“Por que estudar química?” e “para que serve a química?” são perguntas muito comuns entre adolescentes que têm o primeiro contato com essa disciplina. Muitos passam o ensino médio sem obter uma resposta, mas aqui trago uma definição simples do “porquê” e “para que”.
A química estuda as transformações da matéria, a estrutura das substâncias, sua composição e as propriedades de diferentes materiais, além das variações de energia. Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço.
A química se aplica em diversas áreas, como na medicina, onde os farmacêuticos utilizam o conhecimento químico para reconhecer a composição de substâncias usadas como medicamentos, incluindo tratamentos contra o câncer (quimioterapia). Na agricultura, os agricultores utilizam a química para melhorar o desempenho do solo e de fertilizantes. No dia a dia, a própria cozinha de casa é um laboratório, onde diversas reações químicas e transformações da matéria ocorrem durante o preparo dos alimentos.
7 dicas para estudar química:
- Organize os horários e conteúdos;
- Associe a química com as transformações do dia a dia;
- Conheça os símbolos e seus significados;
- Busque videoaulas sobre o assunto;
- Realize experimentos;
- Estude disciplinas de apoio;
- Pratique exercícios.
Organize os horários e conteúdos
Organização é a base de um estudo eficiente. Defina horários para estudar fora da escola, separando no mínimo 1 a 2 horas por dia para revisar os conteúdos e fazer as tarefas de casa. Isso facilitará a compreensão do material e permitirá identificar dúvidas, ajudando você a buscar o auxílio necessário de um professor ou colega.
Elabore uma rotina semanal em uma folha de papel ou em um quadro branco. Reserve o domingo para planejar suas atividades da semana, incluindo os horários de estudo. Isso evitará o desespero em épocas de provas e testes.
Associe a química com as transformações do dia a dia
A química está presente em várias transformações do cotidiano. Por exemplo, o derretimento do gelo, a fervura da água para fazer café, o cozimento do arroz, a respiração e o amadurecimento de frutas são exemplos de transformações químicas. Ao observar essas atividades com um olhar científico, você perceberá que a química está em tudo.
Conheça os símbolos e seus significados
A química vai além dos nomes de substâncias e elementos. A tabela periódica, por exemplo, é uma “grande legenda” que identifica os elementos químicos presentes em uma substância e indica quais podem ser combinados, com base em suas propriedades periódicas. Conhecer os símbolos é fundamental para aplicar a química corretamente no dia a dia.
Busque videoaulas sobre o assunto
As videoaulas são uma excelente ferramenta de apoio. Muitas vezes, apenas a leitura do conteúdo não é suficiente para a compreensão, e essas aulas servem como complemento. Do conforto de sua casa, você pode acessar explicações sobre os temas que está estudando, no momento que desejar.
Realize experimentos
Sua cozinha pode ser um laboratório! Na internet, você encontra experimentos simples e seguros. Um exemplo é a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio. Ao realizar experimentos, você compreenderá melhor as reações e poderá relacioná-las ao conteúdo estudado.
Estude disciplinas de apoio
A química está relacionada a outras disciplinas, como biologia, física, matemática e português. Muitos alunos enfrentam dificuldades em interpretação de texto e cálculos matemáticos. Se esse for o seu caso, busque melhorar sua leitura e conhecimento de matemática, começando por regra de três e equações de primeiro e segundo graus.
Pratique exercícios
Além da teoria, é fundamental praticar exercícios. Pesquise na internet questões sobre os conteúdos que está estudando e resolva-as. A prática dos exercícios ajudará a identificar dúvidas e mostrar onde estão suas maiores dificuldades, possibilitando que você foque em melhorar.
Gostou do nosso conteúdo falando sobre estudos de química? Então que tal seguir a LUMA Ensino nas redes sociais e não perder nenhuma novidade a respeito de temas ligados a esse? Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.