Os responsáveis por crianças e adolescentes têm um problema em comum: o uso demasiado dos smartphones por parte dos filhos. Essa utilização exacerbada causa vários efeitos tanto para as crianças quanto para os pais – notas baixas, estresse para ficar controlando, problemas familiares etc. Alguns aplicativos, no entanto, podem ajudar e ser excelentes parceiros dos responsáveis nesse processo de controle dos filhos.

O celular é um fator muito importante na educação, mas existem alguns apps que podem atrapalhar, e muito, a atenção e concentração dos jovens. Exemplos clássicos são os jogos não educacionais e as redes sociais.
Leia mais: Aplicativos para estudar: conheça 10 apps que todo estudante deve ter no seu smartphone
Leia mais: Guia sobre o controle parental na era da internet!
Eu, por exemplo, tenho uma irmã mais nova. Portanto, abaixo irei dar algumas dicas de apps que usei com ela para conseguir ter um certo controle. Em alguns momentos, até usei eles comigo mesmo para bloquear aplicativos que me tiravam a concentração.
Google Family Link
Esse é um ótimo aplicativo para controle parental, além de ser gratuito. O Google Family Link possui ótimas funcionalidades e tem um nível bem simples de uso. Ademais, o aplicativo gera relatórios, controla as compras em outros apps, rastreia a localização, bloqueia o dispositivo e limita o tempo de uso.
Kaspersky Safe Kids
É um aplicativo bem completo. A sua interface é elegante, mas causa algumas dificuldades em alguns momentos. O app é muito indicado para o controle parental. Para uso pessoal eu não vejo eficácia.
AppBlock
Esse foi um aplicativo que usei muito para me concentrar no trabalho. Só é preciso que o app seja instalado no celular da pessoa que você quer limitar o uso, porque ele bloqueia os recursos do smartphone. O AppBlock possui um design simples e muito intuitivo. Um ponto que pesa contra o app, no entanto, é o fato de ele ser todo em inglês. Para quem não tem proficiência na língua, pode ser um complicador.
AppGuardian
Assim como Kaspersky Safe Kids, o AppGuardian é muito completo, simples e intuitivo. O app ganhou vários prêmios no Brasil. Além disso, tem um custo de aquisição baixo – a versão gratuita, ao meu ver, não compensa. E, no futuro, o aplicativo promete recursos para o controle do YouTube no seu smartphone.
A preocupação com os filhos é algo compartilhado por todos os pais e responsáveis. E é inegável que o celular é um dos canais que abre uma mundo infinito de possibilidades – boas e ruins. Portanto, ter uma forma de controlar esse uso é reconfortante. Ademais, os apps citados podem ser usados por nós adultos, para uma melhora da nossa produtividade.

Gostou do nosso conteúdo sobre apps que podem auxiliar os pais no controle dos filhos? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade? Estamos no Facebook e no Instagram.