Métodos de estudo servem para ajudar o aprendizado e melhorar o tempo dedicado à obtenção de um saber. Ou seja, é a organização de uma rotina que gera o bom desempenho na escola ou em qualquer tarefa que exija evolução e resultados positivos.

Além de descobrir quais são os métodos de estudos eficazes, o bom é saber quais se adaptam às necessidades dos alunos e quais podem ser parte da rotina deles.
Todos os alunos têm um longo currículo escolar, por isso, uma técnica de estudo e um cronograma têm que ser organizados. Dessa forma, todas as matérias da escola, das atividades extracurriculares e dos vestibulares vão ganhar a atenção necessária.
Leia mais: Saiba o porquê de o cronograma de estudos melhorar o rendimento escolar
Leia mais: Veja como montar um plano de estudos eficaz
Aqui, você vai conhecer técnicas e métodos de estudo que, de fato, podem fazer a diferença no aprendizado. Então, aproveite a leitura e conheça o melhor método de estudo para o seu filho.
O que são métodos de estudos?
Métodos de estudo são técnicas que facilitam o aprendizado e otimizam o tempo dos alunos. Essa rotina deve estar presente durante toda a vida escolar.
Esse plano é feito quando queremos definir um ritmo de estudo e melhorar o desempenho dos filhos. Mas, em especial quando as crianças acham que algumas disciplinas são mais difíceis de entender ou quando elas têm que dividir o tempo entre as matérias da escola.
A própria dinâmica dentro da sala de aula já trabalha algumas técnicas vitais, como, por exemplo, a leitura individual e em voz alta, anotações e apresentação de trabalhos. Ademais, outras técnicas que também são adotadas dentro e fora da escola são:
- Fichamentos;
- Mapa mental;
- Técnica Pomodoro;
- Resumos;
- Autoexplicação;
- Estudo intercalado.
Usa-se essas técnicas para fixar o saber que está sendo estudado. Por isso, vemos tantas pessoas aplicando os métodos para passar em provas e concursos. Não importa a idade, um bom método de estudo vai melhorar o desempenho e ajudar a rotina.
Outro ponto de valor é que os alunos devem conhecer diferentes métodos e técnicas para que possam desenvolver novas habilidades.
Ao longo dos anos, muitas técnicas foram desenvolvidas para ajudar os estudos e cada uma tem sua estratégia de assimilação. Intercalar entre as técnicas também é uma forma de estudar mais, já que as crianças não ficarão acostumadas com o mesmo ciclo de estudo.
Confira abaixo como funciona cada um desses métodos de estudo e veja por onde você pode começar.
As vantagens dos métodos de estudo
As principais vantagens de estudar por meio de uma técnica de estudo são:
- Organização da rotina;
- Assimilação do conteúdo;
- Compreensão das matérias;
- Rapidez nas atividades;
- Aprendizado de longo prazo;
- Reduz o nervosismo nas provas;
- Evolução de habilidades.
O método de estudo é um hábito que deve ser trabalhado. Ou seja, é uma prática que tem vantagens e efeitos positivos na formação escolar e no saber adquirido. Aquilo que é estudado com atenção na escola se torna um conhecimento para toda a vida.
Além disso, as técnicas eficazes trabalham muitas habilidades e competências. Portanto, é o caminho para que os alunos desenvolvam, por exemplo, as capacidades de leitura, escrita, fala e interpretação.
O estudo contínuo dentro da rotina também reduz o nervosismo antes das provas, permitindo que as crianças estejam preparadas. Um aluno que estuda um pouco por dia não vai ter que revisar toda a matéria de uma vez antes das avaliações.
Do mesmo modo, com o passar do anos, a rotina de estudos vai trabalhar a autonomia, pois eles saberão como planejar sozinhos o tempo e as técnicas que mais trazem benefícios.
Como saber qual é o melhor método de estudo para seu filho
O primeiro passo para saber qual o método mais adequado é entender que cada aluno aprende de um jeito. Assim, a forma que seu filho assimila o saber pode ser diferente da técnica do colega dele.
O ideal é praticar distintas técnicas e métodos de estudo até que o aluno se sinta confiante. Além disso, as técnicas podem ser combinadas ou praticadas de acordo com a disciplina escolar.
Mas é preciso respeitar a personalidade, as dificuldades escolares e a rotina dos filhos para que o método seja, de fato, um meio de estudo eficaz.
Ademais, os pais também têm que pensar sobre o espaço físico de estudo e as outras tarefas do dia para construir um cenário que ajuda na educação. Conheça alguns hábitos que dificultam o aprendizado:
- Não ter bom local para estudar;
- Não ter uma rotina de estudos;
- Procrastinação;
- A falta de exercícios físicos;
- Não ter um hobby;
- Período de sono ruim;
- Deixar de estudar algumas matérias;
- Não ter uma alimentação saudável.
Como vemos, alguns costumes não estão muito ligados à rotina de estudos, mas podem ser ruins à educação das crianças a longo prazo.
Assim, o melhor método para o seu filho é aquele que trabalha as dificuldades escolares e fomenta as atividades educativas e divertidas dentro e fora da escola.
Por que é importante adotar um método de estudo?
A rotina de estudo com uma técnica é o caminho para que os filhos adquiram o saber. Além disso, essas técnicas também são chances para:
- Desenvolver disciplina;
- Criar foco;
- Praticar o autoconhecimento;
- Entender sobre gestão de tempo;
- Criar um cronograma de estudo;
- Estudar com antecedência.
Ou seja, dentro de um cronograma de estudos os filhos aprendem a dividir o tempo entre cada tarefa, assim como se dedicam às disciplinas da mesma forma e com mais foco.
Quanto ao autoconhecimento, é praticando as técnicas que o aluno vai ver aquela que melhor se encaixa na sua personalidade e perfil de ensino.
Por exemplo, alguns alunos têm mais facilidade com anotações e estudo intercalado, mas outros podem ter um desempenho melhor fazendo um mapa mental no computador.
Enfim, cada pessoa tem o seu método de estudo mais adequado. Cabe aos pais e à escola gerar essa experiência nos diversos métodos e técnicas de estudo.
Quando o aprendizado é obtido com atenção, ele se torna um saber duradouro que vai se transformar em aplicações ao longo da vida. Assim, não será só uma teoria que o aluno decorou para passar em uma prova ou avaliação da escola.
É vital que o hábito do método de estudo seja parte da rotina escolar, dos estudos para vestibulares e concursos, bem como da vida profissional.
7 técnicas e métodos de estudo inovadores
- Técnica Pomodoro;
- Método Robinson (EPL2R);
- Estudo intercalado;
- Autoexplicação;
- Estudo mnemônico;
- Gravação de áudio ou vídeo;
- Estudo prévio.
Muitas técnicas de estudos são boas e você pode escolher mais de uma para compor o cronograma de estudos das crianças. Mas o primeiro passo é testar e perceber quais geram os melhores resultados.
Técnica Pomodoro
Um dos mais famosos e eficazes métodos de estudo é a Técnica Pomodoro. Ela combina gestão de tempo, estudos e descanso. Por isso, é ideal para quem tem uma rotina escolar agitada ou problemas para manter a concentração por longos períodos.
Funciona assim: organize blocos de estudos de 25 minutos sem pausa. Sempre que o tempo de 25 minutos for atingido, tenha um momento de descanso de 5 minutos.
A cada 4 blocos de estudos, ponha uma pausa de 15 a 30 minutos. Assim, o seu filho terá estudado por um bom período sem se cansar. Use um relógio, cronômetro ou app ideal para contar o tempo de estudo e de descanso.
Método Robinson (EPL2R)
O nome deste método homenageia seu criador: Francis P. Robinson. Isso porque esse psicólogo americano desenvolveu uma técnica de leitura eficaz dividida em cinco etapas: Explorar, Perguntar, Ler, Rememorar e Repassar. As iniciais formam a sigla EPL2R.
A primeira fase, Explorar, é destinada à leitura inicial e básica, para saber os dados principais e o autor. Em seguida, no estágio Perguntar, o aluno deve organizar as dúvidas e pensar perguntas para elas. Depois, na fase Ler, tem que se fazer uma leitura atenta.
A quarta etapa, Rememorar, é a hora de fazer anotações e planejar o que aprendeu. E então, por último, a fase Repassar é o processo de continuar estudando o tema e de reorganizar as informações até que estejam bem sólidas.
Estudo intercalado
O estudo intercalado também funciona muito bem para alunos que não conseguem manter o foco no mesmo tema. Ele é ideal para manter o cérebro sempre alerta, pois é normal que a criança fique cansada quando estuda a mesma coisa por muito tempo.
Essa técnica separa tempo para cada disciplina. Ou seja, alterna o estudo e as crianças não têm que ficar vendo o mesmo conteúdo por muitas horas.
Elas podem estudar um pouco de matemática, de física, de literatura e assim por diante por, pelo menos, 30 minutos cada tema. O ideal é organizar durante a semana para que todas as matérias recebam atenção ideal.
Autoexplicação
Nossa próxima dica é a autoexplicação, que é uma boa técnica que trabalha a memória, tom de voz e síntese do estudo. Ou seja, essa prática consiste em explicar para si mesmo na frente do espelho o que foi visto do tema.
Essa é uma das técnicas e métodos de estudo que pode trazer muitos benefícios, em especial durante a preparação para apresentação de trabalhos, pois o aluno vê e percebe como está explicando o tema.
Estudo Mnemônico
A prática mnemônica é uma técnica ligada à memória. Um exemplo clássico são as músicas e frases que os professores de química e física ensinam para gravar fórmulas no Ensino Fundamental II, no Ensino Médio e nos vestibulares.
Qualquer palavra ou conceito de estudo pode se tornar uma frase, sigla, rima, palavra-chave ou música do estudo mnemônico.
O ponto bacana é que os alunos podem fazer associações com o estilo de música que mais gostam, ou seja, fazendo com o que o tema seja fácil de ser lembrado sempre que for preciso.
Gravação de áudio ou vídeo
O método de estudo por gravação combina tecnologia e estudo de forma produtiva. É um recurso para trabalhar o aprendizado de longo prazo. Para praticar, só será preciso usar o gravador do celular ou do computador.
Então leia em voz alta o tema estudado e ouça sempre que for necessário até que o conteúdo seja entendido. Funciona bem com as técnicas de autoexplicação, fichamento e resumos.
Estudo prévio
Esse método de estudo trabalha as primeiras interpretações do aluno, desperta a reflexão, bem como a experiência de tentativa e erro. Ele consiste em fazer um estudo antecipado do conteúdo que será aplicado em sala de aula.
Nesse caso pode ser uma leitura, pesquisa ou tentativa de resolver os exercícios em casa antes da aula. Em seguida, é preciso anotar as dúvidas e impressões para discutir em sala de aula, após o professor ensinar o tema de novo na escola.
5 métodos de estudos eficazes e tradicionais
- Fichamentos;
- Mapa mental;
- Resumos;
- Testes práticos;
- Releitura.
Além dos métodos inovadores que citamos acima, você pode adotar técnicas de estudos tradicionais que sempre foram vitais para a formação escolar dos alunos. Confira algumas práticas aqui:
Fichamentos
O primeiro método tradicional é o fichamento. Uma técnica simples e que funciona muito bem em estudos que têm um grande número de informação escrita ou dados. Por exemplo, as matérias de Língua Portuguesa, Biologia, História e Química.
O segredo do fichamento é planejar com suas palavras as informações vitais que têm que ser vistas com frequência. Então separe fichas feitas com cartolina ou pequenos pedaços de papel e ponha os tópicos em cada um. Em seguida, organize em uma caixa, pasta ou fichário para olhar sempre que for preciso.
Mapa mental
O mapa mental é ideal para todos que preferem um recurso visual. Ele usa texto e cores para criar um diagrama com uma sequência organizada do estudo. Assim, as principais informações são frisadas com palavras que ligam o conteúdo.
Nos dias de hoje, dá para despertar o desejo das crianças e dos jovens criando mapas mentais digitais com imagens, GIFs, links de vídeos e outros recursos.
Resumos
Os resumos são práticas tradicionais da escola, pois eles sintetizam o conhecimento. São essas informações principais que são guardadas e lembradas sobre um tema. Até hoje, ainda é uma forma eficaz que pode ser aliada a outras técnicas de estudo.
É muito comum confundir resumo e fichamento. A principal diferença é que o fichamento destaca e põe em tópicos a informação; o resumo pode ser um texto mais breve.
Testes práticos
Já os testes práticos são ideais para os vestibulares e para os filhos que aprendem melhor com teoria e prática. Seja nas matérias de exatas ou de humanas, é bom pôr em prática o conhecimento fazendo questões dissertativas ou de múltipla escolha nas apostilas ou vendo simulados e provas anteriores na internet.
É essa técnica que pode melhorar, em especial, o estudo de química, física e biologia. As crianças aprendem quando usam a natureza e materiais de casa para fazer experimentos simples e reais. Além disso, essa prática acaba se tornando uma vivência positiva que leva o ensino para outros espaços.
Releitura
Por último, a releitura é uma técnica de revisão muito usada nos estudos das disciplinas de humanas, como Língua Portuguesa e Literatura. Ela é ideal para os alunos do ensino regular e para quem lê de modo frequente.
No caso, faça uma primeira leitura geral, buscando conhecer o tema, a teoria e as principais informações. Se for um livro, veja o contexto histórico, enredo, linguagem e personagens.
Depois, dá para fazer uma segunda leitura em busca de informações detalhadas e dados que passaram despercebidos no primeiro contato. A releitura pode ser feita muitas vezes, até que o aluno entenda o conteúdo.
Depois de conhecer técnicas e métodos de estudo eficazes, é bom escolher um para começar. Veja no próximo qual o melhor método de estudo de acordo com a série do aluno.
Quais são os métodos de estudos mais eficazes?
Cada pessoa se adapta melhor a um método de estudo, assim, não dá para dizer qual é o melhor método de todos. Toda prática de estudo vai trazer facilidades, disciplina e saber.
Contudo, os métodos de estudo mais conhecidos são: Técnica Pomodoro, Teste prático, Fichamento, Releitura e Resumo. Além desses, foram citados neste artigo outros métodos bacanas que também têm arranjos que podem ajudar na rotina de estudos.
O bom é apoiar as crianças e ensinar que os métodos de estudo são uma forma mais rápida, eficaz e legal de aprender algo novo.
Como filmes, séries e a internet são aliados dos estudos?
Uma outra forma de introduzir reflexões sobre um tema da escola é ir atrás de vídeos, séries, filmes, documentários e conteúdos online que possam ser um complemento dos métodos de estudo.
Todas as áreas de conhecimento têm sites gratuitos e pagos que ensinam formas de praticar o estudo. Já as produções artísticas retratam o contexto histórico e as pessoas importantes que ajudaram para aquela matéria escolar. Usar pessoas e a arte como exemplos do estudo são formas de humanizar o aprendizado.
Em especial para os jovens que estão no período de prestar vestibular, os filmes podem ser aliados com os estudos históricos, geográficos e literários.
Por isso, aproveite que as novas gerações estão ligadas e use os meios digitais para ter uma hora de diversão e obter conhecimento.
Métodos de estudo no Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental é a fase vital para obter hábitos positivos na rotina de estudos. Assim, a principal dica é ter uma rotina de estudos bem definida para as crianças.
Selecione métodos de estudo que trabalham o saber geral, a atenção e foco – pelo menos, no início. Depois, comece o momento com técnicas que pedem um pouco mais de escrita e organização.
Os métodos que estão de acordo com essa fase da vida escolar são: Estudo intercalado, Técnica Pomodoro e Autoexplicação. Dado que eles têm um tempo certo para o estudo. Assim, a criança terá horas de estudo, diversão e descanso sem ficar desmotivada.
Outras boas técnicas são o Teste Prático, que fomenta a experiência e o Mapa Mental e trabalha a visão e as cores.
Métodos de estudo no Ensino Médio
De acordo com o artigo 35 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-1996), é no Ensino Médio que o aluno aprofunda os conhecimentos obtidos, a autonomia e o pensamento crítico.
Da mesma forma, ele deve trabalhar “a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina”.
Portanto, para os jovens, as técnicas e métodos de estudo mais eficazes são aqueles que trabalham a prática e a compreensão por meio das próprias palavras. Por exemplo, Fichamento, Releitura, Método Robinson (EPL2R) e Gravação de áudio ou vídeo.
Métodos de estudo no vestibular
O período do vestibular é a hora de dedicação, estudo contínuo e gestão de tempo. Por isso, é bom que os métodos de estudo estejam ligados à revisão de todas as áreas do saber e à memorização de dados.
Por exemplo, é comum que professores de cursinhos usem o estudo mnemônico nas aulas. Além disso, muitos testes práticos são feitos para trabalhar a memória e o controle de tempo durante os simulados e provas.
Outra dica é escolher o estudo intercalado ou usar a Técnica Pomodoro para manter a atenção constante. Já a releitura e o Método Robinson (EPL2R) dão uma leitura mais ampla e formam a opinião crítica.

Métodos de estudo para combinar escola e vestibular
Caso seu filho esteja no último ano do Ensino Médio e se prepara para as provas do vestibular, é bom que o método de estudo escolhido consiga atender duas rotinas de estudos.
Sendo assim, o aluno está obtendo um novo conhecimento do terceiro ano e tem que revisar o que já aprendeu durante a vida escolar.
Além disso, as habilidades ideais para o vestibular não são as mesmas das provas escolares. É bom saber o conteúdo do vestibular, assim como é bom:
- Treinar o tempo;
- Controlar o nervosismo e a ansiedade;
- Memorizar fórmulas;
- Estudar os temas atuais.
Por esse motivo, o ideal é aliar técnicas e métodos de estudo nessa fase da trajetória de ensino. Escolha aquelas que alternam o estudo, exigem pensamento crítico e controlem o tempo. Use provas anteriores, simulados e quiz online para trabalhar os testes práticos.
Meios digitais que ajudam nos estudos
Para que uma técnica de ensino seja produtiva, ela requer organização e disciplina. Desse modo, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Nos dias de hoje, muitos sistemas e apps são usados como recursos de ensino. Veja aqui alguns que podem ajudar para os métodos de estudo eficazes:
Pomodoro Timer
Um app pensado para quem usa a técnica Pomodoro. Ele é o cronômetro que planeja os blocos de estudo e de descanso.
Trello
O Trello é muito usado por empresas, mas ele também é um bom organizador do cronograma de estudos. Monte um quadro repartido com uma rotina semanal e diária para os seus filhos logo na tela do computador.
Notion
Assim como o Trello, o Notion é um organizador. Portanto, você pode planejar os conteúdos de estudos em tópicos.
Forest
Se a questão for mais foco no estudo, o app Forest é um sistema que pode ser ativado nos celulares para bloquear notificações e a navegação web por um certo tempo.
YouTube
A popular plataforma de vídeos tem muitos canais de educação com conteúdos exclusivos de cada matéria do ensino regular. Sendo assim, ache professores e influenciadores educativos que vão trazer o tema de forma diferente e simples.
Canva
Esse site de design é uma ferramenta para criar os mapas mentais e os cronogramas de ensino com mais personalidade e de modo mais criativo.
Google Drive
O Drive do Google armazena textos, tabelas e outros documentos de estudo de forma organizada e acessível. O aluno pode usar no computador, celular e tablet ao mesmo tempo.
A cultura digital está presente no trabalho, no lazer e na educação. É inegável que o ambiente virtual influi na vida escolar. Dessa forma, é bom que os pais adotem o recurso digital como parte do processo de estudo.
Assim, dá para controlar o tempo de uso de telas e aproveitar as vantagens da tecnologia nos métodos de estudos. Escolha o app ou sistema que mais combina com as técnicas e métodos de estudo do seu filho e tenha mais rapidez na rotina.

Gostou do nosso conteúdo falando sobre métodos de estudo? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade a respeito de temas ligados a esse? Estamos no Facebook e Instagram.