Se a hora do dever de casa é sinônimo de choro, frustração ou brigas na sua casa, você não está sozinho. Para crianças atípicas, essa rotina pode ser ainda mais desafiadora.
A boa notícia? Com pequenas mudanças, é possível transformar esse momento. Neste artigo, você vai descobrir 3 passos simples e eficazes para facilitar essa tarefa e ainda fortalecer o vínculo com seu filho!
Por que o dever de casa é tão difícil para crianças atípicas?
O momento do dever de casa costuma ser uma das maiores fontes de estresse nas famílias de crianças atípicas, especialmente aquelas com TDAH, TEA e dislexia.
Isso acontece porque realizar tarefas em casa exige habilidades como autorregulação, planejamento e resistência à frustração, que são áreas diretamente impactadas em cérebros atípicos.
Diferenças de funcionamento do cérebro atípico
Do ponto de vista neuropsicológico, crianças com TDAH apresentam alterações no funcionamento do córtex pré-frontal, o que prejudica a função executiva. Ou seja, sua capacidade de iniciar uma tarefa, manter o foco e concluí-la de forma organizada.
No caso do TEA, a inflexibilidade cognitiva, o processamento sensorial atípico e a dificuldade em compreender situações também interferem significativamente na execução autônoma do dever de casa.
Já crianças com dislexia, por exemplo, enfrentam um esforço cognitivo muito maior para decodificar palavras, o que torna o dever uma atividade exaustiva, mesmo que cognitivamente compatível com sua idade.
O impacto emocional das cobranças e frustrações
Quando a criança encontra repetidamente dificuldades para executar uma tarefa e é cobrada da mesma forma que seus colegas neurotípicos, o resultado é previsível: resistência, desmotivação e, muitas vezes, explosões emocionais.
Pais, isso não é “birra” nem “preguiça”, mas uma resposta emocional à sobrecarga. Visto isso, saiba abaixo como contornar essas dificuldades e auxiliar seu filho neurodivergente nas tarefas escolares.
Como facilitar o dever de casa em 3 passos simples
Primeiramente, é importante saber que o dever de casa não significa reduzir o desafio, mas adaptar o ambiente e a proposta para que a criança tenha mais chances reais de sucesso.
Entretanto, com base na prática psicopedagógica de Vygotsky, que defende o aprendizado dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (com apoio ajustado ao nível da criança), e no método TEACCH, criado por Eric Schopler, que valoriza a previsibilidade e a organização visual no ensino de neurodivergentes, algumas práticas recomendadas são:
1. Prepare o ambiente: previsível, calmo e sem distrações
O ambiente físico e emocional interfere diretamente no desempenho da criança. Alunos neurodivergentes se beneficiam de rotinas estruturadas e estímulos sensoriais controlados.
Recomendações práticas:
- Crie um cantinho fixo para os estudos, com poucos estímulos visuais.
- Use rotinas visuais para indicar início, meio e fim da atividade.
- Utilize cronômetros visuais ou timers sonoros para marcar o tempo.
- Separe a tarefa em blocos curtos (ex.:10 minutos de foco + 5 minutos de pausa).
- Reduza ruídos ou ofereça abafadores de som, se a criança for sensível.
A previsibilidade ajuda a reduzir a ansiedade e aumenta a sensação de controle.
2. Adapte a tarefa: menos quantidade, mais clareza
Crianças atípicas lidam melhor com tarefas curtas, objetivas e bem sinalizadas. Por isso, adaptar a forma como o dever de casa é apresentado pode fazer toda a diferença no engajamento e na autonomia.
- Divida a tarefa em partes menores e visíveis (ex.: uma folha por vez).
- Use marcações com caneta colorida para destacar instruções.
- Reescreva enunciados complexos em linguagem simples.
- Combine: “Se fizer dois exercícios, pode fazer uma pausa.”
3. Valorize o esforço, não só o resultado
O sistema educacional costuma reforçar apenas o desempenho final, mas para crianças atípicas, o caminho é tão importante quanto a chegada. Valorizar pequenas conquistas cria uma relação mais positiva com o ato de aprender.
- Elogie comportamentos específicos: “Você conseguiu se concentrar por 10 minutos, parabéns!”.
- Use reforços positivos imediatos: um elogio, um desenho, um tempo de descanso ou uma atividade preferida.
- Crie um “quadro do progresso” onde a criança possa visualizar suas conquistas.
O que fazer quando nem esses passos funcionam?
Mesmo com adaptações e estratégias bem aplicadas, algumas crianças ainda enfrentam grande dificuldade com o dever de casa. Isso pois, cada criança atípica tem um grau diferente de suporte necessário.
Em muitos casos, as dificuldades escolares estão associadas a níveis mais intensos de neurodivergência, que exigem mediação mais especializada e individualizada.
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