Rotina de estudos e Aprendizagem

Conheça a Educação 4.0 e entenda como esse conceito está mudando as escolas

Desde a primeira Revolução Industrial, iniciada em 1760 na Grã-Bretanha, o mundo tem se modernizado rapidamente por meio de várias outras revoluções. Nesse contexto, surge a Educação 4.0, que é o resultado da quarta fase da Revolução Industrial, chamada de Revolução 4.0, e suas implicações.

A Revolução 4.0 trouxe, segundo os especialistas na área, a inserção definitiva dos multimeios tecnológicos na vida humana. Os efeitos disso podem ser sentidos na pele quando vamos fazer qualquer coisa hoje em dia, desde pegar um ônibus até trabalhar. A tecnologia está em tudo.

Dessa forma, a Educação 4.0 se apresenta como um braço desse movimento dentro das escolas. Esse conceito é baseado na transformação da experiência escolar e na consolidação de métodos educativos tecnológicos e modernos.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre a Educação 4.0, seu funcionamento e todas as suas implicações. Esse conteúdo é muito importante para você que tem filhos em idade escolar e quer entender melhor qual é o contexto escolar no qual os seus rebentos vivem. Continue lendo!

Afinal, o que é a Educação 4.0?

Em resumo, podemos dizer que a Educação 4.0 é a quarta fase evolutiva dos conceitos educacionais. E, a exemplo da quarta fase da Revolução Industrial, o protagonismo desse momento está com a tecnologia.

Nesse estágio da educação, podemos perceber uma total integração à tecnologia, e isso se dá em todos os sentidos. Assim, professores, gestores, alunos e até os responsáveis podem se valer da tecnologia para se posicionarem nesse contexto.

Como exemplo, podemos dizer que é até difícil ir a uma sala de aula e encontrar um professor que não esteja usando nenhum multimeio tecnológico para dar suas aulas.

Ainda nesse sentido, é natural ver alunos que têm aulas a distância ou, pelo menos, se utilizam de computadores, softwares e da internet para estudar e se manterem conectados com o ambiente escolar.

Portanto, todo o cenário que está patente aos nossos olhos deixa estabelecido que a Educação 4.0 é, basicamente, a prática educacional moderna, que simplesmente não é viável sem a utilização da tecnologia.

Quais são os pilares da Educação 4.0?

Assim como qualquer conceito observado hoje em dia, a Educação 4.0 também é baseada em pilares sólidos. São eles:

  • Modelo sistêmico: resultado de uma avaliação do cenário educacional atual para a prática de estratégias futuras;
  • Modificação do senso comum: que permite que a educação seja vista, acima de tudo, como um assunto científico e tecnológico;
  • Aplicação de engenharia e/ou gestão do conhecimento: ao analisar as competências e habilidades dos alunos e investir nisso;
  • Valorização da cibercultura: trazendo conceitos totalmente atualizados para dentro da sala de aula.
  • A partir do entendimento desses pilares, fica bem mais fácil entender o funcionamento da Educação 4.0 e seus principais benefícios.

Como, de fato, funciona a Educação 4.0?

Como citamos anteriormente, a Educação 4.0 é fruto da evolução natural do mundo, que, de forma inevitável, chegou às escolas. Porém, para entender seu funcionamento na prática, é necessário saber como ela, de fato, chega às escolas.

O primeiro passo para a implantação da Educação 4.0, por assim dizer, é a movimentação de governos, entes públicos e gestores escolares no sentido de equipar as escolas com ferramentas tecnológicas diversas.

Em paralelo a isso, o segundo passo visto nesse processo é a inserção desses multimeios nas salas de aula para que possam ser usados pelos professores.

Nessa segunda fase da Educação 4.0, podemos observar ainda o contato dos alunos com as ferramentas tecnológicas levadas pelos professores para a sala. Isso estimula nos estudantes o interesse por utilizarem eles mesmos esses meios para o seu estudo individual.

Para sacramentar a universalização da simbiose entre educação e tecnologia, temos a integração da escola bem equipada e o engajamento perfeito entre professores e alunos.

A partir desse ponto, podemos observar mais claramente algumas demonstrações de como a tecnologia facilita o ensino e o estudo. Bons exemplos são as aulas em EAD e o compartilhamento de materiais de estudo entre professores e alunos via sistemas de armazenamento em nuvem.

As metodologias mais usadas na Educação 4.0

Essa junção simbiótica entre educação e tecnologia acaba por fomentar o surgimento de novas metodologias e também repaginar métodos antigos que podem ser usados no dia a dia educacional.

Confira nos próximos tópicos uma explicação sobre as principais metodologias utilizadas no dia a dia da Educação 4.0 e entenda a que tipo de conceitos o seu filho pode estar exposto na sala de aula.

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem com base em projetos consiste na observação, estudo e resolução de problemas por meio de projetos específicos.

Esses projetos, por sua vez, precisam ter um escopo tecnológico e ser justificados por meio de relatórios detalhados.

Os professores podem utilizar essa metodologia para estimular a inventividade dos alunos em sala de aula, por meio de exercícios e situações simuladas.

Cultura maker

Entende-se por cultura maker uma abordagem mais individualista do ensino. Portanto, não temos, nesse quesito, uma metodologia, mas sim um conceito que deve ser usado em todas as metodologias.

A implantação desse conceito consiste em, basicamente, estimular os alunos a pensarem por si próprios e a encontrarem maneiras de aprender e resolver suas próprias questões em sala de aula.

Com isso, uma geração de pessoas autônomas e inventivas será formada para o mercado de trabalho do presente e do futuro.

Ensino híbrido

O chamado ensino híbrido é uma das maiores demonstrações da influência da Educação 4.0 no mundo atual.

Essa metodologia consiste em dividir a carga horária letiva dos alunos entre aulas presenciais e a distância, no modelo EAD.

Dessa forma, os alunos podem ter contato com multimeios tecnológicos voltados para a educação e, ao mesmo tempo, continuar experimentando o ambiente presencial da escola, juntamente com os professores e colegas.

STEM e STEAM

Por último, temos os conceitos STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Math), que são voltados ao ensino de ciências exatas e usam a tecnologia para engajar os alunos.

Nesses métodos, os alunos podem ter também um maior contato com equipamentos e ferramentas utilizados na robótica e uma iniciação em áreas específicas, como as engenharias e algumas outras ciências.

Além disso, tanto o STEM quanto o STEAM são utilizados para a prática diária de disciplinas bastante atuais e necessárias, como programação e ciência de dados.

Quais são os objetivos da Educação 4.0?

Como não poderia deixar de ser, a educação 4.0 possui alguns objetivos principais. Afinal, nenhum investidor, seja ele público ou privado, empreenderá esforços na disseminação desse conceito sem que houvesse metas claras a serem alcançadas.

Portanto, os objetivos gerais de mesclar educação com tecnologia são:

  • Facilitar o trabalho de gestores escolares e professores;
  • Promover um novo jeito de ensinar que acolha melhor os alunos em sala de aula e fora dela;
  • Promover uma maior integração entre pais, alunos e a comunidade escolar;
  • Aumentar a integração entre os estudantes e diminuir a exclusão de indivíduos;
  • Levar a educação a locais remotos, alcançando comunidades mais carentes por meio da internet;
  • Dar respostas rápidas e eficazes em situações de emergência, como guerras e pandemias;
  • Preparar os estudantes para o novo mercado de trabalho.

Os objetivos da educação 4.0 são claros e simples, podendo enriquecer muito a prática educacional como um todo. Continue lendo para entender os demais impactos dessa cultura!

Educação 4.0 e BNCC: como é essa relação?

Apesar de ser um conceito relativamente reconhecido entre gestores e professores na atualidade, a educação 4.0 ainda suscita algumas dúvidas sobre se há ou não uma conformidade entre ela e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Esse documento traz uma cartilha de exigências impostas pelo Ministério da Educação (MEC) que deve ser cumprida por todas as escolas do país.

Entretanto, vale destacar que todas as metodologias utilizadas na educação 4.0 estão previstas na BNCC e podem ser praticadas livremente. Inclusive, alguns métodos, como o ensino híbrido e a associação entre STEM e STEAM, são estimulados pelas autoridades em educação.

Com isso, podemos dizer que a mistura virtuosa entre educação e tecnologia é uma realidade que veio para ficar, até mesmo do ponto de vista legal e técnico emitido pelas autoridades.

A Educação 4.0 foi importante na pandemia?

De antemão, é correto afirmar que sim, as metodologias utilizadas na educação 4.0 foram aliadas importantes de gestores e professores durante a pandemia de Covid-19, que abateu o mundo entre 2020 e 2022.

Como se sabe, durante o período, as autoridades determinaram o fechamento das escolas como uma tentativa de frear a disseminação da doença. Assim, os alunos passaram a ter aulas online e a utilizar ferramentas tecnológicas para estudar e manter a comunicação com os professores e o restante da turma.

Alguns especialistas afirmam que esse período trouxe grandes prejuízos à educação como um todo, o que possivelmente é uma verdade.

Porém, vale destacar também que o modelo EAD, ou ainda o ensino híbrido, comuns na educação ligada à tecnologia, são práticas virtuosas que devem ser perpetuadas no dia a dia escolar.

Educação 4.0 no ensino superior

Assim como em todos os outros níveis educacionais, o ensino superior também foi impactado pela introdução do conceito de educação 4.0 e das suas metodologias, principalmente.

Por ser um nível estudantil que reúne pessoas mais maduras e que já têm melhor clareza de qual carreira desejam seguir, o ensino superior pode ser potencializado por metodologias como STEM e STEAM, ensino a distância e a cultura maker, por exemplo.

Por tudo isso, hoje em dia é muito grande a abrangência de cursos superiores que são ministrados totalmente no formato EAD, por exemplo. Já em outros, é possível dividir a carga horária entre encontros presenciais e aulas online.

Vale destacar ainda que processos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado também foram potencializados com essa simbiose entre educação e tecnologia. Como exemplo, é cada vez mais comum ver defesas de teses e trabalhos acadêmicos por videochamada.

De toda forma, é correto afirmar que a Educação 4.0 influenciou grande e positivamente o ensino superior como um todo.

Qual é o impacto da Educação 4.0 nos alunos?

Ao longo deste artigo, nós já citamos como a educação 4.0 pode simplesmente mudar a realidade escolar, criando um novo e confortável cenário para toda a comunidade.

No que diz respeito ao impacto que isso traz aos alunos, podemos dizer que há uma boa e positiva reação. Afinal, são justamente os alunos os entes mais beneficiados nesse processo.

Assim, é correto afirmar que estudar com base nas metodologias da educação 4.0 é mais confortável e produz mais frutos no futuro. Com isso, os alunos podem se sentir até mais estimulados a continuar estudando, o que não acontecia no passado.

No tópico a seguir, vamos explicar quais são os maiores benefícios trazidos por esse conceito moderno. Continue lendo!

Os benefícios trazidos pela Educação 4.0

Até aqui, você já entendeu o que é a educação 4.0 e conheceu muitas das suas implicações. Agora, veja nos tópicos abaixo os seus principais benefícios!

Aumento na abrangência e democratização da educação

A Educação 4.0 é, em si mesma, um conceito revolucionário e disruptivo que veio para quebrar barreiras físicas e proporcionar uma educação fluida para todas as pessoas.

Assim, o primeiro e talvez principal benefício trazido por essa temática é justamente a democratização e o “alargamento” da prática educacional.

Desenvolvimento de habilidades

Outra grande vantagem de unir educação e tecnologia é o desenvolvimento de novas habilidades nos estudantes.

Com o estudo da robótica e os métodos STEM e STEAM, por exemplo, muitos alunos podem, ainda no ensino básico, descobrir grandes e importantes habilidades.

Estímulo à autonomia dos estudantes

A cultura maker, que permeia o conceito da Educação 4.0, fomenta a autonomia dos estudantes em um ambiente educacional moderno.

Portanto, essa nova realidade é o marco para a criação de cidadãos com maior senso crítico e autossuficiência, cada vez mais necessários no mercado de trabalho.

Estreitamento da relação entre alunos e professores

Antigamente, as salas de aula e as escolas eram ambientes engessados, onde havia pouca ou quase nenhuma interação pessoal entre alunos e professores.

Todavia, a partir da chegada da educação 4.0, isso mudou drasticamente. Com o uso de tecnologias no ambiente escolar, cresceu muito a interação mais próxima entre alunos e professores, o que é muito benéfico para o aprendizado.

Facilitação do trabalho dos professores

Implantar multimeios tecnológicos facilita o trabalho dos professores em grande medida. Afinal, essas tecnologias minoram as dificuldades encontradas por esses profissionais na ministração das aulas.

Além disso, a educação 4.0 oferece também um enriquecimento à formação dos docentes, à medida que eles também passam a ter um acesso bem mais facilitado a materiais de estudo.

Por fim, podemos citar as melhorias observadas no processo de gestão escolar com a implantação da educação 4.0 e suas metodologias.

Esse movimento faz com que os gestores tenham um maior controle sobre todos os processos que ocorrem na escola que gerenciam, integrando-se completamente com os professores e alunos.

Inclusive, a aliança entre educação e tecnologia também traz os pais de alunos mais para perto, tornando-os aliados dos gestores e professores nas tomadas de decisão necessárias.

Como as escolas podem executar a Educação 4.0?

Não restam dúvidas de que a educação 4.0 é um conjunto de métodos revolucionários que podem trazer diversos benefícios e facilitar os processos educacionais.

No entanto, em um país como o Brasil, que enfrenta problemas educacionais graves e recorrentes, pode ser difícil imaginar como um conceito de primeiro mundo pode ser implantado. Porém, não é apenas possível como relativamente simples fazer a educação se integrar com a tecnologia nas escolas brasileiras.

Indo nesse sentido, queremos nos dirigir especialmente a você, gestor escolar, que eventualmente tenha chegado ao nosso artigo em busca de saber mais sobre a educação 4.0, e mostrar como essa ideia pode ser implantada na escola que você comanda.

Os próximos tópicos estão numerados em formato de passo a passo, mas também podem ser usados como uma lista de dicas. Leia-os com atenção!

Promover a digitalização da escola

O primeiro e mais importante passo para a real implantação da educação 4.0 é criar uma cultura digital no ambiente escolar.

Em outras palavras, os gestores e seus superiores (no caso de escolas públicas) precisam rapidamente equipar a escola com computadores, cobertura de Wi-Fi, laboratórios de informática, materiais para os professores etc.

Esse movimento cria um clima de modernidade e conectividade no ambiente escolar que é necessário para a integração entre educação e tecnologia.

Preparar a infraestrutura da instituição

Em seguida, temos a sempre necessária estruturação do espaço físico da escola, que inclusive é necessária em diversos movimentos de adequação e não apenas na implantação da educação 4.0 e suas metodologias.

Aqui, o foco precisa estar principalmente nos laboratórios de informática, matemática, ciências, robótica e outros.

O objetivo é estruturar corretamente o ambiente para que os alunos se sintam confortáveis ao chegar lá e os professores tenham todo o apoio necessário à execução de suas atividades.

Capacitar os professores

A capacitação do corpo docente é outro passo fundamental na implantação da educação 4.0, levando-se em consideração que eles são os executores desse conceito.

Portanto, é dever dos gestores promover essa capacitação dos professores, repassando instruções sobre as metodologias utilizadas no processo.

Fazer um mapeamento de quais tecnologias devem ser utilizadas

Olhando de uma perspectiva mais generalizada, podemos inferir que muitas escolas já têm alguns multimeios necessários para a implementação da educação 4.0, enquanto outras não reúnem sequer as condições básicas para isso.

Nesse sentido, o quarto passo desse processo é mapear o que a escola precisa com mais urgência. Em outras palavras, o gestor deve analisar quais ferramentas já estão disponíveis para não investir à toa.

Por outro lado, gestores que não têm condições de investir nessa modernização podem focar apenas em adquirir aquilo que é extremamente necessário para que essa realidade se estabeleça no ambiente escolar.

Manter uma relação ativa com pais e responsáveis

O último, mas não menos essencial, passo para a correta implantação da educação 4.0 em qualquer escola é a relação ativa entre os entes da comunidade escolar e os pais dos alunos.

Afinal, são os pais que lidam diretamente com as impressões que os alunos têm dessas mudanças geradas na escola. Por isso, consultá-los é de essencial importância.

Inclusive, se você é pai ou responsável, fique de olho nos movimentos que estão ocorrendo na escola do seu filho. Você é um importante ator em todo esse processo.

Quais são os desafios para a implantação da Educação 4.0?

Em linhas gerais, podemos dizer que a implantação da educação 4.0 não encontra resistência, oposição ou má vontade por parte dos gestores, por exemplo. Contudo, esse processo pode sim enfrentar alguns desafios, como:

  • Estudantes que não se adaptam às novidades;
  • Pais e responsáveis que não se interessam em participar do processo;
  • Integrantes da equipe docente que têm dificuldades em utilizar ferramentas tecnológicas;
  • Falta de interesse em aprender mais sobre os processos tecnológicos por parte de professores e alunos.

Apesar desses pormenores, a junção entre educação e tecnologia costuma ser muito fluida, a ponto de ter contornos de naturalidade na maioria dos casos.

Por esse motivo, os eventuais problemas que surgirem podem ser administrados e vencidos com relativa facilidade por todos os envolvidos no processo.

Cultura de inovação e a Educação 4.0: uma união indissociável

Para finalizar nosso artigo, queremos citar outro conceito moderno que não pode ser dissociado da educação 4.0: a cultura da inovação.

Em resumo, a cultura da inovação é um conjunto de boas práticas utilizadas em empresas que valorizam a evolução contínua de seu time de colaboradores, um objetivo que só pode ser alcançado por meio da educação.

Nesse sentido, unir tecnologia e educação traz mais dinamismo a esse conceito e o torna mais aplicável no contexto corporativo. Afinal, no mundo dos negócios, é preciso aprender e se reinventar com a máxima velocidade possível.

Inclusive, dentro do escopo da cultura de inovação, podemos encontrar conceitos auxiliares, como “aprender a aprender” e “lifelong learning“, que significa “aprender ao longo da vida”, e que traduzem bem essa prática empresarial.

Por tudo o que apresentamos aqui, podemos concluir que a educação 4.0 não é apenas necessária em escolas, universidades e até em empresas. Ela é, na verdade, o novo patamar educacional do mundo moderno.

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