Não tem jeito: o uso de tecnologias se tornou muito ligado às nossas vidas, incluindo a rotina das crianças. Em especial nesse período de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19, na qual as aulas foram suspensas por tempo indeterminado. Portanto, o mais acertado a se fazer é desfrutar dos benefícios que isso pode trazer, mas de modo esperto e contido. Sendo assim, criamos este post para mostrar a você quais são os melhores jogos educativos para tablet e celular.

Além de garantir lazer ao seu filho, dá para completar o aprendizado dele por meio desses jogos. Por exemplo, os recursos de alguns deles podem melhorar as habilidades cognitivas de uma criança. Confira 5 dicas de melhores jogos educativos para tablet:
- Tá O$$O;
- Mundo Bita – Como é Verde na Floresta;
- Arqueólogo;
- Pou;
- Terapia da Linguagem e Cognição com MITA.
Tá O$$O
A conversa sobre educação financeira com nossos filhos é um assunto que tem ganhado destaque. Mas não é para menos: esse diálogo pode ser bom para ajudar a planejar a vida de uma pessoa, e isso não precisa iniciar já na vida adulta.
O Tá O$$O tem como pano de fundo um mundo canino, em que os personagens buscam sua independência financeira a partir de escolhas inteligentes com seu dinheiro. Esse jogo trata de um tema complexo, mas de forma leve, tornando-se uma boa opção de jogos educativos para tablet.
Mundo Bita — Como é Verde na Floresta
Pulamos do universo financeiro para o da Biologia. Esse é um dos jogos educativos para tablet que o seu filho aprenderá sobre a natureza e o meio ambiente. Os animais são postos de acordo com seus habitats e há jogos que geram diálogo.
O Bita, portanto, percorre uma floresta e mostra às crianças os aspectos e habilidades de cada animal.
Arqueólogo
Se tem algo que mexe com o imaginário das crianças, é tudo ligado a dinossauros. Nesse, que é um dos melhores jogos educativos para tablet, seu filho atuará como um explorador e poderá até fazer escavações. Ele vai saber os nomes, os hábitos e os aspectos de cada dinossauro. Além disso, há opções para montar quebra-cabeças e colorir os personagens.
Pou
Você se lembra do Tamagotchi? Esse brinquedo estava por todos os lugares nos anos 1990. Hoje, tem uma versão parecida, fazendo dele um dos melhores jogos educativos para o uso em tablet e smartphone.
O personagem principal do jogo, o Pou, precisa ser cuidado pela criança. Por exemplo, se ele fica sujo, seu filho tem que dar banho nele; se ele fica com fome, seu filho precisa alimentá-lo, e por aí vai. É um modo legal de ensinar, entre outras coisas, os sensos de cuidado e responsabilidade.
Terapia da Linguagem e Cognição com MITA
Não poderíamos fechar nossa lista de melhores jogos educativos para tablet sem trazer um jogo que trabalha com a linguagem e é ainda mais especial por ser voltado a crianças com autismo, atraso da evolução ou dificuldades de aprendizagem.
De acordo com o desenvolvedor, esse é o primeiro — e único — aplicativo de terapia de língua suportado por dados clínicos, contendo milhares de atividades reunidas em 23 jogos.
Embora tenha muitas vantagens, assim como pontuamos no início do post, reforçamos que é preciso moderação no tempo e no uso dos jogos. Sendo assim, ações como definir uma rotina com horários claros para jogar e não deixar que seu filho durma com os aparelhos por perto são bons para que apenas os benefícios sejam sentidos por todos.

Enfim, chegamos ao final deste post e esperamos tê-lo ajudado a encontrar alguns dos melhores jogos educativos para tablet e smartphone. Aproveitamos para convidar você a assinar nossa newsletter e passar a receber nossos conteúdos assim que publicarmos. Que tal?