• Inicio
  • Aulas particulares
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
sábado, novembro 25, 2023
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Aulas particulares
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado
  • Inicio
  • Aulas particulares
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor
ENTRAR
LUMA - Ensino Individualizado

Por que decorar matéria é prejudicial para o aprendizado dos estudantes?

José Renato Siqueira Campos de José Renato Siqueira Campos
13 de março de 2023
dentro Rotina de estudos e aprendizagem
0

Início Rotina de estudos e aprendizagem Por que decorar matéria é prejudicial para o aprendizado dos estudantes?

PROPAGANDA
PROPAGANDA
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Os dias que antecedem uma prova importante causam muita ansiedade nos alunos. E uma das técnicas de estudos mais populares é a tal “decoreba”. Ela é muito adotada quando o aluno precisa gravar siglas, fórmulas, datas e algum acontecimento especial. Mas será que decorar matéria é realmente eficaz no processo de aprendizagem?

O que são números primos

A finalidade de decorar matéria é ter os dados frescos na cabeça para quando o assunto cair na prova você conseguir performar bem. Entretanto, a médio e longo prazo, essas informações não ficarão gravadas e é aí que mora o problema. Existirá uma lacuna nesse processo de aprendizagem, pois o aluno não compreendeu o conteúdo, o que causará problemas no futuro.

Leia mais: Ter uma rotina de estudos ou estudar na véspera: qual a melhor opção?

PROPAGANDA

Leia mais: Rotina de estudos dos filhos: como ajudá-los a se organizar melhor!

O professor universitário e escritor Jerry Tononi segue nessa linha. “Com a ‘decoreba’ o aluno não evolui. Ele só decora (o assunto) e no outro dia ele já esqueceu. Neste terceiro milênio, neste século, com a inteligência artificial que a cada ano evolui, não tem mais sentido decorar matérias e decorar fórmulas”, diz.

Para Jerry, os professores têm um papel importante em todo esse cenário. Segundo ele, é muito importante que os responsáveis pelo aprendizado dos alunos desenvolvam nos seus alunos o poder de interpretar os conteúdos.

“As questões têm que ter, no mínimo, interpretação de texto. Em todas as matérias. Os alunos têm que desenvolver a capacidade de interpretação de texto. As questões, além disso, precisam ser contextualizadas. Ou seja, é quando o professor aplica o conteúdo no dia a dia do aluno. Às vezes, o professor tem muitos conteúdos para cobrar, mas ele tem que dar prioridade para aquele que ele consegue contextualizar”, explica.

Tipos de memorização

Existem três tipos de memorização – ou “decoreba”: ultrarrápida, que como o próprio nome diz não passa de segundos; curta duração, a qual o assunto fica gravado por um período de tempo maior; e longa duração, responsável por armazenar praticamente todo o conhecimento da pessoa, e, sendo assim, dura dias, semanas e anos.

Portanto, decorar matéria às vésperas de prova, naquele desespero para tirar uma boa nota, encaixa-se nos dois primeiros tipos de memorização. O assunto se esvai em pouco tempo, sem que haja uma consolidação do conteúdo.

O ideal é que o aluno consolide o assunto no cérebro após a realização de leituras, tarefas de fixação e muita repetição. É dessa forma que o conteúdo se solidifica no cérebro e permanece armazenado por muito tempo.

Gostou do nosso conteúdo sobre o quão ineficaz e prejudicial é decorar matéria na véspera de prova? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.

Postagem anterior

Conheça a história do Thanksgiving Day

Próxima postagem

Como as edtechs estão se ajustando para um novo mundo pós-pandemia

José Renato Siqueira Campos

José Renato Siqueira Campos

Próxima postagem
Edtechs

Como as edtechs estão se ajustando para um novo mundo pós-pandemia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições e Política de Privacidade .

Nosso Instagram

Categorias

  • Aula Particular e reforço escolar
  • Comportamento infantil
  • Educação dos filhos
  • Rotina de estudos e aprendizagem

Artigos populares

  • atividades para autista

    Conheça as melhores atividades para autista na aprendizagem

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • 6 dicas de como lidar com crianças com déficit de atenção

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Reforço escolar: saiba o que é, como funciona e quais são os objetivos

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Melhores atividades de alfabetização disponíveis para aulas online e presenciais

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
LUMA - Ensino Individualizado

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Navigate Site

  • Inicio
  • Aulas particulares
  • Blog LUMA
  • Seja um Tutor

Follow Us

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Aulas particulares
  • Blog LUMA
    • Educação dos filhos
    • Rotina de estudos e aprendizagem
    • Aula Particular e reforço escolar
    • Comportamento infantil
  • Seja um Tutor

LUMA Ensino Individualizado
Todos os direitos reservados. © 2021

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies .