Até alguns anos, crianças com poder para cálculos eram tidas com uma inteligência acima da média. Mas, nos dias de hoje, sabemos que há vários tipos de inteligência, o que é um fator muito importante. Isso porque precisamos de pessoas com habilidades diferenciadas para atuar em diversas áreas do saber.
Então, quando um de nossos filhos apresentam dificuldade em alguma área, não devemos julgar, pois é normal pessoas com grande facilidade em matemática, por exemplo, ter problemas com português.

O ideal é acompanhar a criança para saber qual é seu potencial, pois, dessa forma, podemos ajudar nossos filhos a desenvolver suas habilidades e ter um rendimento melhor na escola.
Além disso, quando descobrimos nossos filhos a descobrir suas habilidades, eles serão mais seguros e terão melhores chances de escolher a profissão mais adequada, de acordo com seu perfil.
Quais tipos de inteligência que existem?
Os tipos de inteligência são definidos por um estudo feito pelo psicólogo Howard Gardner na década de 1980. Em sua pesquisa chamada de Teoria das Inteligências Múltiplas, Gardner cita outras habilidades que não estão relacionadas apenas com os cálculos e a escrita.
Segundo ele, há 7 tipos de inteligência e que cada pessoa apresenta um potencial diferente para certa área. A Teoria das Inteligências Múltiplas pode ser comprovada quando observamos que nossos filhos têm habilidades diferentes.
A seguir, vou citar os 7 tipos de inteligência definidos de acordo com Gardner e mais outras duas (Existencialista e Naturalista) e quais são as características de cada uma delas:
- Interperssoal;
- Intrapessoal;
- Corporal ou Cinestésica;
- Linguística;
- Espacial;
- Musical;
- Lógico-matemática;
- Existencialista;
- Naturalista.
Inteligência Interpessoal
O poder de lidar com outras pessoas é uma habilidade muito valorizada dentro das empresas. As pessoas com esse tipo de inteligência têm facilidade de se comunicar com outros indivíduos, tanto de forma verbal e não verbal.
Pessoas com inteligência interpessoal têm sensibilidade para interpretar emoções e condutas, o que é um dos princípios da inteligência emocional. Políticos, psicólogos e professores são dotados com esse tipo de habilidade.
Inteligência Intrapessoal
Entre os tipos de inteligência identificados por Gardner, essa é a mais difícil de ser encontrada nas pessoas. Indivíduos dotados da inteligência interpessoal conhecem a si mesmos e, por isso, sabem identificar suas qualidades, defeitos, vontades e, acima de tudo, sabem usar esse conhecimento para direcionar a própria vida.
Pessoas que conseguem desenvolver esse tipo de habilidade percebem, de modo fácil, a condição humana e as crenças. Elas também têm o poder de neutralizar vícios, têm autocontrole e são motivadas. Essa habilidade é encontrada em líderes espirituais, coachs e psicólogos.
Inteligência Corporal ou Cinestésica
Esse tipo de inteligência está ligado à habilidade que uma pessoa tem para coordenar o corpo e a mente. Dessa forma, o indivíduo tem maior controle de seus movimentos, sendo capaz de controlá-los com maior precisão. Esse fator também ajuda a manipulação de objetos. A inteligência corporal é aflorada em atletas, bailarinos cirurgiões e artesãos.
Inteligência Linguística
Esse é um tipo de inteligência muito comum e, há alguns anos, pessoas que não tinham essa habilidade eram tidas como pouco inteligentes. Indivíduos com essa característica têm grande poder de se expressar por meio de palavras, sejam elas escritas ou faladas, e tendem a serem bons comunicadores.
Pessoas com inteligência linguística também têm facilidade para aprender outros idiomas. Ela é bem comum em profissionais como jornalistas, professores, escritores, advogados, oradores, entre outros ligados ao setor de comunicação.
Inteligência Espacial
Quem tem inteligência espacial tem um poder de percepção aguçada do mundo visual. Pessoas com essa habilidade conseguem enxergar o mundo em três dimensões e têm grande facilidade para manipular imagens.
Elas também têm uma imaginação muito fértil e são criativas, por isso, têm facilidade para atuar em áreas como design, arquitetura, marinha, artes plásticas e cartografia.
Inteligência Musical
A inteligência musical é muito aflorada em cantores, compositores e instrumentistas. Pessoas com essa habilidade têm facilidade de distinguir timbres, tons e ritmos. Além disso, elas conseguem refletir sobre a música e reproduzi-la com precisão e compor melodias.
Outros tipos de inteligência como a linguística e a sinestética estão ligadas, já que elas têm domínio de movimentos e poder de se expressar por meio de palavras.
Inteligência Lógico-matemática
A habilidade com questões lógicas e matemáticas sempre foi muito valorizada e pessoas com grande poder de cálculo eram tidas como acima da média. Claro que hoje em dia esse tipo de inteligência é muito valorizada, mas as outras habilidades também têm valor.
O poder lógico-matemático é medida por testes de Q.I. e é tido pela habilidade de fazer cálculos matemáticos com base no pensamento dedutivo.
Pessoas que se interessam pela área de ciências exatas têm esse tipo de inteligência aflorada. Por isso, ela costuma se manifestar em quem tem metódica e gosta de resolver problemas complexos de matemática e lógica como engenheiros e matemáticos.
Inteligência Existencialista
A inteligência existencialista não faz parte da lista de Gardner e nem é tida como um tipo de inteligência. Ela consiste no poder que uma pessoa tem para refletir sobre a existência da humana.
As pessoas com essa característica estão sempre em busca de respostas sobre o propósito dos seres humanos na Terra. São questionadores e estudiosas da conduta humana e, por isso, escolher áreas ligadas à espiritualidade e filosofia.
Inteligência Naturalista
Essa não é tida como um tipo de inteligência e nem faz parte da lista de Gardner. Mas é uma habilidade importante para se considerar, pois está relacionado ao talento que a pessoa tem para compreender os fenômenos naturais e seus elementos, bem como manuseá-los.
Pessoas com inteligência existencialistas têm facilidade para identificar e compreender os reinos naturais. Essa habilidade é aflorada em agrônomos, biólogos e chefes de cozinha.
Por que é importante entender o tipo de inteligência da criança?
Porque o tipo de inteligência vai influenciar de forma direta em seu aprendizado e evolução escolar. Se uma criança começa a ter problemas com matemática, ela pode se sentir uma fracassada, porque não tem habilidade com os números.
Então, nesse momento, é hora de entrarmos em ação e conversar com nossos filhos, explicando a eles que tirar uma nota ruim em matemática ou outra matéria não significa que eles não sejam crianças inteligentes. Além disso, as crianças têm que entender que há outras habilidades que não se aprende em salas de aula.
Ter essa conversa com nossos filhos ajuda às crianças a se sentirem mais seguras e confiantes em relação às suas habilidades. Além de ajudar no processo de aprendizagem, o fato de as crianças confiarem mais em si mesmas vai ajudá-las a ter uma autoestima melhor e fazerem escolhas mais certas em relação ao seu futuro.
Além disso, descobrir o tipo de inteligência de nossos filhos é bom para ajudá-las a desenvolver seus talentos. Se percebo que um de meus filhos não tem habilidade com números, mas é ótimo para contar histórias e criar personagens, significa que ele tem inteligência linguística.
Então, devo incentivá-lo a desenvolver essa habilidade, pois, no futuro, ele pode escolher uma profissão ligada às artes ou, até mesmo, vir a ser um grande escritor.
Quando esquecemos as habilidades de nossos filhos, estamos correndo o risco de fazê-los perder grandes chances na vida. Algumas pessoas com talentos excepcionais, como Messi, Zezé Di Camargo e Luciano e tantos outros, chegaram ao auge da fama por causa de incentivo dos pais, que viram que eles tinham um talento especial e investiram neles.
Como identificar esse tipo de inteligência?
Identificar o tipo de inteligência de nossos filhos é fundamental para que eles consigam desenvolver seus talentos e inteligência emocional, que é uma das habilidades do futuro. Mas como fazer isso? A tarefa não é tão simples, reconheço, mas observar alguns fatores é fundamental. Veja quais são eles!
Comportamento da criança
O comportamento da criança diz muito sobre seu tipo de inteligência. Se desde cedo a criança gosta de correr, fazer atividades ao ar livre, jogar futebol e outros esportes, ela pode ter inteligência motora. Quando uma criança mostra curiosidade desde cedo por instrumentos musicais ou gosta de cantar, ela apresenta sinais de inteligência musical.
Observando os aspectos comportamentais da criança, fica mais fácil saber quais são as habilidades dela.
Gostos e preferências
O que atrai a atenção de seu filho? Se observo que meu filho gosta muito de certas atividades, sem que haja influência minha ou de outra pessoa, é um sinal claro de quais habilidades ele tem mais facilidade em desenvolver.
Facilidade de aprendizado
Esse é um ponto muito importante e também o mais fácil de ser observado. Desde os primeiros anos da escola, a criança tem mais facilidade para aprender certa matéria. Algumas crianças já mostram desde cedo familiaridade com os números, enquanto outras, gostam de escrever.
Então, além de observar as notas, veja o que a criança gosta de fazer. Se ela chega em casa muito empolgada, mostrando um desenho ou pintura, pode ser um sinal de que ela tem habilidade neste campo.
No entanto, nós não devemos influenciar as crianças nessa questão, ou seja, como pais, queremos o melhor para nossos filhos e, por isso, acabamos influenciando suas escolhas. Mas, para descobrir o tipo de inteligência deles, é preciso observar suas tendências naturais.
Como desenvolver a inteligência nas crianças?
O fato de meu filho mostrar habilidades ou gosto para a música não significa que ele vai ser um cantor de sucesso, compositor ou aprender instrumentos com facilidade. Claro que algumas pessoas aprendem muito sobre música sozinhos, mas é bom estimular e aprimorar o tipo de inteligência da criança desde cedo.
Dessa forma, ela vai aproveitar melhor seus talentos, potencializar seu aprendizado e ter maiores chances de sucesso no futuro. Incentivar as crianças a colocar em prática seus talentos ajuda na sua evolução e ela desenvolve mais rápido. Mas, como posso fazer isso? A seguir, vou dar algumas dicas. Veja lá!
Estimule as brincadeiras
As brincadeiras são boas ferramentas para estimular as habilidades das crianças, em especial quando elas são educativas. Além disso, essa é uma forma de descobrir o tipo de inteligência da criança. Quando esse fator for descoberto, o ideal é estimular atividades que agucem seu talento.
Incentive práticas específicas
Incentivar nossos filhos a participar de práticas específicas, de acordo com o tipo de inteligência deles, é uma boma forma de estimular seus talentos. Se meu filho gosta de esportes, devo permitir que ele participe de campeonatos ou devo colocá-lo em uma escola, para que ele aprimore seu talento.
Dê apoio e instrua
É comum que os pais não incentivem ou até menosprezem as habilidades e sonhos das crianças. Isso porque ainda é comum as pessoas pensarem que a receita de sucesso é estudar e fazer uma faculdade. Na realidade, isso pode ter sido verdade há alguns anos, mas hoje em dia, as coisas não são bem assim.
Então, se meu filho diz que quer ser jogador de futebol e tem talento para o esporte, por que não investir nele? Fazer a criança acreditar em seu potencial é muito importante para que ela se torne um adulto decidido, que corre atrás de seus sonhos e objetivos com garra e coragem.
No entanto, se meu filho ainda está perdido, devo ajudá-lo a encontrar o caminho e a explorar seu potencial.
Matricule a criança em cursos
Além de todo o apoio, pagar cursos para as crianças também é fundamental para que elas desenvolvam suas habilidades. No entanto, os cursos devem relacionar-se com o tipo de inteligência da criança.
Se meu filho gosta de artes e pintura, devo colocá-lo em uma escola especializada. Mas se seu interesse é por tecnologia, devo procurar cursos específicos nessa área, de acordo com a idade da criança.
O importante é buscar um ensino de qualidade e acompanhar a evolução da criança, pois não adianta simplesmente fazer a matrícula dela e não acompanhar sua evolução nas aulas.
Esses são os tipos de inteligência de acordo com o estudo de Gardner. É bom ressaltar que, quanto mais cedo descobrirmos o potencial de nossos filhos, melhor será para eles. Isso porque podemos focar nessas habilidades em vez de encher as crianças com atividades que não tem nada a ver com elas.

Gostou do post e quer ler outros conteúdos úteis sobre educação das crianças? Então, assine nossa newsletter e receba notícias diretamente em seu e-mail.