Rotina de estudos e aprendizagem

Discalculia: sintomas, desafios escolares e estratégias de contorno

A discalculia afeta de 3 a 6% da população mundial. Você já ouviu falar dela? 

Facilmente confundida com falta de inteligência e preguiça, esse transtorno de aprendizagem acomete muitas crianças e adolescentes em idade escolar. Entretanto, os desafios para quem sofre com discalculia são evidentes e neste artigo, falaremos sobre cada um deles. 

O que é a discalculia?

A discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem que acomete a capacidade do indivíduo em entender e destrinchar conceitos matemáticos. Sendo assim, é também considerada como uma disfunção cerebral, subdividida em seis tipos:

1. Discalculia Verbal: limitação para nomear em voz alta nomes de números, quantidades ou termos matemáticos, mesmo que a pessoa saiba o que eles representam.

2. Discalculia Practognóstica: tendência a apresentar confusão ao lidar com objetos físicos ou imagens ao realizar tarefas matemáticas, como contar, comparar quantidades ou organizar elementos com base em números.

3. Discalculia Léxica: dificuldade para reconhecer e entender os símbolos matemáticos, como +, −, =, %, entre outros, durante a leitura.

4. Discalculia Gráfica:  déficit na habilidade de escrever números e sinais matemáticos, mesmo quando a pessoa sabe quais são.

5. Discalculia Ideognóstica: dificuldade para entender ideias matemáticas abstratas, como o conceito de quantidade, sequência, proporcionalidade ou lógica numérica, especialmente sem a ajuda de materiais visuais.

6. Discalculia Operacional: dificuldade em realizar contas ou operações matemáticas, mesmo quando a pessoa reconhece os números e entende o que deve ser feito.

Sintomas de discalculia

É comum que crianças tenham dificuldades pontuais com matemática em algum momento da vida escolar. 

No entanto, quando esses desafios são constantes, persistem ao longo do tempo e geram sofrimento emocional precisamos nos tornar atentos para entender se há algum tipo de transtorno de aprendizagem ou não 

Os principais sintomas de discalculia são:

  • Dificuldade persistente em lembrar soma, subtração, tabuada, mesmo com prática contínua;
  • Continuar usando os dedos para calcular operações simples — muito além da idade esperada; 
  • Incapacidade de associar “5” escrito com a palavra “cinco” ou a quantidade correspondente; 
  • Pula números, têm dificuldade em contar de trás para frente ou seguir padrões como “2, 4, 6…” ;
  • Erros frequentes ao escrever números em colunas corretas (ex: trocar dezenas por unidades);
  • Confunde sinais como “+”, “–”, “×” ou não sabe usar corretamente nos cálculos; 
  • Não consegue estimar troco, tempo de tarefas, quantidade de objetos ou comparar “mais” e “menos”; 
  • Confunde esquerda/direita, dificuldade para ler gráficos ou se orientar em mapas simples; 
  • Reações emocionais fortes (frustração, lágrimas, bloqueio mental) quando exposto a atividades com números; 
  • Vai bem em outras matérias, mas apresenta rendimentos consistentemente baixos em matemática. 

Desafios acadêmicos e emocionais

Para uma criança com discalculia, a sala de aula pode se tornar um lugar de frustração e vergonha. Enquanto os colegas resolvem operações simples com naturalidade, ela trava. 

O que parece fácil para os outros como somar 8 + 6 ou saber de cabeça quantos minutos tem uma hora para ela é como decifrar um idioma desconhecido.

A criança com discalculia sabe que está ficando para trás, mas não entende o porquê. E quando o ensino segue o mesmo caminho de sempre cheio de provas repetitivas, explicações rápidas e comparação entre alunos ela só se afasta mais. Estudar então vira chato, impossível.

Meu filho tem discalculia, o que faço para ajudar?

A discalculia não é um bicho de sete cabeças e nem é para ser. Para iniciarmos o assunto, vamos primeiro esclarecer que não existe cura para a discalculia, e vou te explicar o por quê.

Logo, a discalculia é classificada como um transtorno específico de aprendizagem com origem neurobiológica

Ou seja, o cérebro da criança processa as informações de maneira diferente, sendo assim, uma condição permanente, que acompanha o indivíduo ao longo da vida, com intensidades variáveis e impactos distintos em cada fase.

O que existe então, são intervenções pedagógicas específicas, capazes de:

  • Reduzir as barreiras no aprendizado de matemática;
  • Desenvolver estratégias de compensação cognitiva;
  • Fortalecer a autoconfiança da criança;
  • Minimizar o impacto da discalculia na vida escolar e cotidiana.

Essas intervenções podem incluir:

  • Ensino multi sensorial (visual, auditivo e tátil);
  • Uso de jogos, materiais concretos e tecnologia assistiva;
  • Adaptação do ritmo e da forma de avaliação;
  • Apoio psicopedagógico contínuo.

A LUMA pode apoiar nessa jornada! 

Na LUMA, entendemos que a discalculia não limita o potencial de uma criança. Com ensino personalizado, estratégias adequadas e acolhimento, é possível construir um novo caminho: mais leve, mais justo e muito mais eficaz.

Para alunos com discalculia, é comum nossos professores utilizarem estratégias baseadas em recursos visuais, jogos digitais, ferramentas interativas e materiais manipuláveis adaptados para o ambiente online. 

As aulas acontecem ao vivo, em um formato totalmente individual, o que permite que o professor acompanhe de perto o ritmo de aprendizagem e adapte cada explicação conforme a necessidade do aluno. 

Seu filho precisa ser visto, não deixe para depois!

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