem diferenças entre ambas.
Contudo, nos dias de hoje, a maioria dos estudiosos diz que compreender e interpretar um texto são duas coisas distintas, apesar de terem as suas semelhanças.
Em suma, pode-se dizer que com base nas explicações mais aceitas, compreender um texto é relacioná-lo e entender a sua história, pois cada texto tem um roteiro único.
Já interpretar o texto é ganhar o poder de discernir e explicar o fim dele, vendo as intenções do autor e outros detalhes que estão anexos.
De toda forma, podemos pôr a compreensão e a interpretação de um texto como partes vitais do processo. O passo a passo seria ler de modo certo, compreender o que foi lido e por fim interpretar o que foi entendido.
Passo a passo para interpretar um texto de modo correto
Diante de tudo o que você leu até agora, pode estar faltando uma coisa: saber, na prática, como interpretar um texto. Correto? Pois bem, vamos resolver isso.
Antes de qualquer coisa, temos que dizer que a interpretação de texto exige um tanto de atuação técnica para ser bem feita.
Afinal, como citamos no tópico anterior, desmistificar um texto exige leitura atenta, compreensão e interpretação, nessa ordem. E cada ponto dessa trinca tem lá as suas premissas.
Sem a correta leitura e compreensão de um texto, qualquer interpretação torna-se uma invenção. Por todos esses motivos, vamos criar um passo a passo que contém pontos centrais para guiar você até a interpretação de qualquer texto. Veja abaixo!
Conheça o gênero textual da peça que será interpretada
O primeiro passo antes até mesmo de ler o texto, é conhecer o seu gênero. Afinal, um texto narrativo é escrito de forma diferente de um descritivo, por exemplo.
Busque ver também, e de antemão, como cada gênero é trabalhado e como um autor pode pôr a sua intenção usando os aspectos do gênero empregado no texto que você irá ler, entender e interpretar.
Leia todo o texto com atenção
Depois de conhecer o gênero no qual o texto está escrito, comece a leitura. Procure um local tranquilo, sem barulho, e tenha foco total no que está fazendo, tendo especial atenção às regras gramaticais e ortográficas.
Por outro lado, lembre-se que a coerência e coesão também são vitais na formação de um texto. Portanto, você deve prestar atenção à forma com que o autor pôs as palavras, pois, a depender do contexto, elas podem mudar de sentido.
Extraia as intenções do autor
O terceiro passo para se interpretar um texto de forma certa é formalizar a compreensão do texto, tirando o que o seu autor quis dizer com aquela peça. Isso pode ser feito durante a leitura, mas só é, de fato, firmado depois da leitura do texto.
Tendo compreendido o texto de modo certo, passe para o próximo passo, que é um braço auxiliar da compreensão textual em si.
Busque entender o contexto no qual o texto está inserido
Até aqui você leu e compreendeu o texto, mas você já parou para pensar o contexto no qual aquele pedaço está inserido? Saiba que isso é vital no processo de interpretação de texto.
Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas existe um termo chamado intertextualidade. Esse vocábulo se refere à “conversa” que vários textos podem ter entre si.
Em outras palavras, podemos afirmar que um texto não é uma peça única, por mais isolado que ele seja. Com isso, se você está lendo uma notícia sobre meio ambiente, por exemplo, pode ser que você ache fora daquele texto algumas referências que se conectem e possam ser vitais para a total interpretação do texto em questão.
Assim, jamais trate um texto como peça única. Busque sempre relacioná-lo com os outros, crescendo os seus horizontes.
Escreva todas as percepções que você teve
Se você já leu, compreendeu e correlacionou o texto que está interpretando, agora chegou a hora de escrever tudo que entendeu nesse processo.
Como você já notou, esse item do nosso passo a passo se refere à confecção da interpretação de texto propriamente dita. Aqui, você deve descrever com suas palavras qual é o intuito do texto e o motivo pelo qual ele foi escrito, bem como quais são as ligações que aquele texto tem com um contexto maior.
Para deixar mais claro, divida a sua dissertação interpretativa em tópicos com tais temas:
- O que o autor quis dizer;
- Por que o autor quis dizer isso;
- Para quê o autor quis dizer isso;
- Por que (ou se) isso é importante;
- Qual é o contexto do que foi dito.
Por fim, depois de responder a todas essas questões, siga para o último passo.
Leia o texto de novo
Para fechar a sua interpretação com chave de ouro, você deve ler o texto que foi interpretado de novo. Isso mesmo, leia tudo de novo.
O motivo disso é muito claro: você pode ter errado na sua interpretação ou ter se despercebido algum detalhe intrínseco no texto, por falta de atenção ou descuido.
Portanto, não importa quantas vezes você tenha lido o seu texto até compreendê-lo, ao final do processo de interpretação você precisa ler tudo de novo e ver o seu esboço interpretativo para ver se não esqueceu de nada.
7 dicas para melhorar a sua leitura e interpretação de texto
Acreditamos que nesse ponto do artigo você já consiga interpretar um texto de modo mais fácil. No entanto, dicas para melhorar as suas habilidades nunca são demais, não é mesmo? Por isso, preparamos 7 dicas que podem melhorar a sua leitura e interpretação de texto. Continue lendo!
- Busque conhecer os tipos de texto existentes;
- Leia, leia e leia;
- Expanda seus horizontes;
- Ao ler, o faça com muita atenção e sem pressa;
- Tenha um dicionário por perto;
- Pratique a escrita;
- Faça pausas estratégicas durante os seus períodos de estudo.
Busque conhecer os tipos de texto existentes
Como citamos no primeiro passo do nosso guia de como interpretar um texto de forma certa, o intérprete de textos tem que conhecer os tipos de textos. Os principais são:
- Texto narrativo: romance, crônica, fábula, etc;
- Texto descritivo: diário, notícia, cardápio, etc;
- Texto dissertativo-argumentativo: resenha, artigo, monografia, carta, etc;
- Texto expositivo: seminários, enciclopédias, etc;
- Texto injuntivo: propaganda, manual de instrução, prescrição médica, etc.
Depois de saber qual o gênero do texto, fica bem mais fácil interpretá-lo. Além disso, alguns gêneros textuais nem mesmo demandam interpretação, fato que deve ser visto pelo intérprete já no primeiro contato com a peça.
Leia, leia e leia
A nossa segunda dica para você que deseja melhorar a sua leitura e interpretação de texto é bem óbvia, mas válida: leia e leia muito!
Para melhorar o seu poder cognitivo de entender, em especial, as regras gramaticais, você deve focar a maior parte da sua leitura em um gênero que você goste, pois sentir prazer com o que se está lendo é um grande passo para se tornar um leitor assíduo.
Expanda seus horizontes
Se você quer ser um bom intérprete de textos, além de navegar pelos gêneros que você gosta, se esforce para ler um pouco de tudo, explorando os diversos tipos de textos incluídos nos gêneros textuais.
Leia notícias, cartas, contos, textos descritivos, manuais de produtos que você vier a comprar e até o cardápio do restaurante enquanto espera a comida ficar pronta.
Com isso, o seu cérebro será treinado a ver variações linguísticas, intenções autorais e todo tipo de pormenor que possa impactar na interpretação de um texto.
Ao ler, o faça com muita atenção e sem pressa
Outra coisa que é vital no treinamento para melhorar a leitura e interpretação de texto é ler com atenção e calma. Isso mesmo, você precisa parar, respirar e começar a ler.
Procure sempre um local calmo e sem distrações para ler, em uma hora de folga ou lazer e/ou quando estiver física e mentalmente preparado. Não adianta sentar para ler estando preocupado, com dores de cabeça ou pelo corpo, por exemplo.
Vale frisar que alguns tipos de texto geram uma leitura mais fácil. Mas, de uma forma geral, a leitura requer muita concentração.
Tenha um dicionário por perto
Quem nunca se deparou com uma palavra “difícil”, da qual não sabe o significado exato, que atire a primeira pedra.
Por esse motivo, quando for se debruçar sobre um texto para interpretá-lo, tenha um dicionário por perto. Vale lembrar que hoje em dia existem muitos dicionários em forma de aplicativo, o que facilita o acesso a esse tipo de material.
Pratique a escrita
No penúltimo passo do nosso tutorial de como interpretar um texto, nós mostramos a você que a interpretação de texto tem que ser redigida. Por esse motivo, você também deve praticar a escrita, pois, como está claro, ela é parte vital do processo de correta leitura e interpretação de texto.
Ademais, vale frisar que assim como o texto que você interpretou, a sua resenha crítica será vista por outras pessoas. Dessa forma, você precisa saber passar as suas ideias para o texto de interpretação de modo certo, e isso só é possível com a prática da escrita.
Uma dica bônus nesse sentido é buscar pequenos textos para interpretar e ir escrevendo pequenas interpretações em forma de notas. Nesse processo, use o computador para digitar, pois é mais cômodo.
Faça pausas estratégicas durante os seus períodos de estudo
A última dica regular da nossa lista é fazer pausas durante os períodos de estudo para melhorar a leitura e interpretação de texto. Afinal, sem fazer pausas o seu corpo e a sua mente ficarão cansados, prejudicando o aprendizado.
A dica aqui é dividir o estudo em blocos de 50 minutos a 1 hora. Ao final de cada bloco, fazer de 10 a 20 minutos de pausa e então voltar. Além disso, limite também os blocos de estudo, que devem ser repetidos por, no máximo, 4x ao dia. Ou seja, 4 horas de estudo diárias.
Dicas bônus: prepare-se de forma correta para as provas discursivas
Se você é aluno ou está se preparando para concursos, então com certeza você sabe que as provas discursivas são um “bicho papão” para muitas pessoas. O motivo? Justo a leitura e interpretação de texto.
Em toda prova discursiva é posto um texto enunciado que os candidatos precisam ler, interpretar e então descrever em um texto dissertativo-argumentativo, chamado de redação.
Com isso, a nossa dica, além de todas as que já trouxemos até agora, é que você faça a redação de forma manuscrita. Isso porque, como você também deve saber, as provas discursivas devem ser respondidas à mão. E pode até não parecer, mas isso faz sim muita diferença.
Portanto, busque exemplos de provas discursivas já aplicadas no passado, aplique as nossas dicas para leitura, compreensão e interpretação, e por fim pegue caneta e papel para testar as suas capacidades.

Dicas práticas para ler melhor
Como já repetimos algumas vezes ao longo desse artigo, a boa prática de leitura e interpretação de texto exige repetição e aprimoramento.
Nesse sentido, dedicamos esse tópico a trazer algumas dicas práticas de como desenvolver o hábito da leitura em quantidade de qualidade. Confira na lista abaixo:
- Troque as horas ociosas e de preguiça por momentos de leitura;
- Reduza a sua estada nas redes sociais e reverta esse tempo para a prática da leitura;
- Leia sobre tudo que puder;
- Veja as atualidades por meio de notícias, blogs, sites e redes sociais;
- Quando estiver lendo, pense que o autor está falando de modo direto com você. Isso vai ajudar na compreensão do texto;
- Forme um julgamento acerca do que você está lendo;
- Se tiver que escolher entre consumir um conteúdo em áudio, vídeo e texto, escolha sempre o texto;
- Faça pausas durante a leitura de um texto para se concentrar na compreensão do que está escrito;
- Sempre leia um conteúdo mais de uma vez;
- Prefira ficar sentado ao ler, pois essa é a posição com menos chance de ficar desconfortável de alguma forma com o passar do tempo.
Essas são só algumas dicas do vasto mundo de truques para ler mais e melhor. Porém pondo-as em prática você terá cada vez mais prazer na leitura e se tornará, dessa forma, um melhor intérprete de textos.
As melhores atividades para estimular a interpretação de texto
Por fim, antes de finalizar o nosso artigo sobre leitura e interpretação de texto, queremos trazer um bônus para alunos, professores e pais. Trata-se de uma série de atividades práticas que serve para estimular a interpretação de texto.
Para fazer um melhor sentido, dividimos essas atividades por grau de ensino, trazendo questões para Ensino Fundamental e Médio, bem como para alunos que vão fazer o Enem e outros vestibulares.
Cada tópico abaixo traz um exemplo de atividade que desperta a leitura e a interpretação do texto em algum nível. Veja!
Questão de leitura e interpretação de texto para Ensino Fundamental
“E vieram as novidades. As brigas. As descobertas de um mundo onde tudo era novo.” A que mundo o texto se refere?
- Ao mundo do cotidiano escolar.
- Ao mundo da cidade.
- Ao mundo das crianças de roupa nova.
Essa questão é indicada para alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental.
Fonte: TodaMatéria.
Questão de leitura e interpretação de texto para Ensino Médio
“Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.”
Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes.
O último parágrafo apresentado no início da questão é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.
Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:
- Enumeração incorreta.
- Generalização indevida.
- Representação imprecisa.
- Exemplificação inconsistente.
Fonte: UERJ – 2016/1.
Questão de leitura e interpretação de texto para Enem e vestibular
Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 10 set. 2022 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que:
- A falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.
- A diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.
- A maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.
- A ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.
- A prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.
Vale destacar que essa questão de leitura e interpretação de texto, em específico, pode ser útil em estudos para concursos públicos que tenham questões interpretativas.
Fonte: Enem 2013.

Gostou do texto sobre dificuldade de interpretação? Quer ficar por dentro de outras novidades a respeito de reforço escolar, por exemplo? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum texto novo.
Olá
Tenho um filho de 12 anos que é bilingue. Moramos no Brasil. Ele lê em português, mas tem muita dificuldade para entender questões longas e com vocabulário mais específico. Esta técnica seria adequada no caso do meu filho também? O que vcs poderiam me orientar, por favor? Estou muito cansada.