As notas escolares são um grande parâmetro para medir o nível do aprendizado do aluno dentro de sala de aula. Entretanto, quando são mais baixas do que o percentual normal, é comum os pais e responsáveis procurarem por ajuda para os filhos.
Estudar nem sempre é uma tarefa divertida aos olhos dos pequenos, por isso, hoje vamos te orientar com um guia especial para auxiliar seu filho no desempenho escolar.
O que fazer quando as notas estão ruins?
A melhor dica de ação para quando as notas estão ruins é achar qual é a lacuna dentro do aprendizado. O aluno anda disperso? agitado? estressado? Possui dificuldade em quais matérias?
Você pode descobrir isso observando seu comportamento e também, conversando com a escola. Contudo, se você quiser acompanhar os estudos do seu filho dentro de casa, algumas técnicas podem ajudar a melhorar o desempenho nos estudos, como por exemplo:
Estudo reverso
Técnica que inverte a ordem tradicional do aprendizado. Em vez de começar pela teoria, o aluno inicia resolvendo questões ou simulados. Para isso, peça que ele comece fazendo as atividades no final do capítulo de suas apostilas e só depois revise o conteúdo.
Reverter essa ordem com o estudo reverso faz com que o aluno identifique rapidamente quais tópicos ainda não domina, tornando o estudo mais focado e eficiente.
Cronograma de estudos
Monte com seu filho um cronograma bem estruturado e organize o conteúdo de forma equilibrada ao longo da semana, alternando matérias, incluindo revisões e prevendo pausas para descanso. Essa organização evita acúmulo de matéria e reduz o estresse antes das provas, que pode ser uma das causas das notas baixas.
Personalizar o ensino
Procure entender qual a forma que seu filho aprende melhor: lendo, ouvindo, tendo mais elementos visuais ou escrevendo. Assim, tente personalizar dentro de casa a forma com que ele estuda.
Isso pode incluir o uso de recursos visuais, aulas mais práticas, explicações passo a passo ou atividades interativas.
Quanto tempo leva para um aluno melhorar as notas?
Depende da causa da dificuldade e da frequência de estudo. Em média, com acompanhamento personalizado e técnicas como o estudo reverso, é possível ver avanços em 4 a 8 semanas.
Aqui na LUMA Ensino, quando uma família nos procura com esse intuito, montamos um plano de ensino personalizado que valoriza as potencialidades de cada aluno e adapta o conteúdo da melhor forma para ele conseguir aprender.
Com essa metodologia, em 3 meses conseguimos ver avanços significativos e por isso, nossa pedagoga disponibiliza um relatório explicativo para auxiliar os pais nesse processo!
Como motivar um aluno que perdeu o interesse pela escola?
Reconectar o estudo aos interesses dele, usar metodologias ativas e celebrar pequenas conquistas são pontos-chave. Personalização aumenta o engajamento e a confiança.
O ensino personalizado é capaz de fazer com que o aluno não se sinta diferente dos outros por não conseguir alcançar os mesmos resultados. Ao adaptar os conteúdos ao seu ritmo e oferecer um tutor exclusivo, as dúvidas deixam de ser banais e o estudante ganha confiança para errar e aprender com segurança.
O que não fazer dentro de casa
Se seu filho está com as notas baixas na escola, existem também, comportamentos que nós, como pais, fazemos que podem piorar essa situação. Por isso, para além do que se deve fazer, vamos te dizer o que NÃO fazer dentro de casa.
Não insistir em cobranças excessivas
Pressionar demais para que o filho tenha resultados imediatos pode aumentar a ansiedade e o desânimo, dificultando ainda mais o aprendizado.
Não comparar com outros alunos
Cada criança tem seu tempo e seu jeito de aprender. Comparações só geram insegurança e baixa autoestima.
Não ignorar sinais de dificuldade emocional ou de aprendizagem
Se o aluno demonstra desmotivação, estresse, ou dificuldade constante em matérias, é importante buscar ajuda especializada em vez de minimizar o problema.
Você tem visto seu filho de verdade?
Às vezes, pela correria do dia, não damos a atenção devida para problemas que muitas vezes estão debaixo do nosso nariz. Isso não é uma acusação, é um fato.
De acordo com o site PORVIR, no Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. Um problema que é muito mais estrutural do que subjetivo.
Por isso, a reflexão: “você tem visto seu filho de verdade?” é algo importante para pensarmos.
Quando procurar por aulas particulares?
As aulas particulares devem ser procuradas quando o aluno começa a tirar notas baixas e o ideal é que seja adquirida antes mesmo da recuperação, como uma prevenção.
Se seu filho tem apresentado baixo rendimento na escola, você não precisa dar conta de tudo sozinho. Aqui na LUMA Ensino, por exemplo, trabalhamos junto com os pais para fazer um plano de estudos personalizado.
Caminhamos juntos com as famílias para alcançar o melhor resultado, entendendo as dores e lacunas de cada aluno.
Tenha um professor exclusivo para o seu filho
Você não precisa dar conta de tudo sozinho. Um professor exclusivo para dar aulas particulares poderá ajudar seu filho em todos os gargalos acadêmicos.