Aula Particular e Reforço Escolar

Ensino personalizado: saiba como esse método facilita o aprendizado do seu filho

O ensino personalizado é um meio eficaz no processo de aprendizagem do aluno. Com este método, é possível entender o estilo de aprendizagem do aluno, velocidade de assimilação e lacunas de conhecimento e adaptar o conteúdo da sala de aula às suas necessidades. Para crianças e adolescentes neuroatípicos, é o caminho que mais dá resultados. 

Um estudo publicado no Journal of Educational Psychology em 2018 revelou que os alunos que participam de programas de aprendizagem personalizados pontuaram em média 30% mais alto em testes padronizados do que seus colegas em salas de aula tradicionais.

O ensino personalizado é uma abordagem pedagógica que reconhece as particularidades de cada aluno e adapta o processo de aprendizagem às suas necessidades, ritmos e estilos de aprendizado. 

Cada pessoa tem suas próprias formas de aprender — algumas podem aprender melhor lendo, outras escutando, e ainda, outras podem precisar de abordagens mais visuais ou práticas para assimilar os conteúdos. 

Esses estilos variam de acordo com características pessoais e podem ser influenciados por aspectos como interesses, experiências prévias e até mesmo condições neurológicas, como TEA, TDAH, dislexia, entre outros.

É aqui que entra a LUMA, adaptamos o conteúdo para respeitar sua forma única de aprender.

Para crianças ou adolescentes com transtornos de aprendizagem, essa abordagem é especialmente valiosa, pois garante uma educação de qualidade e inclusiva. Além disso, promove autonomia, proatividade e responsabilidade nos alunos.

3 motivos para adotar a metodologia de ensino personalizado:

O ensino personalizado permite que cada aluno aprenda no seu próprio tempo e conforme suas necessidades. Para neurodivergentes, que podem ter dificuldades em seguir o ritmo da sala de aula tradicional, isso significa que eles podem absorver o conteúdo de maneira mais eficaz e sem o estresse de acompanhar o resto da turma.

A metodologia personalizada ajusta o ensino para explorar os pontos fortes de cada aluno, enquanto dedica mais tempo e recursos para superar suas dificuldades específicas. Isso ajuda os alunos a se sentirem mais confiantes e melhora o entendimento nas áreas que precisam de mais apoio.

O ensino personalizado oferece um ambiente que respeita o tempo e as necessidades individuais do aluno, o que pode diminuir a pressão e aumentar a confiança. 

Esse foco nas particularidades de cada estudante pode promover uma maior segurança para a expressão emocional, facilitando o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para a convivência em grupo e o manejo de situações desafiadoras.

No ensino individualizado, utilizamos diversas metodologias para garantir que o aluno receba a melhor forma de aprendizado. Na Luma, por exemplo, realizamos um diagnóstico detalhado para identificar a forma de ensino mais eficaz para cada aluno: visual, leitura/escrita, auditiva e cinestésica.

Com base nesse diagnóstico, podemos adotar as abordagens pedagógicas mais apropriadas. A seguir, apresentamos três metodologias amplamente reconhecidas por sua eficácia na promoção de um ensino mais inclusivo e personalizado.

Desenvolvido pelo psicólogo suíço Jean Piaget, o construtivismo defende que o aprendizado ocorre por meio da interação ativa do aluno com o ambiente. Os estudantes são incentivados a criar suas próprias experiências e a desenvolver o senso crítico enquanto participam ativamente do processo de aprendizagem.

Em um ensino personalizado, por exemplo, se for identificado que o aluno aprende matemática melhor de forma tátil, o professor pode utilizar recursos como blocos de contagem, cartões numéricos ou objetos para transformar a aprendizagem em uma atividade dinâmica e concreta.

Ao construir conhecimento a partir de suas próprias experiências, o aluno internaliza o conceito de maneira mais profunda, fazendo conexões entre a teoria e a prática. O uso de recursos táteis ativa áreas do cérebro responsáveis pela memória espacial e cognitiva, ajudando na assimilação de conteúdos.

Criado pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, o método Waldorf considera aspectos físicos, mentais e intelectuais do aluno. A ideia é desenvolver tanto a cognição quanto as habilidades práticas e emocionais de forma equilibrada e integrada. Para isso, a metodologia incorpora arte, música, teatro, movimento e outras formas de expressão ao longo do currículo.

Dessa forma, os professores podem, ao ensinar uma matéria, contar histórias envolventes e até mesmo utilizar de músicas e sons para que o aluno interaja com o conteúdo e tenha esse aprendizado passando pelos diversos sentidos humanos.

Esse processo ajuda as crianças a visualizarem conceitos abstratos, tornando a matéria mais concreta e significativa. A parte artística e narrativa auxilia na retenção de informações, especialmente para alunos com dificuldades de atenção ou concentração, como os com TDAH.

No método Montessori, criado pela médica Maria Montessori, os alunos trabalham individualmente e em grupo, explorando suas habilidades ao máximo. A metodologia tem como base a autonomia e o aprendizado ativo das crianças, respeitando seu desenvolvimento natural e individual. 

Logo, o foco está na liberdade dentro de limites estruturados, oferecendo um ambiente rico em materiais sensoriais e atividades práticas para que a criança aprenda de maneira independente. O ambiente Montessori é cuidadosamente projetado para promover a independência. Ele oferece materiais que são adequados ao estágio de desenvolvimento da criança, permitindo que ela explore e aprenda sozinha.

Como pai ou mãe, você provavelmente já se sentiu preocupado ao ver seu filho enfrentando dificuldades na escola. As notas baixas, a frustração com o aprendizado ou até mesmo o medo de que ele não esteja se desenvolvendo da melhor maneira podem gerar um grande sofrimento emocional. A boa notícia é que o ensino personalizado pode ser a solução para muitos desses desafios.

Cada ser humano é único e aprende de maneira diferente. Portanto, o sistema educacional tradicional muitas vezes não consegue atender a essas diferenças, colocando os alunos em um molde único que nem sempre funciona para todos. 

Para crianças que têm dificuldades de aprendizado, como os alunos neuroatípicos ou aqueles com necessidades educacionais especiais, o ensino convencional pode ser uma verdadeira barreira. 

Você já percebeu que o seu filho se sente desconectado ou até desmotivado, tentando acompanhar um ritmo que não é o seu? Esse é um sinal de que ele precisa de algo mais personalizado.

Na LUMA Ensino, a abordagem pedagógica individualizada é aplicada para atender de maneira eficaz às necessidades dos alunos. Com um acompanhamento dedicado e planos educacionais personalizados, garantimos que seu filho tenha o apoio necessário para se desenvolver de maneira plena e alcançar seu verdadeiro potencial.

A LUMA estrutura seu processo em etapas para proporcionar um acompanhamento contínuo e alinhado às necessidades individuais do estudante. Seguimos uma trilha que consiste em:

Antes de iniciar o plano, realizamos uma avaliação detalhada para identificar o nível de conhecimento, as lacunas de aprendizado e o estilo de aprendizagem do aluno. Essa análise, baseada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), permite a criação de estratégias pedagógicas personalizadas.

Um tutor selecionado de acordo com o perfil de cada aluno acompanha-o, garantindo um acompanhamento alinhado às suas necessidades. Escolhemos o tutor com base no perfil do aluno, garantindo que o estudante seja orientado por um profissional qualificado e alinhado, o que potencializa seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Com base no diagnóstico, estruturamos um plano individualizado, que orienta a trajetória do estudante e adapta as metodologias para que ele alcance seu máximo potencial. Além disso, interagimos com a escola para garantir que todos os envolvidos estejam alinhados no processo educacional.

A cada trimestre, apresentamos um relatório detalhado de progresso, destacando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Caso necessário, ajustamos as estratégias para otimizar o aprendizado e evolução do aluno.

Os responsáveis participam de encontros regulares com nossa equipe pedagógica, onde são discutidos os avanços do estudante, oferecidas orientações e explicadas as próximas etapas planejadas para seu desenvolvimento.

Para garantir uma evolução consistente, analisamos o boletim do aluno ao longo do ano letivo e promovemos uma interação direta com a escola, criando um ambiente colaborativo entre pais, educadores e tutores.

Com essa abordagem estruturada, a Trilha LUMA oferece um suporte completo e personalizado, garantindo que cada aluno tenha uma experiência de aprendizado eficiente e adaptada às suas necessidades individuais.

Buscamos proporcionar uma experiência educacional significativa, preparando cada aluno para superar os desafios ao longo de sua jornada e atingir seus objetivos, sejam eles acadêmicos ou pessoais, sem precisar sair de casa.

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